ninhada

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

anavitorino
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 9:23 am

terça jun 14, 2005 10:48 am

bons dias,

Quantos carrochos nascem em média por ninhada de Labrador?Quanto tempo dura o trabalho de parto? É a 1º vez q a minha cadela é mãe e tenho um pouco de receio... A minha vet. deu-me algumas indicações mas gostava que se alguém tivesse experiência me desse algumas dicas, que partilhasse a sua experiência comigo.
Obrigada :)
vitor_neto
Membro Veterano
Registado: quinta abr 07, 2005 11:00 am

terça jun 14, 2005 10:56 am

Bom dia

A minha cadela aqui a tempos teve 8. Mas eu emprestei o meu cão para uma cruza e desta nasceram 13. Penso que o normal são 7, 8. E prepare-se que o parto pode durar horas. No caso da minha cadela durou a volta de 9, 10 horas. Mas combine com a sua vet e tenha o contacto dela sempre a mão para o caso de haver algum problema. Em princípio não há, mas...

Boa sorte ;)
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

terça jun 14, 2005 11:20 am

Bom dia,

A minha cadela foi mãe á cerca de 2 meses. Eu penso que nós ficamos muito mais ansiosas que elas.A minha também foi a 1ª vez que foi mãe.
teve 7 cachorros. Se as conhecermos bem começamos a ver que o momento está para breve. Deixa de comer, começa a isolar e a procurar um sitio. A Matilde começou a ter os cachorros por volta das 17:30 da tarde e acabou por volta das 22:00 horas. Eu acompanhei-a. A vet aconcelhou-me a estar com ela para a acalmar e eu assim fiz. correu tudo bem.

Teresa
melgibson
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2005 1:02 pm

terça jun 14, 2005 12:20 pm

Bem Vinda anavitorino :lol:

O meu menino chama-se Mel e veio de uma ninhada da minha prima, como sei alguns detalhes vou-lhe dizer: A mãe do Mel teve 9 todos meninos, o parto foi desde a 1 hora até às 6 horas, nas primeiras semanas tem que estar em cima deles, a minha prima e a minha tia estavam sempre atentas até mesmo durante a madrugada mas infelizmente morreu um cachorro por ser mais fraquinho e outro a durante a noite debaixo da mãe :cry: sei q é triste estar-lhe a contar isto e peço-lhe desculpa mas é a realidade, espero q tudo corra bem com a sua menina e os cachorrinhos.
TeresaAmaral
Membro Veterano
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

terça jun 14, 2005 1:07 pm

Boas tardes,

Eu sempre tive muito cuidado, com o facto de eles ficarem debaixo da mãe, mas o que é surpreendente é que por exemplo a matilde tinha sempre muito cuidado ao levantar-se, o que pode não acontecer com outras cadelas. Ainda hoje, eles já nãoi mamam mas assim que estão com a mãe agarram-se logo às tetas e ela fica logo parada a tentar arranjar uma maneira de sair do pé deles sem os magoar. Atenção, há cadelas que não t~em isso em conta. por isso mesmo é necessário astar sempre alerta, principalmente nas primeiras semanas.

Teresa
ludovina
Membro Veterano
Registado: segunda set 27, 2004 9:42 pm
Localização: Cão da Serra de Aires, Dobermann, Golden e Labrador Retriever
Contacto:

