Cruza (amarelo x chocolate)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

terça mai 03, 2005 10:05 am

Bom dia a todos ;)

A cerca de 2 meses, uma pessoa conhecida minha, pediu-me o cão (retriever do labrador amarelo) "emprestado" para cruzar com a cadela dela (retriever do labrador chocolate).
Na altura disse que sim e que não havia problema. Mas durante as minhas pesquisas na net, venho a constatar que certos criadores não aconselham este tipo de cruzamento. (amarelo x chocolate)

Gostaria de saber a vossa opinião.

Desde já o meu muito obrigado. ;)
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça mai 03, 2005 10:49 am

Bom dia,

segundo os manuais de cruzamentos correctos, as côres que se podem cruzar são:

Preto - pode cruzar com todas as côres
Amarelo - só pode cruzar com amarelo ou com preto
Chocolate - só pode cruzar com chocolate ou com preto

O cruzamento de chocolate com amarelo, normalmente dá origem a cães com má pigmentação. Tipo, nariz de borboleta, olhos sem o risco de demarcação, etc.

Daí que esse cruzamento não é de modo nenhum aconselhado.

Cumprimentos,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

terça mai 03, 2005 12:01 pm

Golden_ Escreveu: Daí que esse cruzamento não é de modo nenhum aconselhado.
Bom dia, Golden_

Só é pena que o CPC não ligue a isso e registe a mesma essas ninhadas.
Acho que deveria haver mais controle. ;-)

NOTA: sei de um caso desses.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

terça mai 03, 2005 12:14 pm

Vitor,

se fosse só você . . . ;)

De qualquer modo, o CPC o que verifica, é que nas ninhadas que são registadas, ambos os progenitores pertencem à mesma raça. Penso que a «qualidade» dos cruzamentos, deveria ser regulamentado pelo Clube do Retriever.

Mas, do mesmo modo que não sou sócia desse Clube, sou é do CPC, muitos «criadores» também não são, daí que a fiscalização pelo Clube do Retriever se torna complicada.

Teria de haver uma ligação muito estreita entre ambos os Clubes, para que tal pudesse ser vigiado. Ou seja, falamos de utopia!! Mas, não ponha a culpa no CPC, que já têm àgua pela barba, com tantas situações que ocorrem.

Cumprimentos,
melgibson
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2005 1:02 pm

quarta mai 04, 2005 11:00 am

Golden diga-me lá p.f o que é nariz de borboleta? nunca ouvi esse nome :oops:
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 04, 2005 6:49 pm

melgibson Escreveu: Golden diga-me lá p.f o que é nariz de borboleta? nunca ouvi esse nome :oops:
Boa tarde,

a 1ª vez que ouvi essa denominação, referia-se ao nariz rosado de uma Grand Danois, dito por uma criadora da raça, a quem eu muito estimo. Não sei, se a expressão se pode também aplicar a outras raças. No entanto, é o que eu passei a chamar aos narizes despigmentados, que ficam côr de rosa :oops:

Apesar de que no caso daquela Grand Danois, o nariz não era despigmentado proporcionalmente, e sim manchado, daí «nariz de borboleta».

É que achei tão gira a expressão, que adoptei :oops: e já lá vão 9 anos, apesar do correcto será dizer «despigmentado».

Cumprimentos,
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”