Estalão do Retriever do Labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

quarta fev 13, 2008 12:20 pm

Estalão do Retriever do Labrador


FCI: Nº 122 - Secção 1 - Cães cobradores de caça.


País de origem: Grã-Bretanha

Aspecto geral: Constituição robusta, muito activo; o crânio é largo; o peito e as costelas são largos e profundos.

Características gerais: Cães muito amigáveis e tranquilos. Trabalhadores, mansos, carinhosos e alegres. Nunca são agressivos e não caçam furtivamente. São nadadores apaixonados, tanto no verão, como no Inverno. São bons para principiantes e necessitam de manter um contacto estreito com a família e desempenhar uma função activa nela.

Temperamento: Muito inteligente, perspicaz, obediente, com forte desejo de agradar o dono. Muito sociável, sem qualquer tipo de agressividade sem ser medroso.

Cabeça e crânio: Grande e largo com Stop bem pronunciado e adelgaça ligeiramente até ao focinho. As mandíbulas são de comprimento médio, poderosas e não afilados. Trufa larga, com narinas bem desenvolvidas.

Olhos: Tamanho médio e de cor castanha ou avelã, com expressão inteligente e sempre atentos.

Orelhas: De tamanho médio bem inseridas bem altas no crânio, e são caídas e coladas a cabeça, bem para trás.

Maxilares: Os maxilares e os 42 dentes são fortes e talhados de forma perfeita, com a mordedura em tesoura, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se aos inferiores encaixando perfeitamente.

Pescoço: Forte, robusto e não deve ter papadas, inserido sobre espáduas longas e inclinadas.

Membros anteriores: Ombros são direitos e os membros anteriores apresentam uma ossatura bem desenvolvida e recta, desde os cotovelos até o solo.

Membros posteriores: Bem desenvolvidos. Garupa bem desenvolvida, sem inclinação em direcção à cauda. Joelhos bem angulados.

Tronco: Peito de boa largura e profundidade, com costelas arqueadas em barril. A linha dorsal é direita e o lombo é largo, curto e forte.

Patas: São redondas e compactas; dedos bem arqueados e almofadas plantares bem desenvolvidas e com membranas interdigais.

Cauda: É muito grossa na base, adelgaçando gradualmente até a ponta, comprimento médio e é completamente revestida por pelo curto e denso sem franjas. Ela posiciona-se alta sem enrolar ao nível das costas

Andamento: Bem equilibrados sobe solo. Os anteriores e posteriores muito bem alinhados.

Pêlo: O seu pelo é curto e denso, com ligeira aspereza ao toque, sem ondulações ou franjas; sub-pêlo resistente às intempéries e faz do Labrador um cão para todos os climas que quase não precisa de escova e banho.

Cor: O Labrador pode apresentar-se com 3 cores: o Amarelo o Preto e o Chocolate.


Amarelo – Vai desde o Beije clarinho ao escuro. Em algumas partes, predomina uma coloração mais escura que a do resto do corpo. É permitido uma pequena mancha branca no peito.


Preto– O Labrador preto deverá ser negro por inteiro e seu pêlo deve ser brilhante e lustroso. É permitida uma pequena mancha branca no peito.

Chocolate – Deve variar entre a cor fígado e o chocolate escuro devendo ser brilhante e lustroso. É permitida uma pequena mancha branca no peito

Talhe: Altura ideal ao garrote é, de 56 a 57 cm, para os machos, e de 54 a 56 cm, para as fêmeas.

Penalizações: Qualquer desvio do padrão, deve ser considerado como falta e penalizado na exacta proporção da sua gravidade.


OBS: Os machos deverão apresentar os dois testículos, com aparência normal, completamente descidos e bem acomodados na bolsa escrotal.
Guardiang3l
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

sexta ago 22, 2008 5:22 pm

Olá Vitor! :D

Esta semana ando à luta com a cor castanho no labrador... é que já ouvi pessoas afirmarem que têm no LOP dos cães a cor chocolate. Eu nunca tal ouvi falar e tanto quanto conheço o estalão as cores do labrador são apenas 3: amarelo, preto e castanho.
No LOP da minha nova aquisição vem mencionado na cor: Castanho.

