Uma dúvida que tenho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta fev 18, 2004 8:07 pm

bark Escreveu: Bom quanto a isso acho que ninguem tem dúvidas :cry:

Olhem lá bem para eles? Qual tem mais aspecto de peludo?

O Gonden claro! ;)
Eu tenho dúvidas... :)
Penso que apesar do golden ter pelo comprido os labs largam mais pelo.
A minha por exemplo largou muito pelo por volta dos 3/4 meses e agora que o pelo está a ficar comprido está a largar mais outra vez.
De resto o pelo não lhe cai muito; além disso os pelos dos labs entranham-se mais do que os do golden. ;)

Já agora alguém sabe por volta de que idade o pelo do golden começa a ficar realmente comprido? Já me disseram que é por volta dos 7/8 meses mas também já ouvi mais tarde... :roll:

Obg
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quarta fev 18, 2004 11:07 pm

Olá,

Não me lembro muito bem mas acho que o pelo da minha loira começou a ficar mais encorpado entre os 8 e 12 meses. Até lá parecia uma foquinha narizinho.

Quando à perda de pelo, só posso dizer que é muita e durante todo o ano, embora com maior incidência quando o tempo aquece.

O que faço para minimizar é escová-la diáriamente. Resulta excepto na altura da muda. Aí, chego a escová-la sempre que sai ( 4/5 vezes ao dia) e sai sempre pelo e tenho sempre pelo por todo o lado.

Quanto a agarrar ou não, agarra tanto como o dos labs mas não tanto como os de pelo realmente curto que é o caso da minha morena. Esse espeta!
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

quinta fev 19, 2004 9:26 am

bark Escreveu:

Quanto a agarrar ou não, agarra tanto como o dos labs mas não tanto como os de pelo realmente curto que é o caso da minha morena. Esse espeta!
Espetar é bom!!Assim não é preciso varrer nem aspirar!!! :p :p :p

Golden - 2 Lab - 3 ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quinta fev 19, 2004 10:24 am

Olá:

Qto a atirarem-se para a água, acho que depende da educação.
Já vi Labs educados que mal dão um passo sem a autorização do dono :evil:

Agora qto ao largar pelo, até é provável que o LAB largue mais que os Hippies, pois o casaco do LAb é mm especial e único: é composto por tipos de pêlo diferentes que o tornam impermeável à água. Há uma boa descrição deste no site da Royal canin acerca da Ração Labrador 30.
Esse link está no tópico Encontro de Retrievers em Santarém.

Sigaborabuga: penso que o pêlo dos Hippies começa a ficar comprido qdo estes se tornam adultos, pois aquele é o casaco da moda adulta.
Todos sabemos que o pêlo de bebé e adolescente é diferente do do adulto em várias espécies e raças ;)

Bjs :p
Sigaborabuga
Membro Veterano

quinta fev 19, 2004 10:32 am

bark Escreveu: Olá,

Não me lembro muito bem mas acho que o pelo da minha loira começou a ficar mais encorpado entre os 8 e 12 meses. Até lá parecia uma foquinha narizinho.
Obrigada! ;)
MagaPatalogika Escreveu: Sigaborabuga: penso que o pêlo dos Hippies começa a ficar comprido qdo estes se tornam adultos, pois aquele é o casaco da moda adulta.
Todos sabemos que o pêlo de bebé e adolescente é diferente do do adulto em várias espécies e raças ;)

Obrigada! ;)
bark
Membro Veterano

quinta fev 19, 2004 6:37 pm

Sobre o pelo dos goldens:

"Liso ou ondulado, rico em franjas; subpelo denso e resistente à água"

In: "El Gonden Retriever" -Andreia Pandolfi

Olá,

Maga,

Quanto à existência de subpelo, penso que é uma característica comum a todos os retriever dada a sua função na caça.

Sigaborabuga,

"O golden apresenta mudas sazonais. geralmente duas vezes por ano, e as fémeas depois dos periodos de cio. Por volta dos 3/4 anos de idade, as características franjas do golden, nas patas, torax e cauda, alcançam o comprimento e a consistência definitivas"

In "El Golden Retriever"-Andreia Pandolfi

Estes elementos foram tirados do livro indicado que pode encontrar em algumas livrarias e petshops. Se fizer uma busca na net, p.e. no Google, pode encontrar vários sites sobre a raça e confirmar o que aqui está escrito.

Como convivi muito de perto com um lab de um irmão meu que morreu este verão com a bonita idade de 15 anos, pude constactar que relativamente ao pelo a queda é practicamente igual só o comprimento e a cor do pelo, é que varia.
Sigaborabuga
Membro Veterano

quinta fev 19, 2004 8:16 pm

Olá Bark,

Mais uma vez obrigada pela ajuda e esclarecimentos. ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta fev 20, 2004 10:01 am

Olá Bark :D

Só uma coisinha para pensarmos: é verdade que tanto os Hippies como os Labs são retrievers, mas tb há mais outras 4 raças que o são.
Penso que isso não é suficiente para eles terem o mm tipo de pelagem, pois todos tiveram diferentes origens, e isso é mto importante, certo?

