Página 1 de 1

Fiabilidade das amostras de ração seca????

Enviado: quarta nov 30, 2005 3:52 pm
por IreneRua
Boa Tarde!!! :D

Já expus neste fórum como me tem sido difícil habituar o meu Alex a comer ração seca. Consegui contornar esta situação mas.... e no fim de todo este processo... ficou algo por responder (como tantas coisas na vida não é??? ;) ).

Tentei aliar à boa qualidade da ração (que conheci através das diversas opiniões existentes neste fórum e através da vet), bons níveis de palatibilidade (níveis estes que me seriam dados a conhecer pelo próprio Alex).

Nesta saga tive acesso a amostras de ração (de diferentes marcas) que submeti à aprovação (ou não do Alex). Pois ... qual não é a minha surpresa... devorou todas.

Eu... contentinha da vida ... fui logo comprar um saco de 15 Kg. Pois é... aquando da 1ª refeição c/ a dita ração, o Alex olhou para mim querendo dizer "É isto que tens para me dar? :( " Não comeu nadinha de nada.

Não querendo desistir desta causa optei por comprar um saco mais pequeno de outra ração (cuja amostra tb tinha sido do agrado do meu Lab). Pois... o Alex continuou a olhar para mim c/ ar de desgraçado.

Actualmente o Alex come bem porque misturo uma colher de comida de lata mas continuo a questionar a fiabilidade das amostras que são fornecidas. Até que ponto não será adicionado qualquer componente que aumente os níveis de palatibilidade das rações?

Qual a vossa opinião???

Irene Rua
;) [/img]

Enviado: quarta nov 30, 2005 7:34 pm
por Crustie
Boa noite. Em termos gerais, um cão só come aquilo que lhe cheira bem, pq tem o olfacto muito mais desenvolvido que o palato. É possível que as amostras sejam alteradas, mas não muito provável. Vá diminuindo a quantidade de comida de lata em proporção à seca. Ou então, ponha a ração seca no micro - ondas, de forma a ficar mais mole e a libertar mais odores, que são de facto o que atraem os cães. Eu com o meu nunca tive problemas. Devora a ração em 2 minutos, e já é a segunda marca que come. É um verdadeiro aspirador, ou não fosse ele um labrador.
Cumprimentos, Andreia e Caeser.

Enviado: quarta nov 30, 2005 9:10 pm
por TeresaAmaral
Irene,

Eu penso que a ração é precisamente a mesma coisa que as sacas grandes, só que como é embalada em sacos pequenos o odor fica talvez mais intenso e é mais atractivo para o cão.
Eu também nunca tive problemas com a alimentação das minhas visto que elas devoram tudo o que se lhe põe à frente.
A Matilde passado 2 ou 3 dias de ter tido os cachorros também deixou de comer a ração, coisa que ela nunca tinha feito. Tinha ração à descrição e pura e simplesmente não lhe tocava. para ela comer meia dúzia de grãos era preciso eu dar-lhos à mão coisa que era impensável visto que eu estava a trabalhar e não podia estar de 2 em 2 horas a dar-lhe de comer.Entretanto com cinco cachorros a mamar eu via a cadela emagrecer de dia para dia e não estava a gostar nada da história. Falei com o Vet várias vezes ele disse-me para demolhar a ração, para misturar lata mas nada disso resultou.Até que passados 3 dias de tudo começar eu resolvi cozer-lhe frango com arroz. Foi remédio santo começou a comer , durante uma semana dei-lhe o frango e depois comecei a misturar ração ao frango até que deixei o frango de vez.
Passou a comer normalmente e até hoje nunca mais tive problemas. Tenho por vezes é problemas ao contrário, de vez em quando faz-me um assalto à ração.

Desculpem o testamento.

Bjs

Teresa

Enviado: segunda dez 19, 2005 5:56 pm
por zurickh
Duvido que seja o odor.

Note:
Ambas as embalagens estão fechadas antes dele comer...
E quando abrir uma saca de 15kg o odor é muito maior do que quando abrir uma amostra!

Evite que ele veja a saca de 15Kg... (pode ficar farto só de ver tanta ração :lol: , por muito que se conheça a raça canina ainda nos surpreendem) e depois ponha 100 gr da ração da saca de 15 kg dentro de uma das embalagens de amostra, e... retire esse conteudo à frente do seu lulu... para ver como ele reage!

Boa Sorte