Uma vez que também aqui colocou no estalão a cor chocolate, será que nos pode elucidar mellhor acerca da cor real aceite pelo CLube Português de Canicultura?
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

sexta ago 22, 2008 5:43 pm

Guardiang3l Escreveu:Olá Vitor! :D

Esta semana ando à luta com a cor castanho no labrador... é que já ouvi pessoas afirmarem que têm no LOP dos cães a cor chocolate. Eu nunca tal ouvi falar e tanto quanto conheço o estalão as cores do labrador são apenas 3: amarelo, preto e castanho.
No LOP da minha nova aquisição vem mencionado na cor: Castanho.

Uma vez que também aqui colocou no estalão a cor chocolate, será que nos pode elucidar mellhor acerca da cor real aceite pelo CLube Português de Canicultura?
Olá,
Este estalão não foi feito por mim. Tirei esta informação já nem sei de onde.
Há quem diga que não é chocolate e sim castanho. Para mim, o correcto é chocolate e não castanho. Mesmo o estalão da raça, na página da FCI, fala em chocolate/fígado. Quando falo com criadores, falam igualmente na cor chocolate e nunca castanho.

http://www.fci.be/nomenclatures_detail. ... ile=group8

Abraço
Guardiang3l
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

quinta set 04, 2008 4:03 pm

Guardiangel Escreveu:Olá Vitor!

Acabei por me ter desligado um pouco deste assunto e nem lhe respondi na arca. Peço desculpa pois não é meu costume deixar assuntos a meio. :D

De facto, tanto na Féderation Cynologique Internationale - http://www.fci.be/ - como no American Kennel Club - http://www.akc.org/breeds/labrador_retriever/ - esta cor de labrador ora aparece designada como chocolate ora como castanho.

Alguns exemplos:
FRANÇAIS
COULEUR : Entièrement noir, jaune ou marron (foie-chocolat) - http://www.fci.be/uploaded_files/122f98_fr.doc

ENGLISH
COLOUR : Wholly black, yellow or liver/chocolate. – http://www.fci.be/uploaded_files/122gb99_en.doc

ESPAÑOL
COLOR : Totalmente negro, amarillo o hígado/chocolate. - http://www.fci.be/uploaded_files/122-labrador_sp.doc

Em Portugal, o Clube Português de Canicultura - como a Ludovina confirmou por telefone e eu por email – regista o Labrador Retriever com as cores: Preto, Amarelo e Castanho.

Ou seja em Portugal passeamos um Labrador Castanho, em França também (Marron) mas se formos a terras de nuestros hermanos ou para a terra do Tio Sam já passeamos um Labrador Chocolate. :lol:

Peço desculpa mas tinha que dizer a piada… :oops:
Guardiang3l
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

quinta set 04, 2008 4:03 pm

Guardiangel Escreveu:Olá Vitor!

Acabei por me ter desligado um pouco deste assunto e nem lhe respondi na arca. Peço desculpa pois não é meu costume deixar assuntos a meio. :D

De facto, tanto na Féderation Cynologique Internationale - http://www.fci.be/ - como no American Kennel Club - http://www.akc.org/breeds/labrador_retriever/ - esta cor de labrador ora aparece designada como chocolate ora como castanho.

Alguns exemplos:
FRANÇAIS
COULEUR : Entièrement noir, jaune ou marron (foie-chocolat) - http://www.fci.be/uploaded_files/122f98_fr.doc

ENGLISH
COLOUR : Wholly black, yellow or liver/chocolate. – http://www.fci.be/uploaded_files/122gb99_en.doc

ESPAÑOL
COLOR : Totalmente negro, amarillo o hígado/chocolate. - http://www.fci.be/uploaded_files/122-labrador_sp.doc

Em Portugal, o Clube Português de Canicultura - como a Ludovina confirmou por telefone e eu por email – regista o Labrador Retriever com as cores: Preto, Amarelo e Castanho.

Ou seja em Portugal passeamos um Labrador Castanho, em França também (Marron) mas se formos a terras de nuestros hermanos ou para a terra do Tio Sam já passeamos um Labrador Chocolate. :lol:

