Responsabilidades!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Crustie
Membro
Registado: sexta jul 22, 2005 12:09 pm

segunda dez 19, 2005 11:24 pm

Não estou a par de todas as garantias, mas pelo que eu vejo por aí, penso que estas passam principalmente, ou pela troca de cachorro ou pela devolução do dinheiro referente a compra do mesmo.
VitorN, muitos criadores jogam com a afectividade qua ganhamos aos animais. Em caso de displazia, respondem aos quixosos: "Ai o queixoso tem displazia, então deixe esse cá e leve outro desta ninhada". E o que fazem os criadores aos animais doentes?
Quem seria capaz de deixar o seu cão entregue à própria sorte, e trazer um substituto? Poucos são os criadores que com oaa Golden pagam as operações.
Eu seria incapaz de deixar o meu cão ou de o trocar como uma coisa que se avariou. Meu rico menino. Todo o amor, carinho, dedicação que já lhe dei e que ele me dá todos os dias deitado assim pela janela?
É uma questão muito complicada esta das responsabilidades. O que fariam no caso de o vosso cachorro ter displazia? Devolviam o cão, recebendo o dinheiro ou outro cachorro, ou arcavam com as despesas do tratamento?

Cumprimentos, Andreia e Caeser.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça dez 20, 2005 2:23 am

....
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 12:16 am, editado 1 vez no total.
caodessa
Registado: terça fev 17, 2004 4:28 pm

terça dez 20, 2005 9:59 am

Obrigada VitorN pela informação dispensada sobre a displasia.

Obrigada, Golden, por ter respondido CONCRETAMENTE às minhas questões e me ter esclarecido alguns dos pontos que coloquei.

Em resumo, e pelo que percebi, não há legislação sobre o assunto.
Há sim, uma responsabilidade moral que, como é óbvio, varia da "moralidade" de cada criador.

Assim, se e quando optar por comprar um cachorro a um criador devo perceber logo e antes da compra, qual o tipo de responsabilidade que assumirá, enquanto craidor, no caso de uma situação deste tipo surgir.

Já agora, penso que existe validade legal no caso de eu solicitar que essa responsabilidade, que o criador diz assumir, seja colocada em papel e assinada por ambos, em termos de contrato, não é assim?

Obrigada mais uma vez pelos esclarecimentos,

Cãodessa
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

terça dez 20, 2005 10:10 am

Golden_ Escreveu:MAS,após a devolução do dinheiro, o Lop voltaSEMPREpara mim. Se por acaso não chegou a ser entregue (quem me conhece, sabe bem que sempre me atraso a entregar :( ), já não o entrego, dando baixa imediatamente no CPC, ou nem sequer registo o cão. Tal como, quando detecto problemas ao nível da dentição, da morfologia (beleza), também não são registados, nem vendidos.
Mais uma vez esta é a parte que me interessa, como tal, a parte que eu comento.

O LOP não deveria ser entregue na altura em que se vai buscar o cachorro? Se pagamos pelo LOP não será que devemos ter logo direito a ele? Os atrasos são justificáveis? Pois bem e dando como exemplo um caso real, e se na altura da compra se entregasse o LOP, será que uma doença como a da displasia detectada apenas aos 7 meses num cachorro daria poderes a um criador para "dar baixa no CPC", do cão que já nem sequer no nome dele está? Será que temos de esperar até aos 10 anos num cão para ver se este não tem problemas para que nos seja entregue o LOP? Ou será que efectuar cruzas sabendo de antemão que os cães (pelo menos os progenitores) são isentos de displasia, pode sossegar os criadores de forma a entregar logo o LOP sem tantos problemas no futuro? Será que as ninhadas não deveriam ser todas registadas na altura do seu nascimento, possibilitando que o LOP fosse entregue atempadamente? Será que se pode sequer por parte de um criador pedir ao dono do cão que lhe entregue o LOP porque o seu cão é doente?

A mim só me faz rir esta situação pelas justificações, apesar de ser triste a fase complicada por que passa o meu cão.
Mais simples do que vou passar a citar não pode ser:
Eu quero o LOP do meu cão, a criadora não mo dá ...
Eu tenho consciência que por nunca neste mundo, devo cruzar o meu cão, mas porquê?, porque sei da doença que tem e não quero que nenhum outro cão ou donos possam passar por aquilo que passo agora. Será que houve esta consciência com os donos dos progenitores do meu cão? Não me parece!
Eu não quero que me paguem a OPERAÇÃO, eu não quero OUTRO CÃO (porque não tenho espaço para ele), eu não quero que me devolvam o que paguei pelo cachorro, eu SÓ QUERO O QUE TENHO POR DIREITO, O LOP DO MEU SAM

Com isto tudo já escrevi mais do que queria!
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça dez 20, 2005 10:33 am

rijkaard Escreveu:SÓ QUERO O QUE TENHO POR DIREITO, O LOP DO MEU SAM
Olá,

Tu é que sabes, afinal já és grandito ;)

Uma coisa é certa, se fosse comigo, isso não ficava só pelo LOP, não ficava não, podes crer, mas isso é comigo que sou um mauzão ;)

