Queda de pêlo e excesso de peso.

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Rafaela19
Membro Júnior
Registado: quarta ago 10, 2005 9:33 am

quarta ago 10, 2005 10:03 am

Olá!

Tenho uma labrador, a Rafaela, que tem 15 meses. É um amor de cadela. É tudo o que podia desejar!
Acontece é que ela larga imenso pêlo. Será que existe algum complemento que lhe possa dar? Ela come uma excelente ração, por isso não deve ser pela alimentação...
Além disso, está com 38kg, que é um pouco excessivo, mas o problema é que ela nem come muito... Alguma ajuda?
Obrigada. :D
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

quarta ago 10, 2005 12:01 pm

O processo de queda de pelo é completamente normal em certas alturas do ano, apesar de os Labradores passarem por esta fase durante o ano inteiro :lol: , há alturas que ainda se torna mais visivel. Pode-se talvez minimizar esta queda excessiva, com alguns complementos, no entanto, e falo no meu caso, não minimiza em nada.
No entatno experimente Levedura de Cerveja, pode ser que obtenha resultados satisfatorios.
Quanto ao excesso de peso, se a Rafaela come + ou - a quantidade indicada nas sacas de ração, se não come goluseimas em execesso, e faz um exercicio diário regular, ou seja os passeios com os donos, não se preocupe muito. O meu Obélix, tem quase 2 anos e tambem tem 38 kgs. e é um completo "pisco" a comer, aliás, uma criadora disse mesmo que ele tem "cintura", para os desfiles de moda é bom, para um Labrador parece que passa fome, sem ser este o caso.
Nota-se muito o excesso de peso na Rafaela?
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

quarta ago 10, 2005 1:09 pm

Olá,

provavelmente para um macho 38Kg não é muito peso, mas por exemplo a Matilde pesa agora 35Kg e está bastante gordinha. Estou-lhe a dar ração ligth e não come goluseimas, só mesmo quando o rei faz anos e corre bastante durante o dia porque tem lá duas pestes que não a deixam estar sossegada, mas até parece que as bolas que roi e come lhe fazem proveito. Ando com obras na minha casa e os pedreiros deixaram umas luvas em cima do muro, hoje de manhã já só lá estava 1 luva a outra o que sobrou dela foi um bocado que elas ainda não tinham roido.

Em relação ao pêlo geralmente cai sempre apesar de haver alturas do ano com quedas mais intensas eu dou-lhe o vitaderme tem um optimo pêlo escovo-a todas as semanas mas mesmo assim quando vai a casa deixa sempre a sua bela marca. Chão vermelho escuro com pelos brancos , que tal a combinação????

Bjs

Teresa
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 10, 2005 6:46 pm

A Zorra está numa fase de perder imenso pêlo.
Estou a escová-la todos os dias quando só costumava escová-la 1 ou 2 vezes por semana...
É uma desgraça...

Acho que não há mesmo nada a fazer quando chegam estas fases.
É escová-los e escová-los e escová-los. :cry:
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Rafaela19
Membro Júnior

quinta ago 11, 2005 7:47 am

Olá!

O problema é que a Rafaela come pouco e poucas goluseimas tb. Ainda não lhe dou comida light pq ainda á muito jovem e a vet não aconselha.
o que é facto é que a gordurita nota-se e muito. Como é femea, não é tão grande e está com um lombo larguissimo e a ganhar uma camada tb na barriga. Aliás, a primeira coisa que as pessoas dizem qd a vêem é: "Que gorda! Estás muito bem tratadinha!" :D
Ela faz algum exercicio, se calhar não muito, pq vem todos os dias comigo e com o meu marido para o escritório e passa o dia a dormir e pedir festas a quem entra!! Passa a vida connosco de carro e vai para todo o lado que nós vamos. É como a nossa filha!
Só faz exercicio qd chega a casa, mas aí farta-se de correr atras dos outros cães que tenho!!.
Qt ao pêlo, vou tentar dar-lhe um complemento, pq tenho que aspirar a casa qs tds os dias: chão escuro e pêlo areia....

Obg. :D
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta ago 11, 2005 7:55 am

Rafaela,

neste caso a opinião das pessoas pouco interessa.
Os labs são naturalmente gordinhos, ao contrário da maioria dos cães.

Por isso a avaliação de um lab estar gordo ou não deve ser feita, de preferência, por um criador desta raça ou por um vet que conheça a raça - atenção que poucos vets sabem seja o que fôr sobre raças especificas...