Peço desculpa mas tinha que dizer a piada… :oops:
BigBrother
Membro Veterano
Mensagens: 453
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

quinta set 04, 2008 7:24 pm

Esta discussão entre se é castanho ou chocolate é igualzinha à discussão encarnado/vermelho ou prenda/presente :lol:
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
bcustas
Membro Júnior
Mensagens: 26
Registado: domingo mai 18, 2008 3:45 pm

sábado out 11, 2008 9:56 pm

No meu lop diz chocolate. E sempre ouvi chocolate
Guardiang3l
Membro
Mensagens: 53
Registado: quarta abr 26, 2006 8:52 am

segunda out 13, 2008 7:26 am

bcustas Escreveu:No meu lop diz chocolate. E sempre ouvi chocolate
Pelo Clube Portugês de Canicultura não poderá ter tido esse LOP pois eles só registam os labs como amarelos, pretos ou castanhos. Vão inclusivé mais longe afirmando que nem o sistema informático deles permite a escolha de outra cor quando se selecciona a raça. :wink:
pinxai
Membro
Mensagens: 133
Registado: quarta set 06, 2006 4:23 pm
Localização: BOo

segunda out 13, 2008 10:33 am

BigBrother Escreveu:Esta discussão entre se é castanho ou chocolate é igualzinha à discussão encarnado/vermelho ou prenda/presente :lol:
Não concordo. Daqui a bocado eram labradores beiges, acastanhados e negros que ia dar tudo ao mesmo.
Há que chamar as coisas pelos nomes que se definiram, neste caso, defenidos pelo estalão; que é pelo sitio por onde me guio.
Concordo com o CasadelMar, chocolate para mim é o mais correcto (tendo em conta o estalão e a origem da raça) apesar de haver uma discordância no LOP.
okicomputer
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

quinta out 15, 2009 8:16 am

Tenho reparado que há uns labradores mais altos que outros, o veterinario disse me que o labrador americano é dos maiores e chega a pesar 40 kilos em adulto.

A questão é esta, existe a raça chamada retriever do labrador que é unica ou existe varias raças de labradores? Um labrador descendente de labrador americano é puro?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta out 15, 2009 9:16 am

A raça é única e não existem variedades para além das cores permitidas.

O que se passa é que, no outro lado do Atlântico, por vezes a direcção da criação difere do parceiros europeus, a exemplo de outras raças como por exemplo o Dogue Alemão. Os dogues americanos são mais ligeiros, altos e menos beiçudos que os europeus.

De mais a mais, quem rege a canicultura nos EUA é o AKC ao passo que cá os estalões das raças são regidos pela FCI, é uma questão de ler o standard do AKC e comparar com o da FCI.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

YolaeFifi
Membro Veterano
Mensagens: 2545
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

terça out 27, 2009 11:45 pm

mais sobre as cores!


encontrei este anuncio, diga-se de passagem brilhante (ironia...) que me despertou a atenção:

Olá a todas!

Sou um Retriever do Labrador de 5 anos, muito saúdavel, activo e bonito!

Não sou creme, nem areia como todos os que vês por aí...

eu sou Dourado! É raro encontrares outro igual a mim pois é uma linhagem muito antiga, hoje em dia são todos muito claros, já nem parecem labradores!

Se és uma menina Labrador, és saúdavel e da zona de Lisboa contacta os meus donos.Tenho preferência por uma menina dourada como eu ou então caramelo!Mas também pode ser de uma tonalidade mais clara uma vez que eu tenho os genes dourados!

Esta foto NÃO é minha diga-se de passagem que sou muito mais bonito e robusto!! só mando foto ás minhas futuras pretendentes

Estou á espera da minha cara metade
a foto é esta:

Imagem

e os comentários igualmente iluminados:
-ai jesus cristo diz:
-epá digam lá a este srº que no estalão dos labradores só há 3 cores, amarelo, preto e castanho, o dourado é dos goldens, caramelo? dahhhhssssss


-Setembro 13, 06:16 AM marco diz:
-arranja uma vida. e tu ai, o cao n e 1 labrador otario, vai mas e pa eskola aprender a ler....e 1 retrivier de labrador dahhhsssss es burro... logo pode ser dourado palhaço, envez de te armares em profissional dos cachorros vai mas e trabalhar pah

-Setembro 13, 09:19 PM Zeca diz:
-Isto de Labradores dourados para mim é novidade... Isto de querer fazer umas coroas só mina a espécie!!


-Setembro 13, 09:45 PM matt para jesus cristo diz:
-esta gentinha tem a mania k percebe disto e depois da com cada calinada...
a tonalidade amarela do retriever varia muito: vai do amarelo, ao creme, podem ser brancos, caramelo e sim dourados cmo este! antes de falarem leiam o estalao da raça no cpc.pt
aprendam primeiro e falem depois!!!



