Idade limite de criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda mai 24, 2010 7:46 pm

Olá!
Bom, não sei se escolhi bem o título mas cá vai...
Noutro dia, ia a passear e ouvi um rapaz falar que estava a pensar cruzar o seu labrador de 8 anos para ficar com uma ninhada. Não falei nada e prossegui o passeio. Mas fiquei a pensar. 8 anos, ok o cão está digamos na meia idade, já que a longevidade da raça são 14 anos. Mas para criação não será já de idade? Será bom para o pobre animal? Ou sendo macho não há problema, mas se fosse fêmea era muito prejudicial?
Lembrei-me de perguntar isto porque me surgiu a curiosidade sobre isso. Nos humanos, as mulheres têm os 35 anos como idade para se basear como digamos limite, após isso os riscos aumentam. Em cadelas, existe uma idade limite? Não pensem com isto que vou por a minha Kyara em criação, lol, nada disso. Simplesmente, vejo, leio e ouço falar em criação na arca e fora dela e lembrei-me de perguntar. Quem faz criação e é bom criador, não deixa uma fêmea ter mais crias a partir de que idade? E a raça também tem alguma relação?

Jocas caninas
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

segunda mai 24, 2010 8:01 pm

Os machos podem ser utilizados até aos 12 anos e as fêmeas até aos 8 anos :wink:

Este limite é regra no CPC. Deixo aqui a citação ;)
Limites de utilização dos reprodutores
1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12
meses de idade exceptuando-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser
utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.
3. As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a alteração
dos limites de idade dos reprodutores.
http://www.cpc.pt/cpc/regulamentos/lop_ri.pdf

Abraços
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça mai 25, 2010 12:19 pm

Obrigado CasadelMar. Nem sabia que havia legislação sobre isso. Mas acho muito bem :)
Obrigado pela informação :)

Jocas caninas
Mkiko
Membro Veterano
Mensagens: 2697
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
Localização: Dora (Lab)Fang(ham) Peixes Passaros e mais bicheza

quinta mai 27, 2010 3:24 pm

É logico que quanto mais velhos forem os progenitores menores serão as probabilidades da herança genética ser a melhor :wink:
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

sábado mai 29, 2010 3:49 pm

Mkiko Escreveu:É logico que quanto mais velhos forem os progenitores menores serão as probabilidades da herança genética ser a melhor :wink:
Não me parece que seja essa a razão. Julgo que a intenção aqui, é proteger as fêmeas. Se fizesse sentido o seu argumento, também não devia ser permitido que o macho pudesse cruzar até tão tarde.
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 11, 2010 1:26 pm

Tweenie Escreveu:Obrigado CasadelMar. Nem sabia que havia legislação sobre isso. Mas acho muito bem :)
Obrigado pela informação :)

Jocas caninas
Não se se trata de legislação, trata-se do regulamento do LOP que não é lei, somente limita o acesso ao mesmo aos que não cumpram o dito regulamento.
A lei portuguesa não versa absolutamente nada sobre a criação de cães, excepto sobre a criação de cães de raça PP.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

terça jun 22, 2010 3:44 pm

Mkiko Escreveu:É logico que quanto mais velhos forem os progenitores menores serão as probabilidades da herança genética ser a melhor :wink:
Não percebi esta afirmação! É lógico porquê? e como ou o que é que o fez chegar a essa conclusão?
:o
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jun 23, 2010 1:59 pm

Bem visto, não tinha lido esse post.

Mkiko, o património genético do cão não tem prazo de validade nem tão pouco as maleitas próprias da idade se propagam pelo sémen. O que pode acontecer é uma cruza com um cão sénior já não ser tão produtiva em termos de garantia de gravidez, por maior escassez de espermatozóides por exemplo e também porque o próprio acto da cruza pode ser extenuante para um animal geriátrico, penso eu.
Já o limite para as fêmeas é bastante simples de entender, uma cadela já de certa idade terá mais dificuldades na gravidez e particularmente no parto que uma cadela no auge da idade reprodutiva. Trata-se de proteger os animais.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

sexta out 01, 2010 9:34 am

Exactamente...
A herança genética dos progenitores será boa ou má e será transmitida à prole de igual forma ao longo da vida independentemente da idade dos mesmos (progenitores). Com o avanço da idade os cães terão mais dificuldade em efectuar cruzamentos de forma "natural", assim como a quantidade de espermatozoides diminui. As cadelas terão com o avanço da idade, menor quantidade de óvulos, maiores dificuldades na gravidez e consequentemente no parto que poderá acarretar problemas graves tanto para a prole como para a parturiente.
Cães com 12 anos e cadelas com 8 anos apenas devem ser usados em reprodução quer seja por método "natural" (se forem capazes), quer seja por método "artificial", desde que sejam exemplares com excepcionais características da raça e se pretenda preservar determinada(s) cria(s) que manifestem essa herança genética excepcional. Se não for este o caso, discordo inteiramente que reproduzam em idades tão avançadas.
m0tard
Mensagens: 4
Registado: terça nov 18, 2014 11:16 am

quarta jan 21, 2015 5:12 pm

A mãe da minha cadela tem 10 anos, o pai 3 anos, a ninhada 4 sobreviveram 3, 2 machos e 1 fêmea, estão bem e saudáveis.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”