Alerta

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

p_oliveira
Membro
Registado: terça jan 11, 2005 11:40 pm

quarta fev 22, 2006 1:36 am

Olá a todos,

O alerta que eu quero aqui deixar que fique claro que não é por vingança ou motivos afins, mas sim uma forma de prevenção, para que se for possível situações semelhantes à minha não voltem a acontecer, ou pelo menos se reduzam as suas probabilidades.

Como já alguns sabem tenho uma cadela lab chocolate agora com 14 meses. A Lua, a minha Lua :D para além de ser alérgica à proteína das aves, esta semana tive a certeza de que para além disto sofre da tão temida displasia da anca. Embora ligeira, de grau B, acontece que a tem, podendo ou não agravar. Não era para já minha intenção, mas agora, mesmo que quisesse não a cruzaria...porque não pode.

Denuncio aqui o nome dos seus progenitores, porque caso alguém esteja a pensar adquirir um lab e se dirija ao mesmo criador que eu, estes não são certamente os progenitores mais adequados. Ciente de que muitas vezes a displsia não se manifesta durante várias gerações, alergia e displasia são duas coisas, acho que é demais... Faço-o também porque sei que o caso da Lua não é isolado...deste criador pelo menos mais dois casos existem e um não é displasia ligeira...Temendo que continue a fazer criação nestas circunstâncias lanço aqui este alerta, não sem antes comunicar ao criador que o ia denunciar ao CPC.

Mãe- Las Palmas Brownie D'Alem Machede
Pai - Tamariz Baywatch Highlife

Custa-me, porque os cães merecem ter uma vida saudável, para além de todo o amor e carinho que lhes damos e se há hipótese de reduzir as probabilidades de terem problemas, então que se faça...

A Lua, apesar disto penso ser uma cadela Feliz, tenho os cuidados que sei que devemos ter, acrescidos dos da alergia, tenho de andar sempre em cima dela para não comer nada que lhe faça mal...e com um lab sabem como às vezes é difícil...se come frango é logo borbulhas, queda de pêlo, desinteria...come ração de borrego e controla-se bem a alergia, mas é mais sensível na primavera, algumas ervas interferem também, é mais sensível. A displasia é ligeira, tento que não engorde, o que já fazia e tento ao máximo que não salte muito, entre outras coisas. Fico triste porque quando a fui buscar e coloquei a questão da displasia ao criador me disse que era um mito, não era assim tão comum...pois não...mas já lá vão três da sua criação...pouco sabia da displasiae julguei não ser tão comum como dou conta hoje em dia.

Com isto pretendo apenas alertar as pessoas que pretendem adquirir um lab, não vão pelo mais barato, pelo mais fácil, pelo mais perto, por qualquer razão que seja, informem-se bem. A Lua foi-me oferecida e não há dinheiro que pague esta menina :D com ou sem alergia, com ou sem displasia, só não quero que ela sofra, espero que a displasia não passe de ligeira...

Os cães merecem qualidade de vida! E se em Portugal não existem leis que zelem por eles, então só dispomos de estes meios para denunciar estas situações e tentar que não se voltem a repetir, bem sei que é difícil, mas não podia deixar de o fazer.
Última edição por p_oliveira em segunda fev 27, 2006 6:03 pm, editado 2 vezes no total.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 22, 2006 8:55 am

Oiça lá, e quem é que lhe disse que grau B é displasia? é tudo maluco :roll:
ultra95
Membro Veterano
Registado: terça mar 29, 2005 9:01 am
Contacto:

quarta fev 22, 2006 9:08 am

Bem tanto quanto sei que é pouco :oops: :oops:
Grau B não é considerado displasia pelo menos grave e a cadela até poderá cruzar desde que seja com um grau A.
Mas concerteza existem aqui criadores que te poderão ajudar e responder-te mt melhor do que eu!!!
Se fosse futebol podias contar comigo :lol: :lol: :lol:
Espero não ter dito nenhuma asneira :oops: :oops: :oops:
<p><strong></strong></p>
<p><strong>Vitor Teixeira </strong></p>
<p><strong>Nem Santo, nem criminoso, apenas Ultra!!!</strong></p>
melgibson
Membro Veterano
Registado: quinta jan 27, 2005 1:02 pm

