Dúvidas na aquisição de um exemplar choco

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

isamach
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2010 7:51 pm

terça nov 23, 2010 8:11 pm

Olá, sou nova aqui e estou muito contente por finalmente conseguir criar condições para ter um amigo de 4 patas. Já ando a "pensar" ter um labrador chocolate a mais de 5 anos, mas como vivo num apartamento acho que é uma crueldade muito grande ter aqui um cão sem poder correr e brincar, principalmente esta raça que tem energia até mais não!

Como vou (vamos) de malas e bagagem para uma vivenda já posso adquirir um exemplar.

Ainda só contactei 2 criadores, um deles está fora de questão porque pediu 1200€ e disse que é para quem quer! Não é só pelo preço, mas sim pela arrogância.

O outro criador, vai ter ninhadas para Dezembro/Janeiro, já se disponibilizou para eu o visitar, que irei assim que organizar-me. Já tenho algumas questões a fazer a quando da visita, mas queria estar informada acerca de algumas questões:

- um dos progenitores pode ter displasia de anca B ou o melhor será mesmo A. Quando lhe pedir os exames dos progenitores até quantas gerações o criador deve ter?

- outra questão, que já está muito debatida aqui no fórum é a cor, poderá de facto ter algum ascendente com linhagem amarela?

- depois uma questão, que é mais pessoal, mas gostava de ter opiniões: cão ou cadela? Eu gosto mais do focinho do cão, acho o redondinho e mais fofinho, o da cadela acho mais quadrado, que não deixa de ser lindo. Mas como tenho 2 crianças de 3 anos e 5 meses, muito provavelmente vai ser um amiguinho para as suas brincadeiras ao longo das suas infâncias: será que a fêmea é mais maternal e não é tão "bruta" nas brincadeiras ou não há diferença?

Acho por agora são as dúvidas que me vem a cabeça, com certeza virei cá com mais dúvidas. Agradeço desde já todas as respostas.

Beijinhos :)
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça nov 23, 2010 10:30 pm

Olá, Isa!
Bom, sobre o gene amarelo e linhagem, não a posso elucidar, mas haverá aqui com certeza quem a ajudará.
Quanto aos criadores, se algum foi arrogante, sim esqueça. Mas já pediu a lista ao CPC? A minha opinião é que devia ver mais do que um criador.
Quanto à cor, sou sincera. Os chocolates são lindos, mas tendo pesquisado e lido que são um "desvio" (se podemos usar esse termo) genético e que "podem" ter + problemas, prefiro amarelo ou preto.
Cão ou cadela? Em termos de energia, acho que é igual. Em termos de destruir jardins, o cão marca território, cava buracos, etc... Mas sem dúvida, eu escolhia: CADELA. (Sou suspeita, tenho uma). Não é destruidora, mas sempre desde que a adquiri com 2 meses e meio, teve e tem energia de sobra, para mesmo dar e vender :) Mas é duma meiguice incrível, dum amor por tudo e todos sem fim. Desvairados e abrutalhados, são todos. Bem ensinados, educados, teimosos, mas vão lá.

São enfim fantásticos :)

Jocas gordas e boa aquisição
isamach
Membro Júnior

terça nov 23, 2010 10:51 pm

Tweenie Escreveu:Olá, Isa!
Bom, sobre o gene amarelo e linhagem, não a posso elucidar, mas haverá aqui com certeza quem a ajudará.
Quanto aos criadores, se algum foi arrogante, sim esqueça. Mas já pediu a lista ao CPC? A minha opinião é que devia ver mais do que um criador.
Quanto à cor, sou sincera. Os chocolates são lindos, mas tendo pesquisado e lido que são um "desvio" (se podemos usar esse termo) genético e que "podem" ter + problemas, prefiro amarelo ou preto.
Cão ou cadela? Em termos de energia, acho que é igual. Em termos de destruir jardins, o cão marca território, cava buracos, etc... Mas sem dúvida, eu escolhia: CADELA. (Sou suspeita, tenho uma). Não é destruidora, mas sempre desde que a adquiri com 2 meses e meio, teve e tem energia de sobra, para mesmo dar e vender :) Mas é duma meiguice incrível, dum amor por tudo e todos sem fim. Desvairados e abrutalhados, são todos. Bem ensinados, educados, teimosos, mas vão lá.

