Aconteceu-me a terrivel displasia da anca

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

couveflor
Membro Júnior
Registado: quarta jun 18, 2003 11:42 pm

quarta mai 11, 2005 12:55 am

Pois é a minha labradorazinha de apenas 9 meses tem displasia, em desespero de causa enviei este mail para o C.P.C.
Acham que fiz Bem.
Já agora gostava de ter relatos de pessoas que tenham feito aos seus cães o retirar a cabeça do femur, na minha vai ser nas 2 coxas, Como Estão os cães?
que cuidados têm, se fazem uma vida normal de cães, se saltam correm se podem ser aquela companhia de passeios pelo campo e pelo mar, quem tem labradores sabe bem do que falo.

obrigado e aqui fica o que escrevi ao cpc.

"Ao cuidado do senhor Presidente ou Director do C.P.C.

Comprei uma cadela da raça labrador a uma criadora da zona XXXXXX, passado 8 meses e meio começou a coxear e foi ao veterinário fazer uma radiografia, Displasia da anca em ultimo grau, pelo que me disse a veterinária é hereditário neste grau, a cadela tem LOP do vosso clube. No acto da compra quando abordada sobre a eventualidade de aparecimento desta doença o que me foi dito foi que se tivesse alguns cuidados esta doença nunca aparecia.(o que foi cumprido e acompanhado pela veterinária desde os 2 meses) Afinal venho a saber que é hereditário e que nunca vou poder fazer criação com a minha cadela.
Eu sei disto e tenho escrúpulos, mas pergunto eu agora, a criadora não devia deixar de criar com esta cadela? e o cão não devia também ser proibido de criar?

Quando abordada sobre esta questão a criadora o que me disse é que me dá outro cão, mas se os pais são os mesmos, sujeito-me de em vez de ter de operar só a que tenho agora, voltar a acontecer o mesmo com a que me quer dar?
Qual é o vosso papel no meio disto tudo?
Para que serve Isto de ter lop?
Para que serve a criadora ser conhecida por vós?
Depois de avisado pela minha veterinária para a alertar do sucedido, o que a criadora me tem a dizer é que não pode criar mais com o cão pois não é dela(que a culpa é do macho) e a cadela que é da criadora(mãe da minha) é boa e vai continuar a criar com ela.
Será que não é obrigação dos senhores deste clube informarem esta criadora daquilo que qualquer um numa pesquisa da net sabe logo, que são genes recessivos e que para um descendente ter a doença, os dois progenitores são portadores desse gene.

Expliquem por favor a esta senhora que não pode voltar a criar com esta cadela.
Não imaginam a tristeza que tenho passado neste últimos dias, não só pelo dinheiro que vou gastar, e que dava para comprar vários cães da mesma raça, mas mais por saber que passado 9 meses tenho um animal que nunca mais vai ser um labrador normal.
Se comprei acho que é o mínimo que posso exigir, fiz tudo como manda a lei, pus micro chip, dei vacinas, registei no vosso clube, paguei tudo e mais alguma coisa, ração da melhor, e no fim para quê?

Estou muito triste e não queria que esta senhora (que depois de uma resposta vossa eu direi o nome até porque quero saber o que vão fazer), faça isto a mais ninguém, ninguém merece.

O que queria também saber, é quais são os meus direitos e o que posso exigir da criadora.
Acho que este esclarecimento devia ser-me dado e com conhecimento posterior à criadora, pois peixeirada não quero.

Só quero saber bem quais são os meus direitos e as obrigações da criadora.

Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quarta mai 11, 2005 7:56 am

Lamento muito a situação pela qual está a passar neste momento... penso que todos nós temos receio que os nossos meninos tenham problemas :(

Em relação ao e-mail que enviou para o CPC não me posso pronunciar com conhecimento de causa, mas vou dar a minha honesta opinião: acho que o facto de ter registo no LOP nada tem a ver com o que os problemas que surguiram agora com a sua labradora.

No meu entender o registo no LOP apenas serve para termos a certeza de que se trata de raça pura, dentro do escalão admitido pelo CPC. Com este documento temos o pedigree do cão (pais, avós e bisavós).

