TRANSPORTE

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Koral
Membro Veterano
Registado: segunda fev 28, 2005 2:23 am

segunda abr 18, 2005 8:58 pm

Alguem me consegue esclarecer quais sao realmente as leis para o transporte de cães no carro?

Já me disseram tanta coisa que fico ainda mais confuso.

Cumprimentos

Koral :o
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

terça abr 19, 2005 8:56 am

Não há!
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta mai 05, 2005 9:46 pm

Boa noite,

tenho andado com esta questão na cabeça, e fui ver o que dizia o código da estrada sobre o assunto, o que encontrei foi:
TÍTULO II
Do trânsito de veículos e animais

Artigo 56.º
Transporte de carga

3 – Na disposição da carga deve prover-se a que:
a) Fique devidamente assegurado o equilíbrio do veículo, parado ou em marcha;

b) Não possa vir a cair sobre a via ou a oscilar por forma que torne perigoso ou incómodo o seu transporte ou provoque a projecção de detritos na via pública;

c) Não reduza a visibilidade do condutor;

d) Não arraste pelo pavimento;

e) Não seja excedida a capacidade dos animais;

f) Não seja excedida a altura de 4 m a contar do solo;

g) Tratando-se de veículos destinados ao transporte de passageiros, aquela não prejudique a correcta identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação e da chapa de matrícula e não ultrapasse os contornos envolventes do veículo, salvo em condições excepcionais fixadas em regulamento;

6 – Quem infringir o disposto no n.º 3 é sancionado com coima de € 120 a € 600, se sanção mais grave não for aplicável, podendo ser determinada a imobilização do veículo ou a sua deslocação para local apropriado, até que a situação se encontre regularizada.
Trocando isto tudo por miudos, acho eu: O cachorro não pode andar solto dentro do carro, porque vai contra as alíneas c) e d) Ou seja, devemos usar uma transportadora.

De qualquer modo, é como o MDogster disse, não existe especificação na lei, é muito generalista :(

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
Koral
Membro Veterano

sexta mai 06, 2005 5:08 am

ja arranjei uma transportadora.. pelo sim pelo nao a minha bebe ali viaja mais segura :P

Obrigado *
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

sexta mai 06, 2005 9:29 am

O nosso Calvin nunca quis saber da transportadora para nada! :D Nós bem tentámos, mas ele fazia uma choradeira que parecia que o iam a matar! Agora temos a transportadora em casa, de porta aberta, a servir de cama... :roll:

Por isso, arranjámos uma espécie de peitoral que se prende ao cinto de segurança e lá vai ele, sentado no banco de trás, todo contente da vida! :D
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

sexta mai 06, 2005 9:30 am

O transporte de animais em carros particulares é um problema que se levanta à muito tempo.
A golden_ como excelente forista foi logo buscar o código da estrada :lol:
Agora umas correcções à opinião da golden:
golden_ Escreveu: O cachorro não pode andar solto dentro do carro, porque vai contra as alíneas c) e d) Ou seja, devemos usar uma transportadora.
A alínea c) é um pouco subjectiva uma vez que se for no banco de trás não reduz a visibilidade do condutor. Não podendo olhar pelo espelho retrovisor interior pode olhar pelo exterior.
Quanto à alínea d) "Não arraste pelo pavimento" só se o cão fosse arrastado pelo carro :o pois entende-se pavimento o alcatrão ;)

Logo se formos apanhados por uma brigada é so aguardar pela sua boa compreensão e amabilidade.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta mai 06, 2005 9:56 am

Marco,

obrigada pela correcção ;) este é um tipo de assunto que não percebo nada, e o código da estrada é generalista. O arrastar pelo pavimento, penso eu, que também poderá ser interpretado pelo facto de um cão pequeno, ou gato, andar pelo chão, e haver o risco de se meter na zona dos pedáis :?

Mas, tudo isto depende da interpretação da referida lei, ou do agente que nos mandar parar.

De qualquer modo, aproveito para deixar aqui duas fotos de diferentes transportadoras, que podemos usar para transportar os nossos «miudos» ;)

Imagem

Imagem

Estas têm rodas, e normalmente são as usadas em trasporte de avião. Mas, existem sem rodas.

Gostava imenso, se alguém que estivesse mais dentro da lei, desse uma ajudinha neste tópico, não há por aí nenhum polícia? :lol:

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
Nikasj
Membro
Registado: quarta mar 02, 2005 12:23 pm

sexta mai 06, 2005 4:38 pm

Boas,

A minha interpretação da Lei é a seguinte:
- Os animais devem ser transportados de modo a quem não ponham em perigo a condução, ou seja, não andarem a saltar de um lado para o outro, existir a possibilidade de saltar para o colo do condutor, interferir na visibilidade, etc...
Basicamente é isto, é o que normalmente se aplica ao transporte de mercadorias. Embora ache que se fazem leis para "cães perigosos", podiam fazer leis que inclui-se a protecção dos nossos amigos....

Agora tenho uma outra questão que se pode aplicar a este assunto:
- Temos de andar com a documentação dos animais quando os transportamos em viagens? Na maior parte das vezes ando com tudo, mas mais para prevenir alguma situação. Alguém sabe dar alguma informação?

