Site de Labradores

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jun 02, 2005 9:51 am

casadiscaes Escreveu: Uma pista...
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=1474
8)
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quinta jun 02, 2005 10:07 am

fang Escreveu: Ó meus caros amigos, então para vocês, qual é o principal objectivo de um Criador??
Bom dia fang

Melhorar a raça, não criar somente a pensar nos lucros, dar boas condições aos seu cães, procurar arranjar os melhores donos possíveis para os seus cãezinhos (isso é um bocado difícil, mas que façam o possível), dar carinho, afecto, etc.
vitor_neto
Membro Veterano

quinta jun 02, 2005 10:19 am

casadiscaes Escreveu: Dahhh? fazer cães? MUITOS? vender ração? ficar rico? :p

A novela continua...

8)
Bom dia casadiscaes

Penso que não devemos por todos os criadores dentro do mesmo saco ;)
Eu sei que ninguém cria "somente" por paixão, amor, hobbie, etc, todos tem o seu lado comercial, por mais que se goste daquilo que se faz, ninguém está disposto a trabalhar de "borla". Agora será que não há nenhum criador que consiga conciliar as duas vertentes? gosto pelo que faz/lucro?

Também não podemos comparar um criador de retriever do labrador com, por exemplo, sei lá, uma raça pouco procurada. :?

Por exemplo: O Sr. Pedro Oliveira (Franco's Valley)

Já o ouvi dizer (pela sua boca na TVI) que ele tem 100 cães.
Por essa pequena reportagem, fiquei com a impressão de que ele cuida muitíssimo bem deles. Acredito que ele deve ter um número de ninhadas considerável (isto é suposição minha). Isso faz dele um produtor? Não me parece.
Última edição por vitor_neto em quinta jun 02, 2005 10:28 am, editado 1 vez no total.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jun 02, 2005 10:21 am

E o que é isto de melhorar a raça ?

É apenas procurar o animal mais conforme à descrição do estalão - mais cm menos mm - ou procurar o cão que melhor desempenha as funções para as quais foi criada a raça?

Sendo a segunda, como é que se faz isto sem pôr o cão a trabalhar e a desempenhar as suas funções ?

Será possível termos um campeão de beleza incapaz de, pe, ir buscar a peça de caça (retrievers) ou de guardar um rebanho ou de detectar a presença do animal a ser caçado ?

Daqui a questão sequente - será um criador com C quem não coloca os cães a trabalhar ?
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
vitor_neto
Membro Veterano

quinta jun 02, 2005 10:32 am

aisd Escreveu: E o que é isto de melhorar a raça ?
Bom dia aisd

Quanto a sua pergunta, acho que só um criador poderá lhe responder :|

Não me diga que nunca ouviu essa expressão? melhorar a raça? certos criadores fartam-se de usá-la :|
Bullie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 05, 2003 11:07 am
Contacto:

quinta jun 02, 2005 10:55 am

[quote=vitor_neto]
Eu sei que ninguém cria "somente" por paixão, amor, hobbie, etc, todos tem o seu lado comercial, por mais que se goste daquilo que se faz, ninguém está disposto a trabalhar de "borla". Agora será que não há nenhum criador que consiga conciliar as duas vertentes? gosto pelo que faz/lucro?[/quote]

Está enganado...
Conheço vários Criadores que criam precisamente por essas razões. Se estão dispostos a terem prejuízo com a criação? Logicamente que não. Por isso é que vendem crias a 1000 euros e, mesmo assim, muitas das vezes, o dinheiro recebido por uma ninhada não chega para cobrir as despesas todas que se tem.
<p><a href="http://www.bovisromani-bullterrier.blogspot.com"></a></p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quinta jun 02, 2005 11:03 am

CostaLusa Escreveu: prognatas

Paula
Alguém me pode explicar por favor o que significa prognatas, já percebi que é um defeito nos cães mas qual? :oops: :oops:
vitor_neto
Membro Veterano

quinta jun 02, 2005 11:10 am

Bom dia Bullie
Bullie Escreveu: Está enganado...
Conheço vários Criadores que criam precisamente por essas razões. Se estão dispostos a terem prejuízo com a criação? Logicamente que não. Por isso é que vendem crias a 1000 euros e, mesmo assim, muitas das vezes, o dinheiro recebido por uma ninhada não chega para cobrir as despesas todas que se tem.
Não me parece!

