Página 1 de 1
Obediência - Labs Adultos
Enviado: quarta nov 09, 2005 12:34 pm
por IreneRua
Boa Tarde!!
O Alex tem 2 anos e está connosco há pouco tempo.
É um Lab excepcional, extremamente afável, simpáctico e muito "limpinho".
O Alex tem algumas dificuldades em obedecer (é um teimosinho de 1ª e por vezes parece q é surdinho pois nem sequer "responde" quando é chamado). Julgo q esta situação será devida ao facto de não ter sido "ministrado" nenhum tipo de treino (O Alex foi-nos dado por um criador).
Eu sei da existência de escolas para cães que poderiam ajudar no entanto, não disponho de condições monetárias para o inscrever...
Acredito que poderei ensinar o Alex (apesar de ter consciência que o facto do Alex já n ser cachorrinho é uma dificuldade) no entanto necessito que me ajudem nesse sentido. Peço-vos que me deêm dicas (ou me indiquem fontes). A vossa ajuda será preciosa.
Obrigada,
Irene Rua
Enviado: quarta nov 09, 2005 1:00 pm
por persiana
Olá Irene,
Claro que com 2 anos é mais dificil do que com 2,3,4,5 meses mas em todo o caso pode-se tentar e concerteza melhorar-lhe o comportamento.
O primeiro conselho que lhe dou é que tente captar-lhe a ateenção através de:biscoitos(se fôr mto guloso) ou algum brinquedo que goste especialmente.
Começe por o fazer em casa, onde tem menos distrações e depois vá tentando aplicar na rua, que é sempre mais complicado.
Elogio, faça festas, etc sempre que venha ter consigo ou faça algo de bem.Ignore por vezes o seu pedido de mimo.Repreenda ou refile com ele só mesmo em útimo caso mas aí seja firme e não ceda aos olhinhos que nos fazem.
No fundo, na minha opinião, é tomar um determinado tipo de comportamento com o seu lab de modo a que o mais claramente possível lhe transmita as consequências do bem ou do mal que faz.Eles assim aprendem o que podem e o que não podem fazer.
Ps-na rua, se estão a cheirar relva ou outra coisa qualquer de muito interesse para eles, ouvir a nossa voz e reagir pode não ser o mais motivante.É normal mas pode ser atenuado com uma atitude nossa que lhe transmita alegria.
Enviado: quarta nov 09, 2005 1:27 pm
por anad
Olá Irene,
visto não ter disponibilidade financeira para recorrer a uma escolinha, não à problema, no que poder ajudar com umas dicas eu ajudo!!!!
o quê que eles adoram fazer????
COMER.....certo!!!!
eu tudo o que ensino aos meus é com recompença, biscoitos e muitta motivação e brincadeira, quando os estou a ensinar seja lá o que for raramente ralho com eles tento ignorar quando fazem mal e mostrar que esta bem e é isso mesmo que quero quando fazem bem!!!!
brincadeiras, festas e porque não uns saltos mesmo que lhe pareça pateta eles adoram estas demonstrações algo estravagantes de carinho para com eles....
eu tenho 2 e adoram uma brincadeirinha deste estilo e aprendem rapido coisas novas se for nesta onda.... acho que se for a ralhar e a usar muitas vezez o não eles deixam de achar piada e desistem da brincadeira.....
um biscoito faz milagres, acredite!!!!
boa sorte
anad
Enviado: quarta nov 09, 2005 1:51 pm
por IreneRua
Passamos longos períodos de tempo na "galhofa" com o Alex!!!
Ele adora! Eu até acho que conseguimos "controlar" o seu comportamento quando não estamos na rua.
Mas (referindo um caso prático) ontem quando fomos passear c/ ele à noite, ele desatou a andar, a cheirar tudo em seu redor e não obedeceu quando o chamámos (vezes sem conta...).
Eu admito que teremos sido precipitados em deixá-lo sem trela (afinal ele está connosco há pouco mais de uma semana...) mas...
Enviado: quarta nov 09, 2005 2:30 pm
por anad
...enquanto ele não esta totalmente seguro e adaptado na vossa familia é melhor dar passeios sempre com trela.....
o meu cão mais velho tem 4 anos e nunca anda sem trela e o outro tem 2 anos epasseia a maior parte do tempo sem trela.....
são diferentes e somos nós que ost emos que conhecer o melhor possivel!!!!
boa sorte!!!
anad
Enviado: quarta nov 09, 2005 2:34 pm
por TeresaAmaral
Olá,
Eu acho que deveria passea-lo de trela, até porque é mais seguro para o cão e para os donos.
Se por qualquer motivo ache que ele durante o passeio vai sempre a puchar leve uns biscoitos consigo e vá-lhe dando a cheirar para o conseguir manter ao seu lado, costuma resultar.
Bjs
Teresa
Enviado: quarta nov 09, 2005 3:29 pm
por IreneRua
De facto acho que fui precipitada... sobretudo atendendo ao facto do Alex estar connosco há pouco tempo.
Acabei por lhe dar uma reprimenda... que certamente terá sido incompreendida (pelo Alex...obviamente) e por isso inconsequente.
O Alex é um cão super alegre e n exige muito de nós. Isto é.... n "exige" que estejamos sempre de volta dele a dar-lhe mimos, dá espaço e respeita os donos. Mas quando é para brincar... não pára.
Se calhar foi isso que não soube fazer com ele... respeitar o seu instinto canino, a sua curiosidade, a sua necessidade de explorar.
Passarei a passear com ele de trela (não me atreverei nos próximos tempos a n fazê-lo) e levarei também cmg os Frolic's que o Alex tanto gosta e que lhe dou como miminho (muito esporadicamente).
Mais uma vez OBRIGADA pelas dicas, pela partilha de opiniões, pela disponibilidade.
Brevemente colocarei aqui uma fotos do alex para verem como ele é um Lindão.
Irene Rua
