orph, vá tentando habituar a kika a dormir fora do quarto. pode conservar a almofada. É bom que ela aprenda que o lugar dela é onde tem os sues pertences. Imagine que por alguma razão tem de passar uma noite fora ou tem de a deixar com alguém ou em hotel... é que os bons hábitos dos cães são muito cómodos para nós. A sua cachorra tem muita energia e necessita de muitos estímulos diferentes para não se aborrecer. Não se esqueça que além de "mãe" também tem de se substituir aos irmãos...

eu tenho uma cadela bastante rafeira e bastante mais pequena que um labrador, mas a energia e a capacidade destrutiva são imensas! foi criada sem regras até aos seis meses, e eu vi-me aflita quando a adoptei. Nem as necessidades fazia na rua... ela é um amor e dá-se bem com gatos, o que seria óptimo, porque tenho vários em casa, mas fui obrigada a construir um canil. Dois meses depois de adoptar a Flor acolhi a Camila, outra rafeira, velhota, e foi muito bom para ambas. A ansiedade de separação desapareceu. No entanto, por passar mjuito tempo fora de casa, não tinha a disponibilidade necessária para a educar e persistir, nem um horário adequado a rotinas... a inteligência dela também não é brilhante, a aprendizagem seria longa e difícil. Tive sorte, porque se adaptou muito bem ao novo lugar, e ela dormia comigo (contra a minha vontade, só se metia na cama quando eu ferrava... e quando ferro...). Ter companhia da mesma espécie foi também muito proveitoso - ela foi criada com gatos e muitas vezes comportava-se como um, além de outros comportamentos estranhos... enfim, amorosa e não bate nada bem da bola! - e sendo a outra mais velha e vivida, ensinou-a a ser "cão". Agora, com um ano e meio, está muitíssimo mais "ponderada", embora continue alegre e brincalhona. E sobretudo é muito menos dependente e carente. Ah... a esterilização, com 8 meses, não adiantou nada em relação ao comportamento!:roll: o problema não era hormonal...
Apesar dos "acidentes", parece-me que está a fazer um bom trabalho. Persista!

boa sorte!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!