Correr para as pessoas!!!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
MPRX
Mensagens: 9
Registado: sábado set 11, 2010 3:41 pm

sexta fev 04, 2011 1:27 am

Olá a todos! Gostaria de colocar uma questão sobre o comportamento do meu cão, para que me digam o que acham, se é normal, ou o que podemos fazer para evitar:

O Xico tem 7 meses. É um cão saudável, brincalhão e super-activo como todos os labradores!!! Faz alguns estragos, mas nada do outro mundo, e é muito meiguinho também! Respeita todas as regras que lhe foram transmitidas, à excepção dos passeios… Quando vamos passear com ele, tudo corre bem até que apareçam outras pessoas! Assim que vê alguém, desata a correr para as pessoas, salta-lhes pra cima e, se tiver passado por poças de agua ou lama, claro que suja as pessoas todas! É claro que ele só quer brincadeira, mas as pessoas não gostam, refilam, e nós ficamos super-constrangidos…!

O mesmo acontece quando vai de trela... vai a passear calmamente ao nosso lado, assim que vê alguém começa a puxar a trela, que já custa a segurar (alias, até já partiu duas!!), porque ele já tem mta força!!! Nós puxamos de volta, paramos, gritamos "pára! chega! não!" mas parece que não nos ouve e continua a tentar correr! Não faz por mal, só quer é brincadeira, mas os passeios começam a tornar-se muito cansativos porque ele cada fez tem mais força e então temos que ir para sítios em que não haja ninguém, ou então a outras horas!

É provável que este comportamento seja normal, porque é ainda cachorro e só quer brincar com as pessoas! De início não notámos tanto, porque ele não puxava tanto! mas cada vez se torna mais complicado... perante isto, o que aconselham a fazer para eliminar esta tendência de correr pra toda a gente. Para além de parár, dizer "não! quieto!" etc... o que podemos fazer mais?

Muito obrigado!
Marco99
Membro Veterano
Mensagens: 303
Registado: sábado dez 20, 2008 2:06 pm

sexta fev 04, 2011 4:28 am

quanto a situação de ele passear sem trela deve evitar, porque o cão ate pode querer só brincar com as outras pessoas, mas algumas não gostam e assim evita chatiçes, porque treinar o cão para andar sem trela e ser obdiente não é para qul«alquer um.

quanto a questão de ele puxar imenso, tente abitualo a andar sempre o mais possivel a sua beira, com uma trela curta para aprender por exemplo e que nunca deve andar a sua frente mas ao seu lado, e se ele tentar puxar diga não com convicção e de-lhe uns puxoes a trela para si de maneira a que ele aprenda que não deve fazer aquilo mas tambem que não magoe o animal.
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sexta fev 04, 2011 10:46 am

Ora bem, a Kyara tem dois anos e meio e continua a fazer algo semelhante.

Passeio com trela, ela puxa, mas já não tanto e anda ao meu lado. Quando puxa é porque quer cheirar algo que lhe tá a matutar a cabeça ou que vê um gato ou cão para brincar... quando é pessoa, idem, mas eu digo "não", dou-lhe um puxãozito se ela continua e ela acaba por se sentar. Mas já chegou a ladrar pk eu não a deixo ir.

Sem trela não passeia, mas solto-a para brincarmos num espaço verde e aí como é caminho de passeio de manutenção/ginástica, passam pessoas. Algumas, ela não liga, mas a maioria, ela vai a 1000 à hora correr até elas, nem spe solta, saltita à volta delas com a bola ou assim. Mas é chato para caramba. Já tentei de tudo: não, joelho, ignorar...a mim, ela não faz. Mas as pessoas... Isso só passaria com um treinador, mas infelizmente, no desemprego, não tenho dinheiro para tal.

Jocas caninas
Moinhodoceu
Membro Veterano
Mensagens: 398
Registado: sexta mar 20, 2009 10:44 am

sexta fev 04, 2011 11:37 am

Bom dia,

Não deve nunca habituar o seu cão a passear solto, deve sim passea-lo com trela que segura com a mão direita e o cão vai do seu lado esquerdo e junto a si. Quando por qualquer motivo o cão se afastar da sua perna dê-lhe um puchãozito e diga-lhe "junto" e dê uma palmada na sua perna esquerda, para ele voltar.
Foi assim que sempre treinei as minhas cadelas, foi assim que aprendi na "escolinha" e com as minhas sempre resultou.

