terça jun 14, 2005 1:10 pm
Olá boa tarde,
Eu estou acostumada a fazer partos com as minhas cadelas. Tenho 3 a 4 ninhadas por ano, de cadelas diferentes como é lógico. Já tive uma cadela que teve 11 cachorros e o parto durou 14 horas, tive outra que teve só 3, embora o parto tivesse durado cerca de 6 horas, portanto varia de cadela para cadela.
Quando estão para ter quase sempre deixam de comer, ficam deitadas sossegadinhas, umas levantam-se para fazer força, outras deitam-se de lado.
Eu fico sempre ao pé delas, enquanto dura o parto, a fazer festinhas para estarem calmas e sentirem que não estão sózinhas. Quando o cachorro nasce abro a bolsa pelo lado da cabeça, tiro o cachorro, corto o cordão com uma tesoura e coloco betadine no cordão, a tesoura tem que estar desinfectada com álcool, seco o bébé com uma toalha e depois com o secador, depois coloco numa maminha para ele começar a mamar, e a mãe o lamber, não deixo a cadela comer as porcarias do parto. Vou fazendo sempre assim a todos os cachorros.
Como a mãe normalmente deixa de comer, tenho ração molhada com leite para cachorros ( Bento Kronen ), e vou dando á cadela. No fim do parto lavo a cadela no meu duche, a parte de trás e limpo com betadine para uso vaginal. Limpo toda a zona que decorreu o parto com desifectante e coloco mãe e filhos, debaixo duma lampada que se usa para aquecer os pintainhos, para ficarem quentinhos. As maminhas das cadelas também são lavadas assim que percebo que o parto vai começar. Desculpe o testamento, mas espero ter ajudado, e boa sorte, desejo que tudo corra bem.
Beijinhos
Ludovina Oliveira