Uma dúvida que tenho...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

segunda mar 08, 2004 8:57 am

bark Escreveu: Boa tarde a todos,

Bom Maga, essa tal Andreia Pandolfi é criadora de goldens e como tal escreve sobre a sua raça e não sobre labradores. Se quiser posso enviar-lhe um mail a perguntar ;)

Olá Bark:

Obrigada pelos esclarecimentos prestados quanto ao sub pelo dos Goldens.

Já agora, se fosse possível averiguar tb quanto à existência das membranas interdigitais nos Goldens seria interessante para todos os foristas, julgo eu.

Aliás a minha questão -
MagaPatalogika Escreveu:Da mm forma, sabe-se que os Labradores têm "mais" pele entre os dedos, tipo a imitar as membranas interdigitais das aves marinhas, e que isso só aparece nesta raça. O que é que diz essa tal de Andreia PAndolfi sobre o assunto?

- embora colocada em tom ligeiro, ia mesmo nesse sentido, pois embora tenha alguns artigos na minha "Biblioteca" sobre os Goldens, nenhum deles refere essa particularidade.

Mais uma vez obrigada pela contribuição ;)

Bjs :p
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

segunda mar 08, 2004 4:01 pm

Bons olhos a leiam Maga! Seja bem (re)vinda:lol:

Quanto à membrana interdigital nos golden, não encontro qualquer referência à mesma em lado nenhum. Comparando com outras raças, tem pele bastante desenvolvida entre os dedos, naõ tanto como nos LABS mas está lá!

Aqui fica alguma informação sobre o standard das duas raças (Goldens e Labs) relativa ao assunto em causa:

GOLDEN
Feet: Medium size, round and compact, with thick pads. Excess hair may be trimmed to show natural size and contour. Open or splayed feet to be faulted

LABRADOR
Feet are strong and compact, with well-arched toes and well-developed pads. Cow-hocks, spread hocks, sickle hocks and over-angulation are serious structural defects and are to be faulted.

Como podemos verificar, em ambas as raças não se faz qq referência à membrana interdigital. No entanto e observando os nossos próprios cães, verifamos que ela existe.

Esta será mesmo uma característica que opõe as duas raças?
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

segunda mar 08, 2004 4:40 pm

Como é que este tópico me pode passar ao lado!!??

Que horror! Devo estar a ficar velha e pataroca! :lol:

Acham muito estranho se eu gostar mais de Goldens? Pois, mas é verdade! ;) Os Goldens são mesmo um espectáculo....

Quanto ao pelo, bem... o meu Real está a mudar o pelo, está a perder aquele algodãozinho e a ganhar pelo de "homem" ;) . Então é pelo por todo o lado!!! Aliás é mais pelo que casa e mais pelo que carro... enfim pelo pelo pelo!!! :lol:

Mas também gosto muito de Labs, os chocolate são tão liiiinndooooss!!!! E os pretos e os amarelo e mais cores que houvesse!! :lol:

8)
MagaPatalogika
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 1:48 pm

Olá: No descritivo da raça Golden Retriever, aqui da Arca, encontrei um texto do qual transcrevo aqui parte:

"Foram feitos cruzamentos de Seters com St. John's Newfoundlands, um tipo de Terranova de uma variedade menor, aos quais, mais tarde, se acrescentou o Spaniel D'Água Inglês e o Collie, surgindo, assim, o Retriever de pêlo longo (Wavy-Coated Retriever ou Flat-Coated Retriever), que originou o actual Golden Retriever. Junte-se ainda a esta amálgama que deu origem a este belo cão o Labrador, o Setter Irlândes e o Bloodhound.
Neste sentido, é frequentemente contada a história que Arthur Croxton-Smith publicou na revista Country Life durante o ano de 1914 e na qual explicava a teoria de que seriam cães de circo. Designados na altura por Yellow Retrievers, teriam a sua primeira criação na propriedade de Sir Dudley Majoribanks, Lorde de Tweedmouth, em Guisachan, na Escócia, por volta de 1865. Isto acontece na sequência de um encontro que teria havido, em Brighton, entre Sir Dudley Majoribanks e um grupo de circo vindo do Cáucaso, que teria a participação destes animais num dos seus números de circo. O Lorde teria ficado tão maravilhado que decidiu comprá-los ainda que tenha pago muito caro. Levou-os então consigo para a sus propriedade na Escócia e começou a criação. Mas mais tarde, o seu sobrinho, Lorde Ilchester, revela os documentos que comprovam a verdadeira origem da raça: Britânica.

