Olá a todos:
Tenho um Lab macho e duas fêmeas...todos adoptados, com diferentes idades e têm idades diferentes.
A mais velha é a Maga, que tem já 14 anos. O mais novo é o Rubi que vai fazer 8 anos e a última a ser recebida na família foi a Matilde, quando tinha 5 anos, e que agora vai fazer 10 anos.
Sempre tive cães toda a minha vida, sendo a Maga a 1ª cadela que tive.
Como foi adoptada, na altura todas essas questões que foram aqui levantadas também me preocupavam.
Agora, passados 14 anos de convívio, digo com toda a certeza que prefiro as cadelas.
Nem é por uma questão de serem mais meigas, porque desta malta toda, na verdade o mais melga é o Rubi.
Elas agora estão esterilizadas. Foram esterilizadas quando tinham 5 anos e não verifiquei aumento de peso relativamente ao que tinham antes.
Mas mesmo antes da Maga ser esterilizada (e indico a Maga como ex. porque foi com ela com quem convivi mais tempo sem ela estar esterilizada) era um descanso com os cios.
É verdade que tinha de tomar muito cuidado e arranjar uma fralda ou cueca especial para conter o sangue no cio, mas por outro lado, com ela só tinha de me preocupar 2 vezes por ano que era quando o cio aparecia.
Já com o Rubi é uma chatice: basta estar uma cadela em cio na redondeza que ele anda doido. E então quando há mais cadelas e ainda por cima com cio dessincronizado? O bicho chega a andar doido meses a fio :S
Depois há o problema dos encontros caninos na rua: enquanto que com elas não tenho de me preocupar mesmo nada, se o outro amigo é macho ou fêmea, com o Rubi tenho de me antecipar, e se o outro cão é macho tenho de lhe "rezar a cartilha" toda antes dos cães ficarem ao "dente de semear".
Para além disso, o Rubi é uma bestinha de grande! Teve de ser educado com cuidados especiais pela força que tem. Se resolvesse puxar-me...bem que eu podia tentar trava-lo que não conseguia.
Por exemplo, quando saio com a canzoada toda, tenho de o mandar sentar e deixar as meninas passarem 1º, senão leva tudo e todos à frente
Além disso, tem um instinto muito protector quer para comigo quer para com as suas meninas...e portanto, fica logo em sentido de cada vez que alguém se aproxima por trás de mim ou se chega às cadelas.
Também os gastos com o Rubi são superiores, uma vez que ele é maior. Quer em comida, quer em medicamentos, pois estes são doseados em função do peso do bicho.
Cumps,