É muito facil ver se na zona existem processionarias ou se não.
Basta olhar para as arvores e ver se nos ramos , principalmente nos ramos virados a sul, existem uns novelos brancos, parecem casulos.Outro sinal é ver pequenas zonas nos ramos dos pinheiros que parecem queimadas, que era o sitio onde existiam esses novelos, os ninhos.
É preciso muita atenção e não deixar os animais e principalmente as crianças aproximarem-se das lagartas quando estão no chão, são altamente urticantes e podem criar reações alergicas que levem á morte, inclusive aos adultos.
Já vi numa formação que tive, imagens altamente chocantes de cães que morderam os ninhos e perderam a lingua.
No artigo que vem nesse link dizem para queimar os ninhos, nunca façam isso, os ninhos teêm de ser destruidos numa fase inicial por meios quimicos.há pessoas que tambem os destroem em fases mais avançadas em que os quimicos já não fazem efeito com tiros de caçadeira com cartuchos de polvora seca.Se so derem pela presença deles quando o ninho já está formado e grande, a solução é por armadilhas no tronco para evitar que elas desçam, cada ninho pode dar origem tanto a 20 como a 100 lagartas.
A lagarta é de tal maneira destrutiva que estimaram o numero de 10 anos até se começar a notar grandes impactos em todas as manchas de arvores coniforas, por isso os cedros são igualmente atacados por elas.
Mais imformações em:
http://www.phpbbplanet.com/forum/viewto ... forum=lazy