comportamentos

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

nunalmeida
Membro
Registado: quarta set 24, 2003 9:10 am

quinta out 16, 2003 8:23 am

Olá a todos os foristas!!!

Venho agora propor uma discussão sobre o comportamento dos labradores, já que tenho tido algumas duvidas acerca da minha joana.
Ela tem agora 4 meses, e tem apresentado uns comportamentos
estranhos que gostaria de abordar e tentar perceber... :? :? :?

A joana passa o dia em casa, tendo para ela uma marquise (parte fechada e outra aberta) e um patio, podendo ela correr, brincar e estragar várias coisas como é natural..., quando chegamos a casa ela fica histérica com a nossa presença, o que eu também acho natural, o que eu tenho achado estranho, é o comportamento dela, principalmente à noite, mesmo depois de passear cerca de 45m a correr e brincar com outros cães, ela não para de ladrar a chamar a atenção, e por vezes torna-se bruta a tentar morder. Tentamos acalmá-la fazendo festas mas entra numa doideira tal que naõ consegue estar sossegada. Costumamos dizer que ela ou está a brincar ou está a dormir, ou seja não consegue estar calma um pouco!!! :cry: :cry: :cry:

será isto normal na sua idade, será necessidade de interacção permanente connosco, será anormal. gostava de saber algo e discutir o assunto.

obrigado

ps: por vezes a brincar com toda a sua "pujança" já nos tem aleijado com os dentes ou com investidas repentinas à nossa cara. Sabemos que não é por mal, ela só quer brincar, mas como poderemos controlar estes impulsos :?:
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quinta out 16, 2003 9:04 am

nunalmeida Escreveu: Olá a todos os foristas!!!

Venho agora propor uma discussão sobre o comportamento dos labradores, já que tenho tido algumas duvidas acerca da minha joana.
Ela tem agora 4 meses, e tem apresentado uns comportamentos
estranhos que gostaria de abordar e tentar perceber... ? ? ?

A joana passa o dia em casa, tendo para ela uma marquise (parte fechada e outra aberta) e um patio, podendo ela correr, brincar e estragar várias coisas como é natural..., quando chegamos a casa ela fica histérica com a nossa presença, o que eu também acho natural, o que eu tenho achado estranho, é o comportamento dela, principalmente à noite, mesmo depois de passear cerca de 45m a correr e brincar com outros cães, ela não para de ladrar a chamar a atenção, e por vezes torna-se bruta a tentar morder. Tentamos acalmá-la fazendo festas mas entra numa doideira tal que naõ consegue estar sossegada. Costumamos dizer que ela ou está a brincar ou está a dormir, ou seja não consegue estar calma um pouco!!! cry cry cry

será isto normal na sua idade, será necessidade de interacção permanente connosco, será anormal. gostava de saber algo e discutir o assunto.

obrigado

ps por vezes a brincar com toda a sua "pujança" já nos tem aleijado com os dentes ou com investidas repentinas à nossa cara. Sabemos que não é por mal, ela só quer brincar, mas como poderemos controlar estes impulsos ?
Normalíssimo!!!

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

A Maga era verdadeiramente impossível até aos 6-8 meses...altura em que passou a ser suportável...
Estava sp a morder, a brincar, a chamar a atenção...
Não podia ficar sozinha um segundo...
então na fase da mudança dos dentes...essa mm que a Joana está a passar, entre os 4-5 meses... :roll: :roll: :roll:

Bem, ainda hoje todos eles querem e precisam de muita atenção...isso é uma das principais características dos Labradores ;)
Raramente ladram...mas às vezes fazem-no e quase sp para chamar a atenção...:D

Bjs :p
nunalmeida
Membro

quinta out 16, 2003 9:18 am

A joana, quando a fomos buscar ao criador, até foi uma carcterística que toda a gente notou, foi do seu silêncio, não ladrou durante quase um mês. Até achámos anormal para um cão, mas depois de nos informarmos em livros e até no forúm reparamos que é perfeitamente normal este comportamento.

mas nestas ultima semanas não há dia que não nos ladre, cada vez mais alto para chamar a nossa atenção. De inicio era tolerável, mas começa a ser um pouco desagradável com os vizinhos, principalmente a partir das 10h da noite. Ela não nunca ladra na rua, nem para outros cães, mas quando está connosco e quer chamar a atenção, lá começa ela........

