Golden, respeito a opinião de quem experiência tem, mas algumas questões.
1.º - Sim, é verdade que me aconselharam a ração e nem foi o criador nem a vet, e sim mais do que uma pessoa da minha inteira confiança, que têm labs, um é criador e lhes dão acana.
2.ª O criador foi o primeiro a me dizer que se quisesse mudar de ração para ter cuidado na transição, não referenciou o período dos 6 meses, não me aconselhou nem deixou de aconselhar quanto a não mudar até essa altura. Não me aconselhou a continuar a regal, apenas me disse que se pretendesse mudar já o fazer com cuidado. Mencionei a acana ao q me disse que também era boa, mas que preferia a regal. Não lhe telefonei por motivos que não vou aqui mencionar, mas houve uma razão válida para isso.
3.º A Lua (não Luna), começou com Regal e mudei para acana. Os parasitas nada tinham a ver com a ração, apenas coincidiu com a mudança para a acana, mas o problema ficou definido que eram demasiados parasitas, que já trazia com ela, por isso, até aqui nada tem a ver com a ração. Perante a diarreia pareceu-me razoável o conselho da vet em lhe dar a intestinal, dieta e exactamente por serem demasiadas mudanças é que pretendia e foi o que fiz, após a dieta dar-lhe novamente a acana e não mudar para rc.
Na altura pus essa hipótese se não fossem parasitas, mas reacção à ração e exactamente por me preocupar com isso não quis, desde já mudar novamente. Portanto o cachorro não vai na terceira ração, a intestinal é dieta e existe para ser administrada em situações extraordinárias. assim sendo continuou com a acana e neste momento está bem e de saúde, sem diarreias, nem nada e come a acana sem problemas nenhuns.
Foi exagero da sua parte, no que me diz respeito, dizer que quando os cachorros não comem o dono põe as mãos à cabeça e muda logo para outra. Nada disso, a preocupação que tive foi exclusivamente a diarreia constante e a dificuldade em eliminar os parasitas e isto sim, veio com ela desde o criador, após duas desparasitações as análises ainda acusaram parasitas, essa era a causa da diarreia e não a transição da ração, por muito que possa ter sido precipitado mudar.
Portanto se cometi um erro pode ter sido em alterar a ração antes dos 6 meses, mas também aqui são muitas as opiniões. Não há aqui questão nenhuma de manipulação nem de ai jesus a lua não come. Esse foi mais um dado, mas a preocupação, volto a dizer foi a carga de parasitas e a diarreia líquida. Dei-lhe a dieta, as análises acusaram parasitas e continuei com a acana, ainda teve alguma diarreia após a transição, a vet aconselhou a dar novamente a intestinal e depois mudar para rc o que eu desrespeitei exactamente pelas mudanças exageradas. Continuei com a acana, no dia seguinte a diarreia parou, os parasitas desapareceram e está bem e com 8 kg aos 2 meses e meio.
Os cães são animais, e tal como os bébés, precisam de ganhar imunidade e não sou a favor de protecções exageradas, temos de os observar e ver como reagem sem entrar logo em paranóia, preocupação sim, cuidados sim, mas com calma...
Resumindo: segundo a vet deveria ter sido acana-intestinal-acana-intestinal-rc, ao que eu fiz acana-intestinal-acana e por aqui parei, para bem da Lua.
Já tive cães e estas situações ocorrem muitas vezes, pensei que pudesse ser gastroenterite, mas não e muitas vezes os vets tendem a tratar os cães como flores de estufa, por muita confiança que tenh nesta vet, avisei que iria desrespeitar esta última mudança e penso que fiz a escolha certa. Se realmente ao fim de mais uns dias a diarreia continuasse aí sim seria forçada a concluir que não se estava a dar bem com a acana e certamente me arrependeria de ter parado com a regal... Não me parecia, de início que fosse da ração, poderia sim ser da transição, mas se estava parasitada...no entanto não sou vet e procurei quem sabe...
