Os vossos meninos passam muito tempo sozinhos?
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm
Olá a todos,
Coloquei este post porque neste momento estou-me a sentir um pouco "culpada" por deixar o meu menino muitas horas sozinho.
Antes não era assim, mas houveram muitas mudanças que são incontornáveis neste momento e agora ele fica sozinho das 9h da manhã às 13h30m e das 15h às 19h15m. De manhã vou sempre com ele cerca de 30/40m para o parque para ele correr um pouco. Passeia à hora do almoço e às 19h30m na rua, e à noite lá vai mais uma hora para o parque brincar com a bola.
O problema é que eu sempre disse que se tivesse este horário não teria cão, pois ele ía passar muito tempo sozinho. Mas agora não tenho outra hipótese.
Acho que ele já se adaptou a este novo ritmo, e o tempo que estou com ele tento que seja de qualidade, mas serão muitas horas?...
E os vossos?
Coloquei este post porque neste momento estou-me a sentir um pouco "culpada" por deixar o meu menino muitas horas sozinho.
Antes não era assim, mas houveram muitas mudanças que são incontornáveis neste momento e agora ele fica sozinho das 9h da manhã às 13h30m e das 15h às 19h15m. De manhã vou sempre com ele cerca de 30/40m para o parque para ele correr um pouco. Passeia à hora do almoço e às 19h30m na rua, e à noite lá vai mais uma hora para o parque brincar com a bola.
O problema é que eu sempre disse que se tivesse este horário não teria cão, pois ele ía passar muito tempo sozinho. Mas agora não tenho outra hipótese.
Acho que ele já se adaptou a este novo ritmo, e o tempo que estou com ele tento que seja de qualidade, mas serão muitas horas?...
E os vossos?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Olá:)
Bem, há casos piores...
Neste momento a Maga e a Matilde têm sp companhia durante o dia.
Mas nem sp foi assim.
Inicialmente, a Maga andava sp coomigo. Inclusivamente, vinha comigo para o trabalho (eu era investigadora no ISA e ela adorava
)
Entretanto, mudei de trabalho e, enquanto não consegui arranjar ninguém para passeá-la à hora do almoço, ficava sozinha desde as 8h da manhã até às 17h
:(
Adaptou-se melhor do que eu...i.e. eu andava chateadissíma com a situação.
Ela, q já tinha 6 anos nessa altura, passava os dias a roncar
literalmente falando.
Finalmente lá consegui arranjar alguém q a fosse passear à hora do almoço...e aí ela ficava sózinha, exactamente no mm horário q o teu.
Tb sem problemas. Portava-se lindamente, e não mostrava sinais de stress da ansiedade.
Entretanto recolhi a Matilde, uma cadela já com 5 anos...e q esta mto traumatizada (passei um dia inteiro a tentar ligar para o "#$%&%$#" do ex-dono dela e às 23.30h ainda não me atendia o telefone
)
Com a Matilde já é diferente: quaisquer 5 minutos q passe sozinha é um stress
Já com o Rubi, q tb foi adoptado com 3 anos, tendo vindo dos canis da GNR, tb não tem problemas em ficar sozinho...embora se note perfeitamente q não gosta!
Em conclusão: os Labradores são animais que necessitam mto da presença humana...
No entanto, embora as condições em q o teu se encontra, presentemente não sejam as ideais...tb não se podem considerar más.
É claro que para mim...todo o tempo q passo com as minhas malucas é pouco.
Bjs :p
Bem, há casos piores...
Neste momento a Maga e a Matilde têm sp companhia durante o dia.
Mas nem sp foi assim.
Inicialmente, a Maga andava sp coomigo. Inclusivamente, vinha comigo para o trabalho (eu era investigadora no ISA e ela adorava

Entretanto, mudei de trabalho e, enquanto não consegui arranjar ninguém para passeá-la à hora do almoço, ficava sozinha desde as 8h da manhã até às 17h

Adaptou-se melhor do que eu...i.e. eu andava chateadissíma com a situação.
Ela, q já tinha 6 anos nessa altura, passava os dias a roncar

Finalmente lá consegui arranjar alguém q a fosse passear à hora do almoço...e aí ela ficava sózinha, exactamente no mm horário q o teu.
Tb sem problemas. Portava-se lindamente, e não mostrava sinais de stress da ansiedade.
Entretanto recolhi a Matilde, uma cadela já com 5 anos...e q esta mto traumatizada (passei um dia inteiro a tentar ligar para o "#$%&%$#" do ex-dono dela e às 23.30h ainda não me atendia o telefone

