Os parques e as trelas - DOG RUN

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

domingo set 04, 2005 9:17 pm

Bom dia a todos

O PROBLEMA

Esta situação tem a ver especialmente com o parque das Conchas no Lumiar (Lisboa) que foi renovado há pouco tempo, mas o problema acho que se pode reportar a todos os parques em Portugal. Agora que o parque tem outras condições surgiu também a regra de todos os cachorros terem que andar com trela. Que todos andem com trela tudo bem, mas é penoso para os nossos cachorros não usufuirem do espaço verde, sendo obrigados a permanecer presos. Por um lado não podem correr, não podem interagir com outros cachorros e muitos cães têm tendencia a puxar a trela o que torna o passeio mau para os donos também.

A SOLUÇÃO

Estive há menos de um mês em Nova Iorque. Todos os parques obrigam a que os donos tragam os cães com trela, mas há uma GRANDE diferença. Em todos os parques, sem excepção, existem DOG RUNS.

Imagem

Imagem

Imagem

Os dog runs são espaços vedados dentro dos parques, onde os donos podem soltar os cães. Os espaços têm regras bem definidas, como podem ver neste link:

http://www.nycgovparks.org/sub_things_t ... _runs.html

Parece-me que esta seria a melhor solução, e é pena que no caso do parque das Conchas que já era um parque muito utilizado para passear os animais, não tenham sequer pensado numa solução para isto.

O QUE PODEMOS FAZER

Se alguém aqui da zona estiver de acordo, eu estava a pensar entregar junto da CML uma petição a pedir este tipo de infra-estruturas, até porque vai suceder o mesmo na Quinta dos Lilazes mesmo ao lado e qualquer dia não há locais para passearmos os cachorros. E nem sequer são caras, é apenas uma vedação e um portão!!! Os interessados em participar que digam qq coisa, temos o direito e o dever de influenciar o nosso espaço! :)

Ou então começamos a fazer como vi no outro dia, um senhor com um cordel com quase 50 metros e lá andava o cachorro todo contente a correr... :D

Um abraço,

Luis
FreshDeadlyRose
Membro
Registado: sexta jul 22, 2005 9:44 am
Localização: Aimee (Golden Retriever), Xavier (Exótico), Mimi (Exótica)

segunda set 05, 2005 1:22 am

Eu não sou de Lisboa, mas gostava de contribuir!
Só mais uma coisinha................ será possível tentar isso a um nível nacional?

Aqui em Viseu ha parques e não impuseram qq proibição (AINDA), mas qd vou com a Aimee e a quero deixar correr há sp aquelas pessoas q ficam mt incomodadas!!.... Inclusive ouvem-se comentários q quase me fazem soltar a tampa... E realmente, essa ideia a concretizar-se resolveria muitos problemas!

Obrigada,

Liliana & Aimee
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda set 05, 2005 9:58 am

Já conhecia (vagamente) o conceito dos Dog Runs e acho uma excelente ideia. Felizmente, na zona onde vivo há um jardim onde ninguém se incomoda se andarmos com os cães sem trela nem há nenhuma proibição a esse respeito.

Mas, se uma petição for para a frente, terei todo o gosto em participar! ;)
Eclipsada
Membro Veterano
Registado: domingo set 15, 2002 9:04 pm
Localização: tofu, tusca, e benny bunny - hamster, labrador e coelho

segunda set 05, 2005 11:49 am

Eu também quero contribuir!
Cada vez mais são impostas limitações aos passeios com os cães nos parques no Porto. Essa ideia é excelente para, por exemplo, o parque da cidade. É tão grande que acho que ninguém se importaria que uma parte fosse para os nossos canitos se divertirem à vontade sem termos de estar sempre à espreita com os seguranças.
Contem comigo!
laisidoro
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 1:03 am

segunda set 05, 2005 1:55 pm

Olá a todos, obrigado pelas vossas contribuições.

Eu penso que para resultar teríamos sempre que agir a nível local (Juntas de Freguesia ou Câmaras Municipais). Penso que a forma mais fácil seria realizar uma petição por cada parque aqui em causa, ou para vários caso pertençam ao mesmo município, mas organizar as actividades de forma centralizada (a nível nacional). Não me importo de criar uma página na internet que sirva de referência, e de criar a petição, mas é sempre necessário que pelo menos uma pessoa faça a recolha das assinaturas (que até pode ser na internet) e faça seguir o processo na câmara ou junta responsável pelo parque. Pelo que vi há pessoas interessadas em participar em Lisboa, Viseu e Porto. Se houver mais interessados para estas localidades ou outras, por favor digam de vossa justiça!

Cumprimentos,

Luis
ersl
Membro Veterano
Registado: sexta fev 18, 2005 3:31 pm

terça set 06, 2005 10:22 am

Olá...

Bem...eu axo esta ideia mt boa!!! E concordo com as medidas propostas!!!

Vamos ver se conseguimos alguma coisa!!

Eu moro na margem sul...caso seja preciso alguma coisa!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
venus_deusa_canina
Membro
Registado: sexta jul 08, 2005 7:38 pm

terça set 06, 2005 11:20 am

olá!

Nós e a Vénus tambem moramos na margem sul, mais concretamente no Barreiro, à uns anos fizeram mesmo perto da nossa casa o parque da cidade, é um parque muito grande e agradável, cheio de espaços verdes. O mais frustrante é que a Vénus nem sequer lá pode entrar, é totalmente proibida, sem trela ou com trela a permanência dos nossos cães, o que eu acho totalmente inaceitável!
Devido a esta proibição temos de andar com a Vénus nos passeios perto da estrada e sem piada nenhuma, tanto para ela como para nós!
Há já algum tempo penso em tomar uma atitude em relação a este assunto, uma vez que esta proibição, num parque, dito parque da cidade não serve os interesses dos cidadãos, por isso contem com a nossa ajuda para o que for preciso, também gostava muito que pelo menos numa area deste parque deixassem a Vénus passear!

