Afinal o Nero tem displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça jan 24, 2006 5:41 pm

FreshDeadlyRose Escreveu:
MDogster Escreveu:
FreshDeadlyRose Escreveu: A minha Aimee vai fazer o rastreio em Abril +/-, qd fizer um ano...
Qual o método, já agora?
O método será a radiografia... não conheço outro.

Existem outros métodos?
Não, radiografia, é sempre! ;) Mas existem dois métodos diferentes de avaliação, o método FCI e o método PennHip, sendo este último considerado mais eficaz.
Se quiser ver a diferença entre os dois, pode ver nas páginas 3 e 4 deste artigo http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=32

Já agora, o hospital veterinário de onde colocou o link, tem esse método.
FreshDeadlyRose
Membro
Registado: sexta jul 22, 2005 9:44 am
Localização: Aimee (Golden Retriever), Xavier (Exótico), Mimi (Exótica)

terça jan 24, 2006 9:16 pm

Sim, eu li isso ha pouco, mas ainda não falei com a vet.

A Aimee foi observada pela medica desse hospital até aos 5 meses, mas depois veio cmg pra Viseu e agora tem outra vet.

Ela vai ter consulta esta semana e já falo sobre isso.

E qual a idd q me aconselha p o fazer? 1 ano, 1 ano e meio ou antes?
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

terça jan 24, 2006 11:09 pm

Olá,

Ainda ontem fui pesar a Blacky ao vet e estive a perguntar-lhe quando havia de fazer o teste de despiste, ao que ele me respondeu se não se notar nada só deverá ser feito aos 18 meses que é quando atingem a idade adulta.

por isso como a Blacky não tem indícios vou só fazer nessa altura.

Bjs

Teresa
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quarta jan 25, 2006 11:25 pm

É o vet da DORA tambem disse o mesmo sempre mais seguro fazer o despiste depois dos 18 meses ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 29, 2006 12:53 am

Mais seguro depois dos 18 meses se for o método da OFA...

Pelo Pennhip é muito mais cedo...

http://www.hospvetprincipal.pt/pennhip.htm
p_oliveira
Membro
Registado: terça jan 11, 2005 11:40 pm

quinta fev 02, 2006 12:44 am

Olá a todos
Quando vi a primeira mensagem deste post fiquei surpreendida quando li os nomes dos progenitores do nero, porque os afixos coincidem com os da minha cadela e acho que é normal que a dona depois de saber a notícia tenha esta reacção.

Claro que é grave fazer acusações, mas também acho que as responsabilidades devem ser pedidas. Enviei um pm à dona do nero, porque eu tenho uma lab chocolate da qual já aqui falei várias vezes, a Lua, hoje com 13 meses e com quem passei as passas do algarve, perdoem-me a expressão os algarvios :D , porque sofria de uma alergia que a vet da altura não conseguia diagnosticar. Mudei de vet, problema resolvido, alergia à proteína das aves, passou a comer borrego e tá bem, nesse aspecto, apenas mantém uns óculos rosados à volta dos olhos que aumentam e diminuem regularmente. Apesar de lhe ter feito um raio x aos 6 meses e não ter displasia digna de classificação, o vet achou por bem reforçar as articulações e dar-lhe condrovet e está agora a acabar o tratamento e vai fazer novo raio x ...ela estala muito das articulações, faz barulho a andar o que não é normal, vamos ver se temos sorte...

De qualquer forma tudo isto para dizer que os progenitores da lua têm os mesmos afixos do nero e se não devemos difamar ninguém, a verdade é que quando a lua teve problemas também aqui vos coloquei questões sobre o canil d'além machede de onde ela veio.E dei a minha opinião e acho que a podemos dar.A verdade é que quando procurei o criador para me ajudar a saber qual poderia ser a causa dos sintomas que a lua tinha, ele foi pouco solicito e não se preocupou em nada saber...e se eu lhe disse que ela era alérgica a algo não seria do interesse de um bom criador pelo menos mostrar-se interessado? Apenas me disse que não tinha casos de alergia em nenhum dos cães e que não tinha tido queixas do resto da ninhada...mas poderia pelo menos dizer quando souber diga-me algo não?Seria do seu interesse.Bem sei que posso ter tido pouca sorte e que estas coisas acontecem...

Se a Lua tiver displasia, a par das alergias, já são duas questões e nesse caso,sim, vou denunciar este canil ao CPC com todas as implicações que isto possa ter. Assustou-me ver o post do Nero, pelo sofrimento do Nero e dos donos, e porque o da lua pode não ser um caso isolado...pode haver outros...não sei se veio do mesmo canil que a lua ou não, espero resposta da dona,mas eu sei que devemos sempre denunciar estas questões e se para além da lua, o nero fôr esse caso, já são dois....

