Queremos 1...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

jcardoso
Membro
Registado: quinta fev 05, 2004 6:24 pm
Contacto:

quinta fev 05, 2004 6:49 pm

Olá a todos!

Antes de mais deixem-me felicitar a todos os participantes bem como organizadores deste forum, pelo que tenho lido, tudo funciona muito bem e as pessoas, da forma como lhes é possível, preocupam-se em ajudar.

Enchi-me de coragem e abri este tópico para vos pedir ajuda, sei que se calhar é impossível aquilo que pretendo mas aqui vai.

Eu e a minha mulher depois de muito ponderarmos e ler-mos (já gastei alguns €€€ em revistas da especialidade) tomamos a díficil (digo díficil pois tivemos que falar bastante sobre o assunto e pesar os prós e contras) decisão de adquirirmos um (a minha mulher quer um raio de luz, isto é, de cor amarela clara).
Estamos a pensar em ter (tambem) um filho no próximo ano (ainda o queremos "fazer" este ano...) e achamos que nada melhor na sua (futura) educação do que este animal excepcional, para além da grande admiração que cada um de nós tem pela raça.
O que acontece é que tenho visto alguns criadores e os preços que estes pedem são bastante elevados (se calhar até não são, mas nós é que não temos toda essa disponibilidade financeira, pois sabemos tambem que quando o adquirirmos os gastos vão aumentar e nada lhe pode faltar).
Tambem sabemos dos problemas de saude que são frequentes nesta raça (desplasia da anca, etc...) e os problemas que daí advêm.
Ou seja, ponderamos bastante sobre o assunto e tomamos a decisão.

Explicado que está a situação, gostaria de saber se alguma alma caridosa tem ou conheçe alguem que esteja a oferecer algum...

Mais uma vez refiro (conforme no inicio do topico), se calhar o "pedido" é impossível mas não custa nada tentar...

Desde já o nosso obrigado.

J Cardoso
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 05, 2004 8:21 pm

Pondere bem essa decisão.
É raríssimo aparecerem labradores para adopção ou oferta.
Como cão excepcional que é, os donos não os bandonam.
Mesmo os arraçados são muito procurados.

Veja bem se não merece a despesa de compra.
É que vêm com garantias de não herdarem displasia (is pais não têm ) e outras doenças e o criador vai apoiá-lo durante a vida do cachorro.

A minha sugestão é que visite alguns criadores - já agora, deixe-me sugerir o canil "whitefalls" (aqui há tempos tinham uma cadela para oferecer com a condição de consumirem ração adquirida ao criador e era amarela).
Se expuser a situação estou certa que serão compreensivos.

Espero ter ajudado.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quinta fev 05, 2004 8:27 pm

Faço minhas as palavras de Aisd.
Mais vale esse esforço financeiro para ficar com um cachorrinho lindo, saudável e com garantias de que não traz problemas genéticos (não só displasia da anca, mas também do cotovelo, taras oculares e outros problemas que podem resultar de cruzamentos sem planeamento).
Visite vários criadores, que de certeza estarão dispostos a ajudar: afinal, eles também querem o melhor para os seus cachorrinhos, e nada melhor do que donos que o desejam tanto! Talvez até facilitem o pagamento!

Boa sorte!
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quinta fev 05, 2004 9:06 pm

Se quer um cão sem problemas e com o mínimo de garantias que não venha a ter displasia, pelo menos genética, aconselho-o a comprar.
O barato por vezes sai caro ;) .

Os labradores que normalmente aparecem para oferta teem problemas, ou de comportamento ou de coisas piores ainda, e depois não gasta na aquisição mas gasta no vet, e não se esqueça que é um compromisso para pelo menos 10 anos.

Mesmo os criadores que os oferecem, oferecem os que teem "defeitos", uns mais outros menos.

