Olá Isabel
Antes de mais, não fique melindrada com a minha resposta, pois como deve imaginar, aqui no fórum do Labrador não nos preocupamos apenas com os nossos cães, mas sim com todos em geral, e daí eu ache que lhe deva responder.
Todos sabemos como os Labradores são irresístíveis em cachorros e que todas as crianças em geral adoram o famoso cão da "Scottex", eu acho é que esta tem que ser uma escolha bastante ponderada, pois não são raras as vezes que vemos cães oferecidos no Natal ou num aniversário como um brinquedo (atenção, não estou dizendo que seja este o caso, o que espero sinceramente que não, mas como não foi mais explicíta na sua mensagem...).
Não nos podemos esquecer que se trata de uma vida e que será um companheiro para os próximos 10, 12 anos. Mas também dá muito trabalho, e cresce!!!! Podendo atingir os 35 kg fácilmente, necessita de atenção, cuidados diários, despesas com veterinário e alimentação, exercício regular, muita companhia pois é uma raça que adora a sua família humana e deseja participar na vida desta como membro activo, para além de vários passeios diários.
Há muitos factores que muitas vezes na altura da compra / adopção de um animal não são considerados e depois é a história que nós conhecemos.
O cão tem que ter um espaço onde se sinta bem, um local ou pessoas onde o possa deixar com confiança quando for de férias e decidir não o levar consigo, estar preparada para a queda de pêlo (que por vezes pode ser desesperante), para as avarias que eles fazem enquanto cachorros e não só, eles conseguem fazer coisas inimagináveis!!!!
Poderia dizer-lhe mais algumas coisas, mas acho que já deu para perceber a ideia.
O que eu aconselho é que esteja ciente da escolha que vai fazer e não apenas que ceda a um capricho da sua filha (que eu não duvido que adore cães, mas não é ela que vai ter o trabalho com o cão pois só tem 10 anos!)
Aconselho ainda que leia alguns tópicos aqui do fórum com as experiências dos membros e também com a referência às doenças dos nossos meninos, para depois não ter nenhuma surpresa, e depois quando decidir pela aquisição de um Labrador, peça uma lista de criadores ao CPC e visite muitos, pergunte, questione, fale com pessoas entendidas na matéria. Lembre-se que a qualidade também se paga!
E caso necessite de algum esclarecimento ou tirar alguma dúvida, pode sempre vir aqui ao nosso cantinho!