quarta fev 22, 2006 9:31 am

Olá!
Eu estou a acompanhar esta situação da Lua e a Paula qd foi fazer-lhe um segundo raio X ligou-me e disse-me q o Vet. disse-lhe q era de grau B e q podia passar p C ( q já é displasia) q ela tinha q ter alguns cuidados até pelo menos ao ano e meio ;)
Mas a Paula depois explica melhor esta situação ;)
rijkaard
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2004 1:15 pm

quarta fev 22, 2006 9:40 am

SeaLords Escreveu:Oiça lá, e quem é que lhe disse que grau B é displasia? é tudo maluco :roll:
Então e não é Displasia? É de um grau Baixo ... mas é Displasia ... ou não?
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta fev 22, 2006 9:52 am

rijkaard Escreveu:
SeaLords Escreveu:Oiça lá, e quem é que lhe disse que grau B é displasia? é tudo maluco :roll:
Então e não é Displasia? É de um grau Baixo ... mas é Displasia ... ou não?
Não. Só é considerado displásico a partir de C (displasia ligeira).
anavitorino
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 9:23 am

quarta fev 22, 2006 10:23 am

Acho que tem todo o direito de apresentar queixa mas:

Sabe qual é o grau de displasia do progenitores da Lua?
Quando a comprou exigiu ao criador ver os exames à displasia dos progenitores da Lua?

Actualmente são permitidos cruzamentos dos 3 primeiros graus, desde que um grau B ou um Grau C cruzem sempre com um Grau A. Se a Lua é grau B com tendência a C poderá cruzá-la mas só com um portador de grau A.

Deixo aqui uns links que a poderão ajudar a perceber mais sobre a questão da displasia:

http://www.hospvetprincipal.pt/displais.htm

http://settercp.planetaclix.pt/displasia1.htm
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quarta fev 22, 2006 1:37 pm

um grau B....adiante.

o facto da sua cadela se poder vir a tornar displásica não é sinónimo de que seja por heritardiedade.

portanto pode ficar com a pedra no sapato, já que não exigiu os testes ao criador, mas dai para a frente é apenas difamação.
rijkaard
Membro Veterano

quarta fev 22, 2006 2:47 pm

JUMP Escreveu:o facto da sua cadela se poder vir a tornar displásica não é sinónimo de que seja por heritardiedade.
Quero mais informação ... continuo a aprender cada vez mais ... :o :o :o se não heriditário é o quê ? adquirido ? é que eu tenho um cão com displasia ... mas estou a aprender bastante só neste tópico ...
rijkaard
Membro Veterano

quarta fev 22, 2006 3:08 pm

anavitorino Escreveu:Se a Lua é grau B com tendência a C poderá cruzá-la mas só com um portador de grau A.
E quais são as probabilidades de sairem cães com Displasia desta possível Cruza?

As regras da FCI são excelentes ... será que uma Cruza de um cão Isento de Displasia com uma cadela Isenta de Displasia poderá dar uma ninhada com cães displásicos ?
anavitorino
Membro Júnior
Registado: terça jun 14, 2005 9:23 am

quarta fev 22, 2006 3:26 pm

mas é claro que é hereditário...... e não só!!!! :roll: :roll: :roll:

a displasia tem caracter de transmissão poligénico (vários genes podem estar na oriem da transmissão da doença). Muitos cães (sendo as raças como o Labrador, o Pastor Alemão, o Rottweiller e raças gigantes mais propensas à doença) não apresentam quaisquer sintomas e têm exames normais, sendo classificados com grau A (de isenção displásica) e no entanto podem ser geneticamente portadores de displasia e transmiti-la aos seus descendentes...

Quer isto dizer que mesmo que ambos os progenitores de uma ninhada sejam grau A, podem ser geneticamente portadores do carácter displásico e transmiti-lo aos seus filhotes.

