"Ausência" de testículos
Moderador: Moinhodoceu
-
- Registado: sexta nov 10, 2006 11:18 am
Olá e boa tarde a todos.
Tenho um Labrador com quase 5 meses que é um espectáculo e muito louco.
Lá em casa é uma loucura, pois tenho uma filhota com 2 anos que não larga o PACO; andam sempre atrás um do outro para brincarem.
Bom mudando de assunto, precisava de uma ajuda, ou melhor um conselho ou opinião.
Quando fomos buscar o meu Paco ao criador (eu e o meu marido) fomos alertados (pelo criador) para o facto do cachorro ter os maxilares sobrepostos, em vez de baterem um em cima do outro, como é o indicado. Disse-nos também que este "pequeno" problema é congénito e que por isso não poderia participar em exposições/competições, nem ser usado para criação. Perguntou-nos se o queríamos levar, dissemos que sim, porque o nosso interesse é mesma a sua companhia.
A última vez que fomos com ele à vacina (dia 24/Dezembro), a veterinária ao observar o Paco (estava a apalpar-lhe a barriga), não conseguiu localizar-lhe os testículos, que embora estejam "escondidos" devem sentir-se. Mas este não é o caso no meu cachorro. Segundo informação da veterinária, os testículos podem "sair" até aos seis meses, disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
Pensei:vou esperar até aos seis meses para fazer a evolução da coisa e dar o benefício da dúvida ao criador. Mas e depois? Se até lá os testículos no meu cão não saírem, devo falar com o criador? Pedir-lhe alguma explicação ou outra coisa qualquer?
A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.
Gostaria de saber a vossa opinião e de algum conselho se fosse possível.
Com os melhores cumprimentos
Carla
Tenho um Labrador com quase 5 meses que é um espectáculo e muito louco.
Lá em casa é uma loucura, pois tenho uma filhota com 2 anos que não larga o PACO; andam sempre atrás um do outro para brincarem.
Bom mudando de assunto, precisava de uma ajuda, ou melhor um conselho ou opinião.
Quando fomos buscar o meu Paco ao criador (eu e o meu marido) fomos alertados (pelo criador) para o facto do cachorro ter os maxilares sobrepostos, em vez de baterem um em cima do outro, como é o indicado. Disse-nos também que este "pequeno" problema é congénito e que por isso não poderia participar em exposições/competições, nem ser usado para criação. Perguntou-nos se o queríamos levar, dissemos que sim, porque o nosso interesse é mesma a sua companhia.
A última vez que fomos com ele à vacina (dia 24/Dezembro), a veterinária ao observar o Paco (estava a apalpar-lhe a barriga), não conseguiu localizar-lhe os testículos, que embora estejam "escondidos" devem sentir-se. Mas este não é o caso no meu cachorro. Segundo informação da veterinária, os testículos podem "sair" até aos seis meses, disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
Pensei:vou esperar até aos seis meses para fazer a evolução da coisa e dar o benefício da dúvida ao criador. Mas e depois? Se até lá os testículos no meu cão não saírem, devo falar com o criador? Pedir-lhe alguma explicação ou outra coisa qualquer?
A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.
Gostaria de saber a vossa opinião e de algum conselho se fosse possível.
Com os melhores cumprimentos
Carla
-
- Membro
- Registado: sábado dez 30, 2006 5:22 pm
É uma situação muito complicada?
Isto é fruto da procura que esta raça tem. Só que existem pessoas que aproveitam a situação para fazerem criação desalmadamente, e prejudicam em muito a raça e cada vez mais se encontram labradores a fugirem ao seu padrão.
O seu cão tem registo?
se sim já verificou a genealogia dele, reparou se existe grau de parantesco entre os pais?
Normalmente as pessoas quando vão ao criador agem com o coração e não pensam em mais nada..