Com a Matilde já é diferente: quaisquer 5 minutos q passe sozinha é um stress

Já com o Rubi, q tb foi adoptado com 3 anos, tendo vindo dos canis da GNR, tb não tem problemas em ficar sozinho...embora se note perfeitamente q não gosta!
Em conclusão: os Labradores são animais que necessitam mto da presença humana...
No entanto, embora as condições em q o teu se encontra, presentemente não sejam as ideais...tb não se podem considerar más.
É claro que para mim...todo o tempo q passo com as minhas malucas é pouco.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
As minhas não passam muito tempo sózinhas, mas quando pasam nem que seja uma hora é uma chatice
. Nem queiram imaginar o aspecto da cozinha quando chego
.
E só passam quando não as posso mesmo levar, mas por vezes dou comigo a pensar nisso, porque como a vida dá muita volta de hoje para amanhã nunca se sabe.
Mas Alface acho que não te deves sentir culpada porque situações como as tuas é o que mais existe para aí, se todos pensassemos assim ninguem tinha cão.
Tenta-lhe dar quando estas com ele o máximo de tempo de qualidade e assim minimizar a diferença

E só passam quando não as posso mesmo levar, mas por vezes dou comigo a pensar nisso, porque como a vida dá muita volta de hoje para amanhã nunca se sabe.
Mas Alface acho que não te deves sentir culpada porque situações como as tuas é o que mais existe para aí, se todos pensassemos assim ninguem tinha cão.
Tenta-lhe dar quando estas com ele o máximo de tempo de qualidade e assim minimizar a diferença

-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm
Também ando com o mesmo “peso” na consciência quando adoptamos a Gia tínhamos uma vida completamente diferente como o Valter trabalhava por turnos ela passava muito pouco tempo sozinha mas entretanto tudo mudou e ela agora está sozinha desde as 9h-17h e desde então ela só ronca (de tédio) mesmo quando vamos passear com ela, e ela brinca imenso temos ido de propósito para um jardim longe de casa para ela poder brincar com outros cães, mas quando chega a casa volta tudo ao mesmo põe aqueles olhinhos tristes e fica assim. Já pensei em adoptar outra mas tenho medo.

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm
Olá,
A minha Mel fica o dia todo sozinha em casa e sinceramente não a noto triste, deprimida ou chorona. Eu sei que o ideal seria minimizar o tempo de ausência mas neste momento é impossível.
Mas também tenho plena consciência que o tempo que passo com ela é de qualidade e que não dispenso a companhia das minhas bichinhas aos serões.
Aliás a Mel não fica completamente sozinha, tem a Mia (gatinha) e fazem companhia uma outra. Não é a mesma coisa mas elas estão felizes e isso vê-se!!!
Por isso Alface, eu ainda me deveria sentir mais culpada!!! Mas não me sinto pois tal com a susanasaraiva diz devemos dar-lhes "o máximo de tempo de qualidade e assim minimizar a diferença". E eu sei que dou!
A minha Mel fica o dia todo sozinha em casa e sinceramente não a noto triste, deprimida ou chorona. Eu sei que o ideal seria minimizar o tempo de ausência mas neste momento é impossível.
Mas também tenho plena consciência que o tempo que passo com ela é de qualidade e que não dispenso a companhia das minhas bichinhas aos serões.
Aliás a Mel não fica completamente sozinha, tem a Mia (gatinha) e fazem companhia uma outra. Não é a mesma coisa mas elas estão felizes e isso vê-se!!!

Por isso Alface, eu ainda me deveria sentir mais culpada!!! Mas não me sinto pois tal com a susanasaraiva diz devemos dar-lhes "o máximo de tempo de qualidade e assim minimizar a diferença". E eu sei que dou!

-
- Membro Veterano
Eu não noto o Afonso triste, até acho que ele é feliz. Tento proporcionar-lhe o máximo de diversões e locais diferentes (dentro do possível), e vou cansá-lo antes de sair de casa, mas fico sempre com um nó na garganta sempre que tenho que ir embora
.
Preferia que fosse de outra forma, mas neste momento não é de todo possível. E logo um labrador, que precisa tanto de companhia.
Até já ponderei um amiguinho para ele, mas não sei se será a solução, e depois também vivo num apartamento que não é assim tão grande...
para além do Afonso ter problemas e de tempos a tempos precisa estar em casa de repouso sem brincadeira, o que com outro cão seria difícil de controlar
.
Mas eu vou fazendo o melhor que posso (e sei...
).
Vou tentar estar presente no vosso encontro, mas como o Afonso não pode ir à água (tem um fungo nas patas e está a tratamento - este cão também apanha tudo
), não sei se será possível.

