"Ausência" de testículos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

misshippy
Registado: sexta nov 10, 2006 11:18 am

sexta fev 09, 2007 3:12 pm

Olá e boa tarde a todos.
Tenho um Labrador com quase 5 meses que é um espectáculo e muito louco.
Lá em casa é uma loucura, pois tenho uma filhota com 2 anos que não larga o PACO; andam sempre atrás um do outro para brincarem.
Bom mudando de assunto, precisava de uma ajuda, ou melhor um conselho ou opinião.
Quando fomos buscar o meu Paco ao criador (eu e o meu marido) fomos alertados (pelo criador) para o facto do cachorro ter os maxilares sobrepostos, em vez de baterem um em cima do outro, como é o indicado. Disse-nos também que este "pequeno" problema é congénito e que por isso não poderia participar em exposições/competições, nem ser usado para criação. Perguntou-nos se o queríamos levar, dissemos que sim, porque o nosso interesse é mesma a sua companhia.
A última vez que fomos com ele à vacina (dia 24/Dezembro), a veterinária ao observar o Paco (estava a apalpar-lhe a barriga), não conseguiu localizar-lhe os testículos, que embora estejam "escondidos" devem sentir-se. Mas este não é o caso no meu cachorro. Segundo informação da veterinária, os testículos podem "sair" até aos seis meses, disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
Pensei:vou esperar até aos seis meses para fazer a evolução da coisa e dar o benefício da dúvida ao criador. Mas e depois? Se até lá os testículos no meu cão não saírem, devo falar com o criador? Pedir-lhe alguma explicação ou outra coisa qualquer?
A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.
Gostaria de saber a vossa opinião e de algum conselho se fosse possível.
Com os melhores cumprimentos
Carla
Jhenriques
Membro
Registado: sábado dez 30, 2006 5:22 pm

sexta fev 09, 2007 8:58 pm

É uma situação muito complicada?
Isto é fruto da procura que esta raça tem. Só que existem pessoas que aproveitam a situação para fazerem criação desalmadamente, e prejudicam em muito a raça e cada vez mais se encontram labradores a fugirem ao seu padrão.
O seu cão tem registo?
se sim já verificou a genealogia dele, reparou se existe grau de parantesco entre os pais?
Normalmente as pessoas quando vão ao criador agem com o coração e não pensam em mais nada..
Nesta situação a melhor atitude era falar com o criador confrontá-lo com a situação, verificar se era a 1ª ninhda deste cruzamento se os cachorros foram registados,( este aspecto é importante, o LOP é como uma garantia, e atesta a pureza do cão)
Ora se o criador lhe disse que o cão tinha um problema congénito,
não é só você que não deve utilizar o cão para cruzamento, se ele tem um problema congénito os pais tb não devem ser usados para a reproduçao, daí ser importante saber se era a primeira ninhada.
Se for um criador consciente ele não volta a reproduzir com os pais.
Importa saber se o criador agiu com consciência ou se foi um acidente de percurso.
Eu não pretendo julgar ninguém e o criador em questão pode ser a pessoa mais honesta do mundo
<p>Com os melhores cumprimentos</p>
<p>Jhenriques</p>
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sexta fev 09, 2007 10:14 pm

pelo que eu sei, os testículos dos cachorros sobem e descem até aos seus sei meses, podem não se sentir mesmo...aconteceu com o meu labrador: sentir um testículo apenas. e dpois com o tempo, desceram os dois. além disso, se não descerem, a operação é feita antes, ao um ano, penso eu..aos 9/10 anos parece-me absurdo...mas não quero estar a discordar da veterinária do seu cão.

se de facto o criador já sabia da doença, não devia ter cruzado os cães...mas se lhe disse isso, e você aceitou, já não pode fazer nada. no entanto, se a doença dos testículos também for hereditaria,aí sim, pode pedir contas ao criador.

o meu conselho é que peça uma segunda opinião, vá a outro vet, quem sabe até a uma das fac. de med. vet...
misshippy
Registado: sexta nov 10, 2006 11:18 am

sexta fev 09, 2007 10:54 pm

Escolhi o criador onde comprei o meu cão através da listagem de criadores de labradores que pedi ao CPC.
Quero dar-lhe o benefício da dúvida, quero acreditar que ele não sabia deste problema congénito em relação aos testículos, pois pareceu-me ser uma pessoa idónea.
O meu cão veio com LOP, mas penso que os seus pais não têm parentesco (pelo menos não me parece).
Esta situação não parece ser complicada, pois segundo a veterinária não traz consequências para o saúde do Paco.
se de facto o criador já sabia da doença, não devia ter cruzado os cães...mas se lhe disse isso, e você aceitou, já não pode fazer nada.
Nel1123 o criador só nos informou do problema congénito dos dentes nunca referiu nada dos testículos. Mas quero acreditar que ele não sabia.

Vamos ver o que acontece até o meu cão ter os seis meses, pode ser que a situação entretanto de resolva.

