Olá Golden
Simplesmente excelente!
Já agora alguns conselhos sobretudo para quem estiver a adquirir um macho, pois têm uma personalidade mais dominadora:
- Quando se dá comer ao cachorro, ao preparar a comida (ração) deve-se fingir que comemos parte da ração. Podemos por exemplo, esconder um bocado de bolacha na mão e comer, fazendo um barulho exagerado se necessário. Só depois é que deveremos dar a comida ao cachorro. Motivo: O chefe da matilha é sempre o primeiro a comer.
- Quando se passear com o cachorro, não deixar que ele controle a direcção para onde se passeia. Embora ele deva ter margem para usufruir do passeio, deveremos ser nós a tomar a iniciativa da direcção onde vamos. Motivo: O chefe da matilha é que toma a iniciativa na caça (tipicamente o que o cão julga que vai fazer quando se sai à rua).
- Quando formos com o cachorro a algum lado, e passarmos por portas, nós deveremos ser sempre os primeiros a passar. Deve-se usar uma expressão do género "Espera" ou "Fica" para que o cachorro espere. Motivo: mesmo que o anterior.
- Quando se chegar a casa, não ir logo direitos ao cachorro fazer festas até mais não. Deveremos deixar que o cão acalme um pouco, e ir primeiro pousar o que trazemos na mão, tirar o casaco, etc. Depois então poderemos dar-lhe toda a atenção e fazer-lhe as festinhas todas. Motivo: O cão entende as nossas festas como sendo lambidelas, o que se for exagerado (especialmente quando se chega a casa) vai-lhe criando a sensação de ser o chefe da matilha.
- Quando o cão estiver a comer, deveremos poder mexer na comida à vontade. Normalmente, quando se usa o truque de comer antes do cachorro, não deverá haver problema, mas é sempre bom experimentar regularmente. Motivo: Igual ao primeiro.
- Não deixar os brinquedos (que não deverão ser mais que 2 ou 3) espalhados pela casa. Os brinquedos não são do cão, são nossos! Motivo: Se o cão considerar que alguns brinquedos são dele, o facto de estarem espalhados leva-o a considerar que o território é também dele.
- Em caso de cães mais dominadores: usar uma "caixa de transporte" / "parque" onde este deverá comer e dormir. É também o local onde o cão deverá ser colocado quando se porta mal. O pior castigo para um labrador é afastá-lo de nós. Para além disso, neste local o cachorro nunca faz necessidades o que é óptimo para que ele se habitue a controlar as vontades.
Acima de tudo, e apesar de todo o carinho que devemos dar ao cachorro, não nos podemos esquecer que não é uma pessoa. Se o cão chegar a uma situação em que se considere chefe da matilha é muito mau para o ele, pois ele tem a responsabilidade de líder, mas não sabe como lidar com a situação, o que vai criar conflitos no cachorro. Por isso, é muito importante que este saiba quem é o chefe (os chefes), e nós deveremos dar-lhe os sinais necessários para que ele entenda isso!
Boa sorte a todos!
Luís