Responsabilidades!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 13, 2005 4:33 pm

Crustie Escreveu: Uma operação dessas implica custos e desgaste pessoal e não é justo que seja você a arcar com as consequências de um erro que não foi seu, pois não comprou o seu cão num criador de vão de escadas nem pouco mais ou menos.
Não mesmo? :lol: :lol: :lol:
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça dez 13, 2005 4:37 pm

SeaLords Escreveu: E que raio de criador é que paga uma cruza, ainda por cima numa raça como o Labrador, com um cão sem despiste de displasia ???????!!!!!!!!!

:o :o :o :o
rijkaard Escreveu: SeaLords, que queres que eu te diga ... infelizmente para o SAM, houve !!!
Espero que aprendam com os erros, porque ao meu cão as dores já ninguém lhas tira ... :cry:

É o problema de, por vezes, se confiar demasiado nas amizades... :roll:
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 4:41 pm

Ó MD, francamente, o que é que têm as amizades a ver para o caso? :roll: Já para não dizer que um cão pode muito bem ser E e não apresentar sintomas.

A (ir)responsabilidade é toda do dono da cadela. Onde é que já se viu usar cães sem despiste de displasia, ainda por cima em Labradores?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça dez 13, 2005 4:53 pm

SeaLords Escreveu: Ó MD, francamente, o que é que têm as amizades a ver para o caso? :roll:
Não disse isso como forma de eximir quem quer que seja de responsabilidades. Foi só uma observação...
RAFALINDO
Membro
Registado: segunda dez 20, 2004 11:17 am

terça dez 13, 2005 4:53 pm

Boa tarde!
Só agora me apercebi do problema que o SAM atravessa.
Deve ser uma situação extremamente dolorosa, não são para o cão como para os donos.
Espero que tudo se venha a resolver pelo melhor: que o SAM recupere rapidamente e que lhe sejam minimizadas as dores.
Não conheço pessoalmente nenhum dos intervenientes, mas penso que GOLDEN tem demonstrado (pelas intervenções que tenho visto no forum da Arca) ser uma pessoa conscienciosa.
Seria importante saber qual o seu parecer e que apoios pensa prestar nesta situação. Sempre ouvi dizer que criadores responsáveis assumem as responsabilidades, procurando ressarcir ou comparticipar nas despesas nestas situações.
Claro que nestes casos não há dinheiro que pague o sofrimento do animal e dos donos, mas já seria alguma coisa ...
Cumprimentos a todos e força SAM!
SeaLords
Membro Veterano

terça dez 13, 2005 5:48 pm

Pessoas conscienciosas não cruzam Labradores sem despiste de displasia :roll:
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça dez 13, 2005 9:24 pm

A quantidade de gente interessada em responsabilidades, até dá a impressão que comprar todos o cão. Devem ter pouco que fazer em casa.
persiana
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 9:36 am
Contacto:

quarta dez 14, 2005 12:06 pm

Pessoalmente, é óbvio que nada me move para apurar eventuais responsabilidades da Golden e de nenhum criador.A menos que o animal fosse meu.Nesta linha, será o Ricardo a decidir como proceder e nínguem deverá tomar a sua posição.
Dito isto, e o post que já tinha escrito o indica, em termos de imagem de um(a) criador(a) que aqui sempre se assumiu como tal, deu N posições sobre N assuntos(displasia inclusive)e do qual até tenho boa ideia, acho sinceramente o silêncio algo negativo.A menos que este fórum(como outros)tenha deixado definitivamente de lhe estar nos planos e pense agora de forma diferente.Se não fôr o caso e de futuro pense em voltar(e eu acho todos temos a ganhar com isso pois acho os seus textos quase sempre muito informativos e correctos)não me parece que se consiga passar por cima disto e passar impune.E impune no sentido de poder voltar a falar deste assunto sem que se preocupe em dar a sua versão dos factos.
Por tudo, mais do que uma questão de responsabilidade(a única coisa que não concordo com o Vitor é mesmo o titulo deste topic)que é para ser esgrimida no âmbito restrito do criador vs dono...é sobretudo uma questão de imagem de alguém que sempre a soube cultivar(falo por mim).E que se calhar neste caso até tem tudo para a saber manter.