Outra versão conta-nos como o mesmo Lorde e o seu filho encontram-se em Brighton, por volta de 1860, com um sapateiro que possuía um jovem Retriever Amarelo, provavelmente um produto dos cruzamentos que haviam sido feitos. Decidiram comprar o cão e chamaram-lhe “Nous” (em gaélico, sabedoria). No ano de 1868, Nous foi acasalado com “Belle”, uma fêmea Tweed Water Spaniel, quando, então, nasceram três filhotes amarelos. Essa ninhada foi a derradeira raiz do Golden Retriever, como raça distinta.

Um dos filhotes, de nome Crocus foi oferecido a Edward Marjoribanks (IIº Lorde de Tweedmouth), enquanto os outros três filhotes da ninhada, Cowslip, Primrose e Ada (cadela muito importante na criação da raça), continuaram a sua vida na propriedade. Em 1872, volta a dar-se outro acasalamento e a ninhada nascida, foi ofertada ao sobrinho do I Lorde, o V Conde de Ilchester, que passou assim a constituir a sua linhagem própria de Retrievers, conhecida mais tarde pelo prenome Melbury. Através das anotações particulares do I Lorde, foi possível descobrir como os acasalamentos foram cuidadosamente planeados desde 1868 até a última ninhada, nascida em 1889-1890, antes da morte do Lorde em 1894.

Penso que no 1º parágrafo se encontra bem explícita a razão da semelhança entre os Hippies e os Labs :D:D

bark
Membro Veterano

terça mar 09, 2004 6:08 pm

Olá Maga,

A origem do golden esteve envolta em mistério até 1952 quando se conheceu a verdadeira história da raça através da publicação no "Country Life", de um artigo da autoria do bisneto de Lord Tweedmouth, onde ele revelava os apontamentos do seu bisavô relativamente ao aparecimento e desenvolvimentos da raça.

Graças ao novo conceito de criação adoptado por Lord Tweedmouth que, anotou cretiriosamente todos os cruzamentos que fez para dar origem a uma nova raça (sabiam que foi graças ao golden que surgiu este novo conceito de criação?;)), podemos hoje em dia, sem sombra de dúvidas, saber que o golden teve origem no cruzamento de um retriever amarelo de pelo ondulado, chamado "Nous" doada a Lord Tweedthmouth por um sapateiro, com uma cadela tweed water spaniel chamada "Bella" que era propriedade de Lord Tweedmouth .

Quanto à mistura de raças que está na sua origem, temos:

"The Golden Retriever was developed in the mid to late 1800’s in England and Scotland, largely through the efforts of the first Lord Tweedmouth, Sir Dudley Marjoribanks, on his Guisachan estate in the Scottish highlands. A yellow, wavy-coated male, when bred with the Tweed Water Spaniel and with additional outcrosses to the Irish Setter and Bloodhound in subsequent generations, saw the evolution of this retriever into an excellent gentleman's shooting companion with superb scenting abilities."

Sabe-se também, através dos registos de Lord Tweedmouth, que nos cruzamentos efectuados, houve o envolvimento de um flat coated retreiver mas do envolvimento de um retriever do Labrador, para apuramento do golden, só vi aqui na arca :o

Como os livros que tenho com a história do golden, são ingleses e não tenho scaner, posso fazer a tradução do processo de criação feito por Lord Tweedmouth, e por aqui, embora correndo o risco de ser demasiado exaustivo.

Deixo isso à vossa consideração :)
MagaPatalogika
Membro Veterano

quarta mar 10, 2004 8:29 am

Olá Bark:

Mais uma vez obrigada ;)
Penso que a ideia é interessante...mas vai dar um trabalhãooooo :roll:
Veremos o que dizem os restantes foristas.