Beijos,
Catarina J
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

sexta mai 06, 2005 4:43 pm

nao sei se é obrigatório, mas que pode dar jeito pode.

imagine que o cão sofre algum acidente temos logo o livro das vacinas, que tem tudo à mão para o levar ao vet mais proximo.
Koral
Membro Veterano

sábado mai 07, 2005 4:08 pm

Muito sinceramente e sem querer contriar as diversas opiniões, sou a favor do uso OBRIGATORIO de transportadoras, passo a explicar as minhas razões:

- Reduz a 100% a possibilidade de distração por parte do condutor

- Em caso de acidente, o cão em vez de andar as cambalhotas pelo carro este ali seguro, acredito sinceramente que os danos serão bem mais reduzidos

- Vamos supor que é um cão agressivo ou protector do seu dono. Temos um acidente, os bombeiros querem chegar a nos e o cão confuso tenta-nos proteger aplicando umas dentadinhas nos bombeiros.

- O cão passa a perceber que o seu local não e o mesmo dos donos, o que mostra que nós é que mandamos nele e decidimos onde ele vai.

A outra opção mais viavel para mim é eles irem na mala com a rede ou grelha de protecção.

Adoro a minha cadela, custa me imenso estar a ve la "encaixotada" mas é para o bem de todos, e quando ela sair da transportadora, faço uma tremenda festa e brincadeira com ela que ela ja nem se lembra de onde esteve, e quando voltar a entrar na transportadora ja sabe k quando sair é para a brincadeira :P

Desculpem o meu post tao longo, mas sinceramente acho que as vezes temos de ser tao "piegas" com os cães e pensar um bocado para que tudo se faça na devida segurança.

Repito : Nao tou a querer mostrar que as outras opções não sao viaveis e seguras, apenas estou a dar a minha sincera opinião (depois de varias pesquisas) sobre este tema.

Cumprimentos =)

Koral
Koral
Membro Veterano

sábado mai 07, 2005 4:11 pm

sorry as gafs e o k faz escrever a correr :|

A parte do "temos de ser tao piegas" é NAO podemos ser tao piegas!!

Sorry qqr coisa

Cumprimentos

Koral
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado mai 07, 2005 7:05 pm

A minha Zorra vai no banco detrás totalmente solta (nem sequer lá caberia uma transportadora...)

Ainda há pouco tempo um senhor disse para outro, ao vê-la : "as crianças vão sempre atrás".

Note-se que eu, para passear a Zorra sem trela, todos os dias a levo à praia ou ao estádio nacional.

Desde cachorrinha foi sempre assim.
Hoje fui e vim de Porto Côvo.
Dormiu no banco detrás, de lado.

O perigo para a condução foi mais quando ela era cachorra.
São muito inquietos - primeiro queria vir para a frente, depois queria dar beijinhos...
Mas, desde os 8 meses, no problem - habituou-se.

Sabem que eu sou adepta da educação em liberdade.
Rígida com umas poucas coisas mas muito liberal com o resto.
Quem sai prejudicada sou eu.
Leva tempo e muita, muita paciência.

Mas é altamente compensador.
Eu estou muito satisfeita com os resultados.

Vou pensar no cinto de segurança para cães - desde que não a prenda demais (a deixe dietar-se e dormir).
Pareceu-me uma boa ideia.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
joanasa
Membro Veterano
Registado: quinta jan 08, 2004 12:14 am

domingo mai 08, 2005 3:50 pm

Olá a todos!
Antes de trocar de carro, a xica ía no banco de trás solta, e portava-se lindamente! O mecânico chamou-me a atenção que estava sujeita a multa.
A ideia q tenho é q os cães têm de ir com cinto de segurança para cães, claro, ou então estarem numa transportadora, o que já tentei mas a minha transportadora não cabia no carro!
A opção que fiz foi comprar uma carrinha e arranjei aquelas grades divisórias para a mala. Assim, a Xica vai muito bem instalada na mala da carrinha que é só dela! A polícia já me mandou parar a pedir documentos, a Xica ía atrás e não me disseram nada!
Koral
Membro Veterano

domingo mai 08, 2005 6:46 pm

Digam me uma coisa,visto que a minha cadela é pequenina :P um labrador grande caberá numa transportadora de 80cm de comprimento e de 50cm de altura??

A mim parece me um bocado apertado, mas digam o que acham sff =)..

Obrigado

Koral
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda mai 09, 2005 10:17 am

aisd Escreveu: O perigo para a condução foi mais quando ela era cachorra.
São muito inquietos - primeiro queria vir para a frente, depois queria dar beijinhos...
Mas, desde os 8 meses, no problem - habituou-se.

Vou pensar no cinto de segurança para cães - desde que não a prenda demais (a deixe dietar-se e dormir).
Pareceu-me uma boa ideia.
Ai, os beijinhos! :D Nós chegávamos onde quer que fossemos com as orelhas cheias de baba! :lol:

Aisd, o cinto de segurança para cão, pelo menos o que nós comprámos, deixa que os cães se deitem no banco - nem o nosso Calvin admitia tal coisa se não se pudesse refastelar! :D
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”