Em relação á criadora penso que será a couveflor a apurar responsabilidades, desde que seja realmente displasia hereditária, mas penso que lida com criadores honestos:
Quando abordada sobre esta questão a criadora o que me disse é que me dá outro cão, mas se os pais são os mesmos, sujeito-me de em vez de ter de operar só a que tenho agora, voltar a acontecer o mesmo com a que me quer dar?
Qual é o vosso papel no meio disto tudo?
Para que serve Isto de ter lop?
Para que serve a criadora ser conhecida por vós?
Depois de avisado pela minha veterinária para a alertar do sucedido, o que a criadora me tem a dizer é que não pode criar mais com o cão pois não é dela(que a culpa é do macho) e a cadela que é da criadora(mãe da minha) é boa e vai continuar a criar com ela.
Se a culpa é do macho e a criadora tem conhecimento disso, já será um pouco diferente...

Só uma pergunta: na altura que comprou a sua labradora tinha garantias de que os pais tinham feito o despiste de displasia da anca? Viu-as? :?
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quarta mai 11, 2005 10:41 am

couveflor Escreveu: No acto da compra quando abordada sobre a eventualidade de aparecimento desta doença o que me foi dito foi que se tivesse alguns cuidados esta doença nunca aparecia.(o que foi cumprido e acompanhado pela veterinária desde os 2 meses)
Bom dia,
antes de mais lamento muito a situação. Tomei a liberdade de sublinhar um pequeno excerto, porque não concordo com ele. No meu entender, nenhum criador pode garantir que, mesmo havendo cuidados essa doença nunca apareça, infelizmente. Mesmo os pais não tendo displasia, ou tendo um grau aceitável, uma vez que pode ser transmitida por várias gerações...

Dou-lhe um exemplo meu. Cruzei um Golden grau B, com uma cadela grau A, a ninhada veio impecável, no entanto tive a infelicidade de um dos cachorros ter grau D, quase E :( é totalmente impossivel prever este tipo de situação.
couveflor Escreveu: ...a criadora não devia deixar de criar com esta cadela? e o cão não devia também ser proibido de criar?
Se a criadora diz que o problema é do lado do cão, e não da cadela, não há motivo nenhum para que a cadela deixe de criar. Ou seja, quem deve ficar inibido de criar, será o progenitor responsável pelo gene da doença.
couveflor Escreveu: Quando abordada sobre esta questão a criadora o que me disse é que me dá outro cão, mas se os pais são os mesmos,
Mas, a criadora disse-lhe se seriam os mesmos pais?
couveflor Escreveu: Para que serve Isto de ter lop?
O Lop é só o bilhetre de identidade do cachorro, que assegura quem são os seus ascendentes, nada mais.
couveflor Escreveu: ...não só pelo dinheiro que vou gastar, e que dava para comprar vários cães da mesma raça,
Se não estou em erro, a operação na FMV custa +/- 350€ por cada operação, sendo 2 operações, gastará +/- 700€, tem que se juntar os medicamentos do pós operatório que são +/- 100€.
couveflor Escreveu: ...mas mais por saber que passado 9 meses tenho um animal que nunca mais vai ser um labrador normal.
Perdoe-me a ironia, eu tenho 2 hérnias discais, ciática, etc, e não me considero uma pessoa anormal,sou sim um ser humano com problemas graves de ossos :( Mas, não é por isso que deixo de fazer a minha vida. O seu cão após a operação será um Lab perfeitamente normal, e caso tudo corra bem, com qualidade de vida.

Para finalizar, mesmo o CPC não podendo fazer nada, acho eu, relativamente a este assunto, fez bem em denunciar a situação, seja quem fôr o criador, incluindo a minha pessoa (que neste caso sei que não sou).

Estas situações são sempre dolorosas, quer para os donos, quer para os criadores :(

Boa sorte,
<p>Anita / AzulJasmim</p>
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

quarta mai 11, 2005 10:51 am

Olá, couveflor!

Se fosse a si, esperava mais uns tempos antes de ir já meter o bicho na mesa de operações.
O nosso labrador começou a dar indicações de que viria a sofrer de displasia por volta dos 7, 8 meses. Coxeava após corridas prolongadas ou períodos de brincadeira mais intensos.

A temer o pior, fomos tirar a radiografia da praxe e foi-lhe diagnosticada displasia numa das ancas (já não me recordo qual), enquanto que a outra estava perfeitamente normal. Ficámos bastante apreensivos, como deve calcular...

O que é certo é que o Calvin tem agora 1 ano e 5 meses e nem há sinais de tal coisa. Não me perguntem porquê, mas o coxear desapareceu por completo. Foi-nos dito que esta mudança poderá ter sido causada pelo crescimento do cão e que eles, tal como as crianças, passam por dores e alterações ósseas na fase de crescimento que depois regularizam.

