Denúncia grave - Displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Magui
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm

domingo abr 24, 2005 9:34 pm

Olá a todos....

Estou muito revoltada e triste com o que acabei de saber hoje, relativamente a uma cadela que adoro, um animal lindo e de carácter excepcional: A Java.... Pois é, a Java foi comprada num criador, supostamente de renome e de confiança, há três anos atrás..... depois de uma vida aparentemente normal e feliz, a Java começou a coxear e eu aconselhei a dona a ir imediatamente ao Vet..... foram feitos RX e o que eu temia aconteceu: a Java sofre de displasia da anca, e como se não bastasse tem GRAU E NAS DUAS ANCAS!!!!!!

O próprio vet não queria acreditar que se criavam cães assim em Portugal, como era possível continuarmos sem qualquer espécie de controlo em relação às ninhadas e epecialmente aos progenitores!!! É de facto lamentável e imperdoável!!!!!

Vou pedir um relatório escrito ao vet e vou avançar com uma queixa formal no CPC, embora ache que não vá dar em nada, infelizmente estamos em Portugal!!!!....
Desculpem o desabafo, mas aqueles olhinhos doces que de nada se queixam merecem toda a minha preocupação.... felizmene a Java tem uns donos que a adoram e que vão fazer de tudo para que ela continue a ter uma vida o mais normal possível.......

Desculpem estar a repetir este tópico , uma vez que já o coloquei no fórum geral, mas acho que é um alerta importante para todas as pessoas que pensem adquirir um cachorro.

Um abraço

Magui
Última edição por Magui em segunda abr 25, 2005 9:39 pm, editado 1 vez no total.
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

segunda abr 25, 2005 2:24 pm

Magui Escreveu: Olá a todos....

Estou muito revoltada e triste
Boa tarde

Acredito, mas, talvez não seja a melhor maneira de resolver o problema.
Já pensou na possibilidade deste criador ser "inocente"? Como fica a situação dele perante esta denúncia "pública"? Já pensou também que ele pode processá-la por difamação?

Há locais próprios para tratar este problema, e penso que seguramente não é aqui.

NOTA: Não quero defender ninguém, muito menos culpar alguém. :roll:
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

segunda abr 25, 2005 6:30 pm

Olá

Antes de mais espero que a Java continue a ter uma vida feliz apesar da displasia nas ancas!

Em relação ao criador, não consegue que este lhe dê os comprovativos de não-displasia dos progenitores da Java? É que como a cadelita já tem 3 anos nada garante que tenha obtido a displasia hereditariamente, pelo que é um pouco precipitado avançar com queixas formais e até mesmo "publicidade" ao caso antes de ter mais dados!

Um grande abraço e felicidades para a Java que coitadinha merece sofrer o menos possível e com os cuidados certos poderá ter ainda muitos felizes anos pela frente...

Luis
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

terça abr 26, 2005 9:47 am

Olá,

Espero que corra tudo bem com a Java pois nenhum animal merece ter de sofrer e viver uma vida em sofrimento.

Quanto à denúncia pública sou completamente a favor. Acho que os problemas têm de se saber.

Quanto ao suposto processo por difamação, este nunca existirá pois não é uma difamação, mas sim um dado concreto e adquirido (a cadela tem displasia!!!)

Espero que a Java tenha uma vida longa e principalmente com o menor sofrimento possível.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça abr 26, 2005 10:55 am

Polly_Blue Escreveu: Quanto à denúncia pública sou completamente a favor. Acho que os problemas têm de se saber.
Bom dia,
eu também sou a favor de denúncias públicas. Não me refiro concretamente a este caso, estou a generalizar, CASO tenha sido feito um contacto prévio com o criador, e o mesmo não tenha demonstrado qualquer intenção de colaborar, ou apoiar.

Eu própria já fui alvo de algumas, umas correctas outras não, e expliquei públicamente os motivos de tal situação ter ocorrido. A partir daí, cada um faz o juizo de valores que melhor entender.
Polly_Blue Escreveu: Quanto ao suposto processo por difamação, este nunca existirá pois não é uma difamação, mas sim um dado concreto e adquirido (a cadela tem displasia!!!)
Perante a lei é uma verdade incontestável.

Nota:Nenhum criador, de renome ou não, está livre que uma situação destas aconteça. É impossível garantir a 100%, que um cachorro nao venha a ter determinados problemas, mesmo que se tenha tido todo o cuidado, no processo de selecção dos pais. A diferença está, na minha opinião, na atitude do criador, após tomar conhecimento do facto.

Neste caso concreto, é quase impossível, acho eu, garantir que a displasia tenha sido genética ou adquirida, uma vez que a Java já tem 3 anos.

Quis dizer estas palavras neste tópico, precisamente por ser criadora, e achar que por esse facto, não me deveria inibir, de emitir a minha opinião.

Toda a sorte para a Java e sua dona.
<p>Anita / AzulJasmim</p>
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

terça abr 26, 2005 11:24 am

Desculpem lá, mas é impressão minha ou o nome do tal criador não foi indicado aqui? Apenas foi dito um Criador de Renome, não foi? Como se pode ripostar às acusações de alguem quando não se diz directamente o nome dele?

Se alguem está descontente com uma situação, e se essa situação implica saúde, quer seja esta de animais racionais ou irracinais, porque não expor directamente num forum publico? e da maneira que bem entender. Se estamos a pensar que vamos ser processados por dizermos que aquele ou outro criador é irresponsável, que não devia sequer ter um cão quanto mais fazer criação deles, então o melhor é voltarmos aos tempos da "velha senhora!", ficamos bem calados á espera que venham mais problemas.