Obrigada pela vossa atenção
Beijocas
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado fev 10, 2007 3:10 pm

misshippy Escreveu: Quando fomos buscar o meu Paco ao criador (eu e o meu marido) fomos alertados (pelo criador) para o facto do cachorro ter os maxilares sobrepostos, em vez de baterem um em cima do outro, como é o indicado.
Ou seja, o seu cão não pode ir a Exposições nem reproduzir.
misshippy Escreveu: Segundo informação da veterinária, os testículos podem "sair" até aos seis meses, disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
O criador não tem que ser penalizado, caso o pai do cachorro esteja correcto relativamente aos testículos. Seria bom saber se os avós têm esse problema ou não.
misshippy Escreveu: A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.
Segundo sei, cães em que os testículos não desceram devem ser operados por volta de um ano de idade, pois pode correr o risco de vir a desenvolver um tumor. Mas, ninguém melhor que um vet para lhe explicar correctamente esta situação :wink:

Uma vez que o seu cão já tem o problema de dentição incorrecta, não perde nada, antes pelo contrário, em esterilizá-lo.
<p>Anita / AzulJasmim</p>
nel1123
Membro Veterano
Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm

sábado fev 10, 2007 3:21 pm

Golden_ Escreveu:
misshippy Escreveu: A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.
Segundo sei, cães em que os testículos não desceram devem ser operados por volta de um ano de idade, pois pode correr o risco de vir a desenvolver um tumor. Mas, ninguém melhor que um vet para lhe explicar correctamente esta situação :wink:
eu penseo que é isso mesmo... ao um ano. mas é uma operação relativamente simples segundo o que me pareceu.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado fev 17, 2007 9:13 pm

Jhenriques Escreveu: se sim já verificou a genealogia dele, reparou se existe grau de parantesco entre os pais?
Normalmente as pessoas quando vão ao criador agem com o coração e não pensam em mais nada..
E qual seria o mal de haver algum grau de parentesco entre os progenitores?
Jhenriques Escreveu:Ora se o criador lhe disse que o cão tinha um problema congénito,
não é só você que não deve utilizar o cão para cruzamento, se ele tem um problema congénito os pais tb não devem ser usados para a reproduçao, daí ser importante saber se era a primeira ninhada.
Se for um criador consciente ele não volta a reproduzir com os pais.
Fogo ... mesmo? Quer dizer que congenito equivale a hereditario?

misshippy Escreveu:disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
Carla
:o
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sábado fev 17, 2007 9:51 pm

E vá lá que a penalização não é a castração do criador... :D

:oops:
Jhenriques
Membro

domingo fev 18, 2007 9:30 am

CindelP então diga-me quais serão os enventuais problemas no cruzamento entre irmãos, ou entre pais e filhos!?
Congénito é um problema que apareceu á nascença, não quer dizer com isto que possa ser hereditário, mas há casos em que pode ser herditário.
O conselho que eu dou é que as pessoas devem visitar vários criadores para fazer comparações e analisarem os vários aspectos: registo, certificarem-se da vacinação dos pais e dos cachorros, desparasitações, genealogia dos pais, ambiente em que são criados, o tipo de alimentação, enfim tentar fazer a melhor escolha.
<p>Jhenriques</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 11:06 am

"Quer-se" então dizer que nunca teria comprado esta cadela?

http://labrador.retriever.free.fr/fiche ... 32&lang=fr

(isto se alguma vez esteve à venda, claro ...)
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

domingo fev 18, 2007 2:26 pm

Boas Jhenriques,

Não há problemas em cruzar parentes próximos, desde que se saiba o que se está a fazer ;)
Chamam a esse método inbreeding, se não estou em erro. É utilizado por criadores quando querem... criar uma linha própria? será isso?... penso que sim :?
Mas é a tal coisa, para fazer isso é preciso ter muuuuitos conhecimentos e sobretudo saber o que se está a fazer, tendo em conta as vantagens e desvantagens que daí possam vir. Acho que é mais ou menos isso!

Abraço
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo fev 18, 2007 3:14 pm

Jhenriques Escreveu:CindelP então diga-me quais serão os enventuais problemas no cruzamento entre irmãos, ou entre pais e filhos!?
Aí é que está a questão. Não há mal nenhum em cruzar cães com algum grau de parentesco desde que se saiba o que se está a fazer.
Aliás, muitos caeszinhos que andam por aí na ribalta são filhos de meios-irmãos e afins ..

Congénito é um problema que apareceu á nascença, não quer dizer com isto que possa ser hereditário, mas há casos em que pode ser herditário.

Exacto. Congenito não quer dizer, necessariamente, hereditario.

Então se não sabemos se é hereditario porque razão deverá o criador colocar de parte os progenitores ? :o
Última edição por CindelP em domingo fev 18, 2007 3:52 pm, editado 1 vez no total.
Jhenriques
Membro

domingo fev 18, 2007 3:17 pm

Boas Vitor
Eu confesso que não tenho conhecimento nessa matéria, mas o que eu penso é que realmente devem existir alguns riscos.
O Sealords lançou uma pergunta.
Primeiro estamos a falar de criadores consagrados, com muita experiência e provas dadas, com uma imagem a manter.
Já disse que não percebo nada do assunto, mas como disse o vitor deve-se ter muitos conhecimentos. Conhecimentos talvez em genealogia e genética (penso eu)
Os pais da bollota, ao que parece são meios irmãos.
Engraçado com isto descobri que os os bisavós da minha hindi são os pais da bollota.
<p>Jhenriques</p>
SeaLords
Membro Veterano

domingo fev 18, 2007 3:44 pm

Jhenriques Escreveu:Boas Vitor
Já disse que não percebo nada do assunto
Se não percebe nada do assunto, então porque é que se mete a fazer recomendações? :roll:
Jhenriques
Membro

domingo fev 18, 2007 6:27 pm

Posso ser um leigo em relação a cruzamentos que englobem cães com o mesmo grau de parentesco, mas suficientemente capaz de perceber, que isso pode trazer problemas.
Mas como é uma expert em cruzamentos porque não nos dá as vantagens e desvantagens destes cruzamentos?
Já sabemos que a bollota é filha de meios-irmãos isso é um facto..
Mas em que condições poderemos fazer estes cruzamentos sem que hajam problemas?
<p>Jhenriques</p>
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”