O comportamento da vossa Joana é absolutamente normal, mas a mim parece-me que estão talvez a fazer algo de irrado. Quando ela ladra para receber atenção não deviam fazer-lhe festas para a acalmar, porque o que acontece é que ela acaba por receber a reconpensa. Ela já interiorizou que ladrar vai receber atenção e aqui é preciso tomar nota de que para alguns cães atenção negativa é melhor que nenhuma atenção. Por isso pode não funcionar a repreenção... O melhor será reenforçar todos os comportamentos positivos, por exemplo o simples facto de deitada calma enquanto vocês preparam a vossa refeição ou vêm televisão e acima de tudo ignorar esse tipo de comportamento como o ladrar para receber atenção.
Se asituação não melhorar com o tempo podem usar uma lata tipo coco-cola e ponham lá dentro moedas ou pedrinhas, cada vez que ela ladre façam agitar a lata, agora a parte importante, vocês não querem que ela saiba que são vocês a fazerem-no porque se não ela iria perceber que vocês atendiam a sua chamada de atenção. Façam-no com a lata escondida.
Podiam também iniciar o click-training (não sei o nome em português), este tipo de treino reenforça o comportamento positivo e com muita facilidade a Joana poderia aprender divertidos truques. Para este tipo de treino seria melhor frequentar um curso, no caso de este não estar disponível há muita imformação em inglês na internet.
A joana ainda é muita nova para grandes caminhas, que poderiam sacrificar a sua saúde óssea, mas no futuro aconselho-vos a fazer longas caminhas. Agora poderiam cansa-la psiquicamente, como por exemplo esconder os brinquedos preferidos e alternar a reconpensa, por ex. gloseima ou muitas festas acompanhadas de uma voz entusiasta e feliz.
É importante perceber que com os cães todas as suas atitudes estão interligadas e às vezes a fonte do problema encontra-se em outras pequenas coisas.
Em relação a ela morder-vos é inaceitável! mesmo que seja a brincar. A na brincadeira de mordeduras que os cacharros dos cães e dos lobos decidem a sua hierarquia. Na naturaza do canídeo é natural tentar durante toda a sua vida subir de escalão hierártico, vocês têm que manter o vosso lugar de alfa líder, por ex. o vosso cadela só receberá a sua refeição a depois de vocês terminaram a vossa. Depois também depende muito do cão, se ele é naturalmente dominante ou...
Uma forma simples de o nível de dominancia é sem força, docemente colocarem a Joana no chão de barriga para cima e o vosso corpo sobre o dela sem a tocar, podem mesmo fazer-lhe festas enquanto estão nesta situação. Ela fica algum tempo nesta posição? Se a resposta é positava ela não tem uma personalidade dominante, se ela pelo contrário se recusa a deitar-se de barriga para cima é porque ela é bastante dominante. Mas eu queria salientar que nenhuma destas personalidades é negativa, requerem somente treino deferênciado.
Por ex. juntar algumas meias velhas, dar um nó entre e brincar com ela, vocês pucham de um lado e ela de outro, se ela for dominante não a deixem ganhar o jogo, porque tudo nos cães é competição pela dominância, se pelo contrário, vocês notem que é muito submissa e medrosa deixem-na ganhar o jogo até ela obter uma melhor auto-estima.
Há muito mais a dizer, mas será difícil num só e-mail.
O meu nome é Monica Andrade Hagland, tenho 3 cães 2 deles são labradores e também sou treinadora de cães na Suécia aonde vivo.
Omeu e-mail é [email protected]
Atenciosamente,
/Monica A. Hagland
Joana/comportamento
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Bem vinda ao forum Mónica
Só um ajudinha, quando quizer responder a um tópico em vez de carregar na tecla novo tópico carregue na tecla responder, senão abre um novo tópico como aconteceu
Mais uma vez seja bem vinda

Só um ajudinha, quando quizer responder a um tópico em vez de carregar na tecla novo tópico carregue na tecla responder, senão abre um novo tópico como aconteceu

Mais uma vez seja bem vinda

-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Bem, se a Mónica não se importar eu posso apagar este tópico, uma vez que a mensagem já está repetida no tópico dos Comportamentos...
Já agora, mais uma dica: este servidor não funciona lá muito bem, e às vezes não informa convenientemente que a mensagem foi enviada.
Em resultado disso a pessoa tem a tendência a repetir o envio e como consequência aparece a mensagem/tópico repetido inúmeras vezes.
Nestes casos eu apago, pois nota-se mesmo que foi uma situação não desejada...
Bjs :p
Já agora, mais uma dica: este servidor não funciona lá muito bem, e às vezes não informa convenientemente que a mensagem foi enviada.
Em resultado disso a pessoa tem a tendência a repetir o envio e como consequência aparece a mensagem/tópico repetido inúmeras vezes.
Nestes casos eu apago, pois nota-se mesmo que foi uma situação não desejada...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
sweetmoni Escreveu: Ok....claro que podem apagar!!!:p
É que com a pressa carrego sempre no butão ao lado.

Ó Mónica, não era para ti que eu estava a falar, mas sim para a Mónica Hagland que abriu um tópico novo e colocou uma msg igual noutro tópico