Nesta situação a melhor atitude era falar com o criador confrontá-lo com a situação, verificar se era a 1ª ninhda deste cruzamento se os cachorros foram registados,( este aspecto é importante, o LOP é como uma garantia, e atesta a pureza do cão)
Ora se o criador lhe disse que o cão tinha um problema congénito,
não é só você que não deve utilizar o cão para cruzamento, se ele tem um problema congénito os pais tb não devem ser usados para a reproduçao, daí ser importante saber se era a primeira ninhada.
Se for um criador consciente ele não volta a reproduzir com os pais.
Importa saber se o criador agiu com consciência ou se foi um acidente de percurso.
Eu não pretendo julgar ninguém e o criador em questão pode ser a pessoa mais honesta do mundo
Isto é fruto da procura que esta raça tem. Só que existem pessoas que aproveitam a situação para fazerem criação desalmadamente, e prejudicam em muito a raça e cada vez mais se encontram labradores a fugirem ao seu padrão.
O seu cão tem registo?
se sim já verificou a genealogia dele, reparou se existe grau de parantesco entre os pais?
Normalmente as pessoas quando vão ao criador agem com o coração e não pensam em mais nada..
Nesta situação a melhor atitude era falar com o criador confrontá-lo com a situação, verificar se era a 1ª ninhda deste cruzamento se os cachorros foram registados,( este aspecto é importante, o LOP é como uma garantia, e atesta a pureza do cão)
Ora se o criador lhe disse que o cão tinha um problema congénito,
não é só você que não deve utilizar o cão para cruzamento, se ele tem um problema congénito os pais tb não devem ser usados para a reproduçao, daí ser importante saber se era a primeira ninhada.
Importa saber se o criador agiu com consciência ou se foi um acidente de percurso.
Eu não pretendo julgar ninguém e o criador em questão pode ser a pessoa mais honesta do mundo
<p>Com os melhores cumprimentos</p>
<p>Jhenriques</p>
<p>Jhenriques</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm
pelo que eu sei, os testículos dos cachorros sobem e descem até aos seus sei meses, podem não se sentir mesmo...aconteceu com o meu labrador: sentir um testículo apenas. e dpois com o tempo, desceram os dois. além disso, se não descerem, a operação é feita antes, ao um ano, penso eu..aos 9/10 anos parece-me absurdo...mas não quero estar a discordar da veterinária do seu cão.
se de facto o criador já sabia da doença, não devia ter cruzado os cães...mas se lhe disse isso, e você aceitou, já não pode fazer nada. no entanto, se a doença dos testículos também for hereditaria,aí sim, pode pedir contas ao criador.
o meu conselho é que peça uma segunda opinião, vá a outro vet, quem sabe até a uma das fac. de med. vet...
se de facto o criador já sabia da doença, não devia ter cruzado os cães...mas se lhe disse isso, e você aceitou, já não pode fazer nada. no entanto, se a doença dos testículos também for hereditaria,aí sim, pode pedir contas ao criador.
o meu conselho é que peça uma segunda opinião, vá a outro vet, quem sabe até a uma das fac. de med. vet...
-
- Registado: sexta nov 10, 2006 11:18 am
Escolhi o criador onde comprei o meu cão através da listagem de criadores de labradores que pedi ao CPC.
Quero dar-lhe o benefício da dúvida, quero acreditar que ele não sabia deste problema congénito em relação aos testículos, pois pareceu-me ser uma pessoa idónea.
O meu cão veio com LOP, mas penso que os seus pais não têm parentesco (pelo menos não me parece).
Esta situação não parece ser complicada, pois segundo a veterinária não traz consequências para o saúde do Paco.
Vamos ver o que acontece até o meu cão ter os seis meses, pode ser que a situação entretanto de resolva.
Obrigada pela vossa atenção
Beijocas
Quero dar-lhe o benefício da dúvida, quero acreditar que ele não sabia deste problema congénito em relação aos testículos, pois pareceu-me ser uma pessoa idónea.
O meu cão veio com LOP, mas penso que os seus pais não têm parentesco (pelo menos não me parece).