Mas ás vezes aparecem, é uma questão de procurar e não ter pressa, nem ser exigente com o sexo, com a idade e com a cor.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta fev 05, 2004 11:41 pm

Boas.

A idade em que um cão tem maior influência na vida de uma criança como forma de responsabilidade é a partir dos 6 anos.

Nada impede que até lá ele conviva com cães habitualmente até para se detectar se tem algumas alergias e tratá-ls em conformidade.

Concordemos que sería mau nascer o garoto e o alergologista dizer que não pode ter um cão por perto...

Visite vários criadores apos pedir listagem ao cpc www.cpc.pt

Vão fazendo um pé de meia para comprar um cão com algumas garantias e ter € para alguma eventualidade.

Esta é só a minha opinião...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

sexta fev 06, 2004 9:13 am

susanasaraiva Escreveu: Se quer um cão sem problemas e com o mínimo de garantias que não venha a ter displasia, pelo menos genética, aconselho-o a comprar.
O barato por vezes sai caro ;) .

Os labradores que normalmente aparecem para oferta teem problemas, ou de comportamento ou de coisas piores ainda, e depois não gasta na aquisição mas gasta no vet, e não se esqueça que é um compromisso para pelo menos 10 anos.

Mesmo os criadores que os oferecem, oferecem os que teem "defeitos", uns mais outros menos.

Mas ás vezes aparecem, é uma questão de procurar e não ter pressa, nem ser exigente com o sexo, com a idade e com a cor.

Bem, eu tenho 3 Labradores e foram todos adoptados, i.e. não paguei por eles, e nenhum tem "defeitos", nem de carácter nem físicos.

No entanto, também é verdade que não pude escolher nem a cor, nem os nomes (excepto a Maga que foi adoptada mto jovem).

Portanto, se estiver nessa disposição, é uma questão de esperar...se não, então de facto é melhor ir fazendo um pé de meia e comprar um num bom criador, pois como de facto a Susana referiu "o barato pode sair caro".

AISD: cada vez se encontram mais Labradores abandonados. Aqui há uns meses era um macho chocolate cujos donos se queriam ver livres dele pq o cão tinha um defeito: dp de passar horas sozinho em casa, qdo os donos chegavam ele saltava :roll: além disso, diziam q estragava mtas coisas (pudera...horas sozinho em casa!!)

Na semana passada encaminhei um Lab amarelo, com 3 anos para uma nova família adoptiva, pois os donos tb se queriam ver livres dele (neste caso não sei a razão ao certo!). Estava bastante descuidado, com pulgas e tudo, mas os novos donos e o canito agora estão mto felizes.

Há cerca de 1 ano tive notícia de um macho preto adulto que foi abandonado num jardim (não sei qual) e que por lá ficou uns dias até ser recolhido.

Qdo recolhi a Matilde (foi através de um anúncio do Jornal da Ocasião) tb lá encontrei outro anúncio em que vendiam uma cadela Lab com 2 anos, por 50€ ... :roll: A Matilde já tinha 5 anos e foi essa a razão que me fez procurá-la (achei q tinha menos hipóteses do que a outra mais nova).

Aliás, o conhecimento destes casos é que me fez colocar aquele tópico "Antes de comprar um Labrador..."

Bjs :p
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

sexta fev 06, 2004 10:15 am

MagaPatalogika Escreveu:
Bem, eu tenho 3 Labradores e foram todos adoptados, i.e. não paguei por eles, e nenhum tem "defeitos", nem de carácter nem físicos
Pois eu tb adoptei a minha, e até agora estou bastante satisfeita em todos os aspectos, ela é excelente ;)
MagaPatalogika Escreveu: AISD: cada vez se encontram mais Labradores abandonados. Aqui há uns meses era um macho chocolate cujos donos se queriam ver livres dele pq o cão tinha um defeito: dp de passar horas sozinho em casa, qdo os donos chegavam ele saltava :roll: além disso, diziam q estragava mtas coisas (pudera...horas sozinho em casa!!)
Pois :? esse segundo o que o dono disse estava de perfeita saude só tinha mesmo esse defeito :x mas felizmente já arranjou uma nova familia, melhor espero[/quote]
Crispa_99
Membro Veterano
Registado: sábado dez 27, 2003 8:33 pm

sexta fev 06, 2004 10:25 am

[quote=jalis]
[quote=MagaPatalogika]

