Truques

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta mai 26, 2004 10:33 am

Hello!

Como sabem, os Labs são o melhor que há para aprender. O Calvin já senta, dá a patinha e deita. O "Fica" também vai por bom caminho... tudo mediante uma recompensa - biscoitinho! Tudo bem... mas em casa. Na rua, com recompensa ou não, é muito difícil fazê-lo obedecer... :roll:

Há algum método que o faça aprender a ir ao lado, em vez de nos ir a puxar todo o caminho? Ou que o faça ficar menos entusiasmado quando vê outro cão? É que ele só tem 5 meses e quase me arrasta... Imagino quando fôr adulto! :o
casadofarol
Membro Veterano
Registado: segunda fev 09, 2004 11:16 am

quarta mai 26, 2004 12:07 pm

Que tipo de trela usa? As estranguladoras de nylon costumam dar bom resultado. E se o controlar ao seu lado, com a trela, e lhe for fazendo festinhas na cabeça, normalmente eles aprendem (pelo menos os Golden, mas são mais calmos)
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta mai 26, 2004 1:44 pm

Eu tirei umas aulas de treino quando a minha peste andava pelos 6 meses, com um treinador a domicilio já que não há escolas de treino em Faro, mas foi óptimo porque treinamos no jardim que é mesmo onde passeamos, portanto ele aprendeu alí onde faz falta que obedeça.
O método do treinador era sem biscoito, ele dizia que o cão debia obedecer ao dono e não ao biscoito 8) , o treino era com coleira estranguladora e consistia básicamente em repetir e repetir e repetir.
Era assim: ele punha o cão ao seu lado, dizia "Dylan, junto" e começava a caminhar devagar, quando ele puxava dizia "não", parava e voltava a colocar ao cão ao seu lado (pegava mesmo nele e o colocava no sitio certo), quando o cão caminhava ao mesmo tempo que o treinador, dizia-lhe "muito bem!, lindo!" e lhe faziamos festinhas, despois era a vez de fazer o mesmo eu, e despois a minha filha mais nova que tambem participava. O malandro percebeu rapidamente o que se esperava dele e numa aula só já andava "junto", mas olhe que estou a falar duma aula de uma hora e meia, foram vezes sem conta de dizer "não", parar e começar de novo. E despois é continuar a fazer o mesmo todos os dias em todos os passeios, sem excepção, se você esqueçe a ordem, ele tambem.
Há dicas para treinar o cão, até com vídeos explicativos, na página do "Amigo do Rottweiler", do Claudio Nogueira, acho que o link está no site do membro PauloC, que anda sempre no forum de Cães.
Sobre o tema do biscoito, debo confessar que eu o usei para treinar ao Dylan para responder ao chamado, treino que fiz eu sozinha com apoio por pm dum membro do forum que eu respeito muitíssimo, e ainda o uso como recompensa, acho que não se pode ser tão intransigente com estas coisas (nem com coisa nenhuma, na verdade :p )
De qualquer modo não posso dizer que o meu Dylan seja um cãozinho obediente e direitinho, o gajo é mesmo malandro e se acha que pode não obedecer, de certeza que não obedece, mas lá vamos conseguindo... ou tentando conseguir :roll: :roll: :roll:

Alicia
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta mai 26, 2004 1:57 pm

www.amigodorottweiler.com
Tem que clickar onde diz "adestramento", é um site óptimo, tem imensos conselhos e não só para rottys.

Para ele ficar "menos entusiasmado" pode experimentar dar-lhe um chá de tília :lol: :lol: :lol: Acho que quando são mesmo sociáveis não há remédio.

Alicia
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta mai 26, 2004 2:12 pm

Obrigada pelas dicas! ;)

Isto já não vai lá com chá de qualidade nenhuma! :lol: Mas o site indicado tem uma série de informações interessantes, não perco nada em experimentar...

Thanks! ;)
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quarta mai 26, 2004 2:40 pm

Olá Marta,

Eu tive o mesmo problema com a Rita (boxer) e para dizer a verdade, ainda tenho às vezes :roll:

Ela foi treinada por um treinador particular como o Dylan da Alicia. O método é o mesmo, ou seja, ela puxava, paravamos, ordem para sentar, recomeçar a marcha com ondem junto. Voltava a puxar e então fazia-se tudo outra vez mas mudando de direcção. Se ela queria ir para a frente a puxar que nem uma doida, iamos para trás, sentava- junto - marcha. As sessões eram de 45 minutos porque os cães, especialmente o boxer, não têm grande capacidade de concentração e atenção para estarem grandes periodos a serem treinados e reterem tudo sem se dispersarem.

Como disse, ainda hoje tem dias em que está desembestada :evil: e é necessário relembrar o treino mas digo-lhe que vale a pena o investimento porque melhorou bastante.