Como não queremos bater-lhe, li um artigo que aconselhavam a borrifar com uma mistura (1 parte de vinagre para 7 de agua), sempre que ladrasse para mudar este comportamento. Já ouviste falar :!:
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 9:24 am

Sim, mas não aconselho o vinagre pois pode irritar as mucosas, mm em baixas concentrações!

Aliás...se ela ladra e vocês aparecem para a mandar calar...ela ladra para vos chamar ;)

Esse é outro dos problemas dos Labs: como são mto espertos, apanham tudo logo à primeira.

Agora para a "descondicionar" desse comportamento...ui...

Olha, e já tiveste notícias lá das Escolas?
nunalmeida
Membro

quinta out 16, 2003 9:38 am

Ainda não telefonei!!!
todas as pessoas dizem que as escolas só são recomendadas a partir dos 6 meses, e portanto ainda, não virei para aí as minhas baterias.
Aliás acho que este tipo de comportamentos têm de ser controlados e ensinados por nós e em casa, pois julgo que tudo isto também passa um pouco por ela nos estar a testar enquanto lideres da matilha e portanto temos de nos comportar enquanto tal.

Uma das suas ultimas "conquista" foi o sofá da sala, que nós deixamos pois nos permitia comer descansados às horas das refeições, mas passou a ladrar cada vez que nos sentávamos nele. com calma e um pouco de insistência conseguimos que ela se deitasse na sua manta e no chão, não evitando algumas investidas para mais uma vez nos testar.... :|

Ou seja, aos poucos temos conseguido controlar a "FERA".

Mesmo assim continuamos a não poder estar com ela descansados a fazer festas na barriga, calmos pois ela leva tudo para a brincadeira e para as dentadas :x

tens algumas dicas para este comportamento :roll:
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 9:46 am

nunalmeida Escreveu: Ainda não telefonei!!!
todas as pessoas dizem que as escolas só são recomendadas a partir dos 6 meses, e portanto ainda, não virei para aí as minhas baterias.
Aliás acho que este tipo de comportamentos têm de ser controlados e ensinados por nós e em casa, pois julgo que tudo isto também passa um pouco por ela nos estar a testar enquanto lideres da matilha e portanto temos de nos comportar enquanto tal.

Uma das suas ultimas "conquista" foi o sofá da sala, que nós deixamos pois nos permitia comer descansados às horas das refeições, mas passou a ladrar cada vez que nos sentávamos nele. com calma e um pouco de insistência conseguimos que ela se deitasse na sua manta e no chão, não evitando algumas investidas para mais uma vez nos testar.... |

Ou seja, aos poucos temos conseguido controlar a "FERA".

Mesmo assim continuamos a não poder estar com ela descansados a fazer festas na barriga, calmos pois ela leva tudo para a brincadeira e para as dentadas x

tens algumas dicas para este comportamento roll
:lol: :lol: :lol: :lol:

Acho que vocês estão a ir mto bem ;)
E é verdade isso do testar...

Bem, dicas qto às brincadeirinhas mais brutas...
Talvez ignorá-la e parar com a brincadeira dizendo um firme "Não" de cada vez que ela se exceder...pode ser que resulte.

Mas não se esqueçam q a Joana é uma cachorra e têm mm de brincar com ela e dar-lhe atenção.
A melhor maneira de lhe ensinarem coisas é "jogando" com ela...e devido à sua tenra idade, os "jogos-lições" não deverão prolongar-se por mto tempo, i.e. devem ser intervalados com brincadeira :)
Isto é para que ela tenha gosto e motivação em aprender convosco ;)

Os interesses principais dela são vocês, brincadeira convosco, brincadeira com outros, e comida. Tirem partido disso para a ensinar ;)