Esta situação não parece ser complicada, pois segundo a veterinária não traz consequências para o saúde do Paco.
Nel1123 o criador só nos informou do problema congénito dos dentes nunca referiu nada dos testículos. Mas quero acreditar que ele não sabia.se de facto o criador já sabia da doença, não devia ter cruzado os cães...mas se lhe disse isso, e você aceitou, já não pode fazer nada.
Vamos ver o que acontece até o meu cão ter os seis meses, pode ser que a situação entretanto de resolva.
Obrigada pela vossa atenção
Beijocas
Ou seja, o seu cão não pode ir a Exposições nem reproduzir.misshippy Escreveu: Quando fomos buscar o meu Paco ao criador (eu e o meu marido) fomos alertados (pelo criador) para o facto do cachorro ter os maxilares sobrepostos, em vez de baterem um em cima do outro, como é o indicado.
O criador não tem que ser penalizado, caso o pai do cachorro esteja correcto relativamente aos testículos. Seria bom saber se os avós têm esse problema ou não.misshippy Escreveu: Segundo informação da veterinária, os testículos podem "sair" até aos seis meses, disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
Segundo sei, cães em que os testículos não desceram devem ser operados por volta de um ano de idade, pois pode correr o risco de vir a desenvolver um tumor. Mas, ninguém melhor que um vet para lhe explicar correctamente esta situaçãomisshippy Escreveu: A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.

Uma vez que o seu cão já tem o problema de dentição incorrecta, não perde nada, antes pelo contrário, em esterilizá-lo.
<p>Anita / AzulJasmim</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 02, 2007 10:56 pm
eu penseo que é isso mesmo... ao um ano. mas é uma operação relativamente simples segundo o que me pareceu.Golden_ Escreveu:Segundo sei, cães em que os testículos não desceram devem ser operados por volta de um ano de idade, pois pode correr o risco de vir a desenvolver um tumor. Mas, ninguém melhor que um vet para lhe explicar correctamente esta situaçãomisshippy Escreveu: A solução, segundo a veterinária, pode passar por um tratamento hormonal, que ela não aconselha, porque tem muitos riscos ou pela operação, mas só quando o cão tiver 9 ou 10 anos.
E qual seria o mal de haver algum grau de parentesco entre os progenitores?Jhenriques Escreveu: se sim já verificou a genealogia dele, reparou se existe grau de parantesco entre os pais?
Fogo ... mesmo? Quer dizer que congenito equivale a hereditario?Jhenriques Escreveu:Ora se o criador lhe disse que o cão tinha um problema congénito,
misshippy Escreveu:disse também que este é mais um problema congénito e que por isso o criador teria de ser "penalizado" com a castração dos pais do Paco.
Carla

-
- Membro
CindelP então diga-me quais serão os enventuais problemas no cruzamento entre irmãos, ou entre pais e filhos!?
Congénito é um problema que apareceu á nascença, não quer dizer com isto que possa ser hereditário, mas há casos em que pode ser herditário.
O conselho que eu dou é que as pessoas devem visitar vários criadores para fazer comparações e analisarem os vários aspectos: registo, certificarem-se da vacinação dos pais e dos cachorros, desparasitações, genealogia dos pais, ambiente em que são criados, o tipo de alimentação, enfim tentar fazer a melhor escolha.
Congénito é um problema que apareceu á nascença, não quer dizer com isto que possa ser hereditário, mas há casos em que pode ser herditário.
O conselho que eu dou é que as pessoas devem visitar vários criadores para fazer comparações e analisarem os vários aspectos: registo, certificarem-se da vacinação dos pais e dos cachorros, desparasitações, genealogia dos pais, ambiente em que são criados, o tipo de alimentação, enfim tentar fazer a melhor escolha.
