Algumas dúvidas - Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
BrunoTirso
Membro Júnior
Registado: domingo ago 21, 2011 3:31 pm

quarta mar 06, 2013 4:23 am

Boa noite. Antes de mais gostaria de vos apresentar a Luna, a minha labradora de 3 meses e meio. A cadela tem LOP, contudo há alguns pormenores que me estão a deixar intrigado.

http://i.imgur.com/KvagRlE.jpg
http://i.imgur.com/Vj6TTC6.jpg
http://i.imgur.com/iZ2xiDZ.jpg
http://i.imgur.com/SVxcG8g.jpg
  • 1 - É normal ou aceitável, que tal como se vê nas fotos, o nariz, assim como as almofadas das patas não sejam totalmente pretas? A veterinária disse-me que sim, e indicou que um céu da boca totalmente preto indica igualmente que são "puros", contudo a o nariz da minha tem uma ligeira "mancha" ou falta de pigmentação preta, o fundo das patas é acastanhado, e o céu da boca é "meio preto / meio normal".

2 - Que vos parece a minha cadela? Tem cerca de 8kg, contudo 6a vai à veterinária e já saberei melhor o peso.

3 - É normal perder algum sangue vivo nas fezes? Esta comigo à cerca de 1 mês. Na 1a semana (ou semana e meia), as fezes eram tipicamente moles e com rastos de sangue. A veterinária disse que poderia ser normal devido à mudança em si e para a avisar caso o problema se prolongasse. Contudo resolveu-se, mas à 2 dias que voltei a reparar que anda novamente com sangue na fezes. Estou a ficar preocupado... Contudo ela continua a comer (sempre esfomeada) e muito alegre e ativa, como sempre. Alguém teve um caso semelhante?

4 - Como treinaram os vossos Labradores? Aconselham algum livro em especifico para aprender algo? Tenho andado a tentar, contudo ela é bastante teimosa. O truque dos "biscoitos/guloseimas" não parece funcionar visto que após detetar o cheiro dos mesmos nunca mais faz nada, contudo isso tem vindo a mudar.

5 - Como podem ver pelas fotos, geralmente a Luna senta-se sobre uma das patas (sem qualquer tipo de preferência. Tanto pode ser a esquerda como a direita) e muito raramente senta-se "normal". É normal os labradores fazerem isso? Ela tem tendência a dormir em posições esquisitas como se pode ver na 1a foto.

6 - Que acessórios comparam / compram para os vossos labradores? Ainda nem a coleira comprei e tencionava comprar nos próximos dias. Para já só comprei alguns brinquedos e "ossos para roer". Gostaria de comprar uma coleira, uma "coleira de peito" e o respetivo suporte para a poder passear na rua. Algum conselho?
A Luna tem demonstrado ser meiga, contudo é o terror da casa. Calçado, plantas, buracos na terra / vasos, pássaros, chatear a minha outra cadela, é o divertimento dela. Tem também demonstrado de certa forma ser agressiva quando alguém a repreende sobre alguma asneira. Tem tendência a ladrar e "atacar" a pessoa. Quando não o pode fazer, vinga-se ferrando nas cadeiras ou móveis (lool), contudo penso que se deva ao facto de ser muito nova e brincalhona.

Obrigado.
Cumprimentos.
Última edição por BrunoTirso em quarta mar 06, 2013 5:00 pm, editado 1 vez no total.
margoustink
Membro Veterano
Registado: quarta set 19, 2012 1:39 pm

quarta mar 06, 2013 11:36 am

1 - É normal ou aceitável, que tal como se vê nas fotos, o nariz, assim como as almofadas das patas não sejam totalmente pretas? A veterinária disse-me que sim, e indicou que um céu da boca totalmente preto indica igualmente que são "puros", contudo a o nariz da minha tem uma ligeira "mancha" ou falta de pigmentação preta, o fundo das patas é acastanhado, e o céu da boca é "meio preto / meio normal".
É normal tendo em conta a genética, existe um gene para determinar essa característica, não significa que o cão, seja ou não seja, de raça pura...
Tendo o LOP, estando um fenótipo tão característico da raça, é prova suficiente.
http://www.doggenetics.co.uk/noses.html
2 - Que vos parece a minha cadela? Tem cerca de 8kg, contudo 6a vai à veterinária e já saberei melhor o peso.
É uma cachorra labrador...uma ternura que há a dizer mais. :lol:

3 - É normal perder algum sangue vivo nas fezes? Esta comigo à cerca de 1 mês. Na 1a semana (ou semana e meia), as fezes eram tipicamente moles e com rastos de sangue. A veterinária disse que poderia ser normal devido à mudança em si e para a avisar caso o problema se prolongasse. Contudo resolveu-se, mas à 2 dias que voltei a reparar que anda novamente com sangue na fezes. Estou a ficar preocupado... Contudo ela continua a comer (sempre esfomeada) e muito alegre e ativa, como sempre. Alguém teve um caso semelhante?
Agora o sangue nas fezes, não será pouco comum existir casos desses. Não deve ser grave, mas precisa do acompanhamento veterinário. Não poderá continuar a ter esse sintoma.
4 - Como treinaram os vossos Labradores? Aconselham algum livro em especifico para aprender algo? Tenho andado a tentar, contudo ela é bastante teimosa. O truque dos "biscoitos/guloseimas" não parece funcionar visto que após detetar o cheiro dos mesmos nunca mais faz nada, contudo isso tem vindo a mudar.
Eu gosto muito da Victoria Stilwell, tem programas no Animal Planet, tem vídeos no youtube e livros publicados.
Calming signals Turid Rugaas , é um bom começo.

