cor do nariz...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

susy77
Registado: sábado mar 03, 2012 1:50 pm

sábado mar 03, 2012 2:03 pm

Olá, minha labradora é Amarela (quase branca) e tem 3 anos,sempre teve o nariz preto/escuro, contudo de +/- meio ano, começou a ficar com o nariz cor-de-rosa... Ontem mesmo fui a fotos mais antigas para me certificar e, era mesmo preto. Naõ sei que se passa para ela ter ficado assim com o nariz. Hoje levei-a à vetirinária e disse p'ra não me preocupar que era só um pouco despigmentado.... Eu me perguto, porquê? Deve haver uma razão, será que volta ao normal? Só mudou mesmo a cor, pois nem feridas tem, nem outro sintoma. Saberá alguèm dar-me uma resposta?
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

sábado mar 03, 2012 2:30 pm

susy77 Escreveu:Olá, minha labradora é Amarela (quase branca) e tem 3 anos,sempre teve o nariz preto/escuro, contudo de +/- meio ano, começou a ficar com o nariz cor-de-rosa... Ontem mesmo fui a fotos mais antigas para me certificar e, era mesmo preto. Naõ sei que se passa para ela ter ficado assim com o nariz. Hoje levei-a à vetirinária e disse p'ra não me preocupar que era só um pouco despigmentado.... Eu me perguto, porquê? Deve haver uma razão, será que volta ao normal? Só mudou mesmo a cor, pois nem feridas tem, nem outro sintoma. Saberá alguèm dar-me uma resposta?
o meu cão também tem o nariz despigmentado :) a vet. também me disse para não me preocupar, é uma característica especial que ele tem :D

Imagem
smrpt
Membro Veterano
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

sábado mar 03, 2012 3:58 pm

Tem a ver com o frio não te preocupes volta a ficar preto.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado mar 03, 2012 6:01 pm

susy77 Escreveu:Naõ sei que se passa para ela ter ficado assim com o nariz. Hoje levei-a à vetirinária e disse p'ra não me preocupar que era só um pouco despigmentado.... Eu me perguto, porquê? Deve haver uma razão, será que volta ao normal? Só mudou mesmo a cor, pois nem feridas tem, nem outro sintoma. Saberá alguèm dar-me uma resposta?
Mas porque n perguntou à veterinária? :)
susy77

segunda mar 05, 2012 3:16 pm

sim, perguntei à vet. mas nem ela me soube explicar o porquê dessa despigmentação... disse p'ra não me preocupar que talvez até possa voltar ao normal.
Contudo, se calhar um dia, vou tentar saber uma segunda opinião...
(do frio não será, pois no verão já andava assim)
bernardaao
Membro
Registado: sexta jul 02, 2010 10:32 am

segunda mar 05, 2012 5:37 pm

já ouvi falar de despigmentação em labradores fruto de cruzamentos entre labradores amarelos e chocolates (que não deve acontecer), pelo que o nariz do cão é um dos "sintomas", mas julgo que qualquer que seja o motivo não tem razões para se preocupar :)
Última edição por bernardaao em segunda mar 05, 2012 8:55 pm, editado 1 vez no total.
sxmota
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 6:32 pm

susy77 Escreveu:sim, perguntei à vet. mas nem ela me soube explicar o porquê dessa despigmentação... disse p'ra não me preocupar que talvez até possa voltar ao normal.
Contudo, se calhar um dia, vou tentar saber uma segunda opinião...
(do frio não será, pois no verão já andava assim)
Pois eu tentaria saber rapidamente. Como é possível que uma veterinária lhe possa dizer para não se preocupar, se não sabe o que provoca tal coisa??? :o :o Eu, em menos de um segundo de pesquisa no Google, já sei um monte de motivos... :?

Editei porque o endereço enorme desconfigurava a apresentação da página. Mas procure por "despigmentação nariz cão" e vai ver...
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda mar 05, 2012 7:03 pm

Olá!

Calma, tb nao é preciso tanto...por vezes qto mais pesquisamos na net, pior. Se assim fosse, eu pesquisava tensão ocular alta e já poderia ter glaucoma...mas nao tenho, nem nada disso foi passageira. Daí, calma.