<p>Jhenriques</p>
<p>Jhenriques</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
"Quer-se" então dizer que nunca teria comprado esta cadela?
http://labrador.retriever.free.fr/fiche ... 32&lang=fr
(isto se alguma vez esteve à venda, claro ...)
http://labrador.retriever.free.fr/fiche ... 32&lang=fr
(isto se alguma vez esteve à venda, claro ...)
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
- Contacto:
Boas Jhenriques,
Não há problemas em cruzar parentes próximos, desde que se saiba o que se está a fazer
Chamam a esse método inbreeding, se não estou em erro. É utilizado por criadores quando querem... criar uma linha própria? será isso?... penso que sim
Mas é a tal coisa, para fazer isso é preciso ter muuuuitos conhecimentos e sobretudo saber o que se está a fazer, tendo em conta as vantagens e desvantagens que daí possam vir. Acho que é mais ou menos isso!
Abraço
Não há problemas em cruzar parentes próximos, desde que se saiba o que se está a fazer

Chamam a esse método inbreeding, se não estou em erro. É utilizado por criadores quando querem... criar uma linha própria? será isso?... penso que sim

Mas é a tal coisa, para fazer isso é preciso ter muuuuitos conhecimentos e sobretudo saber o que se está a fazer, tendo em conta as vantagens e desvantagens que daí possam vir. Acho que é mais ou menos isso!
Abraço
Aí é que está a questão. Não há mal nenhum em cruzar cães com algum grau de parentesco desde que se saiba o que se está a fazer.Jhenriques Escreveu:CindelP então diga-me quais serão os enventuais problemas no cruzamento entre irmãos, ou entre pais e filhos!?
Aliás, muitos caeszinhos que andam por aí na ribalta são filhos de meios-irmãos e afins ..
Exacto. Congenito não quer dizer, necessariamente, hereditario.
Então se não sabemos se é hereditario porque razão deverá o criador colocar de parte os progenitores ?

Última edição por CindelP em domingo fev 18, 2007 3:52 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro
Boas Vitor
Eu confesso que não tenho conhecimento nessa matéria, mas o que eu penso é que realmente devem existir alguns riscos.
O Sealords lançou uma pergunta.
Primeiro estamos a falar de criadores consagrados, com muita experiência e provas dadas, com uma imagem a manter.
Já disse que não percebo nada do assunto, mas como disse o vitor deve-se ter muitos conhecimentos. Conhecimentos talvez em genealogia e genética (penso eu)
Os pais da bollota, ao que parece são meios irmãos.
Engraçado com isto descobri que os os bisavós da minha hindi são os pais da bollota.
Eu confesso que não tenho conhecimento nessa matéria, mas o que eu penso é que realmente devem existir alguns riscos.
O Sealords lançou uma pergunta.
Primeiro estamos a falar de criadores consagrados, com muita experiência e provas dadas, com uma imagem a manter.
Já disse que não percebo nada do assunto, mas como disse o vitor deve-se ter muitos conhecimentos. Conhecimentos talvez em genealogia e genética (penso eu)
Os pais da bollota, ao que parece são meios irmãos.
Engraçado com isto descobri que os os bisavós da minha hindi são os pais da bollota.
<p>Jhenriques</p>
<p>Jhenriques</p>
-
- Membro
Posso ser um leigo em relação a cruzamentos que englobem cães com o mesmo grau de parentesco, mas suficientemente capaz de perceber, que isso pode trazer problemas.
Mas como é uma expert em cruzamentos porque não nos dá as vantagens e desvantagens destes cruzamentos?
Já sabemos que a bollota é filha de meios-irmãos isso é um facto..
Mas em que condições poderemos fazer estes cruzamentos sem que hajam problemas?
Mas como é uma expert em cruzamentos porque não nos dá as vantagens e desvantagens destes cruzamentos?
Já sabemos que a bollota é filha de meios-irmãos isso é um facto..
Mas em que condições poderemos fazer estes cruzamentos sem que hajam problemas?
<p>Jhenriques</p>
<p>Jhenriques</p>