Au Aus da Vénus e cumprimentos dos donos Inês e Luis.
ersl
Membro Veterano

terça set 06, 2005 11:39 am

Olá...
Nós e a Vénus tambem moramos na margem sul, mais concretamente no Barreiro,

Então...Olá vizinha!!!! Nós e o Aramis moramos em Alhos Vedros!!!

à uns anos fizeram mesmo perto da nossa casa o parque da cidade, é um parque muito grande e agradável, cheio de espaços verdes. O mais frustrante é que a Vénus nem sequer lá pode entrar, é totalmente proibida, sem trela ou com trela a permanência dos nossos cães, o que eu acho totalmente inaceitável!

Pois eu sei....tb n posso ir pra la com o Aramis....o q é 1 pena!!! Mas
há o parque da Baixa da Banheira onde, felizmente, não ha essas restrições!!!!

Qd dia combinamos 1 encontro pra quelas bandas.... :lol: :lol: :lol:
Assim, o Aramis e a Vénus ficam a conhecer-se!!!

:p :p :p :p :p :p :p :p :p :p :p
JoanaElectra
Membro Veterano
Registado: quarta abr 13, 2005 2:39 pm
Contacto:

terça set 06, 2005 12:13 pm

Oi.
Eu moro perto da Quinta das Conchas, não sabia que os cães não podiam estar soltos, mas penso que é uma questão de segurança. Admito que é um pouco intimidante ver um Dobermann à solta, a correr, mas se uns puderem os outros também têm esse direito. Parece-me que não se vai conseguir nada, infelizmente! Já se sabe como este país funciona...
J.A.

"There are other fine dogs, then there are Dobermanns - the dog of dogs" Frank Grover
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça set 06, 2005 1:50 pm

...
Última edição por VitorN em terça set 06, 2005 1:52 pm, editado 1 vez no total.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

terça set 06, 2005 1:51 pm

Viva,

Neste aspecto, acho que sou um privilegiado, pois tenho bué, mas bué de espaço atrás da minha casa pra passear os meus cães...até um rio tem...só é pena estar seco nesta altura :D

Agora mesmo que existisse aqui na minha zona uma coisa dessas, eu não sei se levava os meus cães aí, sei lá, talvez por não saber o que os outros cães fariam, afinal conheço os meus e não os dos outros...e ainda por cima tudo solto?? :| nã, obrigado.

Prefiro mil vezes um sítio onde não haja mais ninguém, ou seja, sítio esse aqui na minha aldeia.
venus_deusa_canina
Membro
Registado: sexta jul 08, 2005 7:38 pm

terça set 06, 2005 3:54 pm

olá Elisa e Aramis

Ficámos muito contentes por saber que somos vizinhos, temos de combinar encontrarmo-nos um dia destes, a Vénus gosta sempre de conhecer novos amigos, e o Aramis parece ser todo simpático!

Código: Selecionar todos

:)  :)  :)  :)  :)  

Au Aus da Vénus e cumprimentos dos donos Inês e Luis
ersl
Membro Veterano

quarta set 07, 2005 7:55 am

Olá...
olá Elisa e Aramis

Ficámos muito contentes por saber que somos vizinhos, temos de combinar encontrarmo-nos um dia destes,

O Aramis já está ansioso.....Vai adorar conhecer a Venus!!!!

a Vénus gosta sempre de conhecer novos amigos, e o Aramis parece ser todo simpático!

E é mmo!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ultra95
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:01 am
Contacto:

quarta set 07, 2005 8:19 am

Bom dia!!!
Antes de mais gostaria de dar as boas vindas ao amigo Luis Isidoro que andou um pouco desaparecido cá do sitio...
mas é a vida... confesso que esta semana também não tenho tido muito tempo!!!
Agora quanto aos dog runs desconhecia nunca tinha ouvido falar mas concordo com o vitor quando ele diz:
VitorN Escreveu: Agora mesmo que existisse aqui na minha zona uma coisa dessas, eu não sei se levava os meus cães aí, sei lá, talvez por não saber o que os outros cães fariam, afinal conheço os meus e não os dos outros...e ainda por cima tudo solto?? :| nã, obrigado.
Mas se eu puder ajudar para bem de todos os dog lovers cá estarei...
PS. Na zona onde eu moro também existe bué de espaço é a vantagem de viver na aldeia(Gondomar).
Aiiiii se o Valentim me ouve a dizer isto ainda sou expulso :lol: :lol: :lol:
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Vitor Teixeira </strong></p>
<p><strong>Nem Santo, nem criminoso, apenas Ultra!!!</strong></p>
libre
Membro
Registado: sexta jun 10, 2005 1:46 pm

quarta set 07, 2005 8:23 am

Bom dia!

Realmente seria óptimo podermos ter locais só para os nossos amiguinhos!

Eu sou de Matosinhos mas de qualquer forma se fôr preciso vou para a rua recolher assinaturas,quem aqui souber o primeiros passos a dar diga para podermos começar a trabalhar!

Vitor ainda bem que tem todas as boas condições onde mora mas eu não...infelizmente.... mas acho que ao existirem estes locais em Portugal vão ter que se defenir regras rigidas para que não fosse uma "guerra" lá dentro e sim um parque de diversões para a canalhada! :lol:

L.A.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”