Abraço
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

terça dez 20, 2005 10:49 am

VitorN Escreveu:... se fosse comigo, isso não ficava só pelo LOP, não ficava não, podes crer ...
O Segredo é a Alma do Negócio ... ;)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 20, 2005 11:28 am

....
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 12:17 am, editado 1 vez no total.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça dez 20, 2005 11:46 am

Só diz disparates ...
Golden_ Escreveu: Recordo-me de há uns anos, ter lido um artigo numa revista americana da especialidade, onde chegaram á conclusão que, os problemas genéticos poderiam ser herdados não desde a 5ª geração, mas sim 7ª, o que ainda dificultaria mais a situação.
Leia lá bem o artigo, que se calhar não é bem isso que diz. Qualquer pessoa que perceba minimamente de genética sabe que os problemas genéticos podem vir não da 5ª, não da 7ª, mas da 20ª ou da 50ª geração

Golden_ Escreveu:Por outro lado, temos a chamada displasia adquirida, para a qual contribuem vários factores, tais como:
- Excesso de exercicio antes dos 6 meses de idade
- Obesidade
- Piso escorregadio
Não há tal coisa como displasia adquirida. O que esses factores fazem é fazer saltar cá para fora a manifestação da doença mais depressa.

Já agora, e relativamente a coisas que ficaram lá para trás

crustie Escreveu:Poucos são os criadores que com oaa Golden pagam as operações.
Pois a maioria devolve o dinheiro. Agora veja lá quem é que fica a ganhar:
- custo de um cão: ____ contos
- operação para a ressecção da cabeça do fémur: 40 contos

caodessa Escreveu:Em resumo, e pelo que percebi, não há legislação sobre o assunto.
Há a legislação geral sobre compra e venda de bens.

rijkaard Escreveu:O LOP não deveria ser entregue na altura em que se vai buscar o cachorro? Se pagamos pelo LOP não será que devemos ter logo direito a ele? Os atrasos são justificáveis?
Vai-me desculpar, mas eu de facto continuo sem perceber porque é que insistem em cair no conto do vigário e virem chorar sobre o leite derramado. Não há qualquer justificação para o LOP não acompanhar logo um cachorro de 2 meses. A partir daqui, cada um que pense pela sua cabeça.
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

terça dez 20, 2005 12:28 pm

....
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 12:19 am, editado 1 vez no total.
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

terça dez 20, 2005 1:06 pm

Bem sei que o Ricardo já deve ter ouvido muitas palavras de apoio e conforto, mas o que eu lhe quero aqui deixar é a minha experiência pessoal com o meu Lab de 4 anos...

Displasia do Cotovelo Grau E detectada aos 5 meses de idade, 1ª operação aos 8 meses, 2ª aos 11 meses. Posteriormente, e devido a complicações que se detectaram, até aos 2 anos de vida foi submetido a 5 operações (4 às patas e 1 por causa de uma dentada de outro cão...).

O processo foi bastante longo e penoso, tanto para mim como para o Afonso. Fisioterapia, um sem fim de medicamentos (ainda toma e vai tomar para sempre condroitina e glucosamina); muito cuidado com o tipo e quantidade de exercício; muita atenção ao peso (ainda hoje come ração especial - não esquecer q foi castrado e se o apetite já era grande....).

Com todo este enquadramento, só quero dizer que na altura nem o prórpio vet me deu garantias absolutas da sua recuperação; era sempre 50/50, pois o caso dele não era fácil (foi visto por vários vets com a mesma opinião). Toda a gente me chamava "louca" pela quantia € que eu gastei com ele, mas essa dúvida nem sequer estava em causa.

Hoje em dia, com 4 anos, não sendo um cão saudável, pois há coisas "normais" de cão que ele não faz, posso dizer q é um cão bastante feliz, não sofre qualquer tipo de dor (pelo mesno desde há algum tempo a esta parte); não me arrependo de o ter feito passar por todas as operações e sujeitá-lo ao que ele passou, pois basta olhar para ele e perceber q ele está bem.

Não quero com isto assustá-lo, até porque cada caso é um caso, e a displasia do cotovelo é um panorama bem mais complicado que a da anca, e ainda por cima não há tanta experiência por haver poucos casos desta doença.

Em relação ao criador, na altura eu só estava alerta para a displasia da anca e nem sequer sabia a existia do cotovelo, o criador devolveu o $ pago pelo cão e prometeu outro quando eu quisesse. também me informou que teria castrado o pai...

Peço desculpa pelo testamento, mas também há tanto tempo que não postava... ;)
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

terça dez 20, 2005 5:16 pm

Olá a todos,

Eu acompanhei sempre este tópico desde o início e não me manifestei por uma questão de respeito quer:

Ao [b]Vítor_N[/b] que penso não ter tido intenção de, como alguém disse, "queimar" seja quem for. Aliás este tópico traz-nos muita informação mesmo...

Ao [b]Ricardo[/b], porque já tinha, a meu ver, problemas suficientes, e mais no que pensar!

