Eu tirei umas aulas de treino quando a minha peste andava pelos 6 meses, com um treinador a domicilio já que não há escolas de treino em Faro, mas foi óptimo porque treinamos no jardim que é mesmo onde passeamos, portanto ele aprendeu alí onde faz falta que obedeça.
O método do treinador era sem biscoito, ele dizia que o cão debia obedecer ao dono e não ao biscoito

, o treino era com coleira estranguladora e consistia básicamente em repetir e repetir e repetir.
Era assim: ele punha o cão ao seu lado, dizia "Dylan, junto" e começava a caminhar devagar, quando ele puxava dizia "não", parava e voltava a colocar ao cão ao seu lado (pegava mesmo nele e o colocava no sitio certo), quando o cão caminhava ao mesmo tempo que o treinador, dizia-lhe "muito bem!, lindo!" e lhe faziamos festinhas, despois era a vez de fazer o mesmo eu, e despois a minha filha mais nova que tambem participava. O malandro percebeu rapidamente o que se esperava dele e numa aula só já andava "junto", mas olhe que estou a falar duma aula de uma hora e meia, foram vezes sem conta de dizer "não", parar e começar de novo. E despois é continuar a fazer o mesmo todos os dias em todos os passeios, sem excepção, se você esqueçe a ordem, ele tambem.
Há dicas para treinar o cão, até com vídeos explicativos, na página do "Amigo do Rottweiler", do Claudio Nogueira, acho que o link está no site do membro PauloC, que anda sempre no forum de Cães.
Sobre o tema do biscoito, debo confessar que eu o usei para treinar ao Dylan para responder ao chamado, treino que fiz eu sozinha com apoio por pm dum membro do forum que eu respeito muitíssimo, e ainda o uso como recompensa, acho que não se pode ser tão intransigente com estas coisas (nem com coisa nenhuma, na verdade :p )
De qualquer modo não posso dizer que o meu Dylan seja um cãozinho obediente e direitinho, o gajo é mesmo malandro e se acha que pode não obedecer, de certeza que não obedece, mas lá vamos conseguindo... ou tentando conseguir
Alicia