terça jun 14, 2005 1:10 pm

Olá boa tarde,

Eu estou acostumada a fazer partos com as minhas cadelas. Tenho 3 a 4 ninhadas por ano, de cadelas diferentes como é lógico. Já tive uma cadela que teve 11 cachorros e o parto durou 14 horas, tive outra que teve só 3, embora o parto tivesse durado cerca de 6 horas, portanto varia de cadela para cadela.
Quando estão para ter quase sempre deixam de comer, ficam deitadas sossegadinhas, umas levantam-se para fazer força, outras deitam-se de lado.
Eu fico sempre ao pé delas, enquanto dura o parto, a fazer festinhas para estarem calmas e sentirem que não estão sózinhas. Quando o cachorro nasce abro a bolsa pelo lado da cabeça, tiro o cachorro, corto o cordão com uma tesoura e coloco betadine no cordão, a tesoura tem que estar desinfectada com álcool, seco o bébé com uma toalha e depois com o secador, depois coloco numa maminha para ele começar a mamar, e a mãe o lamber, não deixo a cadela comer as porcarias do parto. Vou fazendo sempre assim a todos os cachorros.
Como a mãe normalmente deixa de comer, tenho ração molhada com leite para cachorros ( Bento Kronen ), e vou dando á cadela. No fim do parto lavo a cadela no meu duche, a parte de trás e limpo com betadine para uso vaginal. Limpo toda a zona que decorreu o parto com desifectante e coloco mãe e filhos, debaixo duma lampada que se usa para aquecer os pintainhos, para ficarem quentinhos. As maminhas das cadelas também são lavadas assim que percebo que o parto vai começar. Desculpe o testamento, mas espero ter ajudado, e boa sorte, desejo que tudo corra bem.

Beijinhos
Ludovina Oliveira
Ludovina Oliveira http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforu ... 6rfha5r9c5 Ajude a ajudar: www.osbonsamigos.com
Base Dados: Retrievers e Microchip: www.retrieversportugal.com
TeresaAmaral
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 1:25 pm

olá outra vez,

Quando a Matilde começou a dar sinais que o momento estava para breve, leveia para um sítio sossegado onde só estavamos nós as duas tentei acalma-la e passado um bocado ela começou a fazer força para a expulsão do 1º cachorro. fez-me um bocado de confusão o facto de ela ainda levar um pouco de tempo a abrir as bolsas, mas ao mesmo tempo tive receio de mexer. Como tal foi ela que fez esse trabalho todo. eu também era um pouco inexperiente pelo que quando fizer a próxima ninhada (para o ano) já irei seguir os conselhos da loduvina. Penso que facilita muito o trabalho da mãe. às tantas dava-me a sensação que os cachorros iriam ficar com falta de ar e quando ela cortou os cordões o 1º fê-lo bem todos os outros cortou-os muito rente. desinfectei com betadine.
Um concelho que a Vet me deu foi não deixar ficar todos os cachorros junto da mãe enquanto decorre o parto, pondo 1 ou dois a mamar e conforme eles vão nascendo vamos substituindo até o parto acabar. Quando acabar vão todos para junto da mãe.

cumprimentos,

Teresa
vitor_neto
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 1:41 pm

Boa tarde

Eu por acaso não fiz nada disso, deixei a natureza se encarregar de tudo, e apesar de ser a sua primeira ninhada, posso afirmar que ela se portou lindamente (a natureza é incrível). Deixei a cadela lamber os filhotes, até comer as "porcarias" (julgo que é a placenta). Sempre ouví dizer que esta é nutritiva para o animal. Quanto a por os filhotes debaixo de uma lampada, também não o fiz. Deixei a mãe aquecê-los naturalmente, coisa que ela fez lindamente. Claro que uma pessoa vai vendo e vai agindo conforme a situação decorre, mas o vet tranquilizou-me e disse que dificilmente haveria complicações. Eu sou do tipo que gosto de ver as coisas correrem naturalmente 8)
Há outro pormenor. Enquanto os filhotes estiverem a ser amamentados pela mãe, esta come todas as fezes dos filhotes. É um bocado nojento (bocado não, bocadão), mas é a natureza :D
TeresaAmaral
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 2:45 pm

Olá

É a própria mãe que lhes estimula quer as fezes quer a urina.
Não é muito agradável de ver mas já que tem que ser!
Segundo o que a Vet me disse na generalidade todas as Labradores são boas mães. Claro que há excepções à regra, digo eu.
De qualquer das maneiras é muito gratificante ver os cachorros nascerem e principalmente bem de saude.Hoje já só lá tenho 2 cachorras da ninhada em casa e é uma alegria quando chego e as solto no jardim vê-las a correr e a brincar. Vejo que são felizes e espero que os que já foram embora o sejam também. è com grande tristeza que vi os outros a irem embora apesar de saber que estão bem, porque de vez em quando vou telefonando para saber deles. Por min ficava com todos mas não pode ser com grande pena minha.De qualquer maneira fico com uma para ver crescer e dar muitos mimos, como dou ás outras duas que tenho.