Embora exista, na biodiversidade, casos de evolução convergente (os animais evoluíram e adquiriram capacidades semelhantes embora com origens diferentes - caso dos mamíferos marinhos que adquiriram barbatanas), penso que este não será esse o caso.

Da mm forma, sabe-se que os Labradores têm "mais" pele entre os dedos, tipo a imitar as membranas interdigitais das aves marinhas, e que isso só aparece nesta raça ;)

O que é que diz essa tal de Andreia PAndolfi sobre o assunto? :?

Sigaborabuga
Membro Veterano

sexta fev 20, 2004 10:20 am

MagaPatalogika Escreveu: Da mm forma, sabe-se que os Labradores têm "mais" pele entre os dedos, tipo a imitar as membranas interdigitais das aves marinhas, e que isso só aparece nesta raça ;)
Desconhecia... Muito interessante! :)
É por isso que eu gosto deste cantinho! Está-se sempre a aprender! ;)
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

sexta fev 20, 2004 11:21 am

Sigaborabuga Escreveu:
MagaPatalogika Escreveu: Da mm forma, sabe-se que os Labradores têm "mais" pele entre os dedos, tipo a imitar as membranas interdigitais das aves marinhas, e que isso só aparece nesta raça ;)
Desconhecia... Muito interessante! :)

:lol: :lol:
Este fórum é um poço de sabedoria e conhecimento!! ;) ;)
MagaPatalogika
Membro Veterano

sexta fev 20, 2004 12:33 pm

Sigaborabuga Escreveu: Desconhecia... Muito interessante! :)
Crispa_99 Escreveu: :lol: :lol:
Este fórum é um poço de sabedoria e conhecimento!! ;) ;)
:oops: :oops: :oops: Li algures...e viz as minhas investigações nos meus canitos :oops: :oops:
Eles não acharam mta piada ao facto de eu lhes andar a bisbilhotar os dedos :oops: :oops:
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sexta fev 20, 2004 12:57 pm

marta_vasques Escreveu: E qual dos dois larga mais pêlo? O Lab ou o Hippie?
Os dois :roll:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta fev 20, 2004 5:54 pm

Os sinais distintivos dos labradores são dois : a membrana interdigital acentuada (todos os cães tem uma membrana mas a do lab é maior) e a cauda "de lontra".
Entre os retrivers acho que é verdade que é o único com membrana acentuada mas o cão de água português também a têm.
Vem do passado longíquo em que ambas as raças eram cães de trabalho dos pescadores, nadando entre os barcos com mensagens, puxando redes, etc, etc.
O feitio espectacular também é comum às duas raças (por algum motivo são as raças mais apreciadas nos USA).
A cauda é espessa e grossa - sinal mais evidente de lab puro - e anda muito tempo em agitação.
O flat coated retriever é conhecido por nunca deixar de agitar a sua cauda.
bark
Membro Veterano

sexta fev 20, 2004 5:58 pm

Boa tarde a todos,

Bom Maga, essa tal Andreia Pandolfi é criadora de goldens e como tal escreve sobre a sua raça e não sobre labradores. Se quiser posso enviar-lhe um mail a perguntar ;)

Da mesma forma que a Maga gosta de ler sobre a sua raça, eu gosto de ler sobre as minhas, mas não de limito a essa tal Andreia Pandolfi, tenho lido muitos outros autores e n sites sobre todos os assuntos que digam respeito às mesmas.

Quanto ao sub pelo dos retriever eu disse "parece-me", não afirmei como sendo uma verdade absoluta. De qualquer forma fiz uma busca muito rápida no site do Americam Kennel Club (www.akc.org) e verifiquei, embora lendo muito por alto, que de entre as 6 raças de retriever pelo menos 2 não têm sub pelo mas o golden e o lab têm ;) :lol:
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

sábado fev 21, 2004 11:05 am

Os Goldens também teem essas "barbatanas".
sigaborabuga Escreveu: Já agora alguém sabe por volta de que idade o pelo do golden começa a ficar realmente comprido? Já me disseram que é por volta dos 7/8 meses mas também já ouvi mais tarde...
O pêlo dos Goldens começa a crescer por volta dos 7 meses, mas o comprimento varia de cão para cão, existe uns que nem chegam a ter o pêlo muito comprido, é mais para as ondas, e acho que é o caso das nossas ;)

Quanto á cauda de lontra, a do lab é mais acentuada, mas a dos Goldens tambem é, aprendi isso quando avaliei a Shiva em Santarém, é um dos defeitos que ela tem. A saída da cauda não é muito grossa.
Este tipo de cauda é para lhes servir de leme quando estão na água ;)

Quanto ao sub-pelo oa Goldens tambem teem assim como os Pastores Alemães, etc.
Última edição por susanasaraiva em domingo mar 14, 2004 3:10 pm, editado 2 vezes no total.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”