o meu cao a mudar de cor?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

okicomputer
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

sábado jun 12, 2010 5:17 pm

Pois é, se tem visto fotos do meu Astor sabem que ele é preto no entanto está com bastante queda de pelo e até tenho o escovado 2 ou 3 vezes por semana.

Agora começo a ver que estão a nascer bastantes pelos castanhos escuros :o se o sol esta a bater no pelo ainda se nota mais. Á volta do pescoço é onde tem mais pelo castanho por m2 :o

Ele ai fazer 1 ano agora em julho, será normal esta mudança de cor? ou será apenas o pelo preto que esta queimado pelo sol e fica castanho? :oops:
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

domingo jun 13, 2010 12:11 am

Tenho uma preta que também ficou castanha. Mas depois de analisar bem, vi que era pêlo morto. Não sei se será o seu caso. Sei que cheguei a abrir um tópico aqui acerca disso na altura.

Umas boas escovadelas resolveram o problema.

Também só aconteceu no primeiro ano dela. Depois nunca mais. Não me perguntem porquê que eu não sei! :?

Neste momento, ela está com o pêlo ligeiramente castanho. Muito ligeiramente. Penso que o sol também queima qualquer coisa...

Imagem

Abraço
okicomputer
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

domingo jun 13, 2010 6:24 pm

Também ao escová-lo saiu assim essa quantidade de pelo morto..:o

Olhando para as fotos o meu astor está a ficar assim :?

Á volta do pescoço está como demonstra a segunda foto a contar debaixo

Por mera curiosidade, esta alteração num concurso de labradores leva com forte penalização?
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

segunda jun 14, 2010 3:42 am

okicomputer Escreveu:Por mera curiosidade, esta alteração num concurso de labradores leva com forte penalização?
É pêlo morto :) E isso não vai contra o estalão. Numa exposição, o cachorro é julgado segundo o estalão. É evidente que não se deve levar um exemplar neste estado. Há que levá-lo(a) como deve de ser, ou seja, sem pêlo morto e com o pêlo (que está bom) bem tratado. Uma exposição é uma coisa muito séria ;)

Abraço
okicomputer
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

segunda jun 14, 2010 8:46 am

desculpa, nao tinha percebido se tinhas a certeza que era pelo morto :oops:

Devo entao escová-lo com que frequencia? nao me importo se for todos os dias :D
CasadelMar
Membro Veterano
Mensagens: 1308
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Localização: Labs

segunda jun 14, 2010 4:45 pm

okicomputer Escreveu:desculpa, nao tinha percebido se tinhas a certeza que era pelo morto :oops:

Devo entao escová-lo com que frequencia? nao me importo se for todos os dias :D
Sim, escova-o com maior frequência ;)
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

terça jun 22, 2010 10:04 am

CasadelMar Escreveu:Tenho uma preta que também ficou castanha. Mas depois de analisar bem, vi que era pêlo morto. Não sei se será o seu caso. Sei que cheguei a abrir um tópico aqui acerca disso na altura.

Umas boas escovadelas resolveram o problema.

Também só aconteceu no primeiro ano dela. Depois nunca mais. Não me perguntem porquê que eu não sei! :?

Neste momento, ela está com o pêlo ligeiramente castanho. Muito ligeiramente. Penso que o sol também queima qualquer coisa...

Imagem

Abraço

O facto de apresentar contraste de cor castanha (no caso) na pelagem preta significa, para além do facto de ter concerteza algum pêlo morto à mistura, mas que depois de retirado o contraste permance, e é mais evidente quando na pelagem incide luz directa quer seja do Sol ou artificial, que a sua cadela é preta portadora de gene chocolate. Poderá ser portadora de gene amarelo e chocolate mas nos labradores de pelagem preta portadores de pelo menos gene chocolate, mesmo que tenham amarelo também, o reflexo chocolate no pêlo é expressivo ainda que ligeiramente. Tenho 2 fêmeas pretas, uma preta portadora de gene chocolate e uma preta portadora de genes amarelo e chocolate e na 1ª (portadora apenas de gene chocolate) o reflexo chocolate na pelagem é mais expressivo do que na 2ª (portadora de genes amarelo e chocolate).
Ambas têm análise feita ao gene da cor por isso sei exactamente qual o tipo genético de que cada uma é portadora. Estes reflexos de cor na pelagem notam-se evidentemente a olho nu nas pelagens pretas e chocolates mas são de facto mais "notados" na altura das mudanças de pelagem. Se conhece como acredito que deverá conhecer a árvore genealógica da sua fêmea e por conseguinte as cores e genes de que são portadores os progenitores da mesma, o tipo genético da sua fêmea deverá ser BbEE ou BbEe dependendo claro está da herança genética que os progenitores lhe "imprimiram".