Caso isso venha a acontecer, penso tb que se justifica abrir um novo tópico com o nome mais indicativo do tema que está ser debatido - o s Hippies ;), para evitar que as pessoas não dêem com ele.

casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

segunda mar 15, 2004 10:02 am

Olá
O pelo dos Golden distingue-se logo às 5, 6 semanas, altura em que começa a crescer e eles ficam parecidos com bonecos de peluche. Em relação à cor, é necessário distinguir os estalões americano e inglês. A cor avermelhada que foi falada aqui apenas é admissível no americano, no inglês não, só cores entre o creme claro e o dourado escuro.
Os Golden dão, por regra, mais calmos que os Lab., mas... digamos que tb. são propensos à asneira. Adoram jogar à bola e nadar, deitar-se na cama dos donos e lamber tudo, de preferência crianças. Gostam de repartir tudo com as crianças, nomeadamente chuchas e pão.
Para quem tem um apartamento e não se rala com o pelo, (mas tem tempo para o ir passear) eu diria que o Golden é melhor, não estraga tanto. Já viram um Golden a tomar conta de um bébé? é um espanto!!!
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 15, 2004 11:04 am

casadofarol Escreveu:Já viram um Golden a tomar conta de um bébé?
:o

Não será um bocadito perigoso? Em que situações em que isso pode acontecer?
casadofarol
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 11:25 am

Não me estava a referir a ficar sozinho em casa com o bébé, mas a ficar deitado junot do berço e ir chamar quando o bébé acorda, não o deixar ir para sítios onde não pode, como por ex. por-se em frente das escadas...
Os ingleses chamam ao Golden o melhor amigo das crianças, exactamente por causa do instinto protector que têm.
Eu tive uma ninhada prematura quando o meu filho mais novo tinha 20 dias. Morreram 7, fiquei com uma cachorrinha para criar, pq. a mãe não tinha leite. Biberon de 3 em 3 horas, como o bébe, de forma que os criei juntos. O bébé é o João, ela é a Joana. Dormia no berço dele e desde muito pequenina que o adorava. Ainda hoje acho que está convencida que são irmãos!!!!!
SarahKay
Membro Veterano
Contacto:

segunda mar 15, 2004 11:42 am

Tão fofos... :) ;)

casadofarol Escreveu:Não me estava a referir a ficar sozinho em casa com o bébé
Era isto que eu queria saber. ;)

beijocas
MagaPatalogika
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 3:17 pm

casadofarol Escreveu: Não me estava a referir a ficar sozinho em casa com o bébé, mas a ficar deitado junot do berço e ir chamar quando o bébé acorda, não o deixar ir para sítios onde não pode, como por ex. por-se em frente das escadas...
Os ingleses chamam ao Golden o melhor amigo das crianças, exactamente por causa do instinto protector que têm.
Eu tive uma ninhada prematura quando o meu filho mais novo tinha 20 dias. Morreram 7, fiquei com uma cachorrinha para criar, pq. a mãe não tinha leite. Biberon de 3 em 3 horas, como o bébe, de forma que os criei juntos. O bébé é o João, ela é a Joana. Dormia no berço dele e desde muito pequenina que o adorava. Ainda hoje acho que está convencida que são irmãos!!!!!

Que doçura :D:D:D
bark
Membro Veterano

segunda mar 15, 2004 10:46 pm

Olá,

Casadofarol,

Seja benvinda a este cantinho :)

O que diz sobre o golden é bem verdade, são optimos com crianças e não é necessário que sejam criados com elas.

A minha, p.e., não foi criada com crianças em casa, no entanto adora todas as crianças que vê, protege-as imenso e é muito cuidadosa, especialmente com os mais pequenos.

Tenho um sobrinho com 2 anos que é protegido por ela até das brincadeiras com os próprios pais ;)
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda mar 15, 2004 11:17 pm

bark Escreveu:
O que diz sobre o golden é bem verdade, são optimos com crianças e não é necessário que sejam criados com elas.
E eu que diga :D é de uma ternura que nunca vi. A outra é destrambelhada de todo ( labrador ), passa e leva tudo á frente, é mesmo desajeitada :roll:
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

terça mar 16, 2004 10:40 am

susanasaraiva Escreveu:
E eu que diga :D é de uma ternura que nunca vi. A outra é destrambelhada de todo ( labrador ), passa e leva tudo á frente, é mesmo desajeitada :roll:

Mas não deixam de ser uma ternura também por isso mesmo! ;) ;)
casadofarol
Membro Veterano

terça mar 16, 2004 1:29 pm

Os meus hippies agradecem, estão a juntar um monte de baba para retribuir!!!!
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”