Por isso... Esta foi a nossa experiência...
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 11, 2005 10:57 am

marta_vasques Escreveu: Se fosse a si, esperava mais uns tempos antes de ir já meter o bicho na mesa de operações.
Marta,
segundo o Professor Antº Ferreira da FMV, quando são detectados casos como este de displasia grave, quanto mais cedo fôr a operação, melhor será a recuperação.
marta_vasques Escreveu: Foi-nos dito que esta mudança poderá ter sido causada pelo crescimento do cão e que eles, tal como as crianças, passam por dores e alterações ósseas na fase de crescimento que depois regularizam.
Os cachorros, do mesmo modo que as crianças, têm as chamadas dôres de crescimento, que por vezes se declaram com o coxear (claudicar), mas, são situações totalmente diferentes. Na minha experiência, não conheço nenhum cão ao qual tenha sido detectada displasia, e que tenha recuperado por ele próprio :(

Cumprimentos,
marta_vasques
Membro Veterano

quarta mai 11, 2005 11:02 am

Golden_ Escreveu: Os cachorros, do mesmo modo que as crianças, têm as chamadas dôres de crescimento, que por vezes se declaram com o coxear (claudicar), mas, são situações totalmente diferentes. Na minha experiência, não conheço nenhum cão ao qual tenha sido detectada displasia, e que tenha recuperado por ele próprio :(

Cumprimentos,
Nesse caso, o que nos foi diagnosticado inicialmente nunca poderia tratar-se de displasia, certo? Porque nós também sabíamos que é uma situação que só por si não é reversível, e de repente o Calvin fica como novo...

Outro facto que nos fez confusão na altura foi o facto de ele ter uma das patas perfeitamente normal e a outra não... Será isto possível? A displasia pode afectar apenas um dos lados e não o outro? Julgava que afectava sempre os dois...
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

quarta mai 11, 2005 11:13 am

Olá couveflor :(

São sempre más noticicias, sem dúvida :(

Faço votos para que tudo se resolva da melhor maneira :(
Bianah
Membro Veterano
Registado: quarta jan 12, 2005 5:03 pm

quarta mai 11, 2005 11:14 am

Esperemos que consiga ultrapssar todos estes problemas!!

Vá dando noticias! ;)
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 11, 2005 11:16 am

marta_vasques Escreveu: Nesse caso, o que nos foi diagnosticado inicialmente nunca poderia tratar-se de displasia, certo? Porque nós também sabíamos que é uma situação que só por si não é reversível, e de repente o Calvin fica como novo...
Marta,
eu não sou vet, e não consigo dar-lhe uma explicação com base cientifica :( Daí que me remeto ao que me é dito por quem de direito, os vets. Nesse caso não seria displasia.
marta_vasques Escreveu: Outro facto que nos fez confusão na altura foi o facto de ele ter uma das patas perfeitamente normal e a outra não... Será isto possível? A displasia pode afectar apenas um dos lados e não o outro? Julgava que afectava sempre os dois...
Sim, é perfeitamente possível, quer em casos de displasia, ou não.

Uma das situações comuns, que provocam o coxear dos cães, tem a ver com o q disse no post acima «dores de crescimento». Por norma, alguns veterinários, a partir do momento em que o cão aparece no consultório a claudicar, diagnostica de imediato displasia da anca. Mas, é incorrecto, só após exame detalhado, nomeadamente radiografia coxo-femural (espero ter dito o nome correcto), que se bem me lembro tem que ser feita com o cão sedado, para um total relaxamento dos membros afectados, e correcta colocação dos mesmos, é que se pode fazer um diagnóstico correcto.

Cumprimentos,
marta_vasques
Membro Veterano

quarta mai 11, 2005 11:27 am

Golden_ Escreveu: Uma das situações comuns, que provocam o coxear dos cães, tem a ver com o q disse no post acima «dores de crescimento». Por norma, alguns veterinários, a partir do momento em que o cão aparece no consultório a claudicar, diagnostica de imediato displasia da anca. Mas, é incorrecto, só após exame detalhado, nomeadamente radiografia coxo-femural (espero ter dito o nome correcto), que se bem me lembro tem que ser feita com o cão sedado, para um total relaxamento dos membros afectados, e correcta colocação dos mesmos, é que se pode fazer um diagnóstico correcto.