5 - Como podem ver pelas fotos, geralmente a Luna senta-se sobre uma das patas (sem qualquer tipo de preferência. Tanto pode ser a esquerda como a direita) e muito raramente senta-se "normal". É normal os labradores fazerem isso? Ela tem tendência a dormir em posições esquisitas como se pode ver na 1a foto.
Sentar direitinha também se ensina. Há cães que não se sentam direitinhos naturalmente e há alguns que sim, mesmo sem serem "ensinados".
6 - Que acessórios comparam / compram para os vossos labradores? Ainda nem a coleira comprei e tencionava comprar nos próximos dias. Para já só comprei alguns brinquedos e "ossos para roer". Gostaria de comprar uma coleira, uma "coleira de peito" e o respetivo suporte para a poder passear na rua. Algum conselho?
A Luna tem demonstrado ser meiga, contudo é o terror da casa. Calçado, plantas, buracos na terra / vasos, pássaros, chatear a minha outra cadela, é o divertimento dela. Tem também demonstrado de certa forma ser agressiva quando alguém a repreende sobre alguma asneira. Tem tendência a ladrar e "atacar" a pessoa. Quando não o pode fazer, vinga-se ferrando nas cadeiras ou móveis (lool), contudo penso que se deva ao facto de ser muito nova e brincalhona.
Um cachorro não sai até o plano de vacinas estar completo, isso também compromete o desenvolvimento, compromete a socialização.
Um animal para estar equilibrado e crescer o mais saudável possível precisa de estímulos diversos. E um cão fechado em casa, é um cão problemático. No entanto, não esquecer que ela é cachorra, é normal que faça essas coisas mais aborrecidas, precisa de ser ensinada a não fazer.

Em casa brinque com ela, arranje um kong, para ela ficar entretida.

http://www.k9station.com/mentalstim.htm
BrunoTirso
Membro Júnior

quarta mar 06, 2013 1:12 pm

Obrigado pela resposta!

Vou seguir os conselhos dados. Gostaria ainda de acrescentar que todos os dias brincamos um pouco com ela, de modo a obrigar a correr, fazendo com que ela vá buscar objetos (tipicamente a bola dela ou um osso de brincar), assim como tentamos diariamente ensinar a dar a pata / sentar quando se pede / deitar / resistir à tentação de algo. Contudo é uma vivenda e tem espaço para ela brincar no exterior quando deseja, incluindo tem terra e jardim.

Uma vez mais obrigado!
Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quinta mar 07, 2013 4:37 pm

Quanto mais cansada estiver menos avarias irá fazer :wink: !
BrunoTirso
Membro Júnior

quinta mar 07, 2013 4:44 pm

Mkiko Escreveu:Quanto mais cansada estiver menos avarias ir� fazer :wink: !
Isso já eu reparo, contudo quando acaba de acordar é o terror e a fúria em pessoa ehehe. Mas sem duvida estou rendido aos Labradores!

Já agora tem um Dora muito bonita :D
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta mar 07, 2013 10:46 pm

Aiiiiii.... eu só li esta parte
A veterinária disse-me que sim, e indicou que um céu da boca totalmente preto indica igualmente que são "puros",
E só cá vim dizer: mude de vet urgentemente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

BrunoTirso
Membro Júnior

sexta mar 08, 2013 1:20 am

dinodane Escreveu:Aiiiiii.... eu s� li esta parte
A veterin�ria disse-me que sim, e indicou que um c�u da boca totalmente preto indica igualmente que s�o "puros",
E s� c� vim dizer: mude de vet urgentemente.
Porquê? É apenas uma indicação. Da mesma forma de grande parte dos Labradores beges possuem almofadas pretas e nariz preto (falando estatisticamente.. ).

Ela própria possui 2 labradores. Contudo penso que seja discutível. Da mesma forma que um "Dudley" filho de 2 labradores ditos puros não é considerado puro, ainda que apresente aparentemente todas as características visuais de um puro (claro que cor de olhos pelo etc diferente).

http://www.velenterprises.com/index.html (já agr vejam as fotos.. são msm bonitos)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mar 10, 2013 8:32 pm

Não é indicação de coisíssima nenhuma e é vergonhoso que um vet diga uma coisa dessa. Uma coisa é um cão ter a trufa despigmentada ou ser um lab dudley, outra coisa é o mito de que os cães com céu da boca preto são puros, um vet não deve propagar esta ideia peregrina sem fundo cientifico de espécie nenhuma.
Além disso, um lab dudley é um lab puro como os outros, nascem de pais e mães labradores e no entanto apresentam despigmentação. Ser puro e ser um bom exemplar são duas coisas completamente diferentes. Há faltas que desqualificam um cão e o impedem de ser usado na criação ética mas não deixa de ser "puro" por causa disso. Um cão puro é um cão filho, neto e bisneto de cães da mesma raça, um bom exemplar é um pouco mais que isso, é um cão puro que não apresenta desvios ao padrão da raça. São coisas diferentes.

Todos os cães de raça que tive tinham o céu da boca malhado. Guardo os pedigrees de todos e tenho todo o gosto em os enviar à sua vet. O meu avô teve um rafeiro que tinha o céu da boca preto. Querem ver que os meus dogues afinal eram rafeiros e que o Pitoguinhas afinal era de sangue azul?
Não leve a mal mas é como lhe digo, um vet sendo uma pessoa da ciência não deve dizer esse tipo de disparates. Deve haver milhares senão milhões de cães puros que não têm o céu da boca preto e o inverso também relativamente a cães srd.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mkiko
Membro Veterano
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am

quinta mar 14, 2013 6:05 pm

dinodane Escreveu:
A veterinária disse-me que sim, e indicou que um céu da boca totalmente preto indica igualmente que são "puros",
E só cá vim dizer: mude de vet urgentemente.
Somos dois :wink: !!!!
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”