Se o criador já está a par da situação, resta saber qual a sua atitude, apenas para verificar qual o seu caracter e a sua posição relativa a esta questão, que pode em tudo afectar a vida de um animal.
vitor_neto
Membro Veterano

terça abr 26, 2005 11:40 am

rijkaard Escreveu: Se estamos a pensar que vamos ser processados por dizermos que aquele ou outro criador é irresponsável, que não devia sequer ter um cão quanto mais fazer criação deles, então o melhor é voltarmos aos tempos da "velha senhora!", ficamos bem calados á espera que venham mais problemas.
Bom dia
Nunca disse para ficarmos calados e sim que há locais próprios para resolver estas situações. Ainda não sabemos qual foi a atitude tomada pelo criador (acho um dado importante). E se o dito criador, por exemplo, provar que os progenitores estão isentos de displasia? você continuaria a ser a favor deste tipo de denúncias?
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

terça abr 26, 2005 2:11 pm

É verdade, existem locais adequados para que sejam feitas estas criticas, no entanto no calor da questão, pensando ainda a quente, são normais atitudes destas, a explosão do sentimento. Era isso que queria afirmar, que não é necessário calarem-se quando lhes aparecem destes problemas pela frente, é bom que se falem neles, e se for preciso criticar, que se critique, existe sempre a palavra "desculpa" quando se exagera, podem-me dizer que desculpas não se pedem, evitam-se, mas no momento nem se pensa em mais nada ... aquele cão tem displasia, a culpa é do criador ... é o que se pensa à primeira, e se tivermos no fórum é completamente normal que se escreva logo aquilo que vai na alma.

Escrevi na minha mensagem anterior que falta a opinião do criador, foi reforçada ainda mais, e aí sim penso que seja o ponto fulcral da questão.
vitor_neto
Membro Veterano

terça abr 26, 2005 2:40 pm

rijkaard Escreveu: É verdade, existem locais adequados para que sejam feitas estas criticas, no entanto no calor da questão, pensando ainda a quente, são normais atitudes destas, a explosão do sentimento.
Boa tarde rijkaard

Eu compreendo, mas não devemos agir de "cabeça quente", temos de ter calma. Vejo que este senhor nem sequer foi julgado, foi logo condenado, e acho que isso não é justo.
rijkaard Escreveu: ... aquele cão tem displasia, a culpa é do criador ...
Não sou profundo conhecedor desta "anomalia", mas pelo que li neste fórum, ninguém consegue provar isso, se foi hereditária ou adquirida.

Apesar de as vezes agirmos "no quente", não nos podemos esquecer que fica tudo registado aqui no fórum. Sei que vivemos num pais livre, mas temos de ter cuidado com a integridade de terceiros.

Só nos resta aguardar pela atitude do criador em questão. ;)
Polly_Blue
Membro Veterano
Registado: terça jan 25, 2005 1:51 pm

terça abr 26, 2005 2:59 pm

Os nossos cães, como qualquer ser vivo, tem sentimentos, riem e choram (golden_ vieram-me as lágrimas aos olhos na sua mensagem - felizmente nunca vi nenhum chorar); saltam; fazem diabruras e são carinhosos... enfim têm tudo o que existe de bom e mau :evil:
Mas isto tudo para dizer que pode não se conseguir provar se a displasia é hereditária ou não. O que interessa é que um cão que até à pouco era saudavél agora tem alguns problemas ... não há nenhum dono que fique alegre por ter um cão doente ... a culpa pode não ser do criador ... tanto mais que a hereditariedade do problema pode vir dos avós da cadela e os pais serem "fisicamente perfeitos". Também pode ter ganho o problema através de excesso de peso, esforço um pouco maior do que os membros suportavam ... enfim... tantas possibilidades.
Mas a dor do cão e do dono ... não há nada que a apague.

Magui estou de acordo consigo ... às vezes sabe bem disparar primeiro e perguntar depois.
Liberte toda a sua fúria... é para isto que cá estamos para ouvir os desabafos uns dos outros.

Boa sorte para a sua menina...
Quanto a quem não concorda com o que foi dito, coloque-se na pele da outra pessoa e imagine-se com um problema similar ...
Verá, que mesmo não tendo culpa, o criador é sempre o culpado :evil: :p
vitor_neto
Membro Veterano

quarta abr 27, 2005 10:27 am

Bom dia a todos.
Achei interessante colocar esta mensagem aqui. (a tal atitude do criador, para quem não sabia)

cucculain Escreveu:
Magui - [size=84]em outro Fórum[/size] Escreveu: O criador já foi informado, ... disse que era uma chatice, que pena..... para a cadela ir lá com os rx..... que maçada.....
Os vets dizem que um caso tão grave não se adquire , herda-se.....
Se o criador disse para lá ir, é porque provávelmente está a considerar assumir as suas responsabilidades.
Parece-me precipitada a sua denúncia pública.
Quanto ao herdar-se é verdade, mas nada garante que seja dos pais, estas coisas saltam gerações.
E depois existem os factores ambientais, pense bem se tomou todos os cuidados durante o crescimento, é que se não tomou, pode fácilmente ter transformado um caso que poderia ser "c", p. ex., em "e".
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”