Quanto ao saltar para as pessoas é chato, nem toda a gente admite uma coisa dessas e pode criar problemas, tente evitar que isso aconteça.
<p>Moinho do C&eacute;u</p>
<p>Teresa</p>
MPRX
Mensagens: 9
Registado: sábado set 11, 2010 3:41 pm

sexta fev 04, 2011 5:36 pm

Obrigado pelas vossas mensagens!

Ele não passeia solto por regra, vai sempre com trela e lá vai querendo correr para quem se cruza connosco (os tais puxões!). As situações em que o soltamos são também numa espécie de parque em que pode brincar à vontade.. só lhe tiro a trela quando penso que não está lá ninguém, mas por vezes surgem pessoas a correr, ou miudos de bicicleta e lá vai ele.....!

obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões! vamos tentar "segurá-lo" melhor! :lol:
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça fev 15, 2011 9:50 pm

Espero que o seu cão responda a instruções simples (pode ensinar em casa com ajuda de biscoitos) como senta, deita, quieto, etc.
Na rua, quando começar a puxar, mande sentar, etc.
Acalma-os e serve para ir mais descontraído com a trela.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
NinaLab
Membro Júnior
Mensagens: 13
Registado: sábado jun 01, 2013 10:34 pm
Localização: The One & Only Valentina

sexta jun 07, 2013 9:23 am

Desculpem "desenterrar" este tópico, mas ando a ver este sub-fórum na expectativa de ver alguns problemas com que me deparo e assim não repostar tópicos...

Bem, a minha Nina tem 7 meses e este problema é daqueles que não passa... Quando era mais pequena até gania quando via outras pessoas e outros cães... parecia que eu não era a dona e que a tinha roubado ou qq coisa...

Passeio-a spr de trela e só a solto em lugares seguros para brincar com ela ao busca, que adora e normalmente quando está solta só olha para a minha mão a ver se atiro alguma coisa e não costuma perseguir as pessoas que passam...

De trela, ando sempre com ela muitooo curta para ela andar bem juntinho a mim, mas mm assim... melhorou um pouco, já não gane, mas estica-se toda e vê-se que quer saltar às pessoas (algo que não faz aos donos porque nc a deixamos fazer). Eu dou um esticão ou um leve toque com o pé na traseira dela (nem sempre resulta) e às vezes ela costuma prosseguir com o percurso... às vezes dá-me um puxão tão forte que quase vou de rastos e começo a ter medo de ela crescer mais e não ter força para ela... ela não me parece assim tão grande, ainda só está com 24 kg não sei como tem tanta força! Oo

Com outros cães melhorou muito. Tive de a ensinar as boas maneiras caninas. Na verdade até tinha medo que a mordessem por aquele comportamento ser susceptível de assustar outros cães (atirava-se p cima, com as patas no focinho enfim), os cães mais pequenos começavam lg a ladrar-lhe. Ensinei-a a deixar-se cheirar primeiro e ela agr faz isto, até se deita quando são cães mais pequenos para eles não ficarem assustados com o tamanho dela. Mas com pessoas não estou a ser bem sucedida...

Ter gente em casa é um suplício. Já tentei acalmá-la antes das pessoas entrarem (pk ela com a campainha fica lg excitadíssima) e aparentemente fica mais sossegada mas lg que as pessoas entram em casa não respeita os limites que tento impôr. Assim acabo por fechá-la ou dar-lhe um osso para não "importunar" as visitas...

Ainda tinha esperanças que isto passasse com o tempo, mas pelo que vejo aqui vai ser crónico :s

Cumps.
smafaldam
Mensagens: 5
Registado: segunda jun 22, 2015 8:17 pm

segunda jun 22, 2015 10:32 pm

Com o meu Jack que já tem 18 meses, o drama é o mesmo.
Já temos calos nas palmas das mãos, tal a força que ele faz a puxar, sobretudo quando vê outras pessoas ou outros cães.
Antes era apenas uma chatice, agora com 30 kilos, é um suplicio passea-lo, o que me deixa muito triste.
Acho que só lá vai com treino e ajuda de profissional, assim que tiver forma de poder pagar...
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”