Labrador Preto de olhos Pretos, será que é Labrador mesmo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Apollozinho
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 12, 2012 2:41 am

segunda mar 12, 2012 3:01 am

Ganhei um filhote de labrador o nome dele é Apollo, nasceu no dia 24 de Janeiro de 2012, tem apenas 48 dias de vida. Ele tem todas as caracteristicas de um Labrador, a pata grossa, muito ativo, de constituição robusta e tronco curto; o crânio é largo; o peito e as costelas são largos e profundos; lombo forte, assim como os posteriores. Porém os olhos dele são pretos, é ai que fica a minha dúvida. Se ele é puro ou até se é Labrador mesmo... Alguém que entenda bem do assunto poderia dar a sua opinião? Agradeço muiiito! Vou postar um vídeo do Apollo pra vocês verem.

Segue à baixo o video:

http://www.youtube.com/watch?v=27DmWUEnS3M

Abraço e agradeço desde já.
:wink:
emanuelsa
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: sábado set 04, 2010 1:08 pm
Localização: Charlie - Retrivier do Labrador;
Tobias - Comum Europeu;
Rodolfo - Persa;

segunda mar 12, 2012 12:22 pm

Olá,

não me parece ser Labrador.

Olhos negros não fazerem parte do estalão do Labrador e o seu Apollo tem um focinho muito longo.

Quanto ao animal ser puro, ninguém o pode ajudar a não ser a pessoa que o deu/vendeu, precisa de documentação que em Portugal se chama LOP (Livro de origens Portuguesas) na qual é descrita a descendência do Apollo, comprovando que não existem "misturas" na familia.
Apollozinho
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 12, 2012 2:41 am

segunda mar 12, 2012 12:39 pm

Mas eu procurei no google fotos de labradores pretos com os olhos pretos e achei bastante fotos, também quando levei ao veterinário pedi para a doutora confirmar se era Labrador mesmo ou não. Ela disse que tinha todas as caracteristicas e que era sim, porém parece que ele ta demorando a se desenvolver pois que com a idade dele ja viu labradores maiores, mais gordos e etc.

Enfim, procurei no google e achei algumas fotos de labradores pretos com olhos pretos, vejam essa foto aqui:

Imagem

emanuelsa
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: sábado set 04, 2010 1:08 pm
Localização: Charlie - Retrivier do Labrador;
Tobias - Comum Europeu;
Rodolfo - Persa;

segunda mar 12, 2012 12:44 pm

Pode ser Labrador na mesma, mas simplesmente pode ter nascido com algumas diferenças genéticas que o colocam fora do estalão da raça, não invalidando a origem dele, mas sim a sua reprodução futura.

Não pode contactar a pessoa que lhe deu o animal de forma a tirar essas dúvidas?
Apollozinho
Mensagens: 3
Registado: segunda mar 12, 2012 2:41 am

segunda mar 12, 2012 12:50 pm

Eu vi fotos dos avós do Apollo, são Labradores lindos de olhos castanhos, alguns filhotes dos mesmos nasceram com os olhos pretos, e um desses filhotes foi dado a um amigo meu. Ele cresceu, cresceu, cresceu, ficou lindão, forte, parrudo, porém com os olhos pretos e cruzou com o Labrador da namorada desse meu amigo. Ai nasceu o Apollo que foi dado à mim. Porém quando levei no veterinário ele disse que é Labrador e tudo mais. Então eu não sei o que dizer... Ele ama água. Morde tudo pela frente, brinca com chinelo, bola, adora morder tudo. MUUUUUUUUUUUUUITO LEVADO pra um cachorro de 48 dias. Então, fica meio que complicado me entende? Acho que pode ser da genética, ou os olhos podem vir a ficar castanhos, pois ele nasceu com os olhos meio azulado, dai ficaram dessa cor. Mas quem sabe não é? Ele ainda é novo...
emanuelsa
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: sábado set 04, 2010 1:08 pm
Localização: Charlie - Retrivier do Labrador;
Tobias - Comum Europeu;
Rodolfo - Persa;

segunda mar 12, 2012 1:07 pm

O mais certo é o avô ou pai do Apollo ter cruzado com uma cadela que não fosse um labrador dentro do estalão da raça, ou até com outra raça.

Não deixe o Apollo ter cahorrinhos com outro labrador, pois estará "danificando" a continuidade da raça, pois para além da mudança da cor dos olhos não se sabe se não ocorreram outras mudanças genéticas prejudiciais a saude do seu cão.

Cruzando animais fora do estalão vai diminuir e extinguir as qualidades tipicas da raça podendo levar a extinção da mesma no futuro.

Quanto ao ter nascido com olhos azuis, salvo erro, todos os mamiferos nascem com olhos claros a nascença, obtendo a cor natural ao fim de alguns meses, essa mudança so acontece uma vez.
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

segunda mar 12, 2012 1:10 pm

Olá Apollo!

