Página 1 de 1

Como devo proceder?

Enviado: sábado set 11, 2004 2:28 am
por Prionace
Bem, primeiro acho que devo um pedido de desculpas a todos por ter andado desaparecida deste fórum!
Depois gostaria de vos colocar uma questão.
A minha cadela Baileys está em proximidades de fazer um ano e se quando era pequenina não punhamos qualquer dúvida de que ela fosse pura, agora temos quase a certeza que não o é. Está com cerca de 22 kg e não mede mais de 50 cm, o que me parece bastante mais pequena do que todos os Labradores que conheço, apesar da cor, focinho, orelhas e os demais sinais serem (pelos menos aos olhos de uma leiga) iguais. O maior problema é que esta cadela foi comprada com LOP, se bem que o preço foi razoavelmente abaixo dos practicados, tendo o criador justificado este preço com uma relativa urgência que tinha em vender as crias pois tinha tido 2 ninhadas ao mesmo tempo e não dispunha de condições para os ter por muito mais tempo.
Ora bem, como devo proceder? Como posso confirmar as minhas dúvidas em relação á pureza da minha cadela? Se de facto a cadela não fôr pura posso pedir algum tipo de indeminização por logro da parte do criador?Devo informar o Clube Português de Canicultura e participar da sua conduta?

Enviado: sábado set 11, 2004 10:46 am
por VascoV
Pode falar ao CPC e explicar a situação, para ver se algo pode ser feito, mas sinceramente duvido a menso que haja alguma irregularidade detectável nos registos.

Para mais pode ter em atenção que essa história de vender barato porque teve duas ninhadas ao mesmo tempo ( acdentes acontecem, mas nun criador a sério acidentes desses são míticos

Enviado: sábado set 11, 2004 2:19 pm
por Golden_
...

Enviado: domingo set 12, 2004 2:31 am
por Prionace
Bem, os 50cm que a minha menina tem aproximadamente são até a cabeça logo fazendo a medida que me indicou deve ser a volta de 40cm e basta olhar para ela para ver que realmente é magra e baixa em relação a outros lab que conheço, mas também só conheço machos e não sei se são puros ou não. A minha principal intenção com tudo isto é averiguar se houve intuito de logro por parte do criador ou não. Se houve é bem possível que o meu não seja um caso isolado e não me parece nada bem que ele ande por ai a passar lop's a cães que não o deveriam ter e a vendê-los (seja por que preço fôr). è claro que não me passa pela cabeça devolver a Bailey só porque ela não é pura. Claro que tenho muita pena pois se escolhi comprar um labrador é porque gostava de ter um. Mas agora já nos afeiçoamos tanto a ela que já faz parte da familia (apesar de dar cabo da mobilia :) ). Quanto a esterlizar a cadela, como não a comprei com intuito de fazer negócio com ela, acho que não é essencial se não fôr pura, mas sempre é mais dificil arranjar donos para os cachorros...

Enviado: domingo set 12, 2004 11:14 am
por VascoV
Prionace Escreveu:Quanto a esterlizar a cadela, como não a comprei com intuito de fazer negócio com ela, a
cho que não é essencial se não fôr pura,
mas sempre é mais dificil arranjar donos para os cachorros...
Bem, pelo que diz aqui tem vontade de fazer cruza mesmo que a cadela seja inferior e não pôe de parte mesmo que ela não seja pura.

A questão é. Pagou pouco pela cadela, acha-a inferior, ainda não viu uma fêmea ao vivo além da sua estando a compará-la com machos.

Parece-me que deve fazer várias coisas:

1- Falar com vários criadores e ver vários exemplares.

Peça por fax uma lista em www.cpc.pt e siga os afixos ( nomes de canil, existentes ). Não lhes peça por telefone nem pegunte quais aconselham pois há uma polémica aver com isso.

2- Munido disto fale com o criador. Note que a qualidade do exemplar depende do que você paga, como diz um conhecido criador de Labradores, "tenho cães para exposição e cães para companhia, o preço é diferente e a qualidade também " :D Se compou um "charuto" por 50 contos não tem muito que resmungar... ;)

3- Se se verificar uma falcatrua pode fazer queixa e pedir o ressarcimento do valor pago.

4- Se o animal não fôr puro...sinceramente eu se fosse a si esterilizava a cadela... pela sua citação temo que por sua vontade ou "deslize" surja uma ninhada da sua cadela, que não será necessáriamente grbnde coisa

5- Se estiver conforme ao estalão... aí acho que deve um pedido de desculpas ao criador por estar a duvidar dele.

Fique bem.