Deixo outro link com mais informação:
http://www.hospvetporto.pt/artigos/detalhe/38
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

quarta fev 22, 2006 4:57 pm

rijkaard Escreveu: ... será que uma Cruza de um cão Isento de Displasia com uma cadela Isenta de Displasia poderá dar uma ninhada com cães displásicos ?
Ricardo, isso está bem explicado aqui, a partir de "Análise de pedigree":
http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... &p2_page=4
rijkaard
Membro Veterano

quarta fev 22, 2006 5:12 pm

Eis que acaba com a brilhante conclusão :
in oficina dos animais
No estado actual dos conhecimentos e meios de diagnóstico disponíveis, NENHUM criador pode garantir que um cachorro de 2 meses é indemne de displasia. A única coisa que o criador pode garantir é que os pais foram radiografados e considerados aptos para a reprodução. Dada a natureza recessiva da doença, a influência dos factores ambientais na manifestação da doença e o facto de os rX tradicionais terem pouca sensibilidade (grande número de falsos negativos) mesmo cães livres da doença podem gerar cães afectados pela displasia.

As garantias que os criadores responsáveis dão não significam, pois, que o criador atesta que os cachorros são indemnes mas sim que tudo fizeram para evitar o problema e que, caso a doença seja declarada, apesar de todos os cuidados, assumem a sua responsabilidade e procuram ressarcir o comprador, colaborando nas despesas de tratamento e/ou devolvendo o dinheiro de aquisição e/ou substituindo ou dando um novo cachorro.
Excelente este artigo ... por isso cada vez mais me capacito de que COMPRAR CÃES ... nunca mais na VIDA !!!
p_oliveira
Membro
Registado: terça jan 11, 2005 11:40 pm

quarta fev 22, 2006 7:20 pm

A Lua tem displasia classificada como B, mas na tabela que o vet me mostrou grau b não aparece como articulação quase normal, como nos documentos que aqui consultei, mas sim como displasia ligeira ou leve, falaram-me em grau 2 (0,1,2), ou seja a, b, c, portanto a lua corresponderia a C. Confirmei agora com o vet, numas tabelas é 2 ou B, noutras C. Agora percebo porque ambos me disseram que as tabelas académicas da classificação da displasia suscitam confusão.

Segundo me parece há confusão nas tabelas e em se considerar displasia por si, ou para efeitos de criação. A qualquer veterinário que mostre o raio x da lua me diz que não é uma cadela isenta de displasia, mas sim que o é em fase de transição, que tem de ser medicada e de ter bastante cuidado com exercícios, etc etc., para ver se conseguimos parar a sua evolução, portanto não me digam que nada é. Nada ter era ser isenta ok? Pode é não ser grave, ok, concordo, mas o que pode não ser grave nela, pode ou não ser em futuras ninhadas dos mesmos progenitores, pelos vistos a possibilidade de transmissão existe, logo isto é apenas um AVISO não estou a crucificar ninguém!

E quem me disse que sim, que já é displasia foram ambos os vets onde fiz o teste e também 3 criadores com quem falei, não me aconselharam a cruzá-la, mas como disse nem é esta a minha preocupação, mas sim a sua qualidade de vida.

No entanto, obrigada por todas as informações que aqui me deixaram em relação às cruzas, porque embora não esteja nos meus planos fazê-lo, gostava pelo menos de ter a segurança de o poder fazer um dia se as circunstâncias o permitirem.

E como não é displasia se está medicada e se tenho de evitar algum exercício exagerado e outros cuidados para que não agrave? Podem-me dizer que não tem nada? Não. Já tive vários cães e nenhum tinha sequer nada digno de nota, conheço várias pessoas que têm labs adultos, uns têm pouco, outros muito, mas muitos também não têm nada. É ligeira mas existe e pode evoluir. Aos 18 meses volto a fazer o teste para saber se evoluiu para moderada ou não. Esperemos que não e não adianta demagogias, todos gostamos de ver os nossos cães a correrem com querem, saltar como querem, nas corridas, na praia, etc e isso para parar a displasia tem de ser moderado, o que é chato em algumas situações, porque estes meninos não param :)

Claro que não é uma situação grave, mas existe, a par das alergias. A função deste tópico é apenas alertar para que não comprem filhos dos pais da Lua, mais nada, porque pelos vistos há a hipótese de haver problemas e repito que NÃO É O ÚNICO CASO que conheço do mesmo criador e em que a sua atitude não foi de criador responsável.
JUMP Escreveu: um grau B....adiante.

o facto da sua cadela se poder vir a tornar displásica não é sinónimo de que seja por heritardiedade.

portanto pode ficar com a pedra no sapato, já que não exigiu os testes ao criador, mas dai para a frente é apenas difamação.
Fala sem saber...Se leu bem o que escrevi acima exigi os testes ao criador, mas apenas me enviou por mail os certificados dos veterinários e não vi os raios x. Nessa altura já tinha a lua comigo, porque como disse foi-me oferecida.