Cumprimentos,
Precisamente. O Calvin foi sedado - coitado, parecia um frango murcho! :lol: - e estendido em cima da marquesa para que lhe fosse tirada a radiografia. Mas é como disse, talvez tenha sido precipitação do vet ao diagnosticar displasia... O que importa é que ele, de momento, está óptimo...
couveflor
Membro Júnior

quarta mai 11, 2005 12:29 pm

Quando digo que ambos os progenitores deviam deixar de criar, digo isto com uma base cientifica, lendo em qualquer site veterinário sobre esta doença e confirmando com o veterinário que vai hoje operar, para a descendência ter a doença, ambos os pais tem de ter os genes malignos.

O que quis perguntar ao CPC é se não é do interesse deles e de todos que criam e gostam desta raça, rotular os animais que têm descendência com a doença, para nunca mais criar, logo era o inicio do fim desta doença, Pois os genes até são recessivos.

Em relação ao grau da minha cadelinha, é mesmo hereditário, pois com nove meses já apresenta na radiografia displasia de grau E e nunca teve nenhuns sintomas disso.

Em relação ao preço da operação confirmo os preços comentados em cima.

Quando disse que nunca iria ter uma cadela normal, o que quis dizer é que quando comprei um labrador foi por conhecer bem as caracteristicas da raça, logo cães bastante activos, com força e resistência, que talvez com a recuperação possa andar perto mas nunca será como ter um labrador saudavel. não concorda?

Em relação ao amor que temos cá em casa por este membro da família, acho que como me refiro a ela já diz tudo. Não será por isso que terá menos amor.

O que me deixa mais triste é o facto de por querer que esta doença não continue, não poder criar com a minha cadela, Foi um das razões porque quis uma cadela, também por serem mais meigas, mas criação não posso fazer, não queria ganhar dinheiro com os cachorros, mas gostava de ir tendo sempre descendência desta.

Bem aqui vou eu levar a minha pequerrucha para ser operada, espero que corra tudo bem .

Não sei como vai ser quando vier, mas penso que a vida aqui em casa vai mudar muito a partir de hoje.

Abraços a todos e obrigado pela força.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quarta mai 11, 2005 12:40 pm

couveflor Escreveu: Quando disse que nunca iria ter uma cadela normal, o que quis dizer é que quando comprei um labrador foi por conhecer bem as caracteristicas da raça, logo cães bastante activos, com força e resistência, que talvez com a recuperação possa andar perto mas nunca será como ter um labrador saudavel. não concorda?
Antes de mais,
desejo toda a sorte, e que a operação corra bem a todos os níveis, força mesmo!!!

Mas, vai ver que após a operação, o que é mais dificil é o 1º mês de pós operatório. Caso a leve após isso, a nadar, como fisioterapia, verá que daqui por uns meses, aí em casa ninguém se lembra do que lá vai ;)

Pode ter a certeza que a sua menina poderá correr, pular, fazer uma vida perfeitamente normal. Quanto à descendência que gostaria de ter :( é um sonho seu que, infelizmente não verá realizado.

Quanto a ambos os pais serem portadores, peço desculpa mas não acredito :( No caso que mencionei, do Golden, posso garantir que do lado do pai, o máximo que se encontrava na sua ascendência, em termos de displasia era o grau B, e refiro-me até 6 gerações para trás.

Do lado da mãe, apesar de ser grau A, não podia garantir o mesmo da sua ascendência.

Não quero que pense, que por ser criadora, estou a tentar defender a classe :( Se bem me lembro, os criadores nem sequer são uma classe unida :( Só estou a tentar limitar-me aos factos.

Boa sorte e dê novidades,
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quarta mai 11, 2005 2:50 pm

Olá Couveflor
Antes de mais quero deixar-lhe o meu apoio e espero que a operação corra pelo melhor e que a sua menina recupere rapidamente.

O que lhe posso contar é a minha experiência pessoal pois tenho um Lab displásico do cotovelo em grau muito severo. O panorama do cotovelo é um pouco mais complicado que a anca, pois neste caso é um conjunto de malformações/doenças que originam a displasia. Podemos tentar tratar todas as malformações, mas conseguir resolvê-las todas é complicado.

No caso do Afonso, apresentou sinais logo aos 5/6 meses de idade.
Após RX e TAC e várias consultas em vários Vets. foi finalmente operado pela primeira vez aos 8 meses de idade à pata esquerda. Depois de cerca de 2 meses, nova operação à para direita.

Tratamentos com medicação, fisioterapia e natação foram fundamentais na sua recuperação. É preciso muita dedicação e paciência de forma a que eles consigam ter uma vida o mais saudável possível.

