

Moderador: Moinhodoceu
Divan,divan Escreveu: A Pepita esta no sio quanto tempo ela vai ficar no sio . oops![]()
Cio canino
Normalmente, as cadelas entram no cio entre os 6 e os 10 meses de idade, em alguns casos o cio ocorre quando o animal já está com 1 ano.
(Dependendo da raça, muitas vezes nas raças Labrador e Golden, o 1º cio pode ocorrer perto dos 18 meses).
O período do cio dura em média 15 dias, mas a fêmea só aceita o macho à partir do 7º ou 8º dia do cio considerando que no 11 dia ocorre 50% da liberação dos óvulos, aumentando as possibilidades de ocorrer a fecundação. (Pessoalmente conto sempre 21 dias, como medida de segurança, uma vez que já cruzei uma cadela ao 18º dia).
Existe um exame que tem por finalidade detectar as fases do ciclo estral (cio) possibilitando saber-se a data do provável acasalamento, evitando por exemplo, o deslocamento desnecessário, brigas entre os mesmos no período anterior ao estro. (Já fiz este exame, por diversas vezes, a cadelas minhas, e sempre o fiz na Faculdade Medicina Veterinária, Prof. Luisa Mateus).
2.1 Proestrus
Os sinais de cio são uma pingos de sangue e intumescimento da vulva; o primeiro sinal da entrada no cio com uma cadela comum será uma inchação notável da própria vulva e/ou a área perianal sobre ela. Sangramento normalmente começa dentro de alguns dias e a hemorragia inicial vai (normalmente) ser muito vermelho. Esta fase do cio é chamada proestrus e durará nove dias ou muito mais tempo. Durante este tempo a vulva continuará aumentando; mas ficará um pouco rígida. A cadela normalmente não aceitará o macho durante esta fase e não pode ser engravidada se acasalar.
2.2 Estrus
Em torno do décimo dia de cio a cadela progride normalmente à próxima fase, chamada estrus. É durante este tempo que ela aceitará o macho e a fertilização pode acontecer. Neste momento a própria descarga normalmente se reduz; algo como uma cor avermelhada clara para cor-de-rosa até mais claro ou âmbar freqüentemente é visto, ou a hemorragia pode parar completamente. A vulva ficará suave e mais flexível. Se tocada acima ou de um lado da base do rabo, a cadela arqueará para trás e enrolará o rabo dela de lado. Isto se chamado "flagging" e é um bom sinal de que ela está pronta para acasalar, ou logo estará.
Em algum ponto durante o estrus, a cadela lançará os óvulos dela dos ovários. Os óvulos são lançados em um período pequeno de tempo, em vez de vários dias como já se acreditou, e o número deles determinará o tamanho da ninhada, se a procriação for feita no momento correto. Os óvulos não estão prontos para ser fertilizados até três dias depois do lançamento deles, e se não fertilizados morrerão dentro de mais vinte e quatro a quarenta oito horas depois isso.
A duração do estrus varia de apenas três dias para mais de duas semanas (incomum) e se a cadela é cruzada em qualquer momento dentro de aproximadamente seis dias antes da ovulação até três dias depois, a concepção deverá acontecer, pois as células do esperma permanecem vivas na área reprodutiva da cadela e são capazes de fertilizar óvulos durante pelo menos sete dias. Existem casos onde o esperma permaneceu viável durante dez dias, entretanto as ninhadas resultantes foram muito pequenas.
2.3 Diestrus
Três dias depois dos ovos estarem prontos a ser fertilizados, a cadela entra na próxima fase do cio: diestrus. Neste momento normalmente a descarga ficará sangrenta novamente - um sangue vermelho espesso, embaçado e escuro. A cor embaçada é das células brancas do sangue e das células de tecido vaginal que são eliminadas neste momento. Esta hemorragia pode durar apenas dois dias ou continuar até por uma semana. A pode ou não aceitar um macho neste período, mas nenhuma fertilização acontecerá se ela for acasalada pela primeira vez durante o diestrus, pois os ovos já morreram.
A duração real do diestrus é aproximadamente a mesma se a cadela está ou não grávida; durante este período de tempo os órgãos reprodutivos dela são influenciados pelo hormônio progesterona. Se a cadela está grávida, o diestrus dura a gravidez toda dela. Se ela não está grávida, há um período de falsa gravidez - mais pronunciada em algumas cadelas que outras - que pode durar de cinqüenta a oitenta dias depois quando ela volta gradualmente à última fase do ciclo cio, o anestrus.
2.4 AnestrusAnestrus é o período restante entre dois cios e dura uma média de quatro meses (lembre-se de somar dois meses para o diestrus, fazendo uma média de seis meses entre cios) mas pode variar entre dois a dez meses.