Olá:
Uma vez que este tem sido um assunto ampalmente questionado neste fórum, resolvi "colar" aqui parte de um artigo sobre este assunto.
Comunicar com os Odores
Segundo parece, por causa da distorção forçada que determinadas características físicas sofrem por causa da selecção (orelhas longas e penduradas ou cortadas, cauda cortada, corpo exageradamente alongado, etc.), os cães domésticos utilizam menos a linguagem do corpo do que os lobos ou do que os outros canídeos e recorrem, com frequência, à emissão de mensagens olfactivas. Este tipo de mensagens tem a vantagem de permanecer no ar durante certo tempo e, além disso, resultam particularmente úteis nas zonas de vegetação espessa nas quais a visibilidade imediata é má e, portanto, a comunicação visual piora. Podem reconhecer-se dois tipos de comunicação olfactiva: através da deposição de urinas ou de fezes ou através do próprio odor do cão, que se deve sobretudo a secreções glandulares.
Fezes e urina. Todos os canídeos as utilizam (e em geral os animais selvagens) para "marcar", isto é, para dar a conhecer, através da deposição de fezes, urina ou secreções glandulares, os limites do seu território, o estatuto social de quem as produziu. Certas observações demonstraram que, em muitos casos, os cães defecam mais quando não estão seguros pela trela e quando os donos não estão presentes, apesar de não ser óbvia ainda a motivação deste comportamento nem se poder transformar numa regra extensível a todos os cães.
Um dos comportamentos mais reconhecíveis dos cães é levantar a pata durante a micção; um cão dominante levanta a pata muito mais frequentemente do que um cão subordinado e pode acontecer que uma fêmea se comporte do mesmo modo. Quando um cão levanta a pata, mesmo sem urinar, é óbvio que este comportamento representa uma exibição de domínio sobre os outros cães presentes.
Outro comportamento típico é a super-marcação, isto é, urinar sobre a urina de outro cão. Pode observar-se também como os cães raspam a terra com as patas posteriores nos locais onde acabaram de depositar as fezes e a urina: esta acção poderia ter múltiplos significados, entre os quais assinalamos o de espalhar pelo meio o próprio odor ou talvez o de incluir rastos odoríficos procedentes das glândulas situadas entre as almofadas ou então o de acrescentar um sinal visual às marcas olfactivas depositadas com os excrementos.
Outros tipos de odores. Incluem-se sob esta epígrafe todos os sinais que os cães emitem, graças a secreções provenientes de glândulas especiais da pele que costumam estar situadas na face, na cauda, entre as almofadas dos dedos e nas zonas anais e perianais.
As secreções glandulares anais têm duas funções: reforçar as marcas territoriais por meio de secreções voluntárias e tipo oleoso, geralmente como resposta à invasão do território por parte de intrusos; outras vezes são emitidas independentemente da deposição de fezes, sobretudo quando o animal sofre stress ou tem medo. Outros odores de tipo geral são os emiti dos pelas glândulas da pele, que produzem secreções gordas, e os das glândulas sudoríparas, que produzem secreções de tipo aquoso.
Podemos dizer, em geral, que as secreções glandulares são emitidas para comunicar o próprio estatuto social, sexual ou emocional; para dar um exemplo prático, pensemos em dois cães que se encontram pela primeira vez e que põem em jogo uma série de comportamentos rituais associados à inspecção olfactiva sobretudo da zona da cabeça, do ânus e dos genitais. As fêmeas, independentemente do sexo do outro animal, inspeccionam a zona da cabeça e os machos a posterior. Além disso, se se tratar, sobretudo, de exemplares dominantes, um cão inspecciona o outro tentando ao mesmo tempo limitar, no possível, a exposição ao exame olfactivo do outro (a não ser que se trate de uma fêmea com cio e de um macho: neste caso, a primeira permitirá que o macho inspeccione a região anal).
"Labrador.no.sapo.pt"
Glandulas perianais
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm
Olá Maga,
O Afonso foi ontem ao vet e ele esvaziou-lhe as glãndulas. Afinal estavam um pouco inchadas...que cheiro horrível!!!!
Também me disse que há duas raças especialmente atritas ao entupimento do canal: os pastores alemães e os LABS. Afinal, não há nada que não chegue aos nossos meninos...parecem umas flores de estufa.
Em relação à patinha, fomos nadar este fds e ele não piorou, o que é muito bom sinal. Portou-se muito bem, e estava todo contente dentro de água. Correr é que ainda não. Só grandes passeios a pé. Espero que ele melhore rápidamente.
Bjs
O Afonso foi ontem ao vet e ele esvaziou-lhe as glãndulas. Afinal estavam um pouco inchadas...que cheiro horrível!!!!
Também me disse que há duas raças especialmente atritas ao entupimento do canal: os pastores alemães e os LABS. Afinal, não há nada que não chegue aos nossos meninos...parecem umas flores de estufa.
Em relação à patinha, fomos nadar este fds e ele não piorou, o que é muito bom sinal. Portou-se muito bem, e estava todo contente dentro de água. Correr é que ainda não. Só grandes passeios a pé. Espero que ele melhore rápidamente.
Bjs
-
- Membro Veterano
alface Escreveu: Olá Maga,
Bjs
Claro que vai tudo correr pelo melhor.
Dá tempo ao tempo e as coisas compõem-se