Bjs :p
nunalmeida
Membro

quinta out 16, 2003 9:51 am

Poderá uma cadela ser hiperactiva :?: :?: :?:
jalis
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2003 5:47 pm

quinta out 16, 2003 10:05 am

Quando fomos buscar a Gia também pensamos em deixa-la quando saíssemos numa marquise que temos que tem cerca de 20 metros pois para o tamanhinho que ela tinha na altura era suficiente e ela adaptou-se muito bem alias agora com aquele tamanhão todo a marquise já não lhe é suficiente como tal já toma conta da casa toda onde estamos ela está, no entanto a marquise continua a ser o cantinho dela sempre que se chateia de andar atrás de nós lá vai ela para o seu cantinho, aliás é lá que tem a transportadora que serve desde bebé de casota. Mas quando chegava a hora de comer fazia um balhurão que nem vos passa pela cabeça, com o tempo foi passando e agora mesmo tendo a casa toda à sua disposição passa grande parte do tempo lá (silenciosa). ;)
Quanto às mordidelas posso dizer que andei bastante preocupada nos primeiros meses cheguei a ir à vet falar no assunto, a minha cadela era extremamente má, quando brincava aleijava com os dentes mas via-se que era na brincadeira, mas por vezes quando eu lhe dava uma ordem ela ficava toda eriçada (parecia um ouriço) e virava-se contra mim, :( claro que eu não achava nada normal eu perguntava como era possível uma labradora ser tão agressiva mas o mais engraçado era que essa agressividade era só para mulheres, até que um dia tive que lhe dar um castigo tão grande que acho que me custou mais a mim do que a ela e a partir dai (os meses que se seguiram, não foi logo no dia a seguir...) ela começou a perceber quem mandava e qual o lugar dela, (pois acho que andava um pouco confusa em relação a esse assunto) actualmente ela é um amor de cadela continua a preferir a minha cara metade, mas pelo menos a agressividade desapareceu por completo e obedece-me excepto quando vê alguém (ela adora pessoas) aí fica completamente surda.
Quanto à histeria de nos ver sempre foi assim e continua a ser, nesse campo acho que a culpa foi nossa... pois não se deve dar muita atenção quando se chega (por ex.) a casa deve-se dar uns minutinhos para eles se acalmarem. :? (mas era quase impossível, pois ficava tão feliz por vê-la)
Mas enfim ... Recomendo que passe bastante tempo com ela que lhe tente demonstrar o tempo para brincar e o tempo que não é para brincar, ela com o passar do tempo vai acabar por perceber, tente dar-lhe um brinquedo que ela goste à noite, pois se ela começar a brincar com ele vai acabar por adormecer. Mas por favor tente nunca lhe bater, eu sei que por vezes é difícil mas...
nunalmeida
Membro

quinta out 16, 2003 10:10 am

Ao ler a tua mensagem estava a ver um reflexo da minha joana! Os comportamentos são iguais... Agradeço a resposta e vou tentar tudo por tudo para educá-la o melhor possivel. :) :) :)

Afinal de contas são as nossas meninas e é por elas que estamos aqui a falar.

muito obrigado pelas dicas 8)
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 10:11 am

nunalmeida Escreveu: Poderá uma cadela ser hiperactiva ? ? ?
Não sei qual a definição exacta para caracterizar um animal assim dessa idade como hiperactivo!

Agora sei uma coisa: os Labs são cães muito activos...e então qdo cachorros... :roll: :roll: :roll:

Qdo eu digo que a Maga era impossível...era mm! :roll: :roll:
Cheguei mm a perder a paciência com ela e tentar pô-la de castigo...
nada resultava...
Nem dava para lhe fazer uma festinha...ela virava logo aquelas agulhinhas que tinha na boca em forma de dentes...embora tudo na brincadeira...doía q se fartava!
Andava sp a saltar e a correr de um lado para o outro...
É que não parava mesmo :roll:

Os Labs são assim, amigo! :p

Por isso é q qdo estão num apartamento têm tendência para engordar...por falta de actividade.

Os Labs foram uma raça criada e seleccionada originalmente para acompanhar os caçadores e irem recuperar a caça em zonas pantanosas e encharcadas.
Por isso são robustos, de perna curta, entroncados...e mto activos :D

Dp foram trazidos para as cidades...mas essas características básicas permaneceram...e então é isto que se vê!!!
Doidos pelos donos, brincadeira que incluam a busca de objectos e...água, pois claro ;)
nunalmeida
Membro

quinta out 16, 2003 10:20 am

Por falar em água!!! :lol:

No outro fim de semana fui com a minha joaninha passear para o Alto do Parque Eduardo Sétimo, e ela toda contente andava a brincar com os cães que lá estvam, e claro a chapinar dentro de água como eles gostam.