Cumprimentos

Teresa
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça jun 14, 2005 3:33 pm

vitor_neto Escreveu: Há outro pormenor. Enquanto os filhotes estiverem a ser amamentados pela mãe, esta come todas as fezes dos filhotes. É um bocado nojento (bocado não, bocadão), mas é a natureza :D
Por acaso eu não acho que seja nojento. Eu acho que é um milagre da natureza e um acto de amor :) :) :)

Na verdade nunca assisti a um nascimento de crias de cães ou gatos, mas fico muito emocionada com a maravilha da natureza.
Nós mães também não fazemos tudo pelos nossos filhos!!!!
A maternidade é a primeira maravilha do mundo!!!!

Beijinhos a todos ;) ;)
vitor_neto
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 3:56 pm

Lucarina Escreveu:
vitor_neto Escreveu: Há outro pormenor. Enquanto os filhotes estiverem a ser amamentados pela mãe, esta come todas as fezes dos filhotes. É um bocado nojento (bocado não, bocadão), mas é a natureza :D
Por acaso eu não acho que seja nojento. Eu acho que é um milagre da natureza e um acto de amor :) :) :)
Então acho que há uns tempos atrás, a minha cadela lab esteve apaixonada pelo meu dálmata, pelo menos apanhei-a a comer, vocês sabem, aquilo que os labs fazem e a gente não gosta nada, nada de ver... Imagem
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça jun 14, 2005 4:07 pm

vitor_neto Escreveu:
Lucarina Escreveu:
Então acho que há uns tempos atrás, a minha cadela lab esteve apaixonada pelo meu dálmata, pelo menos apanhei-a a comer, vocês sabem, aquilo que os labs fazem e a gente não gosta nada, nada de ver... Imagem
Vitor Neto,

Ou está a brincar comigo ou não entendeu a "profundidade" das minhas palavras ;) ;) .
A motivação que leva os cães adultos e a cadelas acabadas de parir a lamberem as fezes são completamente diferentes, não acha? :roll:

Mas porque estou eu a perder tempo e a falar de sensibilidade maternal com um homem? :p :p :p

Beijinhos
vitor_neto
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 4:15 pm

Lucarina Escreveu:
vitor_neto Escreveu:
Lucarina Escreveu:
Vitor Neto,

Ou está a brincar comigo ou não entendeu a "profundidade" das minhas palavras ;) ;) .
A motivação que leva os cães adultos e a cadelas acabadas de parir a lamberem as fezes são completamente diferentes, não acha? :roll:

Mas porque estou eu a perder tempo e a falar de sensibilidade maternal com um homem? :p :p :p

Beijinhos
Nossa Lucarina, não leve as coisas pra esse lado. Foi brincadeirinha. Desculpa se a ofendí.

Imagem
Lucarina
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 4:28 pm

Eu não estou ofendida, de maneira nenhuma, até percebi a sua brincadeira :lol: :lol: :lol:

Eu que peço desculpa de não saber dar um "tom" mais leve às minhas palavras :oops: :oops: .

Um abração ;) ;) ;)
vitor_neto
Membro Veterano

terça jun 14, 2005 4:33 pm

Lucarina Escreveu: Eu não estou ofendida, de maneira nenhuma, até percebi a sua brincadeira :lol: :lol: :lol:

Eu que peço desculpa de não saber dar um "tom" mais leve às minhas palavras :oops: :oops: .

Um abração ;) ;) ;)
OK, não há problema. Amigos a mesma! Imagem
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”