O peso também é um bom indicador mas só quando já são adultos.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Rafaela19
Membro Júnior

quinta ago 11, 2005 8:06 am

Eu tenho uma larga experiência com cães. Neste momento tenho oito!! :D .
Explico, 7 estão na casa dos meus pais, são os meus cães de solteira! :D :D
Qd. casei o ano passado, resolvemos procurar um cão que se adapta-se a nossa vida e que pudesse ser num futuro proximo uma optima companhia para as crianças. Daí a Rafaela.
Foi a primeira cadela labrador que tive e não conheço pessoalmente ninguém que tenha uma. Os meus outros cães são pastores alamães, caniches e breton espanhol.
Por isso fico um pouco assustada qd me dizem que ela está muito gorda: que diminui a esperança de vida, problemas de displasia, locomoção.... e como não tenho muitos termos de comparação fico preocupada.
De facto ela está gordinha, mas não consigo que emagraça. Todos os meus outros cães emagracem no Verão e a Rafa engordou 3 quilos em 3 meses!! Acho que vou ter que a inscrever num ginásio!!!
:D
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

quinta ago 11, 2005 8:18 am

Acho que vou ter que a inscrever num ginásio!!!

:D :D :D :D :D :D :D :D :D

É 1 bela ideia....

Acho q o meu Aramis tb alinhava!!!!!
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

quinta ago 11, 2005 8:26 am

Bom dia,

Penso que em relação à gordurita também terá que ver se a estrutura. por exemplo como lhe disse no tópico anterior a Matilde é grande e roliça com quase todos os labradores, a Blaki vai sair à mãe porque a extrutura ossea é muito parecida quer com a mãe quer com o pai.
Em relação á minha ultima aquisição o Edi é completamente diferente da Matilde penso que ele se vai compor o criador diz que está na fase da prateleira, é alto e esguio.
Experimente a fazer-lhe uma dietazinha e passea-la todos os dias.

Teresa
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta ago 11, 2005 8:31 am

Outra coisa : os labs tem uma linha americana - altos e esguios - e uma linha inglesa - mais baixos e entroncados.
Esta última é a única linha aceite pelo FCI ou nas exposições (CPC).
É preciso ver a que linha pertencem nestas avaliações...
Rafaela19
Membro Júnior

quinta ago 11, 2005 8:37 am

a minha deve ser da linha mais goduchita!!!

Já agora, uma curiosidade: a minha cadela não é de ganir e chorar, nem saltar às mesas qd estamos a comer. O que ela faz é por-se a olhar para nós com aqueles olhinhos que todos conhecemos e baba-se imenso!! Chega a fazer poças! Nós damos-lhe sp só um bocadinho para provar, mas até evitamos comer com ela perto. Os vossos amiguinhos tb se babam muito?
aisd
Membro Veterano
periquito FALCANITO

quinta ago 11, 2005 9:01 am

A ver se consigo mostrar a diferença de porte do lab americano

Imagem

e do inglês

Imagem

Não sei se se vê bem...
aqueles olhinhos que todos conhecemos e baba-se imenso!! Chega a fazer poças!
Ora...é uma verdadeira lab :D :D :D
Rafaela19
Membro Júnior

quinta ago 11, 2005 9:07 am

Sim, acho que a minha é da linha inglesa. Obrigada pela informação! :D
dear
Membro Veterano
Registado: terça jan 27, 2004 10:30 am
Contacto:

quinta ago 11, 2005 9:08 am

aisd Escreveu: A ver se consigo mostrar a diferença de porte do lab americano

Imagem

e do inglês

Imagem

Não sei se se vê bem...
Vê-se bem a diferença! ;)
O meu Tatu é sem dúvida um lab americano... :)
marciamachado
Membro Veterano
Registado: quarta mai 26, 2004 10:17 am
Localização: 2 cadelas-Farrusca (Labrador) Pantufa (Pastor Alemão), pássaros, peixes

quinta ago 11, 2005 9:29 am

A queda de pelo é normal nesta época, no entanto aconselho-a a consultar o seu veterinário. É que às vezes há outros problemas que levam a acentuadas quedas de pelo. A minha cadela este ano tomou uns comprimidos de ácidos gordos durante a fase da muda e está com um pêlo óptimo. Não dei a quantidade indicada pela médica para aquele peso, nem o tempo que ela me indicou-2 meses- porque para o peso dos nossos bichos o tratamento ficava um bocado caro. Seja como for, dei durante 1 mês e metade da dose diária e deu óptimos resultados.
Quanto ao peso, a minha regra é ter sempre ração seca à disposição e mto exercício. Mesmo assim toda a gente vai dizer que a sua cadela está gorda, não se admire.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”