A Lua tem displasia classificada como B, mas na tabela que o vet me mostrou grau b não aparece como articulação quase normal, como nos documentos que aqui consultei, mas sim como displasia ligeira ou leve, falaram-me em grau 2 (0,1,2), ou seja a, b, c, portanto a lua corresponderia a C. Confirmei agora com o vet, numas tabelas é 2 ou B, noutras C. Agora percebo porque ambos me disseram que as tabelas académicas da classificação da displasia suscitam confusão.
Segundo me parece há confusão nas tabelas e em se considerar displasia por si, ou para efeitos de criação. A qualquer veterinário que mostre o raio x da lua me diz que não é uma cadela isenta de displasia, mas sim que o é em fase de transição, que tem de ser medicada e de ter bastante cuidado com exercícios, etc etc., para ver se conseguimos parar a sua evolução, portanto não me digam que nada é. Nada ter era ser isenta ok? Pode é não ser grave, ok, concordo, mas o que pode não ser grave nela, pode ou não ser em futuras ninhadas dos mesmos progenitores, pelos vistos a possibilidade de transmissão existe, logo isto é apenas um AVISO não estou a crucificar ninguém!
E quem me disse que sim, que já é displasia foram ambos os vets onde fiz o teste e também 3 criadores com quem falei, não me aconselharam a cruzá-la, mas como disse nem é esta a minha preocupação, mas sim a sua qualidade de vida.
No entanto, obrigada por todas as informações que aqui me deixaram em relação às cruzas, porque embora não esteja nos meus planos fazê-lo, gostava pelo menos de ter a segurança de o poder fazer um dia se as circunstâncias o permitirem.
E como não é displasia se está medicada e se tenho de evitar algum exercício exagerado e outros cuidados para que não agrave? Podem-me dizer que não tem nada? Não. Já tive vários cães e nenhum tinha sequer nada digno de nota, conheço várias pessoas que têm labs adultos, uns têm pouco, outros muito, mas muitos também não têm nada. É ligeira mas existe e pode evoluir. Aos 18 meses volto a fazer o teste para saber se evoluiu para moderada ou não. Esperemos que não e não adianta demagogias, todos gostamos de ver os nossos cães a correrem com querem, saltar como querem, nas corridas, na praia, etc e isso para parar a displasia tem de ser moderado, o que é chato em algumas situações, porque estes meninos não param
Claro que não é uma situação grave, mas existe, a par das alergias. A função deste tópico é apenas alertar para que não comprem filhos dos pais da Lua, mais nada, porque pelos vistos há a hipótese de haver problemas e repito que NÃO É O ÚNICO CASO que conheço do mesmo criador e em que a sua atitude não foi de criador responsável.
JUMP Escreveu:
um grau B....adiante.
o facto da sua cadela se poder vir a tornar displásica não é sinónimo de que seja por heritardiedade.
portanto pode ficar com a pedra no sapato, já que não exigiu os testes ao criador, mas dai para a frente é apenas difamação.
Fala sem saber...Se leu bem o que escrevi acima exigi os testes ao criador, mas apenas me enviou por mail os certificados dos veterinários e não vi os raios x. Nessa altura já tinha a lua comigo, porque como disse foi-me oferecida.
Nos certificados nada a declarar, ambos isentos e talvez seja esta a única garantia do criador, ninguém põe isto em causa, mas volto a dizer que não é o único caso e que a lua é também alérgica.
A hereditariedade é a PRINCIPAL causa de displasia, tanto quanto me tenho informado, pode existir por factores ambientais (excesso de peso, exercício violento e forçado…) e nada disso aconteceu com a lua. Se sempre tive com a lua estes cuidados que tive com qualquer cachorro, porque haveria ela de desenvolver displasia sem ser por hereditariedade, pode-me dizer?
E se ler este texto percebe que também tenho consciência que apesar de os progenitores estarem isentos isto pode acontecer, bem sei que para os criadores não é fácil, mas não é o único caso e apenas pretendo alertar para os seus pais, nada mais.
rijkaard Escreveu:
Eis que acaba com a brilhante conclusão :
in oficina dos animais
No estado actual dos conhecimentos e meios de diagnóstico disponíveis, NENHUM criador pode garantir que um cachorro de 2 meses é indemne de displasia. A única coisa que o criador pode garantir é que os pais foram radiografados e considerados aptos para a reprodução. Dada a natureza recessiva da doença, a influência dos factores ambientais na manifestação da doença e o facto de os rX tradicionais terem pouca sensibilidade (grande número de falsos negativos) mesmo cães livres da doença podem gerar cães afectados pela displasia.
As garantias que os criadores responsáveis dão não significam, pois, que o criador atesta que os cachorros são indemnes mas sim que tudo fizeram para evitar o problema e que, caso a doença seja declarada, apesar de todos os cuidados, assumem a sua responsabilidade e procuram ressarcir o comprador, colaborando nas despesas de tratamento e/ou devolvendo o dinheiro de aquisição e/ou substituindo ou dando um novo cachorro.
Quanto a difamar cada um vive com a sua consciência. Não é essa a minha intenção. Agora cada um interpreta o meu alerta como bem entender, a mim só me interessa a qualidade de vida dos animais e a redução de probabilidades de quem vai adquirir um cão e, se der de caras com os pais da lua se lembre do que aqui escrevi.
Obrigada a todos