Relativamente aos encontros na rua com membros da mesma espécie, o que provoca sempre muita alegria e excitação e pronto, o nosso corpo é que paga (parecemos umas doidinhas a tentar controlar a situação :roll: ) o melhor é condicioná-lo muito bem com as ordens "senta", "fica" e "não". Ou seja, ele vê outro, dê-lhe logo a ordem "senta", ele insiste em sair da posição "fica"em ultimo caso um "não" enérgico funciona.

Para que ela cumpra as ordens, eu exercito-a quase diáriamente (tem quase 5 anos) utilizando uma bola que é o seu brinquedo preferido. Só lha dou quando ela obedece e em casa nunca a vê. É a bola especial para treino ;)
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

quarta mai 26, 2004 2:56 pm

Deixe-me dar-lhe a minha opinião, em muitos aspectos coincidente com o que já se disse.

Em Portugal, é comum a utilização do, por muitos designado, por método Inglês. O mesmo baseia-se na recompensa com comida ou brinquedo para obter do cão um resultado - a "obediencia" ás ordem (ou melhor: aos comandos) que lhe são transmitidos pelo condutor.

É claro que se trata de um método mais rápido e para muitas pessoas mais simpático, pois não há um "obrigar" o cão a fazer isto ou aquilo; mas antes ele fá-lo para obter o pedaço de comida ou puder de imediato brincar com brinquedo.

Na minha opinião, não é o melhor método pois nem sempre andamos com brinquedos ou comida; quando queremos mandar parar o cão que vai em direcção a uma rua com carros ou em direcção a outro cão etc.

O cão tem de obedecer porque o dono se impõe a ele como elemento "Alfa" da matilha da qual ele faz parte, como seu lider. Isso implica muita disciplina, muita coerencia e insistência (repetição).

É o chamado método alemão geralmente usado entre as forças policiais e militares sobretudo para os chamados cães de "ordem pública".

Pela descrição feita, foi o método que o forista anterior descreveu (desculpe não fixei o nome e agora é dificil voltar a atrás para visualizar o janela).

Haverá em Sintra, no domingo que vem, uma demonstração publica de um cão treinado segundo este método. Este cão é um dos mais avançados em Portugal, que conheço. Julgo que será no recinto da Feira de S. Pedro de Sintra.

Cumprimentos,

POG
bark
Membro Veterano
Registado: segunda dez 09, 2002 12:00 pm

quarta mai 26, 2004 5:57 pm

POGP Escreveu: É o chamado método alemão geralmente usado entre as forças policiais e militares sobretudo para os chamados cães de "ordem pública".

Pela descrição feita, foi o método que o forista anterior descreveu (desculpe não fixei o nome e agora é dificil voltar a atrás para visualizar o janela).

Haverá em Sintra, no domingo que vem, uma demonstração publica de um cão treinado segundo este método. Este cão é um dos mais avançados em Portugal, que conheço. Julgo que será no recinto da Feira de S. Pedro de Sintra.

Cumprimentos,

POG

Tá desculpado POGP e seja muito vindo :D

Acertou em cheio. Ela (e eu) fomos treinadas segundo esse método que ainda hoje utilizo, embora já um bocado adulterado. ;) :D

Utilizo este método com a boxer. Com a golden faço uma coisa semelhante mas mais soft, tendo em linha de conta que são raças com temperamentos muito diferentes sendo o golden muito mais dócil, menos irreverente e nada teimoso como o Labrador e também porque responde a estimulos diferentes.

Já agora fale-nos mais dessa demonstração que vai haver em Sintra.

Do que se trata e como podemos obter mais informações?
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta mai 26, 2004 9:40 pm

bark Escreveu: Já agora fale-nos mais dessa demonstração que vai haver em Sintra.

Do que se trata e como podemos obter mais informações?
E na Gin-Cão-Na ;)

Veja no programa http://gincaona.no.sapo.pt/
POGP
Membro
Registado: terça mai 25, 2004 11:17 am

quinta mai 27, 2004 9:39 am

Julgo que será depois dessa Gin-Cao-na no domingo que vem.

Só poderei confirmar a hora no Sábado.

Cumprimentos,

POG
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jun 03, 2004 5:05 pm

bark Escreveu:
Com a golden faço uma coisa semelhante mas mais soft, tendo em linha de conta que são raças com temperamentos muito diferentes sendo o golden muito mais dócil, menos irreverente e nada teimoso como o Labrador e também porque responde a estimulos diferentes.
Aqui não concordo, bark :oops: O meu Golden é muito dócil, mas tembém muitissimo irreverente e super teimoso. Creio que em parte é da idade, pois ainda não atingiu os dois anos, mas tem sido muito difícil treiná-lo e ainda hoje é complicado andar com ele á trela.

Vou ter de voltar com ele á escola, mas entretanto, noto que o "truque" das festas enquanto se caminha, como indicou a casadofarol, ainda é o que melhor tem resultado, sobretudo á volta do passeio quando já vem cansado.... :lol:
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”