Genética das cores dos Labs

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

sexta fev 02, 2007 11:06 am

Boas a todos,

Ao analisar algumas cores de labs, resolvi fazer uma pequena actualização no meu site (nunca pensei que me desse tanto trabalho :roll: ).
Bem, o que eu lá coloco não é nada de novo, no entanto já estava farto de pesquisar sobre esse tema em outros idiomas e resolvi criar eu mesmo uma pequena base de dados sobre os possíveis resultados dos cruzamentos de labs, e em português.
Ainda vou apenas no inicio e apesar de estar a dar-me imenso trabalho, ao mesmo tempo está a dar-me algum gozo e achei interessante colocar aqui o link (que ainda está em construção).

Espero que gostem e que talvez seja útil para alguém.

Ah... já agora, aceito sugestões e criticas claro :mrgreen: :-P

Cá está o link

http://labrador.com.sapo.pt/genetica_das_cores.htm

Abraços
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta fev 02, 2007 11:26 am

Já cá estás?... :D
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

sexta fev 02, 2007 11:28 am

MDogster Escreveu:Já cá estás?... :D
Já cá moro e estou a gostar :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta fev 02, 2007 2:33 pm

VitorN Escreveu:
MDogster Escreveu:Já cá estás?... :D
Já cá moro e estou a gostar :D
:twisted: Olha que dois...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta fev 02, 2007 3:49 pm

Respeitinho, sim? :evil:

:P 8)
pirilaska
Membro
Registado: quarta fev 14, 2007 12:31 am

quinta fev 22, 2007 7:02 pm

boa tarde!!!

Estive a ler um tópico do fórum sobre os cruzamentos dos amarelos com chocolate. Já tinha lido algumas coisas sobre o assunto mas só agora fiquei um pouco mais esclarecida. O meu cão é filho de um macho chocolate e de uma fêmea amarela e avó materna é preta. Isto é o que sei das cores da família :) da ninhada do meu cão nasceram 10, alguns chocolate, outros pretos e outros amarelos (nenhum era "dudley"). Se um dia pretender cruzar o meu cão, devo então ter o cuidado de o fazer apenas com cadelas chocolate ou pretas, certo???

cumprimentos a todos
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta mar 01, 2007 3:12 pm

Olá Vitor!

Estive a ver o site e as cores dos labradores! A cor dos labradores é "decidida" por dois pares de genes, como tens no site. O preto é dominante em relação ao castanho, sendo a cor beje, no caso dos Labradores, a ausência de cor. Ou seja, se o par de genes que determina a fixação da cor for recessivo, então a cor não se manifesta e os cachorros nascem beje. Se houver pelo menos um gene de fixação de cor dominante, ele será preto se existir informação de pelo menos um gene preto, ou chocolate no caso dos dois genes serem recessívos quanto à cor chocolate!

Pode calcular-se qual o genótipo dos progenitores tendo como ponto de partida o fenótipo da ninhada, mas há sempre uma probabilidade de falhar.

Numa ninhada tão variada como a que foi descrita pela pirilaska, os progenitores podem ter vários genótipos possíveis, o que não facilita se se quiser um determinado tipo de Labradores para ninhadas futuras, a mesno que tenhamos mais certezas no par que será escolhido para a cruza!

Acho muito interessante o estudo do genótipo nos cães para a determinação da cor e do tipo de pelo!

Gostava só de dizer uma coisinha mais. Não é "correcto" escrever puro à frente da cor no fenótipo. Puros são sempre se cruzados Labradores com Labradores tendo como ponto de partida cães puros. O mais correcto dizer, nesses casos é que:

- Os Labradores pretos a que chamas puros, são homozigóticos dominantes;
- Os castanhos a que chamas puros, são homozigóticos recessívos;
- Os beje a que chamas puros são homozigóticos recessívos quanto ao factor de fixação de cor.

Estes últimos, em relação aos genes da cor em si não são obrigatóriamente homozigóticos!!! Podem ser heterozigóticos e serem sempre beje!!!

Concluindo, não há gene para a cor amarela! Essa cor é a ausência das outras! Logo, não podes ter um Labrador preto ou castanho com a bolinha amarela!!!