-Setembro 13, 09:48 PM matt diz:
-COR:conhecido mundialmente com três cores,oficiais: o Amarelo,o Preto e o Chocolate. A cor amarela - Varia desde a coloração creme claro ao vermelho raposa. Em algumas partes, predomina uma coloração mais escura que a do resto do corpo. Permitido uma pequena mancha branca no peito. Os olhos devem ser marrons ou avelãs. A cor preta - O Labrador cor preto deve ser negro por inteiro, podendo-se admitir uma pequena mancha branca no peito.A pelagem deve ser brilhante, para demarcar ainda mais a cor. Os olhos devem ser marrons ou avelãs. A cor chocolate - Deve variar da cor fígado ao chocolate escuro. Deve ser muito brilhante e lustrosa. Não é desejável que olhos claros acompanhem a cor - devem ser marrons ou avelãs -. Permitida uma pequena mancha branca no peito totalmente preto, amarelo ou fígado/chocolate. A gama dos amarelos vai desde o creme claro ao vermelho (da raposa). Permitida pequena mancha branca no peito.



-Maio 12, 02:29 AM Luciana diz:
-Olá !!! Moro no Brasil e tenho uma filhote de labrador dessa cor também !!! Realmente é muito difícil esta cor sim ... procurei bastante mas encontrei !!! Parabéns o seu cachorro é lindo !!! Abraços e fica com Deus !!!



-Setembro 19, 07:31 PM Henrique diz:
-Eu sou do Brasil e já tenho duas cores de Labrador aqui em casa, uma CARAMELO que é a Mãe, e uma dourada que é a filha, nós cruzamos a mãe com outro labrador apenas um pouco mais escuro que ele (do tipo caramelo também) nasceram 2 dourados (1 é oq nós temos) e 3 caramelos...
Como que só ha três cores?
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Katrina
Membro Veterano
Mensagens: 732
Registado: quarta ago 25, 2004 8:06 am
Localização: 2 Labradores (Anya, Foxy), Furão (Rufus), 6 ratazanas, 2 cornsnake, 1 ringneck...

quarta out 28, 2009 8:07 am

Só me ocorre... Imagem

Entretanto vou por a minha ao sol a ver se tosta um bocadinho porque está muito pálida! :lol:
sanaMalina
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm
Localização: Major(cão), Mia (gata)

sábado nov 28, 2009 3:28 pm

Esta conversa é uma treta!

Que eu saiba chocolate é um alimento e não uma cor! :roll:
A cor do chocolate é que por norma é castanho, mas também pode ser branco ou preto.
Ora dizer que um Labrador é cor de chocolate é o mesmo que dizer que é castanho uma vez que a cor do chocolate no geral é o CASTANHO!
Portanto o correcto é dizer que o Labrador é castanho. O que acontece é que há vários tipos de castanhos e então distinguimo-los como o castanho chocolate... que apenas significa que é um castanho parecido com o chocolate (alimento).

Por tanto esta conversa não faz sentido uma vez que o português correcto é dizer que é de cor castanha e dizer chocolate é uma variação da língua portuguesa. Ou seja, é calão! :lol:
Claro que esta minha opinião mas, o sinónimo de chocolate é cacau! acho que isso diz tudo.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
sasha09
Membro Veterano
Mensagens: 611
Registado: quarta ago 26, 2009 2:55 pm
Localização: 1 Labrador

sábado nov 28, 2009 3:51 pm

Sandra achei piada ao seu post (ironia), lembrei me que daqui a nada vao dizer que ha labradores banana, labradores chocolate, labradores chocolate amargo... e isto virava para a culinaria. mas de facto chocolate assemelha-se à cor do chocolate e nao a outro castanho, entende?

Existem muitas pessoas que dizem labradores chocolate porque a cor assemelha-se a esse tom de castanho... enquanto que ha castanhos mais claros e outros ainda mais escuros do que labrador chocolate. Sei de um criador que nos seus anuncios distingue mesmo labrador chocolate e labrador castanho por isso mesmo. Facto é que eles no fundo sao todos castanhos ! No preto nao ha discussao mas por exemplo ha tonalidades no amarelo que sao tao claras que leio anuncios de pessoas que dizem que tem labradores brancos... é uma questao de traduzir da melhor forma a tonalidade das cores. Todos os que saibam minimamente de labradores sabem as cores que existem.

:)
Última edição por sasha09 em sábado nov 28, 2009 5:04 pm, editado 1 vez no total.
Saudações da J & Isaac
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”