Página 1 de 3

calos nos joelhos

Enviado: terça set 13, 2005 11:31 am
por persiana
Bom dia!

A minha Mara, como muitos Labradores que conheco, tem tendência a criar uns pequenos calos na zona dos joelhos das patas da frente.
È do genéro de uma pequena “crosta casposa” que substitui o pelo natural na zona lateral do joelho.
Não tirei fotos mas julgo fazer-me entender e na verdade gostava de perceber um pouco a sua origem e formas de prevenção e em último caso, de tratamento.

A Mara agradece a todos
:D

Enviado: terça set 13, 2005 11:50 am
por Luciferina
Julgo sofrer do mesmo problema, no entanto, um pouco mais inexperiente julguei tratar-se de uma pequena ferida a cicatrizar e tenho desinfectado todos os dias!
A descrição corresponde à sua - uma pequena crosta, na pata esquerda dianteira do lado de fora da mesma. Tem uma cor rosada quase branca e não está coberto de pelos.
Acha que consegue tirar alguma foto, para eu perceber bem o que é? Pensei ir ao veterinário, mas tenho evitado uma vez que o meu Yoda não se dá lá muito bem no "doutor" - a sala de espera é bastante pequena e sempre cheia de outros cães, infelizmente os donos nem sempre têm a sensibilidade de os prender a fim de evitar xatisses!

Peço desculpa por não poder ajudar, mas pelo menos fica a saber que há mais quem seja solidário na sua dúvida!

Obrigado,

Joana

Enviado: terça set 13, 2005 12:43 pm
por VitorN
Viva,

Penso que os calos são normais nestes tipos de cães. Se vocês repararem eles não se deitam... eles simplesmente se atiram para o chão.

Claro que se o pavimento onde eles se deitassem fosse de madeira ou outro tipo de material não tão "rijo" como cimento, mozaico, etc, talvez o efeito do calo calo fosse mínimo.

Uma coisa que eu noto também é que esse calo nota-se muito mais no labrador preto do que no labrador amarelo.

Abraço

Enviado: terça set 13, 2005 1:05 pm
por TeresaAmaral
Bonas tardes a todos,

Parece que a Arca voltou a funcionar normalmente.....


Até a Blacky já tem calos nos cotovelos dianteiros e tem 5 meses mas é o que o Vitor disse em chão de cimento é uma desgraça. A Matilde tem mas não se notam muito à vista porque ela é quase branca, notam-se mais ao tacto quando lhe passamos as mãos pelas patas. Penso que não há tratamento. Já uma vez perguntei ao Vet e ele disse-me que é uma coisa que aparece e não desaparece.


Bjs

Teresa

Enviado: terça set 13, 2005 1:23 pm
por persiana
E passar com cremes gordos ou outros para eczemas e afins?

Enviado: terça set 13, 2005 1:29 pm
por VitorN
Viva,

O calo acaba por ser uma protecção!

Mas digam-me uma coisa, nenhum desses calos está em ferida, pois não?

Enviado: terça set 13, 2005 1:38 pm
por persiana
Em ferida, não.
É um altinho casposo, duro ao toque e onde o pelo(preto no nosso caso) desaparece.
As pessoas também podem ter calos, que biologicamente até podem ser uma protecção, mas existem tratamentos para aliviar, pelo menos.
Deduzo que nos cães não seja muito diferente.O facto de ser comum, não significa, quanto a mim, que não se tente resolver com produtos para o efeito.
Eu até conheco um para seres humanos(eczemas da pele, couro cabeludo, etc) que desconfio que pode servir...mas é intuição minha, somente.

Enviado: terça set 13, 2005 1:41 pm
por RAFALINDO
O meu RAFA também tem esse tipo de calos nas duas patas dianteiras.
Inicialmente pareciam feridas, que fui desinfectando. Penso que é de ser muito abrutalhado ... De vez em quando põe-se a correr desalmadamente (tem um quintal só para ele) e, por vezes, não consegue travar a tempo...
Enfim, já me conformei com os calitos do meu lindo. Penso que não voltará a nascer pelo na zona. Mas mesmo assim, para mim é sempre o meu lindão ... oops
Afinal não acontece só ao meu ...
Cumprimentos e Lambidelas do RAFA D

Enviado: terça set 13, 2005 1:44 pm
por Rafaela19
Olá!

Sei bem do que estão a falar.
A minha Rafaela, que tem 16 meses, também tem 2 calos nas patas da frente, que já se notam bem, embora ela seja clara.
Este mês ela teve que ir ao Vet tomar as vacinas e eu falei-lhe do caso. O que ele me disse é que era derivado do facto de serem cães pesados e era um ponto constante de contacto com o chão. Aconselhou-me a arranjar-lhe a caminha mais fofa que conseguir e a aplicar-lhe um creme gordo tipo Nivea ou um protector de almofadas das patinhas para proteger.

