Mais um dono com uma crise existencial :)

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Responder
Rucandrade
Membro
Registado: quinta ago 09, 2012 12:30 pm

segunda ago 20, 2012 12:48 pm

Ola malta..
Bem, a minha questao é a seguinte.. Eu sei que a unica forma de afirmar a pureza de uma raça e o cão em questao ter Lop..mas se este não possuir Lop tambem é possivel atraves da sua fisionomia verificar a sua pureza, certo?
Tudo bem que nc teremos certezas a 100% mas é possivel dizer que se trata ou nao de um bom exemplar.
Será que algum criador ou mm amador entendido no assunto me pode dar uma opniao sobre o meu exemplar da raça sem Lop?
Para ja so tenho as fotos do perfil disponiveis mas logo a noite ja vou colocar mais :)
Outra questao, um amigo meu é dono de um irmao da minha Sally e ele é simplesmente do dobro do tamanho da minha cadela :s
Eu tb sei que por norma o macho é spr maior mas é normal esta diferenca tao grande?
Qual o tamanho normal para um cachorro de 2 meses e 20 dias? :)
Bodak
Membro Júnior
Registado: terça jan 17, 2012 7:45 pm

segunda ago 20, 2012 2:34 pm

Tenho ideia que pode ser atribuído LOP a um cão que não o tenha por parte do CPC, mas para isso tem de ser feito uma série de testes, e não é barato.

De resto, pode ser parecido, mas nunca fiando...

O meu cunhado comprou no ano passado um belo exemplar de Labrador Chocolate, mas que passado uns meses o pêlo não parava de crescer, e os olhos ficaram sempre claro.

Ou seja comprou um animal sem LOP, e neste momento tem um cão muito giro, parecido com um Lab, mas com o pelo de um golden (em castanho, que pelo padrão não é permitido) e uns olhos verdes mesmo engraçados (também não permitido pelo padrão).

O LOP é uma forma mais do que avaliar apenas características avaliar os progenitores. Não deixa de ser um belo animal por isso.

Mas meta aí umas fotos para ver-mos!
Rucandrade
Membro

segunda ago 20, 2012 10:46 pm

Conforme prometido ficam aqui as fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foi o que se consegui arranjar por enquanto :)
Rucandrade
Membro

segunda ago 20, 2012 11:03 pm

Outra questão, um dia deste estava a pesquisar o estalão do Labrador e dizia que uma característica muito rara dos Labradores puro era uma mancha branca numa "almofada" das patas dianteiras.. Será que é disto que se trata?

Imagem
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 21, 2012 10:55 am

Se não há pedigree, é impossível afirmar com certeza que se trata de um animal puro.

E o que é um cão puro? é um cão filho, neto e bisneto de cães da mesma raça, ou seja, têm de existir e estar documentadas 3 gerações para ser considerado como tal.

Não há testes de espécie nenhuma para aferir isto. Nem no vet nem em lado nenhum. O que existe é uma avaliação feita por parte do Clube Português de Canicultura, feita por dois juízes, que pode ou não conferir ao cão uma coisa que se chama Registo Inicial e que exige que o cão obtenha por parte de cada um dos juízes a classificação de excelente. Este RI não é a mesma coisa que o pedigree porque só se irá converter em tal se 3 gerações de filhos deste cão continuem a ser considerados excelentes perante os juízes numa exposição canina.

Desengane-se portanto quem pensa que o RI são favas contadas. O Registo Inicial não é uma certeza, é uma potencialidade que pode ou não confirmar-se e essa confirmação (registo no LOP) só é dada à descendência do cão.

Quanto à questão de ser ou não um bom exemplar, a questão não se coloca se nem sequer se pode confirmar que o animal é um lab puro. Porque o mínimo que um animal de raça tem de ter é pedigree e o pedigree não garante nem saúde nem conformidade com o padrão. No entanto, um cão com pedigree (e portanto puro) tem muito mais probabilidades de estar dentro do padrão da raça que um animal de ascendência desconhecida, como é evidente.

Quanto à mancha branca na pata, parece-me que não entendeu o que o estalão da raça descreve pois diz que é admissível (e não desejável) uma mancha branca no peito.

Respondendo a outras questões:

- no labrador a diferença de tamanho não é grande entre macho e fêmea. No entanto é normal numa ninhada de qualquer raça haver cães mais precoces e desenvolvidos que outros.
- um lab de três meses deve pesar de 8 a 11 kgs sensivelmente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Rucandrade
Membro

terça ago 21, 2012 12:19 pm

Muito obrigado pelo seu esclarecimento Dinodane.

Agora gostava de ouvir algumas opiniões sobre esta princesa? :)
Bodak
Membro Júnior
Registado: terça jan 17, 2012 7:45 pm

quarta ago 22, 2012 10:00 am

A princesa é bem gira!

Ainda me lembro da minha com essa idade, aproveite que eles crescem depressa! (ainda me lembro da quantidade de vezes que me disseram isto...)
<a href="http://www.brunojacinto.com/a21/">O Sino | Um repositório de opiniões acima de tudo.</a>

<a href="http://www.brunojacinto.com/a21/2012/08 ... rise/">Cão – Um investimento até em tempo de crise</a>
pfonseka
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2003 3:31 pm

quarta ago 22, 2012 5:28 pm

Já que foram dadas as explicações mais técnicas, acrescento o seguinte:

A minha labrador, agora com um ano, também saiu um pouco mais pequena do que o normal, apesar de ter LOP.

Dou-lhe um conselho, não tente dar suplentos (cálcio, etc etc) sem prescrição do veterinário, porque além dela não crsescer mais por isso, ainda lhe dá cabo da saúde.

A sua cadela é bem bonita...vai ver que daqui a uns dias, já nem pensa no tamanho dela mas sim na personalidade excelente dos labradores.

Se quiser ver a evolução da minha aqui está: http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/lira/64783

Tem aqui duas tabelas de um criador para poder comparar a evolução da sua cadela

Tabela de peso:
http://www.summerstorm.com.br/clipping1660.htm

Tabela de altura:
http://www.summerstorm.com.br/clipping1661.htm
brusilva
Registado: quinta abr 19, 2012 6:46 pm

quinta ago 23, 2012 5:01 pm

Algumas curiosidades sobre as marcas nas patas:

http://labradornet.com/bolopads.html
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”