Página 1 de 3

Cadelas! Devemos Castrar?

Enviado: quarta ago 31, 2005 2:08 pm
por Zuka_rc
Ontem tive uma conversa com o Veternario da Zuka (labradora preta com 7 meses), que me perguntou se ela já tinha tido o primeiro cio (ainda não) e se nós estavamos a pensar castra-la?
Depois começou a explicar as vantagens, que elas levam uma vida mais saudavel, que normalmente duram mais tempo (ele falou em 5 anos). E disse também que a melhor altura para fazer a castração, porque é a altura em que se previnem mais doenças, é ou antes de ter o cio ou logo após o primeiro cio?

Fiquei com muitas, duvidas, porque eu gostava que a Zuka experimentasse ser mãmã, mas por outro lado sei que não pode ser nos proximos 2/3 anos, por outro sei que ter cachorrinhos em casa e depois dá-los é uma grande preocupação, será que vão ser bem entregues e não vão ser abandonados?

Qual é a vossa opinião? Têm cadelas castradas, é ou não um processo doloroso para elas?

Obrigada

Enviado: quarta ago 31, 2005 6:44 pm
por aisd
Normalmente as questões à volta da esterilização prendem-se com a capacidade de manter a cadela longe dos câes durante o cio e a perda de sangue neste período.
Para algumas pessoas torna-se uma "luta" levar a cadela a passear durante o cio, evitando os "namorados" ansiosos.

Eu não tenho esse problema (tenho quintal) mas, mesmo assim, a cadela fica fechada em casa nas três semanas de cio (é que não imagina o que os cães são capazes de fazer para irem a uma cadela com o cio...) e só vai lá fora debaixo do nosso olho atento.

Tem de ver se é capaz de isolar a sua cadela nesta fase.

Além disso, há o sangue.
Não se pode deixar a cadela andar pela casa à vontade se não quer ver as carpetes, os sofás, as cobertas das camas sujos.
Há o recurso a cuequinhas - que se vendem, para esse fim, nas pet shops - mas não aconselho.
Tirando o primeiro cio as cadelas lavam-se, lambendo-se contínuamente.
Com as cuecas não o podem fazer...

A Zorra fica restrita às zonas menos "chatas" - wc, cozinha, corredor e hall - que se limpam com facilidade.

Se estes dois problemas forem muito complicados para si então esterilize.

Eu não aceito muito bem as razões médicas para a esterilização.
De facto uma cadela não vai ter tumores dos ovàrios se não tiver ovários como não criará cancro do pancreas se não tiver pancreas - mas devemos perguntar-nos - qual é a percentagem de cadelas que criam este tipo de tumores ?

Se, de facto, não quer reproduzir a cadela e/ou não consegue gerir estes problemas, esterilize.

Enviado: quarta ago 31, 2005 7:52 pm
por SeaLords
aisd Escreveu: Eu não aceito muito bem as razões médicas para a esterilização.
De facto uma cadela não vai ter tumores dos ovàrios se não tiver ovários como não criará cancro do pancreas se não tiver pancreas - mas devemos perguntar-nos - qual é a percentagem de cadelas que criam este tipo de tumores ?
1 em cada 4 cadelas não esterilizadas desenvolve tumores mamários. Já é aceitável?

Enviado: quinta set 01, 2005 9:04 am
por marta_vasques
E a gravidez psicológica? É verdade que muitas cadelas sofrem disso? É perigoso para elas? E nessas, situações, é melhor castrar ou não?

Desculpem tantas perguntas, mas é um assunto que me desperta curiosidade... ;)

Enviado: quinta set 01, 2005 10:32 am
por Zuka_rc
Como eu vivo num apartamento, e a Zuka só vem a rua com os donos, não teria muitos problemas com os cães andarem atras dela, quanto ao Sangue, também não é isso que me preocupa!

O que me sensebilizou mais na conversa com o veternario, foi o facto de ele dizer que as cadelas vivem mais tempo se esterelizadas!!!! Eu também sei que podem ter outros problemas que não relacionados com as doenças uterinas, mas mm assim o Vet disse que nas cadelas a maioria dos problemas são relacionados com isto!

Para além disso, ele disse tb que vivem uma vida mais "alegre" e não sofrem de gravidez psicologica, por isso tb não ficam com mais este stress! :(

Não sei mesmo o que fazer :?: :?: :?: tenho muitas duvidas...

Enviado: quinta set 01, 2005 11:11 am
por venus_deusa_canina
Olá,

A nossa Vénus tem 4 meses, e o nosso veterinário tambem nos disse exactamente o que lhe disse: ou seja que seria muito melhor para a saúde da Vénus e para a sua longevidade. Nós ficámos e estamos bastante indecisos, porque por um lado obviamente queremos que ela tenha uma vida o mais longa e saudável possível, por outro não temos a certeza se para ela não seria bom ter pelo menos uma ninhada, mas moramos em apartamento e nos próximos anos vai ser dificil que isso aconteça, por falta de espaço para tal.
Também nos preocupa o pós-operatório e a possibilidade de aparecerem hérnias.

Por isso compreendo perfeitamente o seu dilema, eu própria não sei o que fazer!

Inês

Esterelizar ou não?