Estou a aplicar-lhe o creme protector, mas quanto à cama, não posso fazer nada porque mesmo tendo uma boa e fofinha a miuda prefere o chão fresco.

Espero ter ajudado.

Enviado: terça set 13, 2005 1:50 pm
por VitorN
Viva,

Estive a ver algumas fotos dos meus e vejo que praticamente não tem calos. A cama deles é de madeira o canil é de cimento mas o esterior (deles) é de terra batida ou relva e raramente estão deitados dentro do canil, a não ser que esteja a chover ou que esteja a fazer muito sol. Acredito que seja por causa disso que eles tem ausência de calos.

Se o cão/cadela só tiver acesso a pisos duros, dificilmente conseguirá remediar isso. É só a minha opinião.

Cá está uma foto, não sei se será 100% esclarecedora.

Imagem

Abraço

Enviado: terça set 13, 2005 3:31 pm
por TeresaAmaral
Boas,

Vitor,

De qualuer maneira é mais vizivel nos cães de cor preta. Na Matilde também não se vê. Os meus estão no quintal que é de cimento, daí os calos.


Teresa

Enviado: terça set 13, 2005 9:37 pm
por joanasa
olá!

Pois é, a minha Xica tem quse 2 anos e também está a começar a ficar com os calos, para já o que se nota é mesmo a falta de pêlo nessas zonas. Ela dorme em apartamento, mas durante o dia está em casa da minha avó onde tem terra e relvado, mas ela passa grande parte do tempo na zona acimentada... enfim...

quanto à Mara, que adoptei já com 4 anos e está muito gorda: essa sim, tem calos como eu nunca antes tinha visto!!! E ela é branquinha!!! A Mara tem dois grandes calos nessa zona, sem pêlo e com crosta escurecida que se diferencia bem da ^côr do pêlo dela...

Quanto ao tratamento: tenho um creme q é Protecta pads, ou coisa parecida, mesmo de uso veterinário. este creme contém Ureia que ajuda a suavizar a pele. mas acontece que a Xica lambe o creme todo e ficou com os lábios a descamar..... :roll: :roll:

De maneira que tenho aplicado às duas Vaselina purificada que hidrata e suaviza a pele. Também me disseram que se pode aplicar creme tipo "nívea"... mas a minha Xica adora todos os cremes, uma vez eu estava a colocar-lhe creme nas almofadinhas e quando olhei para o lado ela já estava a lamber o boião do creme.. :oops: :oops: :oops:

Mas, como já aqui foi dito, concordo q a única maneira de evitar os calos é não ter os cães em zonas acimentadas, o q no meu caso é impossível, por isso terei de continuar a fazer-lhes os tratamentos de "manicure" que elas tanto adoram....

Enviado: terça set 13, 2005 10:33 pm
por dur
Boas,
Eu costumo meter no meu creme gordo, mas segundo me dizeram depois de aparecer o calo já não desaparece. O segredo parece ser ir metendo creme desde cedo(antes do calo aparecer). O meu Calli faz hoje precisamente 1 ano e nepias de calos.

Enviado: terça set 13, 2005 11:13 pm
por VitorN
dur Escreveu: Boas,
Eu costumo meter no meu creme gordo, mas segundo me dizeram depois de aparecer o calo já não desaparece. O segredo parece ser ir metendo creme desde cedo(antes do calo aparecer). O meu Calli faz hoje precisamente 1 ano e nepias de calos.
Bem vindo ;)

Tens de colocar umas fotos do teu menino aqui para podermos vê-lo!

Abraço

Enviado: quarta set 14, 2005 9:51 am
por laisidoro
Os calos são normais se o cachorro estiver muito tempo em contacto com superfícies asperas (ex: cimento). O meu cachorro mora num apartamento e nunca teve calos, pois está sempre num piso de madeira ou pedra. No entanto, após ter passado 15 dias em casa dos meus pais que têm um canil com chão em cimento, não só as unhas ficaram dasgastadas como nos cotovelos apareceram inicios de calos que se manifestaram com perda de pelo e inflamação da pele. Mais alguns dias e a pele iria ganhar uma textura parecida com a parte de baixo das patas e escurecendo até ficar preta ou castanha escura.

A não ser que consigam manter o cão numa superfície lisa, não é possível evitar que os calos apareçam, e como tal andar a desinfectar só vai criar sofrimento no cão!

Luis