Vamos lá conseguir entender isto: o seu cão só pode ser considerado retriever do Labrador se tiver o documento que o comprova: aqui em Portugal, chama-se LOP (certificado do livro de origem português) não sei se aí será LOB, mas também se chama Pedigree. Daí sem esse documento, mesmo estando dentro do estalão ou não, não é considerado labrador. Sem isso, não pode concorrer a exposições nem a provas. Não é o veterinário que comprova uma raça, o veterinário só lhe dará uma ideia do que pensa ser o seu cão: no seu caso, é arraçado de labrado, nao pode garantir a pureza sem o pedigree. Quem faz o pedigree? O criador da ninhada que regista os cachorros no Clube Brasileiro de Canicultura (nao sei se aí será esse o nome - aqui é Clube Português de Canicultura), uma vez o registo feito, é enviado o Pedigree. Se os pais do seu cachorro nao têm pedigree, nao foi feito o registo da ninhada e aí nada feito: arraçado de labrador ou rafeiro com parecença de labrador, nada mais que isso.
Agora só perguntando a quem lhe ofereceu o cachorro...

De resto, sendo arraçado é normal o desenvolvimento dele ser diferente, cada cão é diferente. Aguarde, cuide bem dele. Diga NAO autoritário quando ele morder o que não deve e dê brinquedo dizendo SIM. Ele é muito pequeno, aos 48 dias ainda devia estar com a mãe, pois 1 cachorro só deve sair de perto da progenitora aos 60 ou 75 dias (ou 8 a 10 semanas / ou 2 meses/ 2 meses e meio).

Boa sorte com o Apollo k é mto engraçado.

Jocas caninas
smrpt
Membro Veterano
Mensagens: 321
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

segunda mar 12, 2012 11:13 pm

Antes de mais o cão é lindo.

Se é labrador puro falha um pouco ao estalão, pelo que consigo ver o focinho é longo e o rabo é muito cumprido, mas como aqui foi dito se não tem pedigree não é puro.
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta mar 14, 2012 12:31 pm

Não tendo o "pedigree" normalmente dizemos que não pode ser considerado é puro, mas não é possível pedir um exame de confirmação de raça?

De facto a cauda é comprida, mas no vídeo (minuto 2.33) parece ultrapassar por muito pouco o jarrete (que é o limite). A cauda pode ter um crescimento variável com a idade ou não?

Quanto ao focinho comprido, a regra não é que tenha que ser do tamanho do crâneo? (ter metade do tamanho da cabeça)

Para terminar, a cor dos olhos não pode mudar ligeiramente também com a idade?
(apesar que neste caso o pai já tinha olhos pretos)
smrpt
Membro Veterano
Mensagens: 321
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

quarta mar 14, 2012 7:25 pm

O crescimento da cauda acompanha sempre o crescimento do resto do corpo, quanto ao focinho ele devia ser mais largo relativamente aos olhos estão fora do estalão da raça por isso mesmo que o leva-se a um exame de confirmação da raça não passava, mas o importante é o amor que dá ao cão.
Última edição por smrpt em sexta mar 16, 2012 9:38 pm, editado 1 vez no total.
Tweenie
Membro Veterano
Mensagens: 1633
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quarta mar 14, 2012 9:03 pm

hein? exame de k? confirmação? onde raio é que vocês ouviram falar sobre isso?

A única coisa k pode comprovar é tentar o RI - registo inicial e isso não é propriamente fácil e nem sei se haverá no Brasil. Para tal os pais do cachorro teriam de ter LOP, ou pelo menos os avós do cachorro, ir a um juíz, e papelada, mais bla bla bla...ui

Jocas caninas
smrpt
Membro Veterano
Mensagens: 321
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

quarta mar 14, 2012 11:18 pm

Sim é isso o RI, mas isso para além de ser complicado este cão não era aprovado como labrador.

Nota: Para fazer o RI o cão apenas tem que estar dentro do estalão da raça em todos os aspectos, não é preciso que os pais ou avós tenham LOP
Última edição por smrpt em quarta mar 14, 2012 11:21 pm, editado 1 vez no total.
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta mar 14, 2012 11:20 pm

Tweenie Escreveu:hein? exame de k? confirmação? onde raio é que vocês ouviram falar sobre isso?

A única coisa k pode comprovar é tentar o RI - registo inicial e isso não é propriamente fácil e nem sei se haverá no Brasil. Para tal os pais do cachorro teriam de ter LOP, ou pelo menos os avós do cachorro, ir a um juíz, e papelada, mais bla bla bla...ui

Jocas caninas
por acaso li aqui no CPC: http://www.cpc.pt/?cpc/contactos/form-confirmacao,pt
pfonseka
Membro Veterano
Mensagens: 335
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta mar 14, 2012 11:25 pm

o focinho da minha também não era largo...ora critiquem lá:

4 meses
Imagem

8 meses

Imagem

Imagem


smrpt Escreveu:O crescimento da calda acompanha sempre o crescimento do resto do corpo, quanto ao focinho ele devia ser mais largo relativamente aos olhos estão fora do estalão da raça por isso mesmo que o leva-se a um exame de confirmação da raça não passava, mas o importante é o amor que dá ao cão.
[/img]
smrpt
Membro Veterano
Mensagens: 321
Registado: domingo abr 03, 2011 12:21 pm

quarta mar 14, 2012 11:35 pm

Eu não estou a criticar, o cão sem dúvida é muito lindo mas que falha um pouco ao estalão da raça isso é óbvio, e não vale a pena levar a um exame de confirmação que só vai perder dinheiro, eu também um dos meus labradores foge ao estalão e não é por isso que gosto menos dele.
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”