Cumprimentos, :D
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

terça jun 22, 2010 10:31 am

Escovar até retirar todo o pêlo morto visivel. De preferência escovar todos os dias e 2 vezes ao dia. Pode igualmente administrar um suplemento de ácidos gordos essenciais (Omegas 3 e 6), Biotina e Zinco que encontra no Pêlo e Derme da Vetnil. Dependendo do peso do cão tem o 750 para cães até aos 10kg de peso e o 1500 para cães a partir dos 20kg de peso. Deverá aconselhar-se com o veterinário assistente do seu cão antes de iniciar o suplemento de forma a que este lhe indique se deverá fazer o suplemento durante 4 ou 8 semanas seguidas (dependerá do estado do pêlo) do seu cão.
Este suplemento ajuda na diminuição da queda de pelo e fortalece e recupera a pelagem do cão mais rapidamente de forma a evitar de encher almofadas e edredons por casa :lol: :lol: :lol:

Claro que falando especificamente de Labradores, cães até 10kgs são cachorros e nesses o pêlo não cai como no adulto na muda de pelagem e o pêlo está sempre bonito, brilhante e sedoso (pelo menos nos meus está) e não necessitam de suplementos alguns.

E claro que a ração e sua respectiva qualidade também têm a sua grande quota parte de responsabilidade pelo aspecto e vida da pelagem do cão. Uma ração melhor é mais cara mas depois tem a vantagem de poupar dinheiro e tempo na administração de suplementos, mas isso vai do bolso e consciência de cada um...

Espero ter ajudado :D

Cumps :D
sanaMalina
Membro Veterano
Mensagens: 216
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm
Localização: Major(cão), Mia (gata)

terça jun 22, 2010 12:45 pm

O meu labrador também está com uma perda de pelo terrível! Até o levei ao vet porque não achei normal e de facto há qualquer coisa que não bate certo ele tem umas borbulhas espalhadas pelo corpo que pensamos serem de caraça, apesar de sempre lhe ter aplicado as pipetas, agora decidimos colocar-lhe a coleiro porque segundo a vet é mais eficaz. Tem umas falhas de pelo no lombo e está a plicar um creme. Também reparei que na cauda tá com o pelo castanho e não é pelo morto! Mas já antes tinha reparado nesse pormenor só que agora é mais evidente.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
okicomputer
Membro Veterano
Mensagens: 240
Registado: sexta jul 31, 2009 12:49 pm

terça jun 22, 2010 1:46 pm

Julgo que não será da falta de qualidade da ração que dou (acana), no entanto tambem ja li que fazia bem deitar uma colher de sopa de azeite ou oleo de milho.

Ao escovar mais nos sitios onde tem mas pelo castanho, sai pelo morto mas não noto uma diminuição da tonalidade acastanhada :oops:

Sei que o pai era amarelo e a mãe preta, mas isso dos genes "Bbee" já é muito a frente :D
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

terça jun 22, 2010 2:56 pm

Uma colher de sopa (para cão adulto) de azeite por cima da ração ou então pode dar em vez do azeite 1 colher de sopa de levedura de cerveja em pó misturada na ração, também faz maravilhas ao pêlo e fica-lhe muito mais em conta do que os suplementos em comprimidos. A levedura de cerveja encontra facilmente no corredor de dietética do hipermercado.

