Olá a todos
Quando vi a primeira mensagem deste post fiquei surpreendida quando li os nomes dos progenitores do nero, porque os afixos coincidem com os da minha cadela e acho que é normal que a dona depois de saber a notícia tenha esta reacção.
Claro que é grave fazer acusações, mas também acho que as responsabilidades devem ser pedidas. Enviei um pm à dona do nero, porque eu tenho uma lab chocolate da qual já aqui falei várias vezes, a Lua, hoje com 13 meses e com quem passei as passas do algarve, perdoem-me a expressão os algarvios

, porque sofria de uma alergia que a vet da altura não conseguia diagnosticar. Mudei de vet, problema resolvido, alergia à proteína das aves, passou a comer borrego e tá bem, nesse aspecto, apenas mantém uns óculos rosados à volta dos olhos que aumentam e diminuem regularmente. Apesar de lhe ter feito um raio x aos 6 meses e não ter displasia digna de classificação, o vet achou por bem reforçar as articulações e dar-lhe condrovet e está agora a acabar o tratamento e vai fazer novo raio x ...ela estala muito das articulações, faz barulho a andar o que não é normal, vamos ver se temos sorte...
De qualquer forma tudo isto para dizer que os progenitores da lua têm os mesmos afixos do nero e se não devemos difamar ninguém, a verdade é que quando a lua teve problemas também aqui vos coloquei questões sobre o canil d'além machede de onde ela veio.E dei a minha opinião e acho que a podemos dar.A verdade é que quando procurei o criador para me ajudar a saber qual poderia ser a causa dos sintomas que a lua tinha, ele foi pouco solicito e não se preocupou em nada saber...e se eu lhe disse que ela era alérgica a algo não seria do interesse de um bom criador pelo menos mostrar-se interessado? Apenas me disse que não tinha casos de alergia em nenhum dos cães e que não tinha tido queixas do resto da ninhada...mas poderia pelo menos dizer quando souber diga-me algo não?Seria do seu interesse.Bem sei que posso ter tido pouca sorte e que estas coisas acontecem...
Se a Lua tiver displasia, a par das alergias, já são duas questões e nesse caso,sim, vou denunciar este canil ao CPC com todas as implicações que isto possa ter. Assustou-me ver o post do Nero, pelo sofrimento do Nero e dos donos, e porque o da lua pode não ser um caso isolado...pode haver outros...não sei se veio do mesmo canil que a lua ou não, espero resposta da dona,mas eu sei que devemos sempre denunciar estas questões e se para além da lua, o nero fôr esse caso, já são dois....
Já agora se alguém me poder esclarecer que tipo de responsabilidade se pode exigir do criador, se ele é obrigado a comunicar os casos ou não, não faço ideia, apenas pretendo contribuir para que estes casos se repitam o quanto menos, bem sei que acontecem e os criadores estão sujeitos, tal como nós, mas se forem muitos os casos no mesmo criador, alguma coisa poderá não estar bem.
Os bichos sofrem e isso eu gostaria de poder fazer algo para que se reduzissem as hipóteses...se para tal tiver de denunciar alguém, assim o farei. Para já apenas posso dizer que não o considerei uma pessoa interessada no assunto, não gostei da forma como a Lua me foi entregue, nem da atitude quando lhe telefonei à procura de ajuda.
O mais importante agora é que o Nero tenha todos os cuidados necessários e espero que possa ter uma boa vida, o mais possível sem dores.
Tudo de bom para ele!