À [b]Golden[/b] porque, acreditava eu, (pelo que leio nas suas intervenções e pelo facto de ter um "nome" e uma "casa" a salvaguardar), estaria a acompanhar todo este processo de recuperação do SAM e tb porque ainda não se tinha manifestado aqui.
Por todos eles e pelo rumo que o tópico levava, achei que não iria acrescentar nada de válido...que realmente pudesse ajudar...
Agora, depois de ler o que foi aqui "postado" nos últimos dias, não posso ficar indiferente à questão do LOP do SAM. Desculpem-me, mas tb não consigo entender porque não foi entregue aquando da compra do cahorro.
Todos nós sabemos que quando adquirimos cachorros podemos ecolher entre ter ou não o LOP. É ou não é verdade?
Não se se é assim que a Golden trabalha, mas pelo que percebi o Ricardo terá pago por ele e na minha modesta opinião, acho que já o deveria ter em sua posse.
Quanto à forma de despiste ou não da displasia nos cachorros e às intervenções da Golden nem me vou manifestar...
:?
Sinceramente espero que tudo corra pelo melhor com o Sam, tem uns donos FANTÁSTICOS, que eu nem sequer conheço mas pelo que posso ver em vários tópicos, estão lá por ele, sem quaisquer reservas...

Desculpem o desabafo, mas esta história põe-me doida, não sei como reagiria nesta situação, talvez um pouco pior que os donos do SAM :evil:

beijinhos
Maria João
papillon
Membro Júnior
Registado: segunda fev 14, 2005 12:41 am

terça dez 20, 2005 9:53 pm

Realmente tanta coisa tanta coisa só sabem exigir e criticar.

E o verdadeiro Sam ninguém se lembra? Como esta? Nem o dono se mostrou interessado em dizer algumas palavras.

Dizem se todos preocupados indigandos, que gostam de animais e ninguém deseja as melhoras, nem pergunta como esta o cão, isso realmente parece me o mais importante.

Qualquer cão com mais de 30kgs pode ter facilmente displasia adquirida.

Só sabem [b]ACUSAR[/b], [/b]esquecem-se que todos temos telhados de vidro. Dizem-se tão amigos uns dos outros, mas ninguém perguntou ao dono do Sam Precisas de alguma coisa? Como está o Sam? evil

As melhoras do Sam que recuper rapidamente, são os meus votos.
Última edição por papillon em terça dez 20, 2005 11:49 pm, editado 1 vez no total.
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

terça dez 20, 2005 10:20 pm

Exigir é o que se deve fazer perante uma situação destas! Que nunca lhe aconteça a si nada semelhante, porque como disse e muito bem, todos temos telhados de vidro.

Quanto ao SAM, penso que todos os quantos gostam verdadeiramente de animais já demonstraram todos o apoio aos donos e já vi até "milhentas" mensagens nesse sentido e muitas, mas muitas "lambidelas" de outros canitos, bem como desejos de melhoras dos seus donos! Se calhar anda um b'cadito distraído(a)...

Se o seu objectivo era ajudar, lamentavelmente, não ajudou nada, mesmo NADA!!!

CRITICAR foi o que acabou de fazer, criticou todos aqueles que por aqui (neste tópico) passaram, inclusivamente os próprios donos do SAM, que muito se têm esforçado por manter toda a gente informada sobre o seu estado. Da minha parte posso dizer que não me falta informação sobre o estado de saúde do SAM. :p

Maria João
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça dez 20, 2005 10:56 pm

papillon Escreveu:Realmente tanta coisa tanta coisa só sabem exigir e criticar.

E o verdadeiro Sam ninguém se lembra? Como esta? Nem o dono se mostrou interessado em dizer algumas palavras.

Dizem se todos preocupados indigandos, que gostam de animais e ninguém deseja as melhoras, nem pergunta como esta o cão, isso realmente parece me o mais importante de tudo.

Qualquer cão com mais de 30kgs pode ter facilmente displasia adquirida.

Gentinha pobre de espírito, só sabem ACUSAR, [/b]esquecem-se que todos temos telhados de vidro. Dizem-se tão amigos uns dos outros, mas ninguém perguntou ao dono do Sam: Precisas de alguma coisa? Como está o Sam? evil

As melhoras do Sam que recuper rapidamente, são os meus votos.
Olá,

Quem é você? sabe o que eu acho? que você só pode ser um triste, sim isso mesmo, um triste, aliás, um Sr. triste!!

Mas mesmo assim vou-lhe dizer uma coisita com toda a educação possível ;)

Sabe, esta situação pela qual o Sam e seus donos estão a passar, não se resume a este tópico, há muita coisa para além disto que você não sabe, portanto você perdeu uma excelente oportunidade para estar calado, OK?

Fique bem 8)
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quarta dez 21, 2005 3:57 pm

A minha diz-me que pessoas que lançam atoardas, sem saberem o que se disse ou passou só Têm duas justificações ou são tolas ou querem arranjar confusão.´
É como o Vitor disse perdeu uma boa oportunidade................. :!: [/b]
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”