Olá
Antes de mais, obrigada pela resposta :)
Os criadores que telefonei estão na lista que o CPC me enviou. O meu grande problema é que são poucos os criadores de lab Chocolate, que é sem dúvida o meu preferido. Vou cuscar fotos da tua cadela, pode ser? :)
Bejinhos grandes :)
Moinhodoceu
Membro Veterano
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

quarta nov 24, 2010 11:07 am

Bom dia,

Vou tentar responder às suas questões:

Os graus de displasia vão do A ao E, o Grau A é uma anca perfeitissima, o B é isento de displasia, mas que por qualquer motivo no RX e nas medições que os vet fazem os angulos não têm as medições que devem ter para ser completamente perfeito. O C é uma displasia muito ligeira, o D e o E são consideradas displasias graves. Grau A e B podem ser cruzados entre si não existindo nenhum entrave, o grau C ou não deve ser utilizado para reprodução ou então só deverá ser utilizado com um grau A, eu não o faço, o D e o E nunca devem ser utilizados para reprodução.
No caso de despistes de displasia o que seria óptimo era termos esses despistes de 7 gerações para trás. Não sei se algum criador já o terá de algum dos seus cães. Eu por mim não cruzo cães sem despiste feito, mas apesar de todas as minhas cadelas terem o exame feito e ter os exames de alguns progenitores não tenho os anteriores, nunca garanto a ninguem que os meus cachorros não possam vir a sofrer desse mal.

Um Cachorro castanho não deveria ter amarelo nos seus ascendentes, mas na generalidade agora é o que há mais.

Em relação à escolha entre macho ou fémea isso penso que é uma opção de gosto pessoal, eu só tenho cadelas, detesto cães a marcar território e os focinhos dos macho e das fémeas não têm necessáriamente de ser diferentes a única diferença que pode haver é no tamanho da cabeça, que em principio num bom macho é maior que a da fémea. O mesmo acontece com a estrutura do cão um macho é maior que uma fémea.

Não posso deixar de advertir duma coisa que acho essencial, o Labrador quer seja macho ou fémea, primeiro que tudo é um cão e não poderá pensar que apesar de ter aquele temperamento dócil que vemos nos anúncios da TV poderá deixá-lo tranquilamente com os seus filhos sem a sua supervisão.

Espero ter respondido às suas duvidas.

Teresa
Moinhodoceu
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:19 am

Tweenie Escreveu:Olá, Isa!

Não posso estar de acordo com o desvio genético do labrador chocolate, São tão bons cães como os outros, têm tão bom temperamento e são tão doidos por brincadeira como os amarelos e os pretos, isto se os ascendentes forem bons exemplares da raça. Eu tenho uma cadela castanha e não noto diferença em relação às outras.
Apesar de tudo e de gostar muito de castanhos gosto muito mais de labradores pretos.

Teresa
sarakel
Membro Veterano
Registado: segunda dez 07, 2009 11:29 pm

quarta nov 24, 2010 11:47 am

Olá Isa

As suas perguntas já foram respondidas por isso não me vou alongar... Concordo com a Tweenie em que deverá visitar mais que um criador antes de adquirir o seu amigo.

Quanto ao desvio genético tenho uma Lab Chocolate e o seu comportamento não é em nada diferente da minha Lab Preta.

Quanto ao macho ou fêmea é uma questão de gosto pessoal. Ambos são brincalhões e muito enérgicos

Gosto muito das três cores mas a minha preferida, tal como a Teresa, são os pretos :wink:

Boa sorte na procura e escolha do seu amigo(a) :D queremos fotos depois :wink: :D
"Loucos são aqueles que me chamam de Louca por não terem Inteligência suficiente para a minha Loucura"
isamach
Membro Júnior

quarta nov 24, 2010 1:05 pm

Obrigada a todas pela resposta :)
Agradeço o esclarecimento em relação aos graus de displasia. Sabia a escala, mas tinha na ideia que o grau B já era considerado displasia. No que percebi o grau B é ausente de displasia mas que no raio X não deu para concluir 100% a sua ausência!
Acredito que é quase impossível ter o resultado do exame até 7 gerações...

Macho e fêmea?! Continuo com a dúvida. Não me lembrei do facto do macho "gostar" marcar território. Penso que com uma boa educação não me vai fazer xixi em todas as esquinas.
Depois sim, é sempre um cão/cadela, sei que vou brincar com os 3 (os meus 2 filhos e o cachorrinho/a), sempre com a minha supervisão, que para mim não é grande problema já que eu tenho a melhor profissão do mundo: Mãe a tempo inteiro (modéstia a parte :))

Entretanto, como devem calcular, este processo de aquisição vai levar o seu tempo, para escolher o criador, para criar todas as condições necessárias, para aprender o possível antes da sua chegada, enfim..., devem saber do que falo. Depois não quero ter pressas, porque quero que esteja com a sua mãe o tempo necessário para ser amamentado. Como manífera que sou e conselheira de amamentação, não fazia sentido nenhum estar com pressas em receber a cria sem lhe proporcionar o melhor: o leite materno.

Se não se importarem, vou manter-me aqui em contacto convosco nesta minha primeira fase de escolha de criador, expondo dúvidas e respostas dos criadores para me poderem aconselhar, visto que não tenho experiência na aquisição de cães.