Enviado: segunda set 13, 2004 3:06 am
por Prionace
Sinceramente fiquei um pouco despontada com esta última resposta. Eu nunca disse que tinha vontade que a minha cadela se cruzasse mesmo que não fosse pura. Só disse que não achava essencial. Acho que essa decisão deve ser do dono e quando coloquei este tópico não era bem o tipo de aconselhamento que procurava...
Quanto ao comentário de que se paguei um preço inferior é normal que também tenha obtido um produto de qualidade inferior também não acho muito normal. Quando decidi ter um cão estudei várias raças e entre as preferidas, labrador, pastor alemão, ou boxer decidi-me pelo labrador. Não procurava em excelente exampla "filho de campeões" ou coisa do género. Não a comprei pelo preço, alias já estava mais do que convencida que iria desembolsar uma quantia nada módica para ter um cão com todas aquelas qualidades que procurava. Decidi procurar ninhadas directamente em criadores para que pudesse ter os pais a vista e conheçer melhor as condições do criador. Por acaso do destino ao contactar o craidor que efectivamente nos vendeu a cadela ele explicou-nos a situção e pareceu-nos aceitável. Visitamos as instalações, vimos os pais, os seus lop's, tudo conforme. Nunca me passou pela cabeça que uma ninhada de cães com lop pudessem não ser puros. Assim trouxemos a cadela e agora começamos a suspeitar.
Também acho que não devo nenhum pedido de desculpas ao criador no caso de ela ser pura, pois nunca referi o seu nome, nem nunca afirmei que ela não o era, apenas tenho sérias dúvidas e procura ajuda para as esclarecer.

Enviado: segunda set 13, 2004 6:46 am
por VascoV
Prionace Escreveu: Sinceramente fiquei um pouco despontada com esta última resposta. Eu nunca disse que tinha vontade que a minha cadela se cruzasse mesmo que não fosse pura. Só disse que não achava essencial. Acho que essa decisão deve ser do dono e quando coloquei este tópico não era bem o tipo de aconselhamento que procurava...


Quanto ao comentário de que se paguei um preço inferior é normal que também tenha obtido um produto de qualidade inferior também não acho muito normal.
Se se desapontou lamento, é o que se deduz fácilmente do que escreve...não fui eu que escrevi mas a senhora. Tem razão que o dono é que sabe, pode cruzar o que quiser, sendo charuto ou não.

Qundo ao segundo parágrafo...deve desconfiar-se sempre das pechinchas e não só em cães, aliás esta citação sua abaixo devia tê-la colocado de sobreaviso logo sobre a categoria do "criador"...


se bem que o preço foi razoavelmente abaixo dos practicados, tendo o criador justificado este preço com uma relativa urgência que tinha em vender as crias pois tinha tido 2 ninhadas ao mesmo tempo e não dispunha de condições para os ter por muito mais tempo.
Fique bem.

Enviado: segunda set 13, 2004 1:48 pm
por Prionace
Sinceramente mal posso acreditar no que leio

"...deve desconfiar-se sempre das pechinchas e não só em cães"

mas não será para isso que existem lop's e o cpc? Se um cão apresenta lop que direito tenho eu para desconfiar da sua pureza? Se este tipo de situações ocorre é porque alguém não está a fazer o seu trabalho como deve de ser.

P.S.- Muito ou pouco eu paguei pela cadela (e também não foi assim tão pouco como me parece que têm pensado), ou seja paguei por algo com uma suposta "garantia" que afinal parece que pouco vale, afinal tudo é deixado a cargo da consciência do criador....

Enviado: segunda set 13, 2004 3:38 pm
por Magui
Vamos lá ter calma....afinal a cachorra ainda nem terminou de crescer!!!...se ainda nem um ano tem... acontece que as fêmeas são mais baixinhas que os machos... existem criadores de renome que tem fêmeas bem baixas...mesmo no limite do aceitável....

Será melhor ir com ela a uma exposição, e pedir uma opinião a um dos juízes que lá esteja ou então ir a um criador experiente com labradores e pedir-lhe uma opinião.... já agora será que dá para colocar uma foto da sua menina?....



um abraço


Magda

Enviado: segunda set 13, 2004 4:09 pm
por aisd
Também acho que se está a precepitar.

De facto as cadelas lab são pequenas - pode ver com os seus olhos em qualquer exposição.
As da linha americana - que não são aceites em expos - é que são mais altas e magras.

À minha Zorra até chamamos "perna curta" - é um dos termos ternurentos que temos para ela.

Além disso o lab só acaba de crescer lá para os 18 meses, 2 anos.
A minha cresceu até aos 2 anos.

Enviado: segunda set 13, 2004 7:57 pm
por VascoV
Nõ se esqueça de que eu disse para ir ver cadelas... E de facto eu considero que comprar um cão mais barato terá alguma razão

E vai-me desculpar mas veja o que escreveu acima e agora mais abaixo ?


Prionace Escreveu:Como posso confirmar as minhas dúvidas em relação á pureza da minha cadela? Se de facto a cadela não fôr pura posso pedir algum tipo de indeminização por logro da parte do criador?Devo informar o Clube Português de Canicultura e participar da sua conduta?
E depois escreve mais abaixo.
Prionace Escreveu: Se um cão apresenta lop que direito tenho eu para desconfiar da sua pureza ?
È contraditório...

A indicação já dei, porque não fala com criadores, ve cadelas adultas e a partir daí conclui ?

Quanto a dizer que o peço não foi assim tão baixo, eu só me guiei pelas suas palavras abaixo.
que o preço foi razoavelmente abaixo dos practicados
E aqui posso ter falhado mas sinceramente não sei o que para si é razoável, pois para mim pode não o ser, por exemplo, um bom cão custa 750 euros no minimo.

Fique bem

Enviado: segunda set 13, 2004 9:51 pm
por Edu_Pac
Realmente, com um ano de idade, uma altura de 40 cm até ao garrote é muito pouco; o meu Jack tem 6 meses e tem uma altura até ao garrote de mais de 50 cm.