Cpts.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta dez 14, 2005 7:37 pm

.....
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 12:14 am, editado 1 vez no total.
Nikasj
Membro
Registado: quarta mar 02, 2005 12:23 pm

quarta dez 14, 2005 8:01 pm

Boa Noite a todos,

Por não ter net em casa e não conseguir acede ao forum no trabalho tenho andado bastante desligada do forum.
Qual não é o meu espanto quando ao regressar ver este tópico e as coisas aqui escritas, e como não é do meu feitio calar-me quando acho que devo dar a minha opinião aqui vai:
- Já sabia do caso do Sam e tenho imensa pena, pois adoro este cão. E deixo aqui as minhas desculpas aos Donos por não ter dito nada, mas também achei que deviam estar fartos de todos a dizerem que tinham muita pena
- Pelo que eu sei ninguém deixou as suas responsabilidades de parte ( e não acredito nunca que as deixariam)
- Pelo que aconteceu este tópico deveria ser para as pessoas aprenderem com as situações que acontecem aos outros, pois na maior parte das vezes só reparamos quando nos acontecem a nós. No entanto o que está a acontecer mais uma vez é a falarem de pressupostos quando não estão directamente ligados ao assunto, nem sabem de todos os pormenores a 100%, esses só a Golden e os donos do Sam sabem e muito sinceramente MAIS NINGUÉM TEM NADA A VER COM O ASSUNTO.

Não queria deixar de dizer uma coisa, e se quiserem retirar-me do forum ou o que quiserem façam, este tópico nunca deveria ter sido colocado. E para ter sido colocado deveria ter sido por quem está a viver esta situação.

Bom Natal a todos,

Catarina
caodessa
Registado: terça fev 17, 2004 4:28 pm

segunda dez 19, 2005 11:06 am

Olá a todos:

Raramente participo neste fórum ou mesmo noutros, mas acho que este assunto é realmente importante e, num contexto construtivo, gostaria de colocar algumas questões (uma vez que sou pouco entendedora nisto) e fazer algumas reflexões.

[b]Sublinho que peço aos membros séniores e mais entendidos para me ajudarem a perceber este assunto.[/b]
Se bem percebi, houve uma cruza entre uma cadela, que não possuía um despiste de displasia da anca, com um cão que estava isento;

Aparentemente nada indicava que a cadela tivesse displasia, quer nos ascendentes quer nas ninhadas já tidas, certo?

A displasia é uma patologia genética, certo? Corrijam-me se estiver enganada, mas isso siginifica que pode aparecer em qualquer descendente, ou pode simplesmente nunca se manifestar, certo?

Então, também é plausível que mesmo com o teste da displasia da mãe, e que este teste não acusasse nada, isto ém que a cadela, ascendentes e descendentes tivessem um teste "limpo", poderia acontecer aparecer um filhote com displasia, certo?

Os testes servem assim, para diminuir as probabilidades de aparecimento de displasia nas ninhadas, sim?

Não defendendo, portanto, que se tenha efectuado um cruzamento sem ter conhecimento do referido teste à cadela, pode acontecer que esse teste venha a dar negativo, ainda assim e mesmo com o aparecimento de um filhote com displasia, certo?

Agora, tendo aparecido um cachorro numa ninhada com displasia, quais são, efectivamente as responsabilidades do criador, nestas circunstâncias?

E reparem que não me interessa aqui qualificar o nível do criador, nem do cliente, nem entrar ao nível pessoal. Apenas quero saber com o que posso contar, no caso de me meter em situação semelhante.

O criador deve ficar com o cachorro, isto é, os donos devem devolver o cachorro ao criador e re-haverem o dinheiro?

Podem ficar com o cachorro e o dinheiro?

Haverá lugar para indeminização por parte do criador ao comprador (parece-me que não se deve aplicar uma vez que a doença pode aparecer mesmo com os testes negativos aos progenitores, não é?)

O criador deve comparticipar nas despesas veterinárias?

Há legislação sobre esta matéria?

Agradeço desde já a vossa colaboração para me esclarecerem.

BOM NATAL,

Cãodessa
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

segunda dez 19, 2005 2:00 pm

Olá,
A displasia é uma patologia genética, certo? Corrijam-me se estiver enganada....
Quanto a detalhes sobre a displasia, aconselhava-a a dar um saltinho a este tópico ;)
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=30135

Quanto às garantias própriamente ditas, para mim o criador é responsável pelo cachorro caso este tenha "defeito de fabrico", isto para mim é ponto assente. E não me venhan dizer que só porque realizaram todos os testes de despiste que isso é uma desculpa para cair fora. Pois, mesmo havendo estes despistes ninguém, mas mesmo ninguém, pode garantir que isto não venha a acontecer.
Agora, tendo aparecido um cachorro numa ninhada com displasia, quais são, efectivamente as responsabilidades do criador, nestas circunstâncias?
Não estou a par de todas as garantias, mas pelo que eu vejo por aí, penso que estas passam principalmente, ou pela troca de cachorro ou pela devolução do dinheiro referente a compra do mesmo.

Abraço
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

segunda dez 19, 2005 2:59 pm

Só para que fique esclarecido um ponto, e não vou fazer mais comentários, quem tem Displasia é o Macho, não a Fêmea ...
SeaLords
Membro Veterano

segunda dez 19, 2005 3:48 pm

... e a fêmea tem ascendentes relativamente aos quais a dita criadora (e afins) não se coibem de gritar aos 7 ventos que são um poço de displasia ...
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

segunda dez 19, 2005 4:33 pm

São ??? :o
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”