No fim de receber o nosso novo elemento da família é claro que vou aqui vos mostrar fotos e é claro, depois vai ser aventuras todos os dias a qual estou a contar convosco para me "safar" delas :D

Beijinhos
Isabel
Moinhodoceu
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 2:46 pm

Depois não quero ter pressas, porque quero que esteja com a sua mãe o tempo necessário para ser amamentado. Como manífera que sou e conselheira de amamentação, não fazia sentido nenhum estar com pressas em receber a cria sem lhe proporcionar o melhor: o leite materno.
Os cachorros começam a ser desmamados aproximadamente às 4 ou 5, semanas, visto que nessa altura já têm dentes bem fininhos e que por sua vez já magoam a mãe, apesar de continuarem a mamar com muito menos frequência, mas a importancia de estarem no criador até às 8 ou 9 semanas é o facto de puderem sociabilizar com os irmãos e com a progenitora. Com esta sociabilização eles aprendem o lugar hierarquico de cada um dentro da ninhada e a mãe dá-lhes muitos ensinamentos que lhes vão ser muitos úteis para a vida.

Teresa
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta nov 24, 2010 4:46 pm

Olá!
Quando falei em "desvio" genético, não me queria referir a desvios comportamentais, nem nada disso. O que li acerca dos chocolates é que no sentido "desvio" genético, eles são + propícios à nível de doenças, problemas de saúde, etc...
Mas isso foi teoria que li em revistas da especialidade já há um ano... Se é verdade ou não, não sei. Não tenho chocolates para comprovar.

Concordo com a Moinho do Céu/Teresa :) : Fêmeas :)

Jocas caninas
Lena
isamach
Membro Júnior

quarta nov 24, 2010 5:27 pm

Eu hoje quando falava com uma amiga e falei que andava a procura de criador para adquirir um Labrador Chocolate, respondeu-me logo: esses sãos os mais pequenos porque são "criados" pelo homem?!?!? :? :? :?
Enfim: no coment :(

Peço desculpa pelo desabafo :'(
Moinhodoceu
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 5:48 pm

Como alguns membros sabem eu tenho uma labrador chocolate, lindissima, com um temperamento óptimo e nunca por nunca ser teve problemas de saúde, o único problema que teve foi com 4 meses ter que ser operada às patas traseiras por ter uma luxação bilateral de rótulas, mas isso aconteceu-lhe a ela e podia ter acontecido a um preto ou amarelo, de resto nunca mais teve problema algum de saude, está com 4 anos.

Teresa
sarakel
Membro Veterano
Registado: segunda dez 07, 2009 11:29 pm

quarta nov 24, 2010 8:43 pm

A minha Lab chocolate também nunca teve nenhum problema de saúde. Aliás acho que devo ser uma sortuda porque as minhas miúdas nunca tiveram doentinhas :wink:
"Loucos são aqueles que me chamam de Louca por não terem Inteligência suficiente para a minha Loucura"
Adriano91
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 4:29 pm

sábado nov 27, 2010 9:14 pm

Respondendo só aquilo que sei:
Quanto á cor definitivamente prefiro chocolate, tenho uma e é sempre melhor pela beleza e exclusividade, mas isso parte de cada um ;)
Quanto ao criador nao sei, eu comprei a um amigo, so lhe aconcelho que compre com LOP, já é tempo de todos se aperceberem qe o lop nao e so para alguns.... E para todos!
Macho ou femea?
Macho tem o focinho mais bonito na minha opiniao, mas a cadela e mais engraçadita, e destroi tanto quanto o macho quanto sei.
Se vive numa aldeia e vai ter a cadela a solta pelo espaço da casa tenha cuidado as vezes os rafeiros sao manhosos e saltam para dentro da casa, e uma gravidez indesejada de um labrador e tudo menos bom!
Espero ter ajudado,
Boa compra :wink:
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

sábado nov 27, 2010 9:23 pm

Não sei qual a sua zona mas no Porto existe este:
Os preços não são astronómicos.

[Editado (VitorN)]
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 27, 2010 11:22 pm

Adriano91 Escreveu: uma gravidez indesejada de um labrador e tudo menos bom!
de um labrador ou qualquer fêmea que não se destine a reprodução, tenha LOP ou não. Se não pretende fazer criação, o melhor que tem a fazer é esterilizar a cadela logo aos 6 ou 7 meses de idade: evita não só gravidezes indesejadas, como cancros mamários, quistos ováricos e infecções do útero (além de tumores nestes órgãos também, mas a possibilidade de piómetras é bem maior); também evita pseudo-gestações e todos os inconvenientes do cio, como cães a uivarem-lhe à porta; se for macho, deve castrá-lo pelo menos quando atingir a maturidade sexual, quer para evitar comportamentos territoriais, quer para evitar fugas para cobrir cadelas férteis - não só as errantes, como aquelas que os donos não esterilizam e acabam por encher as ruas e os canis de descendência, além de dar o seu contributo para a extinção dos "criadeiros". ;)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”