Infelizmente o Afonso (e por ser um caso bastante grave) já sofreu alguns revezes tendo que ser operado novamente às duas patas e hoje em dia acabou de passar por uns meses mais complicados nos quais sofreu de umas dores agudas devido a uma formação irregular de calo ósseo. Mas este caso é diferente do seu, as operações na anca (pelo que me tenho apercebido e conhecido) são bem mais simples e com taxas de sucesso bastante elevadas.

Quero com isto dizer que sei bem a angustía por que está a passar...mas eles são mais fortes do que nós julgamos e adaptam-se às situações com um à vontade espantoso.

Provavelmente vai ter que ter alguns cuidados com ele no seu dia a dia. Mas depressa isso passa a ser uma rotina, e já nem se apercebem.

O pós-operatório vai ser o período mais compliacdo, mas passa depressa.
A natação é um excelente aliado, para além de ser uma coisa que eles adoram.

Vai ver que tudo corre bem! Muita força para si e para a sua menina ;) ;)

(desculpem o testamento... :oops: )
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

quarta mai 11, 2005 6:37 pm

Olá a todos:

Aqui fica o meu testemunho....q já tava noutro post mas q decide por aki de novo:

Olá...

Bem...eu tenho 1 lab e por isso falo por experiência pp.

A 1ª despistagem deve ser feita por volta dos 7 meses, aí já é possivel detectar a doença. Se o teste for negativo deve dp ser repetido daí a alguns meses... se continuar a ser negativo depois disso, poderá afirmar-se q o cão n sofre da doença.

Ao meu aramis foi detectada a doença por volta dos 7 meses qd fez o 1º raio x...A conselho do Vet e dado o grau elev da doença foi feita 1 osteotomia tripla....

Actualmente ele esta optimo e recomenda-se....mas é claro q o pos-operatório é dificil......

Mas deixo aki este testemunho para provar q caso a doença seja detectada n é o fim do mundo...o cão, depois de devidamente intervencionado, pode ter mt qualidade de vida....como prova o meu fofo....

Boa sorte a todos....
couveflor
Membro Júnior

quarta mai 11, 2005 11:30 pm

Pelo que me parece correu bem a operação, foi-lhe retirada a cabeça do femur, e pelo corte que vi no que lhe foi retirado foi limpinho. Na radiografia também pareceu bem aos 3 veterinarios que estiveram de volta dela. Aproveitei para fazer r x às patas da frente e para meu descansso está tudo bem. Também era azar a mais.

Em relação ao que diz o golden, e que não entendeu o que disse e que me foi confirmado mais uma vez pelo ortopedista, os genes têm de estar presentes em ambos os progenitores, senão a doença não aparece, o que não quer dizer que os pais tenham a doença, mas têm os genes.
Logo o que quero dizer é que se sempre que um cruzamento desse um que fosse com displasia, deviam ser automáticamente excluidos para criação. Os dois, pois como disse os dois têm os genes malignos que provocam a doença, e só a possibilidade de voltarem a deixar algum dono na situação em que me encontro, deviam ser os dois excluidos.

Golden não sou eu que digo isto, são os biólogos que estudam os genomas, e os da displasia são recessivos, o que quer dizer que têm de receber pares de cada célula progenitora, do ovulo e do espermatozoide.

Logo dizer que a culpa é do macho, ou que é de um só dos pais, no caso de ser hereditário, demonstra da parte de quem cria animais uma ignorância grave.

Volto a repetir estou a falar dos genes e não dos pais terem a doença.

Dois cães do tipo A (sem displasia) podem dar cães com displasia, logo ambos têm os genes que provocam a displasia presentes no seu genótipo, volto a repetir, ambos.

Se quizer ter a certeza do que estou a dizer faça como eu fiz e use o google e leia o que dizem os especialistas de todo mundo.
Ou então pergunte ao veterinário o que são genes recessivos que qualquer um vet. sabe.

Não me interessa de todo alimentar uma discussão sobre isto, só quero esclarecer bem que quem quer ter a certeza de não criar cães com displasia, é só nunca criar com cães que já tenham dado crias com grau elevado de displasia (hereditário). Mais uma vez repito ambos.

Queria só acrescentar sobre a lara, que tem a perninha toda rapadinha, e teve de ficar a dormir na clínica, num cubiculo apertadinho para não se mexer muito nestas proximas horas. Custa-nos muito deixar lá a cadela, mas se os medicos dizem é porque é o melhor.

Queria agradecer a todos os que têm dado uma força e que podem querer que tem ajudado.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”