aisd
abana abana..........ai Dele!!!:lol:
cada vez que eu digo um NÃO!!! ele baixa logo a cabeçorra, e o rabinho baixa logo...
o abanao que eu falo nao é sacudir as moscas do pêlo..é um
ABANÃO mesmo!
se voçes nao forem convincentes na repreensão, fará com que o cão nunca leve isso com demasiada seriedade...e fará com que ele passe a vida a testar o dono...para ver até que ponto pode ir..
quando se repreende, o cão tem que obrigatoriamente mostrar uma atitude de se submissão!
ele nunca pode ficar a "rir" ele tem que se rebaixar e sentir-se submetido!
por isso eu aconselho que quando repreenderem o cão por alguma coisa seria, façam-no de um modo que ele se rebaixe...se com o 1º abanao ele mostrar-se apatico..ou levar para a brincadeira é pq a repreensão nao foi o suficientemente forte!
o cão tem que se rebaixar e mostrar respeito, cabecinha baixa e rabinho entre as pernas, isto é uma reacção de respeito e submissão ao seu "lider de matilha" ! e nao uma reacção de medo como muita gente têm a mania de pensar, a percepção de um cão dentro de uma matilha canina ou humana é igual!
o objectivo da puniçao fisica num cão nao é para ele sentir dor, como mt gente pensa! mas sim para mostrar superioridade!
por isso a puniçao fisica é algo apenas simbolico, apenas para ele sentir o poder do lider, neste caso o dono!
o tipo de puniçao fisica que ultilizo é o abanão do cachaço! que quanto a mim é o mais eficaz e mais preceptivo para o cão, visto que assemelhar-se a uma atitude canina de mostra de poder..o abocanhar a zona do cachaço, é o acto mais comum de fazer prevalecer a liderança entre os cães! nao sei se sabem mas os cães nao brigam uns com os outros á toa...no inicio de uma suposta briga, os cães nao se mordem logo, embora pareça, mas sim testam forças antes...as 1ªs investidas ao pescoço e cachaço munidas da força corporal, nao passam de alertas...o cão começa apenas por abocanhar sem morder...e só se passa á verdadeira acçao quando ambos acham que tem potencial um para o outro...um cão tem a perfeita percepção quando é inferior (pelo menos psicologicamente) e submete-se!
ou seja...esse tal abanao que eu dou é simplesmente para ele sentir que eu sou superior, é meramente simbolico, visto que ele nao sente dor, apenas sente liderança!
por isso é que eu nao sou mt a favor de chapadas...ou algo do genero..pq
isso não é mt "canino" e quanto a mim nao transmite tanta informaçao ao cão quanto o abanão no cachaço que é associado a uma reaçao canina(o abocanhar)
e alem disso o cão pode encarar o impacto de uma chapada..como agressão, visto isso nao ser uma ataque normal para ele quanto cão,...e ai, o respeito pode passar para medo...e isso é extremamente indesejável!
e depois nós humanos quanto lideres temos uma vantagem, que se torna mais benéfico para o cão,
é o poder que temos de associar uma palavra a um acto, e isso implica que o cão ao fazer essa ligaçao, o acto deixará de ser necessário!(tal como um cão ao ouvir o seu líder rosnar, já sabe se abusa segue-se a punição física)
ou seja qualquer repreensão física no cão deverá ser unida de uma palavra ordem (ex: Não!!)
o cão rapidamente reagirá a palavra e o acto físico(abanão) deixa de ser necessario!
só que para isto acontecer, desde cedo o cão deverá ser totalmente submisso quando repreendido! isto evita que se tenha que andar uma vida toda a dar-lhe "chapadinhas" cada vez que ele tende a abusar!
cmp