Nos certificados nada a declarar, ambos isentos e talvez seja esta a única garantia do criador, ninguém põe isto em causa, mas volto a dizer que não é o único caso e que a lua é também alérgica.

A hereditariedade é a PRINCIPAL causa de displasia, tanto quanto me tenho informado, pode existir por factores ambientais (excesso de peso, exercício violento e forçado…) e nada disso aconteceu com a lua. Se sempre tive com a lua estes cuidados que tive com qualquer cachorro, porque haveria ela de desenvolver displasia sem ser por hereditariedade, pode-me dizer?

E se ler este texto percebe que também tenho consciência que apesar de os progenitores estarem isentos isto pode acontecer, bem sei que para os criadores não é fácil, mas não é o único caso e apenas pretendo alertar para os seus pais, nada mais.
rijkaard Escreveu: Eis que acaba com a brilhante conclusão :
in oficina dos animais
No estado actual dos conhecimentos e meios de diagnóstico disponíveis, NENHUM criador pode garantir que um cachorro de 2 meses é indemne de displasia. A única coisa que o criador pode garantir é que os pais foram radiografados e considerados aptos para a reprodução. Dada a natureza recessiva da doença, a influência dos factores ambientais na manifestação da doença e o facto de os rX tradicionais terem pouca sensibilidade (grande número de falsos negativos) mesmo cães livres da doença podem gerar cães afectados pela displasia.

As garantias que os criadores responsáveis dão não significam, pois, que o criador atesta que os cachorros são indemnes mas sim que tudo fizeram para evitar o problema e que, caso a doença seja declarada, apesar de todos os cuidados, assumem a sua responsabilidade e procuram ressarcir o comprador, colaborando nas despesas de tratamento e/ou devolvendo o dinheiro de aquisição e/ou substituindo ou dando um novo cachorro.
Quanto a difamar cada um vive com a sua consciência. Não é essa a minha intenção. Agora cada um interpreta o meu alerta como bem entender, a mim só me interessa a qualidade de vida dos animais e a redução de probabilidades de quem vai adquirir um cão e, se der de caras com os pais da lua se lembre do que aqui escrevi.

Obrigada a todos :)
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta fev 22, 2006 9:56 pm

p_oliveira Escreveu: A Lua tem displasia classificada como B, mas na tabela que o vet me mostrou grau b não aparece como articulação quase normal, como nos documentos que aqui consultei, mas sim como displasia ligeira ou leve, falaram-me em grau 2 (0,1,2), ou seja a, b, c, portanto a lua corresponderia a C. Confirmei agora com o vet, numas tabelas é 2 ou B, noutras C. Agora percebo porque ambos me disseram que as tabelas académicas da classificação da displasia suscitam confusão.

Segundo me parece há confusão nas tabelas e em se considerar displasia por si, ou para efeitos de criação.
Não, não há confusões nas tabelas. Existem é várias tabelas, cada uma com a sua nomenclatura. Se diz que a displasia é grau B (com B grande) isso quer dizer que está a usar a tabela da FCI e não, não é displasia. Se estiver a usar as tabelas dos pastores alemães, b (com b pequeno) já é displasia. Mas as tabelas dos PAs só interessam aos PAs mesmo, e a mais ninguém. Com as classificações com números, 2 nunca é um B (da FCI) mas sim um C ou pior. Quando se vêm lançar suspeitas sobre um criador na net convém saber muito bem, mas muito bem mesmo, do que é que se está a falar, o que definitivamente não é o seu caso.

rijkaard Escreveu: Eis que acaba com a brilhante conclusão :
in oficina dos animais

Excelente este artigo ... por isso cada vez mais me capacito de que COMPRAR CÃES ... nunca mais na VIDA !!!
De facto, a si aconselhava a, para a próxima vez, comprar um boneco. Mas dos de peluche, que até os mecânicos, aqueles que fazem au-au e abanam a caudinha, se avariam mesmo tendo garantia de 2 anos.
Bloqueado

Voltar para “Retriever do Labrador”