Às vezes o sarilho é que nós temos pressa demais

Boas melhoras para o Afonso

Bjs e lambedelas :p
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Claro que sim, Alface!
Muitos pensamentos positivos e mimo e ele vai ficar como novo!
Agora sem brincadeiras, espero que tudo corra bem com o seu menino lindo, Alface!
Estarei a torcer para isso! 

Muitos pensamentos positivos e mimo e ele vai ficar como novo!

Agora sem brincadeiras, espero que tudo corra bem com o seu menino lindo, Alface!

-
- Membro Veterano
Obrigada Mónica e Maga,
É sempre bom "ouvir" palavras de animo (que ás vezes vai embora por momentos...). É que já lhe aconteceu tanta coisa, que eu nunca estou segura. Mas com muita paciência, amor e carinho eu acho que chegamos lá.
Beijos e lambidelas do Afonso
É sempre bom "ouvir" palavras de animo (que ás vezes vai embora por momentos...). É que já lhe aconteceu tanta coisa, que eu nunca estou segura. Mas com muita paciência, amor e carinho eu acho que chegamos lá.
Beijos e lambidelas do Afonso
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Estou desejosa de conhecer esse teu anjinho, o Afonso!
Para além de ter um nome que eu adoro, parece ser um miminho que precisa de muito apoio!
Muitas festarolas a esse docinho aqui da minha menina rabina!

Para além de ter um nome que eu adoro, parece ser um miminho que precisa de muito apoio!

Muitas festarolas a esse docinho aqui da minha menina rabina!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
As melhoras do Afonso 

-
- Membro Veterano
Obrigada a todas,
A recuperação vai lentamente, mas ele já está mais bem disposto. Quer brincar com as bolas todas (é um doido por bolas). Agora temos ido ao final do dia dar a nossa caminhada pelo "calçãdão" ali antes das docas. Faz bem a ele a à dona também
.
Penso que no próximo encontro de labs ele já vai estar "bom para as curvas", para os nossos meninos de conhecerem.
Bjs e lambidelas do Afonso.
P.S. é impressão minha, ou neste fórum somos todas mulheres?
A recuperação vai lentamente, mas ele já está mais bem disposto. Quer brincar com as bolas todas (é um doido por bolas). Agora temos ido ao final do dia dar a nossa caminhada pelo "calçãdão" ali antes das docas. Faz bem a ele a à dona também

Penso que no próximo encontro de labs ele já vai estar "bom para as curvas", para os nossos meninos de conhecerem.
Bjs e lambidelas do Afonso.
-
- Membro Veterano
Não é impressãoalface Escreveu:

Mm nos outros fóruns a prevalência de "meninas" é muiiiito superior

Acho que somos mais dadas à conversação

Bjs
-
- Membro Veterano
Olá:
Foi com grande surpresa que recebi a notícia que a Shiva, a Golden de 3 meses da Susana, tinha ido ao Vet e q este lhe tinha esvaziado as glândulas perianais "que se encontravam mto cheias"
Assim, estive a fazer mais uma pesquisazita na Net (esse instrumento maravilhoso) e descobri o seguinte link q aqui deixo para tb poderem dar uma vista de olhos:
http://mesavet.com/library/analsac.htm
Bjs :p
Foi com grande surpresa que recebi a notícia que a Shiva, a Golden de 3 meses da Susana, tinha ido ao Vet e q este lhe tinha esvaziado as glândulas perianais "que se encontravam mto cheias"

Assim, estive a fazer mais uma pesquisazita na Net (esse instrumento maravilhoso) e descobri o seguinte link q aqui deixo para tb poderem dar uma vista de olhos:
http://mesavet.com/library/analsac.htm
Bjs :p
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Estamos sempre a aprender