Já agora se alguém me poder esclarecer que tipo de responsabilidade se pode exigir do criador, se ele é obrigado a comunicar os casos ou não, não faço ideia, apenas pretendo contribuir para que estes casos se repitam o quanto menos, bem sei que acontecem e os criadores estão sujeitos, tal como nós, mas se forem muitos os casos no mesmo criador, alguma coisa poderá não estar bem.

Os bichos sofrem e isso eu gostaria de poder fazer algo para que se reduzissem as hipóteses...se para tal tiver de denunciar alguém, assim o farei. Para já apenas posso dizer que não o considerei uma pessoa interessada no assunto, não gostei da forma como a Lua me foi entregue, nem da atitude quando lhe telefonei à procura de ajuda.

O mais importante agora é que o Nero tenha todos os cuidados necessários e espero que possa ter uma boa vida, o mais possível sem dores.
Tudo de bom para ele! :)
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

quinta fev 02, 2006 1:21 am

É o que dáo Labrador ser o cão da moda, fazem-se cruzamentos a torto e a direito!....
Joana
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta fev 02, 2006 3:09 am

p_oliveira Escreveu:Se a Lua tiver displasia, a par das alergias, já são duas questões e nesse caso,sim, vou denunciar este canil ao CPC com todas as implicações que isto possa ter.

Denunciar o que? E que poder tem o CPC ? Que eu saiba a função principal do CPC é gerir o Livro de Origens de Portugal.

Já agora se alguém me poder esclarecer que tipo de responsabilidade se pode exigir do criador,
Não, não há nenhuma responsabilidade que se possa exigir ao criador, até porque, infelizmente, não há maneira de garantir, mesmo usando reprodutores A ou B, que os descendentes serão isentos de tal patologia.

A melhor defesa é ter o maximo cuidado ao comprar o cachorro - comprando só a criadores responsaveis - coisa que pelo que descreve o seu criado (Além Manchede) não o é!

Já agora, e como as displasias estão na moda, é preciso ter cuidado com as tais radiografias, pois há muito bom veterinário que as tira, analisa e classifica sem ter o minimo cuidado ou conhecimento. Conheço vários casos cujo Rx foi tirado com o cão acordado e nas posições mais estranhas, ou mesmo caso em que o cão se encontrava sedado mas numa posição menos correcta.

Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 02, 2006 8:40 pm

O problema não é os cães terem ou não displasia, mas sim, em vez de se tentar ajudar os donos do Nero, surgirem uns somente dizer mal... porque sim...como fez o Crustie com esse nick e depois com outro que criou para atacar quem lhe chamou a atenção...... quando o importante devia ser apoiar a dona do Nero em termos de como fazer o cão ter qualidade de vida...
Mkiko
Membro Veterano

quinta fev 02, 2006 10:26 pm

Finalmente vejo o Forista Vasco v a dizer algo de válido sem ser a vomitar maldade como sempre faz,será que a anti-rábica já está a fazer efeito :lol: .
E o problema é na realidade os cães terem displasia sim, mas é chocante como têm a lata de dizer e paço a citar:surgirem uns somente dizer mal... porque sim...fim de citação,já viu o que posta?.
Quando diz o resto está a pensar em ajudar a dona do NERO :?: .
Era bom ;)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 02, 2006 10:52 pm

Olhe Mkiko, digo o que lhe disse quando me mandou pms não solicitadas.

Não se meta em cadilhos. 8) :roll:
Mkiko
Membro Veterano

quinta fev 02, 2006 11:26 pm

O Vasco v satisfaça a minha curiosidade ,que cão é que têm se é que têm ou fala só porque, têm conhecimentos cientificos sobre o assunto :?:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

quinta fev 02, 2006 11:36 pm

Tenho cães. Ponto final.

Já você tem cães com LOP e corre de sua casa com os cães que não têm LOP.
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

sexta fev 03, 2006 11:35 am

Para os mais interessados no método PennHip:

http://www.pennhip.org/

Apesar de estar em Inglês, acho que dá jeito para algumas saber umas coisas ...

;)
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta fev 03, 2006 2:30 pm

VascoV Escreveu: Mais seguro depois dos 18 meses se for o método da OFA...

Pelo Pennhip é muito mais cedo...

http://www.hospvetprincipal.pt/pennhip.htm
Podiam era aumentar um bocadito o relatório...
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”