Preferia que fosse de outra forma, mas neste momento não é de todo possível. E logo um labrador, que precisa tanto de companhia.
Até já ponderei um amiguinho para ele, mas não sei se será a solução, e depois também vivo num apartamento que não é assim tão grande...
para além do Afonso ter problemas e de tempos a tempos precisa estar em casa de repouso sem brincadeira, o que com outro cão seria difícil de controlar

Mas eu vou fazendo o melhor que posso (e sei...

Vou tentar estar presente no vosso encontro, mas como o Afonso não pode ir à água (tem um fungo nas patas e está a tratamento - este cão também apanha tudo

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm
Desculpem discordar, mas eu acho que não é tanto da companhia que eles sentem a falta (e falo pela minha experiência com a Bianca) mas sim de, quando estão acompanhados, atenção.
A Bianca, quando a adquirimos (com dois meses), tinha-me em casa todo o dia. Salvo uma hora ou duas, em que eu saía para ir às compras ou assim. Aprendeu a ficar sozinha e a comportar-se sozinha. Claro, deixo-lhe brinquedos e água. Nunca me despeço dela nem a mimo antes de sair.
Agora, passa mais horas sozinha e nunca ficou com crises de ansiedade. Está sozinha das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00. Vai à rua de manhã (meia hora), à hora do almoço (quinze minutos), à tarde (meia hora) e à noite (quinze minutos a meia hora, depende do cansaço!
).
(Isto aos dias de semana. Aos fins-de-semana passo umas boas quatro horas em Óbidos, por dia, no jardim dos meus pais e pela vila, a passear.
Ela adora!
E depois ainda tem as saídas do costume e os mimos da avó
!)
O que eu noto é que, tendo-nos ao pé dela, em casa ou na rua, está-nos constantemente a pedir atenção. E fica rabugenta se não lha damos. :p
Ou seja, quando está só, distrai-se sozinha.
Quando estamos com ela temos que estar com ela, a brincar com ela e a dar-lhe atenção e mimo!

A Bianca, quando a adquirimos (com dois meses), tinha-me em casa todo o dia. Salvo uma hora ou duas, em que eu saía para ir às compras ou assim. Aprendeu a ficar sozinha e a comportar-se sozinha. Claro, deixo-lhe brinquedos e água. Nunca me despeço dela nem a mimo antes de sair.
Agora, passa mais horas sozinha e nunca ficou com crises de ansiedade. Está sozinha das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00. Vai à rua de manhã (meia hora), à hora do almoço (quinze minutos), à tarde (meia hora) e à noite (quinze minutos a meia hora, depende do cansaço!

(Isto aos dias de semana. Aos fins-de-semana passo umas boas quatro horas em Óbidos, por dia, no jardim dos meus pais e pela vila, a passear.

O que eu noto é que, tendo-nos ao pé dela, em casa ou na rua, está-nos constantemente a pedir atenção. E fica rabugenta se não lha damos. :p
Ou seja, quando está só, distrai-se sozinha.

Quando estamos com ela temos que estar com ela, a brincar com ela e a dar-lhe atenção e mimo!

