Vai comprar um Retriever do Labrador?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

quinta set 17, 2009 1:31 pm

Vai comprar um Retriever do Labrador?


Antes de partirmos para a procura do criador, devemos, em primeiro lugar, ler o máximo possível acerca da raça de modo a sabermos se esta é a ideal para nós ou não.

No caso do Labrador, dou-vos dois exemplos que muitos desconhecem:

-O Labrador, nas mudanças de estação, larga imenso pêlo. Estou a falar mesmo de muito pêlo. Se o cachorro for para habitar em casa, podem contar que vão ter um trabalhão a limpar esse pêlo todo. Claro que pode-se minimizar o problema com escovagens diárias mas, mesmo assim, podem contar com muito pêlo.

-O Labrador, ao contrário do que muitos pensam, não é um cão “pacholas”; ele necessita de muito exercício. Ele precisa de passear, correr, brincar de modo a que gaste as suas energias, caso contrário, poderemos ter um cachorro que, uma vez que não têm grande actividade, pode “canalizar” as suas energias destruindo os móveis, roendo as pernas das cadeiras, etc., etc.,

Está preparado para isto?


Depois de nos informarmos acerca da raça e chegarmos a conclusão que de facto é a nossa raça de eleição, chega o momento de procurar o criador.

Neste ponto, julgo que o melhor é pedir uma lista de criadores dessa raça ao cpc em www.cpc.pt. Eles, por norma, demoram 24 a 48 horas a enviá-la. O cpc envia essa lista baseando-se nos criadores que registaram ninhada recentemente.

Nessa lista, encontram muitos criadores. Note-se que esta lista não é garantia de que lá estão apenas bons criadores. Há lá de tudo! Criadores bons, assim-assim e criadores maus.

Tendo em conta que temos uma grande quantidade de criadores nessa lista, vamos tentar “eliminar” o menos bom e mau.

Deixo aqui algumas dicas de modo a tentarem separar o trigo do joio:

-Perguntem ao criador se os pais da ninhada efectuaram o despiste de displasia e se têm em sua posse os devidos comprovativos de isenção. Ele tem que ter os exames em mão.(Um bom criador não cruza sem antes efectuar o despiste aos pais da ninhada.)

-Perguntem ao criador se ele frequenta exposições e se tem em sua posse as avaliações dos juízes. (Um bom criador frequenta exposições de modo a saber se os seus progenitores são bons exemplares da raça.)

-Perguntem em que altura podem ir buscar o cachorro. O cachorro deve estar com a mãe e irmãos por um período mínimo de 8 semanas. Se disser que pode vir buscar antes desse tempo, desconfie.

-Pergunte em que condições o cachorro é entregue. (desparasitado, vacinado, com LOP, microchip, etc.)

Julgo que com apenas estas 4 perguntas, conseguem ter uma ideia do bom e menos bom.



Depois de seleccionados os criadores que vocês entenderam que sejam bons, chega a altura de nos pormos na estrada e visitar o criador e a “cachorrada”.

Chegando lá, veja o ambiente em que os cachorros são criados. Peçam para ver a ninhada e veja se esta está bem tratada e com as devidas condições de higiene. Peça para ver a mãe e o pai (Muitos criadores utilizam machos de fora, pelo que nem sempre será possível ver o pai). Fale com o criador e exponha todas as suas dúvidas. Um bom criador terá muito gosto em responder a todas as suas questões.

Repita este procedimento com os outros criadores que seleccionou.

Muito importante: Não adquiram cachorros em Lojas! Um bom criador jamais coloca os seus cachorros em lojas.


Bem, este é um pequeno “manual” que escrevi e que pode ser muito útil para aqueles que estão a pensar em adquirir um Labrador. Penso que está bastante simples e ao mesmo tempo elucidativo. Espero que de alguma forma, este pequeno tutorial vos ajude ;)

Boa sorte

Vitor Neto



PS: Está aberto o tópico. Quem quiser, pode acrescentar ou até discordar. Estejam a vontade ;)

Abraços
Última edição por CasadelMar em sábado set 19, 2009 10:59 pm, editado 2 vezes no total.
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta set 17, 2009 5:57 pm

Bom tópico.
Ah,lembrar também que seja lab ou nao: tem despesas veterinárias,custos de bem-estar,alimentação e higiene (brinquedos,cama,raçao...)...

Nem sempre se pensa em tudo,é verdade.
Eu não pensava que largavam casacos de pêlo,mas pronto.Agora aguento e aspiro e escovo e aspiro e varro...lol...e furminator quem me dera que chegasse para minimizar um pouco...lol


Jocas caninas
mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

quinta set 17, 2009 6:28 pm

Este tópico devia ficar inamovivel..
okicomputer
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

quinta set 17, 2009 9:37 pm

Excelente topico, só peca por tardio.. :wink:

Infelizmente, a minha esposa com tantas ganas de ter um labrador não ligou a grande parte dessas indicações. Viu o anuncio na net com as fotos e atirou-se de cabeça

Outra dica que acho imprtante, é que ração o criador dá ao pequeno. O meu criador entregou me um saco de 20 kilos de uma raçao nojenta
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 18, 2009 11:25 pm

Muito bom, inamovível. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mkiko
Membro Veterano
Mensagens: 2697
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
Localização: Dora (Lab)Fang(ham) Peixes Passaros e mais bicheza

quinta abr 21, 2011 5:06 pm

Bom tópico :wink:
ritafc
Membro Veterano
Mensagens: 5899
Registado: domingo nov 30, 2008 6:22 pm
Localização: Kiko, Clarinha, Suki, Alex

sexta mai 27, 2011 2:18 pm

Muito importante: Não adquiram cachorros em Lojas! Um bom criador jamais coloca os seus cachorros em lojas
A meu ver nem devia ser permitido terem cachorros à venda nas lojas!
Acho horrivel para o animal!
Numa loja no cascais villa cheguei a ver gatinhos enfiados naqueles cubiculos de vidro semanas a fio! Até me deu vontade de os comprar só para os tirar dali! :(

Parabéns pelo tópico, acho que aborda todas as questões importantes :wink:
<p>Rita</p>
<p><a href="http://www.caes-de-ninguem.blogspot.com">www.caes-de-ninguem.blogspot.com</a></p>
<p>"O verdadeiro rei dos animais &eacute; o homem, pois a sua brutalidade supera a de todos"</p>
<p>"Sou um s&oacute;, mas ainda assim sou um. N&atilde;o posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. E, por n&atilde;o poder fazer tudo, n&atilde;o me recusarei a fazer o pouco que posso".</p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 10pt" class="MsoNormal">&nbsp;</p>
&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”