4.º Força de vontade não me falta, tirei-lhe a comida e qd a colocava se não a comia retirava, não sou mole nestas coisas, o problema é que a diarreia continuava. Já eduquei outros cães, conheço as situações de braço de ferro muito bem.
5.º A observação da conta da vet foi infeliz. Até tenho sorte porque a vet é minha amiga há muitos anos, é quase por conta da casa, excepto os produtos, respeitou, apesar de não conhecer, o facto de estar a dar acana e apenas mencionou dar-lhe a rc se as análises não acusassem parasitas e se concluisse ser reacção à ração, à acana evidentemente, a sua pergunta foi irónica, pois a regal era anterior. Mas, apesar de vender rc, também me falou noutras marcas igualmente boas, inclusivamente a que dá ao seu cão, mas gosta da rc maxi babydog. Cada caso é um caso e cada cão pode dar-se melhor com uma ou outra ração, cada organismo fala por si.
Disse-lhe que a diarreia parou durante a intestinal e que recomeçou com a acana, ao que me aconselhou voltar à intestinal e depois mudar para outra ração, mas achei por bem continuar mais uns dias exactamente para proteger a lua, sim porque essa é a minha prioridade e não as contas do vet ou rações mais ou menos comerciais, ou etc.
Fiz o que achei melhor, o que me pareceu mais coerente, esperar um pouco e nada de mais mudanças...comuniquei-lhe que não ia dar novamente intestinal, respeitou e funcionou, não foi fazer experiências, mas sim ter uma atitude coerente, calma de esperar para ver em vez de desatar a stressar e a mudar logo aos primeiros sinais...a Lua está bem, a comer, a crescer e sem diarreia ou parasitas, que, pelos vistos era o problema.
Isto responde à sua pergunta:
"Paula,
é impressão minha ou os problemas começaram c a Acana? Se assim fôr quer insistir pq? Só para ter certezas? Olhe que a Luna é demasiado jovem, para continuar com experiências... não lhe chega já o que tem acontecido?
Boa sorte"
[/quote]
Quanto à seborreia não me vou preocupar já, vou esperar pelos 3 meses, dar-lhe um bom banho e logo se vê se continua ou não. Se continuar levedura de cerveja será a minha opção. Se não funcionar, vet e logo vejo o que ela diz, mas a Lua já vinha do criador com seborreia...
Obrigada, desculpem lá o testanmento...
Golden, às vezes interpretamos mal o que as pessoas dizem, não sou stressada e precipitada com a Lua, já tive outras experiências,os meus cães sempre forma de guerra e nunca dei totalmente ouvidos aos vets, nomedamente em questões de medicação...optei sempre por esperar sempre que as situações não fossem graves, obviamente, bastante atenta às reacções, não me agradou dar o flagyl, medicar a Lua tão cedo, mas aqui a vet foi clara, achou que era mesmo melhor e respeitei, mas não me agrada, eu odeio medicamentos, raramente tomo e com os meus cães sempre foi assim. Tive um boxer que esteve um mês paralisado, e 2 com problemas, uma infecção que ninguém sabia o que era, queriam abatê-lo, resisti, acreditei, a certa altura decidi parar com as medicações que não estavam a funcionar e apenas lhe dei todos os dias neurobion, vitaminas, iogurte natural para regular os intestinos, chá preto quando tinha diarreia e safou-se... dizem os vets não se sabe como... nem eu, pode ter sido sabe-se lá porquê, mas perante este caso que sim foi um tormento de três meses, não iria entrar em parfuso por a Lua não comer...o boxer era alimentado por mim à seringa...
Todos cometemos erros e talvez a mudança tenha sido prematura, mas acredito, sinceramente que o problema eram os parasitas, a quantidade e dificuldade em os exterminar logo.
Agora está tudo bem, última vacina esta semana e não tarda nada RUA!!!!
obrigada,
Paula