Olá, Alface!
Realmente a vida dá muitas voltas e as situações mudam constantemente.
Quando comprámos o Fred, estavamos mais tempo em casa e ele com mais companhia, até porque os meus pais moravam perto e o meu irmão ia com ele dar uma voltinha.
por necessidades profissionais do meu marido, mudámos de casa e por isso, o Fred passou a ficar sozinho o dia inteiro.
Realmente noto que quando chegamos a casa ele fica extretamente feliz, mas não creio que esteja deprimido porque fica sozinho.
Concordo que o tempo que se dispensa depois é o mais importante.
Vou dar outro exemplo, ao fim de semana o Fred tem a possibilidade de passar os dias inteiros na rua, o que não acontece durante a semana porque moramos num apartamento, mas mesmo assim prefere vir connosco e ficar fechado no carro enquanto almoçamos no restaurante a ficar no quintal.
A maior alegria dele é realmente estar connosco, mas também sabe que em certas alturas isso não é possível.
O peso na consciência todos nós temos porque afinal não podemos estar com os nossos meninos e aproveitar o que eles têm de melhor (e pior quem sabe?). O importante é sabermos que estão sempre bem quando chegamos a casa e aproveitarmos esse tempo.
Bjs a todos
Realmente a vida dá muitas voltas e as situações mudam constantemente.
Quando comprámos o Fred, estavamos mais tempo em casa e ele com mais companhia, até porque os meus pais moravam perto e o meu irmão ia com ele dar uma voltinha.
por necessidades profissionais do meu marido, mudámos de casa e por isso, o Fred passou a ficar sozinho o dia inteiro.
Realmente noto que quando chegamos a casa ele fica extretamente feliz, mas não creio que esteja deprimido porque fica sozinho.
Concordo que o tempo que se dispensa depois é o mais importante.
Vou dar outro exemplo, ao fim de semana o Fred tem a possibilidade de passar os dias inteiros na rua, o que não acontece durante a semana porque moramos num apartamento, mas mesmo assim prefere vir connosco e ficar fechado no carro enquanto almoçamos no restaurante a ficar no quintal.
A maior alegria dele é realmente estar connosco, mas também sabe que em certas alturas isso não é possível.
O peso na consciência todos nós temos porque afinal não podemos estar com os nossos meninos e aproveitar o que eles têm de melhor (e pior quem sabe?). O importante é sabermos que estão sempre bem quando chegamos a casa e aproveitarmos esse tempo.
Bjs a todos
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm
Concordo plenamente!!!duque Escreveu: O peso na consciência todos nós temos porque afinal não podemos estar com os nossos meninos e aproveitar o que eles têm de melhor (e pior quem sabe?). O importante é sabermos que estão sempre bem quando chegamos a casa e aproveitarmos esse tempo.

-
- Membro Veterano
IdemSigaborabuga Escreveu:Concordo plenamente!!!duque Escreveu: O peso na consciência todos nós temos porque afinal não podemos estar com os nossos meninos e aproveitar o que eles têm de melhor (e pior quem sabe?). O importante é sabermos que estão sempre bem quando chegamos a casa e aproveitarmos esse tempo.
![]()

Cheguei a viver numa quinta, em S. Martinho do Porto, e tinha sp a porta de casa aberta...
Pois a D. Maga estava as 24h do dia em cima de mim...literalmente falando.
Nem q fosse uma pata, ou a cabeça, em cima do meu pé...
Agora tenho duas "sombras" permanentes: a Matilde ainda é mais autocolante que a Maga

Se ando de um lado para o outro, da casa, então a Maga arranja um local estratégico para me vigiar, enquanto a Matilde, lá andamos as duas a tropeçar uma na outra.
Qdo páro...lá vêem as duas ter cmgo

Se não estou em casa, a Maga aproveita para fazer umas sonecas...e a Matilde para destroçar jornais

-
- Membro Veterano
Ai como eu te entendo os meus sogros também moram numa quinta no Norte (mas por mal dos meus pecados a minha menina quando vamos para lá não pode dormir em casa (mentalidadesMagaPatalogika Escreveu:
Cheguei a viver numa quinta, em S. Martinho do Porto, e tinha sp a porta de casa aberta...
Pois a D. Maga estava as 24h do dia em cima de mim...literalmente falando.
Nem q fosse uma pata, ou a cabeça, em cima do meu pé...

Claro está que em casa estou constantemente a ser perseguida, só pára quando eu e o Valter paramos.

-
- Membro Veterano
jalis Escreveu:
Ai como eu te entendo os meus sogros também moram numa quinta no Norte (mas por mal dos meus pecados a minha menina quando vamos para lá não pode dormir em casa (mentalidades) então de inicio dormia na transportadora dela por baixo de um abrigo mas ao pé dos outros cães que por sua vez também têm as suas casotas. Houve um dia que quando acordei estava ela completamente encharcada tinha dormido à chuva
![]()
fiquei para morrer tirei a transportadora imediatamente dali e pus mesmo em frente à janela do meu quarto certinho direitinho nunca mais dormiu fora da transportadora (que serve de casota desde que ela nasceu, mesmo em casa é o cantinho dela). Basta sentir o nosso cheiro e fica logo mais calma.
![]()
![]()
Claro está que em casa estou constantemente a ser perseguida, só pára quando eu e o Valter paramos.![]()
![]()

Tadinha da Gia...
Olha, a Maga e a Matilde adoram o carro.
Então, por vezes qdo não as deixam partilhar "os aposentos" comigo...tipo hotéis, etc. deixo-as a dormir no carro, com as janelas um pouco abertas...e elas até gostam...
É claro q preferiam o conforto doméstico.
E mtas vezes até deixam que elas entrem e fiquem comigo no quarto...

