Obediência - Labs Adultos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
IreneRua
Membro
Registado: sexta nov 04, 2005 10:56 am

quarta nov 09, 2005 12:34 pm

Boa Tarde!!

O Alex tem 2 anos e está connosco há pouco tempo.
É um Lab excepcional, extremamente afável, simpáctico e muito "limpinho".

O Alex tem algumas dificuldades em obedecer (é um teimosinho de 1ª e por vezes parece q é surdinho pois nem sequer "responde" quando é chamado). Julgo q esta situação será devida ao facto de não ter sido "ministrado" nenhum tipo de treino (O Alex foi-nos dado por um criador).

Eu sei da existência de escolas para cães que poderiam ajudar no entanto, não disponho de condições monetárias para o inscrever... :cry:

Acredito que poderei ensinar o Alex (apesar de ter consciência que o facto do Alex já n ser cachorrinho é uma dificuldade) no entanto necessito que me ajudem nesse sentido. Peço-vos que me deêm dicas (ou me indiquem fontes). A vossa ajuda será preciosa. ;)

Obrigada,

Irene Rua
persiana
Membro
Registado: quinta fev 24, 2005 9:36 am
Contacto:

quarta nov 09, 2005 1:00 pm

Olá Irene,

Claro que com 2 anos é mais dificil do que com 2,3,4,5 meses mas em todo o caso pode-se tentar e concerteza melhorar-lhe o comportamento.
O primeiro conselho que lhe dou é que tente captar-lhe a ateenção através de:biscoitos(se fôr mto guloso) ou algum brinquedo que goste especialmente.
Começe por o fazer em casa, onde tem menos distrações e depois vá tentando aplicar na rua, que é sempre mais complicado.
Elogio, faça festas, etc sempre que venha ter consigo ou faça algo de bem.Ignore por vezes o seu pedido de mimo.Repreenda ou refile com ele só mesmo em útimo caso mas aí seja firme e não ceda aos olhinhos que nos fazem.
No fundo, na minha opinião, é tomar um determinado tipo de comportamento com o seu lab de modo a que o mais claramente possível lhe transmita as consequências do bem ou do mal que faz.Eles assim aprendem o que podem e o que não podem fazer.

Ps-na rua, se estão a cheirar relva ou outra coisa qualquer de muito interesse para eles, ouvir a nossa voz e reagir pode não ser o mais motivante.É normal mas pode ser atenuado com uma atitude nossa que lhe transmita alegria.
anad
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2005 11:58 am

quarta nov 09, 2005 1:27 pm

Olá Irene,
visto não ter disponibilidade financeira para recorrer a uma escolinha, não à problema, no que poder ajudar com umas dicas eu ajudo!!!!

o quê que eles adoram fazer????
COMER.....certo!!!!

eu tudo o que ensino aos meus é com recompença, biscoitos e muitta motivação e brincadeira, quando os estou a ensinar seja lá o que for raramente ralho com eles tento ignorar quando fazem mal e mostrar que esta bem e é isso mesmo que quero quando fazem bem!!!!

brincadeiras, festas e porque não uns saltos mesmo que lhe pareça pateta eles adoram estas demonstrações algo estravagantes de carinho para com eles....

eu tenho 2 e adoram uma brincadeirinha deste estilo e aprendem rapido coisas novas se for nesta onda.... acho que se for a ralhar e a usar muitas vezez o não eles deixam de achar piada e desistem da brincadeira.....

um biscoito faz milagres, acredite!!!!

boa sorte

anad
Ana Duarte
IreneRua
Membro

quarta nov 09, 2005 1:51 pm

Passamos longos períodos de tempo na "galhofa" com o Alex!!!
Ele adora! Eu até acho que conseguimos "controlar" o seu comportamento quando não estamos na rua.

Mas (referindo um caso prático) ontem quando fomos passear c/ ele à noite, ele desatou a andar, a cheirar tudo em seu redor e não obedeceu quando o chamámos (vezes sem conta...).

Eu admito que teremos sido precipitados em deixá-lo sem trela (afinal ele está connosco há pouco mais de uma semana...) mas...
anad
Membro Veterano
Registado: sexta set 23, 2005 11:58 am

quarta nov 09, 2005 2:30 pm

...enquanto ele não esta totalmente seguro e adaptado na vossa familia é melhor dar passeios sempre com trela.....

o meu cão mais velho tem 4 anos e nunca anda sem trela e o outro tem 2 anos epasseia a maior parte do tempo sem trela.....

são diferentes e somos nós que ost emos que conhecer o melhor possivel!!!!

boa sorte!!!

anad
Ana Duarte
TeresaAmaral
Membro Veterano
Registado: terça mai 03, 2005 10:38 am
Localização: 3 labradores, 2 caniches, 2 gatos,4 coelhos anões, e muitos passaros(variados)

quarta nov 09, 2005 2:34 pm

Olá,

Eu acho que deveria passea-lo de trela, até porque é mais seguro para o cão e para os donos.
Se por qualquer motivo ache que ele durante o passeio vai sempre a puchar leve uns biscoitos consigo e vá-lhe dando a cheirar para o conseguir manter ao seu lado, costuma resultar.

Bjs

Teresa
IreneRua
Membro

quarta nov 09, 2005 3:29 pm

De facto acho que fui precipitada... sobretudo atendendo ao facto do Alex estar connosco há pouco tempo.

Acabei por lhe dar uma reprimenda... que certamente terá sido incompreendida (pelo Alex...obviamente) e por isso inconsequente.

O Alex é um cão super alegre e n exige muito de nós. Isto é.... n "exige" que estejamos sempre de volta dele a dar-lhe mimos, dá espaço e respeita os donos. Mas quando é para brincar... não pára.

Se calhar foi isso que não soube fazer com ele... respeitar o seu instinto canino, a sua curiosidade, a sua necessidade de explorar.

Passarei a passear com ele de trela (não me atreverei nos próximos tempos a n fazê-lo) e levarei também cmg os Frolic's que o Alex tanto gosta e que lhe dou como miminho (muito esporadicamente).

Mais uma vez OBRIGADA pelas dicas, pela partilha de opiniões, pela disponibilidade.

Brevemente colocarei aqui uma fotos do alex para verem como ele é um Lindão.

Irene Rua :D
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”