Fiquei surpreendido com um dono que não deixou ir o cão para a água alegando que aquela água (estagnada) estava porca, coisa que tinha razão.
por acaso a joana tem andado com alguma comixão (outro problema que voltarei a discutir) mas não está directamente ligado com a água pois já apresentava estes sintomas antes, apesar de agora ter mais !!!

O que vocês fazem nestas situações sabendo que as nossas filhotas adoram água.
Podem dar ideias de locais que frequentam na zona de lisboa com água!!!

obrigado :)
jalis
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 11:39 am

MagaPatalogika Escreveu: Nem dava para lhe fazer uma festinha...ela virava logo aquelas agulhinhas que tinha na boca em forma de dentes...embora tudo na brincadeira...doía q se fartava!
Ai como eu te percepo andava toda arranhada uma vez até me fizeram uma observação em relação ao meu estado.
jalis
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 11:41 am

nunalmeida Escreveu: Por falar em água!!! lol

No outro fim de semana fui com a minha joaninha passear para o Alto do Parque Eduardo Sétimo, e ela toda contente andava a brincar com os cães que lá estvam, e claro a chapinar dentro de água como eles gostam.

Fiquei surpreendido com um dono que não deixou ir o cão para a água alegando que aquela água (estagnada) estava porca, coisa que tinha razão.
por acaso a joana tem andado com alguma comixão (outro problema que voltarei a discutir) mas não está directamente ligado com a água pois já apresentava estes sintomas antes, apesar de agora ter mais !!!

O que vocês fazem nestas situações sabendo que as nossas filhotas adoram água.
Podem dar ideias de locais que frequentam na zona de lisboa com água!!!

obrigado )

Olá,
Se queres que te diga não consigo controlar a atracção dela pela água por isso qualquer charco de agua lá vai ela bem posso dizer que NÃOOOOOOOOO como fazer o pino dar a cambalhota é igual a dizer “vai linda vai” pois a reacção é a mesma lá vai ela.
Quanto aos locais também costumava ir para o cimo do Parque Eduardo VII para um lugar com uma esplanada e com agua mas como moro para os lados de Belas fica mais perto a praia.
alface
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm

quinta out 16, 2003 12:13 pm

Olá Nuno,
Quando o Afonso era pequeno também tinha a mania de brincar com a boca a morder (especialmente a mim :oops: ), mas com o tempo foi perdendo essa mania. Se bem que de vez em quando lá tenta ele morder novamente as mãos, mas não chega a magoar. Não fecha completamente os dentes, parece que está a chuchar nos meus dedos - note-se que é um lab com quase 2 anos :oops: .

A brincadeira nova que ele aprendeu agora é morder a trela, mas morde com tanta força que eu quase não o consigo dominar. E depois também faz aquilo de abanar compulsivamente a cabeça de trela na boca...estão a ver o que é no meio da rua a minha figura: "Afonso não, não morde a trela!", e ele todo contente de rabito a abanar aos pulos feito maluco :lol: . Depois a mim também me dá vontade de rir, e aquilo é um festival na rua.

Em casa também sabe bem reclamar por atenção e ladra bastante até eu atirar a bola. Só depois de muitos leva e traz é que ele acalma um pouco.

Enfim...um autêntico labrador muito brincalhão
;) ;) .
MagaPatalogika
Membro Veterano

quinta out 16, 2003 12:55 pm

jalis Escreveu:
Olá,
Se queres que te diga não consigo controlar a atracção dela pela água por isso qualquer charco de agua lá vai ela bem posso dizer que NÃOOOOOOOOO como fazer o pino dar a cambalhota é igual a dizer “vai linda vai” pois a reacção é a mesma lá vai ela.
Idem... :lol: :lol: :lol: :lol:

Já passei as maiores vergonhas por causa da Maga...
Então não é q uma vez ela se atirou para dentro do lago dos patos e cisnes dos Jerónimos :o:o:o :o

Haviam de ver a confusão ...a excitação dela, os patos e os cisnes a "refilarem"... :o:o
...o guarda do jardim... :oops: :oops: :oops:
Os turistas a olharem... :oops: :oops: :oops:
Enfim...uma animação :| :|

Qto aos locais com água, temos as praias, a Lagoa Azul, e todos os charcos, poças com e sem lama q se possam encontrar durante os passeios.
Normalmente, vamos passear para o paredão de Sto. Amaro ;)
Há montes de poças de água, sobretudo na maré baixa :D
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”