Despigmentação no nariz fruto de cruzamento entre amarelo e chocolate não é apenas no nariz, o cão é o chamado Dudley, à volta dos olhos, almofadas das patas, tb são outras zonas onde o preto não aparece. Pesquise labrador dudley para ver, até a cor dos olhos é clarinha.

No entanto, além do frio, o verão tb pode causar despigmentação ou a cor não voltar totalmente ao normal.
A minha Kyara é saudável e desde o 1º ano de idade ficou com o focinho cor-de-rosa, não é dudley, o resto é normal, apenas o focinho k fica ainda mais no Inverno. É seguida no vet, vacinas em ordem e não tem nada.
Daí, pode procurar uma segunda opinião, mas nada de fazer 1 bicho de 7 cabeças nem ficar alarmada.

Jocas caninas
susy77

segunda mar 05, 2012 7:19 pm

Antes demais, obrigada a todos, e, realmente, na net existe muita coisa... por vezes não é nada de grave, mas se pesquisarmos, estamos a morrer!!!
Olá Tweenie, sei que os pais dela são amarelos, contudo se fosse despigmentada, notava-se desde cachorrinha, mas só se tem manifestado +/- de há um ano p'ra cá... até tenho andado a ver em fotos e é mais ou menos isso. A vet. até disse que até podería ser algum fungo ou micose, mas é impossível, pois não tem ferida nenhuma e não tem mais nenhum sintoma... também é seguida na vet. tem vacinas em dia e tudo o resto, é tratada como um membro da família, quase como uma filha!!! Daí a preocupação, pois agora que está de "esperanças"!!! :roll:
sxmota
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 7:25 pm

Tweenie Escreveu:Olá!

Calma, tb nao é preciso tanto...por vezes qto mais pesquisamos na net, pior. Se assim fosse, eu pesquisava tensão ocular alta e já poderia ter glaucoma...mas nao tenho, nem nada disso foi passageira. Daí, calma.

Despigmentação no nariz fruto de cruzamento entre amarelo e chocolate não é apenas no nariz, o cão é o chamado Dudley, à volta dos olhos, almofadas das patas, tb são outras zonas onde o preto não aparece. Pesquise labrador dudley para ver, até a cor dos olhos é clarinha.

No entanto, além do frio, o verão tb pode causar despigmentação ou a cor não voltar totalmente ao normal.
A minha Kyara é saudável e desde o 1º ano de idade ficou com o focinho cor-de-rosa, não é dudley, o resto é normal, apenas o focinho k fica ainda mais no Inverno. É seguida no vet, vacinas em ordem e não tem nada.
Daí, pode procurar uma segunda opinião, mas nada de fazer 1 bicho de 7 cabeças nem ficar alarmada.

Jocas caninas
Não é alarmar nem fazer bicho de sete cabeças. É só indignação or uma profissional de saúde animal não saber enumerar as inúmeras possíveis causas da despigmentação do nariz (ou dar apenas alguns exemplos, pronto) e deixar a forista sair do consultório com dúvidas... :)
sxmota
Membro Veterano

segunda mar 05, 2012 7:29 pm

susy77 Escreveu:Antes demais, obrigada a todos, e, realmente, na net existe muita coisa... por vezes não é nada de grave, mas se pesquisarmos, estamos a morrer!!!
e se perguntarmos num fórum, também pode dar asneira. ;)
pacoo
Membro Veterano
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

segunda mar 05, 2012 7:53 pm

o paco também tem as vacinas todas em ordem :) só está agora doente mas é da próstata, mas isso é outro assunto diferente. acho que também tem a ver com a confiança que se tem com o veterinário. a vet. do paco é de confiança e quando ela disse que não era nada preocupante confiei
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

segunda mar 05, 2012 8:31 pm

"Ficar velho é inevitável, ficar adulto é opcional."
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

segunda mar 05, 2012 8:40 pm

repetido...
"Ficar velho é inevitável, ficar adulto é opcional."
susy77