Página 1 de 1
Os perigos das varandas
Enviado: segunda mai 17, 2004 10:14 am
por marta_vasques
Olá a todos!
Ontem aconteceu-me uma coisa aqui em casa que até me deixou gelada!
O Calvin andava na sessão habitual dos pinotes e das corridas, quando correu até à varanda e deu um pulo tão grande contra o muro que as patas da frente quase tocaram no parapeito!
A nossa varanda é daquelas de cimento, sem grades - ou seja, ele não vê a rua porque ainda não se consegue empoleirar.
Mas o nosso medo é que ele não tenha a noção de que aquele não é um muro qualquer e que há 5 andares a separá-lo do chão... Até me arrepio toda!
É possível que ele um dia salte mesmo da varanda abaixo? Como resolvemos este problema? É que não queremos, nem podemos (a casa é alugada) fechar a varanda em marquise...
Enviado: segunda mai 17, 2004 11:56 am
por MagaPatalogika
Marta:


o que horror!!!
Olha, podes limitar-lhe o acesso à varanda, ou então tentar-lhe mostrar a altura daquilo e ver como reage.
A Maga tinha/tem um medo das alturas q se afasta logo das janelas.
Já a Matilde, por vezes coloca as patas no parapeito para espreitar para fora...mas com jeitinho.
Experimenta 1º pegá-lo ao colo e mostrar-lhe o que se passa do outro lado.
Vê a reacção dele e depois logo decides se lhe restringes o acesso à varanda ou não.
tb podes tentar colocar qq obstáculo entre ele e o parapeito...
Bem, vai dando notícias...
Bjs
Enviado: segunda mai 17, 2004 12:51 pm
por jcardoso
Marta,
Ainda bem q colocou este tópico pois eu tive uma situação bem pior...
O Simão costuma ir para a varanda e gosta bastante, coloca as patas entre o muro e aquelas barras de metal e fica a ver quem passa, todo contente a correr pela varanda e não tenta saltar nem nada do genero, pelo contrário, com as patas sobe para poder espreitar mas com cuidado.
O problema é que a varanda tem umas ligeiras aberturas nas extermidades da mesma (coisa de 5 a 6 cm) só que na 6ª feira o Simão resolveu (quando estava a ver quem passa) deixar cair uma das patas por entre uma dessas extremidades e de repente começou a ganir por tudo quanto era lado pois ficou lá preso! Ainda bem que estavamos em casa e fui acudi-lo de imediato, ainda fez um pequeno corte na pata por ter tentado puxa-la e ainda me mago-ou a mim... tenho as marcas num dos braços que não deixam nada mentir...
O que fazer a partir de agora? Ainda por cima ele gosta bastante de ir para lá...

Enviado: segunda mai 17, 2004 1:37 pm
por bark
Ora ai está uma coisa que me horrorisa
Na minha primeira casa tinha varanda e marquise que fechei quando o meu filho nasceu.
Agora tenho janelas panorâmicas, com vidros de correr e uma placa de vidro fixa por baixo, muito largas e rasgadas. O que faço é ter as persianas fechadas até ao vidro de baixo, de forma a que elas possam ver a rua mas não possam atirar nada nem saltar (a Rita quando apanha a parsiana aberta atira os brinquedos para a rua).
Um dos meus irmãos optou por pôr umas placas de vinilico transparente ao longo da varanda. Estéticamente ficou muito engraçado e continuamos com a sensação de estar num espaço aberto.
Há quem opte por por rede que me parece mais indicado numa casa alugada visto ser uma solução mais em conta.
Enviado: segunda mai 17, 2004 1:57 pm
por marta_vasques
Mas o nosso problema não se resolve com redes - a não ser que colocássemos uma acima do parapeito, já que a nossa varanda não tem grades. Também me custa restringir o acesso à varanda - é lá que estão os jornais para os xixis que o Calvin ocasionalmente ainda faz em casa e, além disso, ele adora estar deitado na varanda ao sol...
Vamos ter de arranjar maneira de impedir que ele dê aqueles saltos: ou colocamos alguma coisa que sirva de obstáculo no chão, rente à parede, ou então pegamos nele ao colo e mostramos que a seguir ao muro não há chão, como sugeriu a Maga... Será que ele compreende?
Enviado: segunda mai 17, 2004 2:11 pm
por bark
Marta,
Tando a rede como as placas de vinilico são para colocar acima do parapeito.
O vinilico praticamente não se nota de fora e proteje contra possiveis quedas mas não é barato e como a sua casa é alugada não sei se compensará o investimento. Agora a rede pode ser colocada por si. Compra numa dessas lojas de bricolage e coloca. Não tem que ser metálica tem umas dum material tipo plástico ou PVC. Não é bonito mas sempre é melhor do que nada.
Enviado: segunda mai 17, 2004 2:16 pm
por marta_vasques
Obrigada, Bark!
Nós ontem até pensámos em colocar um daqueles suportes em plástico para trepadeiras que se vendem no AKI e afins... Daqueles verdes, que se esticam e encolhem conforme queremos... Podíamos aparafusá-lo numa das pontas e puxá-lo até à outra se fosse preciso. Ficava uma espécie de cancela. O plástico não é muito resistente, mas se calhar bastava para o dissuadir de saltar...
Vamos ter de estudar o problema...

Enviado: segunda mai 17, 2004 2:33 pm
por bark
Essa é uma solução.
Dantes havia umas coisas desse género (cancelas) que se "juntavam" às paredes laterais com umas ventosas de borracha. Eu tinha uma coisa desses quando o meu filho era pequeno que andava sempre connosco.
Tente encontrar estas ventosas numa casa de ferragens. Normalmente utiliza-se no mobiliário, para suportar vidro em madeira, mas deve dar para o efeito e escusa de andar com berbequins a fazer furinhos na parede do senhorio