Enviado: quinta set 01, 2005 11:18 am
por FreshDeadlyRose
Este é um assunto que também me desperta bastante curiosidade, embora a Aimee seja ainda mt pekenina.... Nem sei a partir de que idade se pode castrar uma cadela!
Não percebo é pq uma cadela será mais feliz castrada do que não sendo..
Na associação onde ajudo fazemos campanhas de esterelização e esterelizamos cadelas da instituição e de rua e nas que já estavam na instituição antes de serem esterelizadas, não noto qualquer diferença!
A diferença mais visivel é o engordarem com mta facilidade, obrigando assim a uma alimentação mais cuidada (o que não é fácil numa instituição com 600 cães, onde a maioria são cadelas).
Faz-me confusão esse problema da gravidez psicológica, já tinha ouvido falar, mas n tenho a noção de que conflito interior trará para o animal...
Realmente gostava que quem realmente percebe deste assunto desse aqui a sua opinião, pq penso que desperta interesse de todos que têm cadelas e não só.

Cumprimentos,

Liliana & Aimee :)

Enviado: quinta set 01, 2005 11:56 am
por aisd
A mim faz-me impressão qualquer operação que não é necessária.
Gostaria de saber quem é que fornece os tais dados de 25% e se a entidade é credível.

Também gostaria de saber quantas mulheres desenvolvem tumores no peito e se se deve defender o corte dos mesmos à partida.

Quanto a viverem mais nunca tal ouvi dizer...

Há montes de "ditos" que eu gostaria de discutir e conhecer melhor.
- Pe, que os cães só vão às cadelas movidos por uma reacção quimíca ao cheiro do cio...
Não é isso que me parece observando o comportamento deles.

- Que o montar das pernas das pessoas é dominância.
Também não me parece pela simples observação.

A gravidez psicológica parece-me uma reacção de tédio, tal como o roer das patas pois só a vi em cães que gozam de poucas saídas, pouco exercício e pouca atenção.

Atenção não estou a dizer que sei melhor.

Estou a dizer que não tenho informação suficiente para confirmar ou desmentir estas afirmações.
Gostaria de saber a vossa opinião e se há quaisquer estudos que as comprovem.

Enviado: quinta set 01, 2005 1:42 pm
por TeresaAmaral
Olá,

Em relação à esterelização de cadelas nunca senti necessidade de o fazer ás minhas cadelas visto que não tinha nenhum macho em casa. Agora estou a começar a ver as coisas doutra maneira visto que adquiri um macho e visto que a Guigui não obedece ao estalão estou a pensar sériamente em esterelizar a Guigui visto que não quero ter nenhuma gravidez indesejada. Por isso vou esterelizar a Guigui porque o Vet aconselhou a nunca a cruzarmos porque isso implicaria que os cachorros viessem a ter o mesmo problema que ela tem, (baixota) mas só mesmo por isso.

Bjs

Teresa

Enviado: quinta set 01, 2005 3:26 pm
por SeaLords
aisd Escreveu: Gostaria de saber quem é que fornece os tais dados de 25% e se a entidade é credível.
:D :D :D :D

Não são de certeza estudos como este:
aisd Escreveu: A gravidez psicológica parece-me uma reacção de tédio, tal como o roer das patas pois só a vi em cães que gozam de poucas saídas, pouco exercício e pouca atenção.
Anda tanta gente a estudar o assunto, hormonas para aqui, hormonas para acoli, receptores para aqui receptores para acoli, e não chegaram a conclusões e com a observação de duas ou três cadelas a aisd já chegou à conclusão de que é só tédio :D E quem diria também que a vida das lobas é entediante, hem ?

Enviado: quinta set 01, 2005 6:52 pm
por FreshDeadlyRose
SeaLords,

Não é a primeira vez que reparo que gosta de aparecer para destabilizar...
Acima de tudo para demonstrar como é inteligente, culto......... e arrogante.

Agora as pessoas já não podem dar a opinião delas sem levar tacadas?

Acho que se devia colocar no seu lugar... assim não andava sp a TENTAR menosprezar os outros e o que os outros dizem...

Também acho que é sp bom aprender, principalmente se for com alguém que REALMENTE saiba dos assuntos... mas se for pra ensinar, que o ensinem com humildade...

Enviado: quinta set 01, 2005 6:59 pm
por SeaLords
Imagem

Vocês são mesmo um caso perdido, hem?

Enviado: quinta set 01, 2005 8:53 pm
por persiana
SeaLords, até pode perceber muito deste e outros assuntos...mas a sua atitude raramente é a melhor. Assim não ajuda ng e se assim é, se nem é essa a sua intenção, mais vale não destabilizar, de facto.
Vale um esforço ou é pra continuar assim?

Cpts.

Enviado: sexta set 02, 2005 5:27 am
por aisd
Sealords,

vou-lhe dar um conselho honesto.

Dizia Marcelo Caetano no doutoramento de um político muito conhecido : "na sua tese o que que é bom não é original, o que é original não é bom".

Para se ser alguém numa àrea académica é preciso profundos conhecimentos e criatividade.

Talvez a Sealords chegue ao primeiro mas, da maneira que pensa, nunca vai chegar ao segundo.
O que lhe vale é que se dá com quem sabe menos que a Sealords.
"Em terra de cegos quem têm um olho é rei".
E isto chega-lhe, não é verdade ?

Enviado: sexta set 02, 2005 7:29 am
por SeaLords
aisd Escreveu: "Em terra de cegos quem têm um olho é rei".
De facto, é isso que acontece por estes lados. O pior é que nem sequer há quem tenha um olho.

E, ao contrário do que possa pensar, não dá gozo nenhum bater em ceguinhos. Agora, palermices foi sempre uma coisa que me complicou muito com os nervos (não se preocupe, vou daqui vou tomar um Nervocalm :D )

Fiquem-se aí a trocar beijinhos Imagem

P.S. Das 5 cadelas que eu tive até agora com mais de 6 anos, 2 tiveram tumores mamários, o que dá 40% e não 25%. Tem razão, o estudo está mal feito :D