Sugiro-lhe que leia este tópico: (principalmente a parte do sr. vipdog)

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... 0&start=30
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 02, 2005 11:23 am

Se quiser eu posso-lhe mostrar as minhas contas. E, de facto, é possível recuperar o dinheiro que se gastou na ninhada e eventualmente ter lucro se:

1 - se usar o cão lá de casa ou se a monta for baratinha (tipo cão do vizinho ou do amigo)
2 - conseguir vender os cachorros todos aos 2 meses
3 - tiver só cachorros xpto que valham 1000 euros
4 - e, obviamente, haver gente suficiente disposta a dar 1000 euros por um cachorro (se conhecerem destes, mandem-mos, OK ;) ? É que a mim só me calham daqueles que acham que 500 euros já é um roubo)
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 02, 2005 11:24 am

Já li o tópico em questão e não altera a minha posição. Fala-se da legalidade da ocupação de "criador". O que está em questão (pelo menos para mim, e foi isso que frisei) é a motivação que leva certas pessoas a enveredarem pela criação. Mantenho o que disse. Conheço criadores que se dedicam a essa actividade precisamente por hobby, paixão ou amor.
vitor_neto
Membro Veterano

quinta jun 02, 2005 11:45 am

Bullie Escreveu: Conheço criadores que se dedicam a essa actividade precisamente por hobby, paixão ou amor.
Sem dúvida que existem criadores assim. Mas acredito também que se pode unir o útil ao agradável. (hobbie+lucro)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 02, 2005 12:00 pm

Sim, se se colocar a fasquia por baixo.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta jun 02, 2005 12:42 pm

iog Escreveu:
CostaLusa Escreveu: prognatas

Paula
Alguém me pode explicar por favor o que significa prognatas, já percebi que é um defeito nos cães mas qual? :oops: :oops:
Boa tarde,

Um cão prognata tem o máxilar inferior sobreposto ao superior, em que determinadas raças faz parte mas nestas é defeito.

Imagem

A foto ilustra esse defeito ;)
Bullie
Membro Veterano
Contacto:

quinta jun 02, 2005 1:50 pm

[quote=vitor_neto]
[quote=Bullie]
Conheço criadores que se dedicam a essa actividade precisamente por hobby, paixão ou amor.
[/quote]

Sem dúvida que existem criadores assim. Mas acredito também que se pode unir o útil ao agradável. (hobbie+lucro)
[/quote]

Aqui vamos voltar à velha questão. Com todas as despesas inerentes à criação, acho que um criador 100% conscencioso dificilmente o conseguirá. Terá que produzir em grande número para fazer face às despesas. E repare que por "despesas inerentes à criação" não falo somente dos custos da cruza e ninhada em si, mas todos os custos que o criador tem que suportar durante a vida da progenitora(s) e, se for o caso, dos machos.

Um exemplo: Não sou criador, e, só em Maio, dispendi de cerca de 1000 euros somente para levar o meu cão (o único que tenho) a duas exposições a Espanha no espaço de 3 semanas. É que aos custos das inscrições há que juntar, combustível, portagens, alimentação, estadia. E qual é o retorno financeiro que retiro daí? Nicles... ;)

Agora imagine quem é Criador e faz o mesmo com 3 cães... já dá que pensar.
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

quinta jun 02, 2005 1:59 pm

[/quote]

Boa tarde,

Um cão prognata tem o máxilar inferior sobreposto ao superior, em que determinadas raças faz parte mas nestas é defeito.

Imagem

A foto ilustra esse defeito ;)
[/quote]

Obrigado susanasaraiva, agora já percebi. :)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”