Benvindo, Jorge!
A nossa família de Labs está a aumentar cada vez mais! Aí vem mais uma amiguinha!

Não se esqueça das fotos, de nos contar de que côr é, como se vai chamar e de partilhar todas as traquinices!
Quanto à questão das rações, não conheço a Acana, ou melhor, conheço de ouvir falar no fórum. Sei que a Hills, a Eukanuba e a Royal Canin são boas. Nós utilizamos a última - Royal Canin Maxi Júnior - e estamos satisfeitos. O melhor será perguntar ao vet qual aconselha e, é claro, escolher uma de que a cachorra também goste! Acho que o essencial, além de ter uma boa qualidade, é ser própria para cachorros Large Breed, ou seja, que vão ficar cães grandes quando adultos.
Os primeiros dias em casa... Bem, se calhar é melhor ser mais específico nas suas dúvidas, mas cá vão daqueles conselhos gerais que nunca é demais relembrar:
- O ideal é que um de vocês consiga estar em casa durante esses primeiros tempos, para facilitar a integração do cachorro. Uns dias de férias vêm sempre a calhar e o cão fica melhor ambientado.
- Cuidado com tomadas e fios eléctricos à vista, e cuidado também com detergentes e produtos tóxicos. Tenham também em atenção algum objecto que esteja ao alcance do cachorrinho. É que tudo é novidade para ele, vai querer cheirar todos os cantos, roer tudo quanto acha interessante e é preciso prevenir acidentes. Resumindo, é como se tivesse um bébé em casa a gatinhar ou a dar os primeiros passos: tudo o que está à mão é para brincar! É melhor terem alguns brinquedos preparados, para lhe desviar a atenção da mobília e afins.
- O truque dos jornais é capaz de ser útil nos primeiros tempos, porque eles não aguentam muito tempo sem fazer as necessidades. O nosso, com 5 meses, já faz praticamente tudo na rua, mas no princípio fazia sempre que acordava, brincava, comia, bocejava... Enfim, fazia muuiiittas vezes! A sorte é que os Labs são do melhor que há para ensinar e em dois dias já fazia tudo nos jornais! É fácil: cada vez que o cachorrinho se preparar para fazer, pegue nele e coloque-o no jornal. A seguir faça muitos elogios e festinhas; um biscoitinho também faz milagres. Se ele fizer noutro síto, diga "Não" e leve-o até aos jornais, mas só se o apanhar em flagrante; caso contrário, mais vale ir buscar a esfregona, porque ele não vai associar a reprimenda ao acto.
- Não sei se prepararam um cantinho para ele ou não... O Calvin dorme no nosso quarto; tivemos de pôr lá a caminha dele porque ele recusava-se a dormir noutro sítio longe de nós. Era uma choradeira que parecia que o estavam a matar! Aí não sou exemplo para ninguém; ia logo lá enchê-lo de festinhas e ele acabou por levar a dele avante!
-
Nunca lhe batam, ok? Não é preciso. O Lab é tão inteligente que uma reprimenda basta, de preferência em voz grave - os gritos não resolvem nada, acredite, e aprendi que a voz grave e séria dá muito mais resultado. É claro que ela vai querer morder-lhe a roupa e as mãos com aqueles dentinhos aguçados, mas aí basta dizer não, afastá-la e, se for necessário, afastar-se dela e voltar-lhe as costas, ignorando-a durante algum tempo. Eles percebem logo. Bem, não é milagroso, mas se fôr presistente e coerente vai ver resultados.
De resto... Os primeiros dias são sempre os mais maravilhosos! Tudo o que ela faz é engraçado, só temos olhos para eles, queremos enchê-los de beijos (coisa que hei-de fazer até ao fim da vida

). Vai entrar uma pequena reguila felpuda nas vossas vidas, fazer-vos a cabeça em água, dar-vos algumas arrelias e preocupações... e vale tudo a pena!
Boa sorte e vá contando coisas!