Agora, assim no exterior, tipo canis ou isso...ainda bem q nunca tive de fazê-las passar por isso...ufa...
Para quem está habituado a estar em casa, dentro de casa, é um gde choque dormir assim no exterior!
-
- Membro
- Registado: quarta set 24, 2003 9:10 am
Em relação ao facto da minha joana ficar sozinha, tenho a dizer, que esta semana ela lembrou-se de começar a ESBURACAR a parede!!!
Foi para mim uma surpresa pois até estava impressionado com o facto dela já não ganir quando me ía embora, e mesmo os meus vizinhos diziam que ela não fazia barulho nenhum, agora em relação a estragos.............desde a capa da máquina de lavar roupa, vassouras, roupas, e agora a PAREDE!!!
Já não sei o que fazer!!! Quer dizer saber, sei, o que ela precisa é de companhia e mimo, pois está na idade, mas começo a não conseguir controlar estes impulsos destrutivos. Alguém me pode dar algumas ideias para estes comportamentos
beijos e abraços
Foi para mim uma surpresa pois até estava impressionado com o facto dela já não ganir quando me ía embora, e mesmo os meus vizinhos diziam que ela não fazia barulho nenhum, agora em relação a estragos.............desde a capa da máquina de lavar roupa, vassouras, roupas, e agora a PAREDE!!!
Já não sei o que fazer!!! Quer dizer saber, sei, o que ela precisa é de companhia e mimo, pois está na idade, mas começo a não conseguir controlar estes impulsos destrutivos. Alguém me pode dar algumas ideias para estes comportamentos
beijos e abraços
-
- Membro Veterano
Olá Nuno,
Pois é, eles são mesmo assim. O meu conseguiu roer TODOS os batentes das portas da casa. É uma vergonha. Ainda hoje, e com quase 2 anos, de vez em quando faz algumas asneiras.
Comandos da TV já foram 2, telefones já foram 3 também (estou só à espera que passe mais algum tempo para pedir outro à PT
); panos da cozinha, máquina digital; fios da TV cabo (a maioria destes estragos ele já não era cachorro).
Ainda hoje cheguei a casa e ele tinha conseguido abrir a porta do quarto e toda a roupa que eu tinha para passar a ferro estava espalhada pelo chão (eu acho que ele queria dar uma ajudinha...
).
Ele passou por uma fase pior quando os donos se separaram, necessitava chamar a atenção, até porque ele era mais ligado ao dono e acabou por ficar com a dona. Tudo aquilo deixou-o muito instável e muito destruidor
. Todos os dias, quando chegava a casa nem sabia o que podia encontrar. Ele inventava coisas para destruir.
Mas agora está bem melhor. Mais calmo, já se habituou à nova rotina, e mais obediente à dona também. Parecia um filho de pais separados a pedir colo...
. Se bem que de vez em quando...lá vai uma asneirita. Mas depois recebm-nos à porta com aqueles corpanzis todos a abanarem-se de contentes, com os brinquedos na boca, feliz por nos verem...quem é que consegue resistir??? 
Pois é, eles são mesmo assim. O meu conseguiu roer TODOS os batentes das portas da casa. É uma vergonha. Ainda hoje, e com quase 2 anos, de vez em quando faz algumas asneiras.
Comandos da TV já foram 2, telefones já foram 3 também (estou só à espera que passe mais algum tempo para pedir outro à PT

Ainda hoje cheguei a casa e ele tinha conseguido abrir a porta do quarto e toda a roupa que eu tinha para passar a ferro estava espalhada pelo chão (eu acho que ele queria dar uma ajudinha...

Ele passou por uma fase pior quando os donos se separaram, necessitava chamar a atenção, até porque ele era mais ligado ao dono e acabou por ficar com a dona. Tudo aquilo deixou-o muito instável e muito destruidor

Mas agora está bem melhor. Mais calmo, já se habituou à nova rotina, e mais obediente à dona também. Parecia um filho de pais separados a pedir colo...

-
- Membro Veterano
Tenta deixar bastantes brinquedos para ela roer assim em vez de fazer buracos na parede destroi os brinquedos dela.nunalmeida Escreveu:
beijos e abraços

A minha até com os jornais onde fazia as suas necessidades brincava levava-os para a camita dela.

Eu sei que pode parecer impossível mas esta fase vai passar.
Coragem e muuuuuuuuuuuuita paciência.