Honestamente não é por um cão ser adopatdo ou comprado que as pessoas que realmente de animais gostam dão mais ou menos carinho.... Nestas coisas impera o bom senso, como em quase tudo na vida...há criadores honestos, há criadores que só pensam em dinheiro, há boas e más pessoas...o facto de se comprar um cão a um bom criador prende-se com a "certeza" das caractrísticas que procuramos num cão daquela raça estarem lá...claro que tudo isto é muito subjectivo. Adoptar animais abandonados é sem dúvida a melhor opção, cada vez mais, mas não se deve generalizar e "julgar" quem compra um cão de raça ou quem cria, há pessoas para tudo, não se pode generalizar...
E porque muitos aqui falam que não comprariam nunca cães na vida, o que eu entendo, por uma ldo, porque também a mim me custa trocar por números um animal, adoro animais e cães são a minha perdição e são para mim tudo menos coisas que se compram...mas porque adoptam ou aceitam dados labs ou de raça só? E os rafeiros, os feiosos e sem raça??? Também adoptam aqueles que dizem que nunca comprariam...os de raça são mais adoptados, claro, mas antes de julgarmos os outros devemos não generalizar e pensar bem...
Eu tive um boxer oferecido, há mais de 15 anos que morreu e me custou muito na altura e desde aí nunca mais quis ter cão, muito menos comprar...dizia para mim mesma que quando o decidisse adoptava um, o que de todos me parecesse mais frágil e carente,fosse feio ou bonito, mas durante estes anos todos achei que não tinha vida nrm dinheiro para lhe dar uma boa vida e fui adiando. No ano passado ofereceram-me uma lab chocolate, que sim foi comprada e me foi oferecida e a primeira coisa que disse foi porque não adoptaram um abandonado e mo deram, porquê comprar quando há tantos abandonados???? É verdade, mas a Lua aqui está e quem ma oferecu paga as despesas todas porque não posso eu e agora sei que assim que possa realizo o sonho de arranjar um outro, abandonado que precise de mim, assim que o possa sustentar sozinha.
Na aanifeira em santa Maria da Feira há muitos....e eles precisam de ajuda, com tudo, comidas, mantas, tapetes, cuidados básicos...vejam...
http://aanifeira.globalfree.net/portal/
Desculpem o testamento...adoro animais, um foi dado, outro comprado e oferecido, mas o carinho é o mesmo.Não podemos generalizar, nem com os donos nem com os criadores...cada caso é um caso...
Hasta amigos dos animais!

Melhores que muitas pessoas....