Bem, eu tenho 3 Labradores e foram todos adoptados, i.e. não paguei por eles, e nenhum tem "defeitos", nem de carácter nem físicos
[/quote]

Pois eu tb adoptei a minha, e até agora estou bastante satisfeita em todos os aspectos, ela é excelente ;)

[quote=MagaPatalogika]
AISD: cada vez se encontram mais Labradores abandonados. Aqui há uns meses era um macho chocolate cujos donos se queriam ver livres dele pq o cão tinha um defeito: dp de passar horas sozinho em casa, qdo os donos chegavam ele saltava :roll: além disso, diziam q estragava mtas coisas (pudera...horas sozinho em casa!!)
[/quote]

Pois :? esse segundo o que o dono disse estava de perfeita saude só tinha mesmo esse defeito :x mas felizmente já arranjou uma nova familia, melhor espero[/quote]
[/quote]

Faço das palavras da Jalis as minhas...mas creio que se isso fôr defeito, então são todos defeituosos... ;) :p ;)
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

sexta fev 06, 2004 10:55 am

Crispa_99 Escreveu:
Faço das palavras da Jalis as minhas...mas creio que se isso fôr defeito, então são todos defeituosos... ;) p ;)
Pois quando o homem me disse isso fiquei tão estupefacta que a única coisa que consegui responder foi "pois é normal ele é um cão..."
Como é que é possível ???:x
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 06, 2004 12:21 pm

MagaPatalogika Escreveu: Bem, eu tenho 3 Labradores e foram todos adoptados, i.e. não paguei por eles, e nenhum tem "defeitos", nem de carácter nem físicos.

No entanto, também é verdade que não pude escolher nem a cor, nem os nomes (excepto a Maga que foi adoptada mto jovem).

Portanto, se estiver nessa disposição, é uma questão de esperar...se não, então de facto é melhor ir fazendo um pé de meia e comprar um num bom criador, pois como de facto a Susana referiu "o barato pode sair caro".
Pois Maga mas tu como já referiste não te importastes nem com cor nem com idade, nem com sexo, e o teu Rubi vinha com um problema que apesar de resolvido, precisa de certos cuidados.
É certo que aparecem labs para adopção ou porque os donos estão fartos ou porque teem problemas, mas aparecem mais velhos e não cachorros.
As pessoas que os adoptam teem que estar conscientes disso ;)
E tu tiveste sorte, assim como a Jalis. Mas a maior parte não tem essa sorte, ainda á pouco tempo apareceu um senhor que fez ouvidos moucos aos conselhos, foi comprar o lab a um criador de "vão de escada", porque era mais barato e foi detectada displasia grau E no cachorro, isto com 6 meses. Provavelmente abateu o cão, porque grau E é muito grave.

Eu tambem adoptei a minha Shiva, e cai no conto do vigário, já gastei muitos € com ela, fora as preocupações, e não estou livre de ela ter displasia porque já foi detectada numa irmã dela :x

Mais vale um bom SRD do que um cão proveniente de um mau cruzamento ;)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta fev 06, 2004 3:32 pm

Só quero esclarecer que não conheço os criadores "whitefalls" e que,segundo fui informada, estes não gozam de muito boa fama na praça.

Pessoalmente, vejo a aquisição de um cão como um investimento semelhante ao que se faz na compra de um carro.

Nós,compradores,queremos um cão saudável, com o temperamento do lab, com (para quem gosta - para mim não é essencial) o aspecto de lab.
Não podemos pensar em termos de custos imediatos (o preço do carro) mas em termos de correspondência ao esperado (performance do carro) e de saúde (segurança no carro).

