problemas com o meu cão...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
pfct22
Membro Júnior
Registado: segunda mar 17, 2008 11:37 pm

quarta abr 15, 2009 5:03 pm

olá pessoal...

o meu labrador tem agora 1 ano e 3 meses, adquiri-o a um bom criador, tudo tem corrido bem com ele a nível de saúde, apesar de ter tido uns problemas de otites e de vez em quando enjoar a comida etc mas nada de anormal; aprendeu bem os comandos básicos e um ou outro truque...

no entanto, passado um ano, e talvez assuma a culpa por nao sair muitas vezes com ele, continua a nao andar correctamente de trela, sempre a puxar e a andar de uma forma "desalinhada", nao consigo manter um ritmo estável de passeio com ele. Para isso, comprei ha cerca de 1 mês uma coleira estranguladora, que é a que ele usa diariamente, e para passeio obviamente. No entanto, melhorou um pouco a andar, pq ja entendeu q aquilo quando puxa aquilo incomoda...

Que acham que devo fazer para ele andar correctamente? A trela que uso é uma das extensiveis, mas arrependi me, e agr só a uso com o comprimento mínimo... Quais são as melhores trelas para passear "este labrador" ?

Outra coisa que desde ha uns tempos para cá noto nele, é que psicologicamente ele parece instável... tanto brinca, recebe festas e vai buscar a bola que lhe atiro e essas coisas com "boa disposição", como muitas vezes está parece descontrolado, começa a correr de um lado para o outro, quase que batendo nas coisas, desorientado... além do mais continua com uma apetência para a mordacidade considerável, mordendo as nossas mãos com alguma força quando brincamos e assim, e quando lhe ordeno "Não" ele continua, dou lhe uma palmada de lado no focinho, mas ele não pára, continua a tentar morder, e se continuar com ele nisto, a certa altura está ele a tentar saltar para mim, mordendo me a roupa e "atacando-me".

Estou preocupado com este desvio do comportamento dele, as vezes torna-se agressivo e não sei o que fazer para lhe mudar isso.

Noto que ele tornou-se um cão agressivo, tímido, que ladra muito quando nos ausentamos da vista dele, "hipócrita" pq por vezes só obedece às ordens que lhe dou mediante uma recompensa( biscoito, etc.), e a palavra "Não" ele nao respeita...

Acham que pode ser alguma frustração por não passear muito? As vezes so sai do terraço uma vez por semana.
Acham que pode ser por conviver muito pouco com outros cães?

Ignorá-lo? Bater-lhe? Não sei, e por isso exponho a minha situação, para que vocês me deêm as vossas opiniões e dicas.

obrigado, cumprimentos a todos.

Já agora chamo-me Paulo, tenho 17 anos.
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

quinta abr 16, 2009 1:03 pm

Boas!!!

Em relação ao primeiro problema a coleira estraguladora ajuda, mas não faz milagres por si só.
Quando fores passear o teu cão tens de ter um comando para ele andar ao teu lado que poderá ser "aqui" "junto" "lado". Quando o cão puxar a trela puxa para traz dizendo o comando e obriga-o a parar dizendo novamente o comando. Continua fazendo isto até ele perceber a relação (pode levar algum tempo). Caso ele não tenha as melhrias desejáveis continuafazendo o mesmo mas puxa a trela com mais vigor. Procurar fazer este treino numa zona isolada primeiro e depois em zonas mais movimentadas.
Em relação às trelas, pessoalmente não me agradam as extensiveis, mas as trelas muito curtas não serão as melhores pois a percepção do teu comando sobre o cão não é perceptivel, além de transmitir uma noção de bravura do cão (que raramente e vista num labrador).
A parte das correrias é prefeitamente normal. A minha Teca (labrador) também tem os mesmos "ataques".
A parte do morder é que já não é normal. Neste site tens imensos textos de como treinar cães em várias situações inclindo nessa situação de mordeduras, mas posso dar-te alguns concelhos pessoais.
O "não" não é perceptivel para o teu cão porque não deve ter sido devidamente introduzido em cachorro. Se reparares o não dito de forma autoritária é muito semelhante ao rosnar da mãe e/ou outros cães, principalmente na presença de comida, e esse rosnar "não" costuma ser o suficiente para pelo menos fazer o cão parar. Assim e se o caso for o de o teu cão não entender o não será necessário ele entende-lo. A trela é sempre um bom auxilio pois permite controlar o cão, se ele te quiser morder (brincar) e tu não puxa-o pela ter e diz não de forma autoritária. este processo deve levar algum tempo (dias). quando ele for percebendo que o não é para parar de morder podes reconpensá-lo com alguma comida, mas só se ele estiver a evoluir bem. Caso a trela não funcione isola-o temporariamente e depois vai buscá-lo se ele contnuar isola-o novamente e prolonga o tempo de espera. Se não resultar, serão necessárias medidas um pouco mais drásticas (devendo sempre ser evitadas). Quando ele estiver a morder e não responder ao comando "não" pega na parte inferior do maxilar (dois dedos são suficiente)e empura para baixo não deixando o cão fechar a boca e dizendo o comando "não". Se não resultar então só resta o bater, que não solução nada aconcelhável por vários motivos, mas se o fizeres, fá-lo só na situação não desejada e verbalizando o comando "não". Não o faças de animo leve e quando o fizeres não te esqueças que ele tem de sentir caso contrario é mais brincadeira para ele e decepção para ti.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”