Cumps :D
Petzone
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: segunda jul 19, 2010 4:08 pm

segunda ago 23, 2010 5:51 pm

a minha cadela faz 6 anos em Dezembro e também tem pelagem castanha. Só tem na cabeça e nas patas e escovo todos os dias por isso nao pode ser pelo morto. Mas tambem nao é gene chocolate porque tambem a uns dias estive a ver a árvore geneologica e só tem pretos e amarelos. A 1ª veterinária onde fui dizia que era mistura de cor. Como tinha preto e amarelo havia zonas em que se misturava a cor (tipo aguarelas). Pelo que sei sobre genética isto é impossível mas já agora podiam me dar a vossa opiniao... :D
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

terça ago 24, 2010 8:58 am

Bom dia,

Os cães pretos quando estão expostos ao sol ficam com o pêlo queimado, isto não quer dizer que esse pêlo castanho seja pêlo morto, simplesmente está queimado do sol.
Há muitos criadores e agora falo dos labradores, que não deixam nem os cães pretos, nem os castanhos andarem no exterior nas horas de maior insidência solar para evitar as alerações de côr no pêlo.

Teresa
Mkiko
Membro Veterano
Mensagens: 2697
Registado: quarta out 12, 2005 11:07 am
Localização: Dora (Lab)Fang(ham) Peixes Passaros e mais bicheza

quarta ago 25, 2010 10:53 am

Moinhodoceu Escreveu:Bom dia,

Os cães pretos quando estão expostos ao sol ficam com o pêlo queimado, isto não quer dizer que esse pêlo castanho seja pêlo morto, simplesmente está queimado do sol.

Teresa
É isso mesmo ;)
SaintJohns
Membro Júnior
Mensagens: 38
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm
Localização: labs aos montes...

quinta ago 26, 2010 12:59 am

Petzone Escreveu:a minha cadela faz 6 anos em Dezembro e também tem pelagem castanha. Só tem na cabeça e nas patas e escovo todos os dias por isso nao pode ser pelo morto. Mas tambem nao é gene chocolate porque tambem a uns dias estive a ver a árvore geneologica e só tem pretos e amarelos. A 1ª veterinária onde fui dizia que era mistura de cor. Como tinha preto e amarelo havia zonas em que se misturava a cor (tipo aguarelas). Pelo que sei sobre genética isto é impossível mas já agora podiam me dar a vossa opiniao... :D
:o Uma ascendência inteira até à 8ª geração se possível só de cães amarelos e pretos puros (genéticamente falando)????????????????? Lá por na ascendência (árvore genealógica) só ter exemplares pretos e amarelos não quer dizer que não seja portadora de gene chocolate. Os exemplares amarelos e/ou pretos podem ser portadores do gene chocolate e transmitirem em herança genética à prole. O facto por exemplo de olhar para um cão e ver que ele é preto e olhar para uma cadela e ver que ela é amarela, não quer dizer que a prole nascerá apenas de cor amarela e preta. Podem nascer só pretos, como podem nascer pretos e chocolates e até pode nascer uma ninhada com as 3 cores sendo que nessa nascerá concerteza pelo menos 1 cachorro dudley/pink nose. A ninhada de pretos de um cruzamento deste tipo poderão ser portadores apenas de amarelo como poderão ser portadores de amarelo e chocolate. Quanto á ninhada de pretos e chocolates de um cruzamento deste tipo poderão ser portadores de amarelo ou de amarelo e chocolate os cachorros pretos e os cachorros chocolate portadores de amarelo. Quanto á ninhada das 3 cores com dudley á mistura, os pretos seriam portadores de amarelo, amarelo e chocolate e, os cachorros chocolate portadores de amarelo, os amarelos seriam amarelos "puros" e outros amarelos portadores de gene chocolate e teria ainda uma pequena percentagem de dudley/pink nose, ou seja amarelo desprovido de pigmentação preta nas orlas dos olhos, boca e nariz e os olhos demasiado claros.
O resultado numa prole tudo depende do par de genes dos progenitores que serão os responsáveis por transmitir essa herança, herança que eles próprios também já receberam dos seus progenitores e não está exactamente à vista na cor do pêlo que exibem, mas sim no código genético.


Ahhhh gandas veterinários que para aí andam sim senhor!!!!!!!!!!!!
:x :x :x
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”