Sai um bocado mais caro ?
Se calhar,sim.

Vale a pena?
Se calhar, vale.

Se não tem muita pressa vá juntando dinheiro para adquirir um exemplar a um bom criador - eu,pessoalmente,aconselho - de conhecimento próprio, a Quinta das Tílias (donde veio a minha) e a Quinta da Formiga (que visitei e gostei tanto do canil,como dos donos).

Não tenha pressa.
É uma aquisição para os próximos 10 a 15 anos.
Vale a pena ponderar.
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

sexta fev 06, 2004 4:07 pm

susanasaraiva Escreveu:
...e o teu Rubi vinha com um problema que apesar de resolvido, precisa de certos cuidados.
Os cuidados que o Rubi precisa resumem-se a ter de comer 2 x ao dia!!!
susanasaraiva Escreveu: tu tiveste sorte, assim como a Jalis. Mas a maior parte não tem essa sorte, ainda á pouco tempo apareceu um senhor que fez ouvidos moucos aos conselhos, foi comprar o lab a um criador de "vão de escada", porque era mais barato e foi detectada displasia grau E no cachorro, isto com 6 meses. Provavelmente abateu o cão, porque grau E é muito grave.
Tal como tu dizes, esse foi comprado, não adoptado.
susanasaraiva Escreveu: Eu tambem adoptei a minha Shiva, e cai no conto do vigário, já gastei muitos € com ela, fora as preocupações, e não estou livre de ela ter displasia porque já foi detectada numa irmã dela :x
O caso da tua Shiva não pode ser considerado adopção, uma vez que te comprometeste a comprar a ração à criadora, i.e. estás a pagar a prestações ;)
susanasaraiva Escreveu: Mais vale um bom SRD do que um cão proveniente de um mau cruzamento ;)
Aí teremos de definir "mau cruzamento"...mas estou de acordo se disseres: mais vale um SRD saudável do que um puro doente!

Por essa razão é que referi na minha msg que "o barato pode sair caro" e que ou as pessoas não se importam com o que aparece e adoptam um cão ou então a melhor alternativa é comprarem um cão a um BOM CRIADOR.
Bjs
susanasaraiva
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 06, 2004 8:43 pm

Bem,
Vou interpretar a tua maneira de me responder como se eu me tivesse explicado mal, e que tu não tenhas percebido, porque sinceramente não percebi e nem vou responder.

Só vou comentar este paragrafo:
MagaPatalogika Escreveu: O caso da tua Shiva não pode ser considerado adopção, uma vez que te comprometeste a comprar a ração à criadora, i.e. estás a pagar a prestações ;)
A este respeito, se eu quizesse ter dito isso e tivesse vontade de colocar o nome das pessoas em cheque ( porque não esqueçamos que este forum é lido por muita gente ), eu tinha feito.

E com isto dou por terminada a minha participação neste post.

Boa sorte com a adopção ;)
jcardoso
Membro
Registado: quinta fev 05, 2004 6:24 pm
Contacto:

domingo fev 08, 2004 8:58 pm

Bom, desde já agradeço a todos aqueles que se manifestaram e de alguma forma tentaram opinar/aconselhar sobre o que fazer na nossa situação.
Já solicitei a CPC a lista de criadores (estou a aguardar) mas parece que vou encontrar outra dificuldade, é que somos do Porto e a maioria dos criadores são de Lisboa e arredores...
Parece que as coisas para o nosso lado só complicam...

Mais uma vez, obrigado a todos.

J Cardoso
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda fev 09, 2004 12:28 am

jcardoso,

Quando andávamos a ver criadores, antes de comprar, visitámos um no norte do país de que gostámos muito. Enviei-lhe uma pm com essa informação.

Cumprimentos! ;)
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”