Será que me fiz entender? :roll:
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 01, 2007 7:10 pm

Olá Isabel,
isabelpo Escreveu:Gostava só de dizer uma coisinha mais. Não é "correcto" escrever puro à frente da cor no fenótipo
Mas a palavra puro, está a frente do genótipo Imagem

Eu compreendo mais ou menos o que quis dizer, no entanto, a informação que disponho no site, foi "colhida" de outros que, julgo serem credíveis, aliás, até posso colocar aqui os links de onde tirei as informações sem quaisquer problemas ;)

http://www.retriever.it/labrador/colore.asp

http://www.antagene.com/redir.html?/chien/pelage.html

Foi daqui que tirei as informações. Genética não é o meu forte nem nada que se pareça. Ando apenas a ler umas coisas. Neste trabalho, apenas limitei-me a tentar criar algo de fácil leitura e interpretação de modo que, até um "leigo" conseguisse perceber :wink:

Abraço e obrigado pelo seu contributo
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta mar 01, 2007 10:44 pm

Olá Vitor!!!

Eu compreendo e não quiz, de forma nenhuma, tirar o mérito ao seu trabalho. Eu estudei genética no liceu, no curso de Auxiliar de Veterinária e mais aprofundado no curso de Ajudante Técnico de Veterinária, que ainda estou a fazer, e curiosamente estudei a forma como a cor da pelagem dos Labradores se "transmite" de pais para filhos. Daí ter feito o meu comentário.

Agora não posso, mas mal tenha um tempinho vou dar uma vista de olhos aos sites que indicou...também eu devo ter ainda muito a aprender nesta área!!! :wink:
VitorN
Membro Veterano
Contacto:

quinta mar 01, 2007 11:07 pm

isabelpo Escreveu:Olá Vitor!!!

Eu compreendo e não quiz, de forma nenhuma, tirar o mérito ao seu trabalho. Eu estudei genética no liceu, no curso de Auxiliar de Veterinária e mais aprofundado no curso de Ajudante Técnico de Veterinária, que ainda estou a fazer, e curiosamente estudei a forma como a cor da pelagem dos Labradores se "transmite" de pais para filhos. Daí ter feito o meu comentário.

Agora não posso, mas mal tenha um tempinho vou dar uma vista de olhos aos sites que indicou...também eu devo ter ainda muito a aprender nesta área!!! :wink:
Todos temos ;)

Abraço e fica bem ;)
isabelpo
Membro Veterano

sexta mar 02, 2007 12:03 am

VitorN Escreveu:Todos temos ;)

Abraço e fica bem ;)
É isso mesmo! E eu adoro genética...
:lol:
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mar 02, 2007 6:04 am

Gostei do facto do amarelo ser ausência de cor (e eu que sempre aprendi que era o branco :( ) e que não há genes para amarelo - ou há um gene para preto ou há um buraco no cromossoma :D . Que maravilhoso curso é esse que anda a tirar? :lol:
isabelpo
Membro Veterano

sexta mar 02, 2007 10:55 am

Olá Sealords...há quantos anos!!!

Se eu disse ausência de cor enganei-me, deveria ter escrito ausência da fixação da cor!

E é verdade, não há gene determinante da cor beje, ou champanhe, para os Labradores. O facto de eles serem beje deve-se à dominancia de um gene que se designa por ser responsável pela ausência de fixação da cor preto ou chocolate, embora no seu genótipo exista informação para qualquer uma dessas cores!

Sem mais...
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta mar 02, 2007 12:43 pm

Tem que me explicar o que é isso de fixação de cor. É estilo se se meter na lixívia fica com a mesma cor? Os amarelos são os que foram à lixívia e desbotaram?

Reveja lá mas é os seus conceitozinhos de genética, que todas as características são determinadas por genes, por isso há gene, sim, para o amarelo (se até há genes para o branco ...). Ah, e amarelo e champagne são cores diferentes, determinadas por genes diferentes.

Se os genes determinam proteínas funcionais ou não é uma história diferente, e cá me parece que está a baralhar tudo ...
isabelpo
Membro Veterano

sexta mar 02, 2007 1:15 pm

SeaLords Escreveu:Tem que me explicar o que é isso de fixação de cor. É estilo se se meter na lixívia fica com a mesma cor? Os amarelos são os que foram à lixívia e desbotaram?

Reveja lá mas é os seus conceitozinhos de genética, que todas as características são determinadas por genes, por isso há gene, sim, para o amarelo (se até há genes para o branco ...). Ah, e amarelo e champagne são cores diferentes, determinadas por genes diferentes.

Se os genes determinam proteínas funcionais ou não é uma história diferente, e cá me parece que está a baralhar tudo ...
A simpatia de sempre...
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”